Caso ‘Astute’: resposta do Diretor de Submarinos ao ‘The Guardian’

2

Como oficial da Royal Navy responsável pelo programa de submarinos Astute, eu devo responder às suas afirmações sobre o desempenho e sobre a segurança do HMS Astute (matéria do dia 16 de novembro). Todos os envolvidos na entrega de nossos submarinos têm o dever para com os nossos submarinistas que servem neles em garantir o fornecimento de um ambiente seguro para se viver e trabalhar. Como submarinista também, estou ciente da necessidade de se atingir os padrões de segurança que nós exigimos e estamos empenhados em atingi-los tanto para o HMS Astute como para os demais submarinos da classe.

Eu jamais permitiria que um navio inseguro fosse ao mar e o propósito dos extensos testes de mar que o HMS Astute está realizando testará o submarino de forma progressiva, provando que o projeto é seguro, que ele foi produzido corretamente e que ele é capaz de operar de forma segura e eficaz. Este processo reflete a natureza do HMS Astute tanto como um protótipo como um navio operacional. Nós sempre soubemos que seria necessário identificar e corrigir problemas durante os testes de mar e é isso que temos feito. Todas as questões observadas no artigo ou já foram tratadas ou estão sendo tratadas. Em particular, embora nós não comentemos questões sobre propulsão nuclear, ou sobre a velocidade dos nossos submarinos, posso assegurar-lhe que, uma vez que o HMS Astute esteja operacional, não esperamos que haja qualquer restrição em sua capacidade de realizar plenamente o seu papel de combate que a Marinha Real espera.

Eu convido o ‘Guardian’ a passar um tempo comigo a bordo do HMS Astute para ver em primeira mão o profissionalismo da equipe, a confiança que eles têm em seu barco e do rigor com que os testes de mar são realizados e os problemas são abordados.

Contra almirante SR Lister
Diretor de Submarinos, Ministério da Defesa do Reino Unido

FONTE: The Guardian (tradução e adaptação do original em inglês pelo Poder Naval)

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
HMS TIRELESS

Bem feito The Guardian! quis fazer sensacionalismo barato para vender jornal e quebrou a cara! Recebeu como resposta uma sutil e enégica nota bem ao estilo inglês, que também serve como resposta para os seguidores do Foro de SP e suas profecias quanto ao ocaso da RN e a tomada das Falklands pelos argentinos.

Renato Oliveira

Lógico que a resposta oficial seria ‘tudo está indo conforme o planejado’, vide F-35.

A questão maior não é essa. A questão maior é que, mesmo com cortes no orçamento, o Astute está aí. E se fosse em um ‘paíf’ onde mesmo com verbas regulares a coisa não anda?? Tenho medo do que pode virar o SN…