Submarino russo ‘Alexander Nevsky’ começa testes em dezembro

3

De acordo com a agência de notícias russa RIA Novosti e a assessoria de imprensa do estaleiro russo Sevmash, o Alexander Nevsky, submarino lançador de mísseis balísticos da classe Borei (Projeto 955), deve começar os testes em dezembro deste ano. A previsão inicial era de que o navio entrasse em serviço em 2013. Posteriormente, o ministro da defesa, Anatoly Serdiukov, declarou que o Alexander Nevsky será incorporado à Frota do Pacífico em 2014.

O primeiro modelo da classe Borei, ”Yuri Dolgoruky, que teve a entrega adiada diversas vezes, está pronto para comissionamento, segundo fontes do estaleiro Sevmash. Porém, não foi especificada nenhuma data.

Os submarinos do Projeto 955 serão armados com 16 mísseis Bulava R-30. Os mísseis balísticos passaram por todas as etapas de teste e entrarão em serviço junto com o SSBN Yuri Dolgoruky.

Atualmente, o Sevmash continua os testes do SSGN Severodvinsk, principal modelo da classe Yasen. Segundo a agência de notícias Iterfax e fontes ligadas ao estaleiro, o submarino de ataque passou pelos primeiros testes de lançamento de mísseis de cruzeiro.

FONTE: Naval Today (tradução e adaptação do Poder Naval a partir de original em inglês)

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
daltonl

Onde se lê “armados com 30 misseis Bulava”, o correto é…armados com
misseis Bulava R-30, dos quais 16 serão transportados.

Está mais do que na hora de substituir aqueles SSBNs classe Delta III.

Guilherme Poggio

Obrigado mais uma vez Daltonl. Já corrigido.

MO

ow o nome do submarino não é Alexandr instead of Alexander … ?