Home Aviação Naval China realiza primeiro pouso enganchado a bordo do seu porta-aviões

China realiza primeiro pouso enganchado a bordo do seu porta-aviões

215
7

Algumas fontes na Internet informam que ontem ocorreu o primeiro pouso de aeronave de asa-fixa J-15 a bordo do navio-aeródromo chinês Liaoning. O nome do piloto felizardo é Dai Mingmeng, da Frota do Mar da China Oriental. No Twitter foi dito que ontem dois pilotos da PLANAF pousaram e decolaram do Liaoning, mas por enquanto não foram divulgadas fotos do evento.

Subscribe
Notify of
guest
7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Renato Oliveira
Renato Oliveira
7 anos atrás

E o Dragão Vermelho mostra suas garras afiadas…

Parece que o domínio do mar não será domínio exclusivo dos EUA por muito tempo…

Os chineses podem demorar pra fazer o primeiro – seja aeronave stealth, porta aviões, etc. – mas depois do primeiro, os demais chegam muito, muito rápido.

Daglian
Daglian
7 anos atrás

Renato Oliveira, … será sim. Para a China destronar os EUA do seu título de “rei dos mares”, esta terá de compor uma frota capaz de fazer frente a uns 60 cruzadores nucleares (notavelmente da classe Arleigh Burke); 10 porta-aviões nucleares que estarão recheados de F-35Cs (estou considerando a vindoura classe de PAs Ford) – e que serão ainda mais modernos que os atuais NAes; além de 72 submarinos nucleares (dentre submarinos de ataque classe Los Angeles e Virginia, SSGNs e SSBNs classe Ohio, além dos 3 Seawolf); isso sem contar o resto da frota. Não é 1 (um) porta… Read more »

GUPPY
GUPPY
7 anos atrás

Daglian,

“…uns 60 cruzadores nucleares (notavelmente da classe Arleigh Burke)…”

É isso mesmo?

Abs

Daglian
Daglian
7 anos atrás

GUPPY,

Sim. As últimas informações que tenho, na verdade, apontam para exatos 62 cruzadores desta classe.

Sds.

daltonl
daltonl
7 anos atrás

Daglian…

até entendo que vc pessoalmente classifique os Burkes como cruzadores
pelo tamanho, apesar de que, na US Navy são classificados como destroyers DDGs, mas NÃO são nucleares e apenas NAes possuem propulsão nuclear entre os meios de superficie.

abs

Daglian
Daglian
7 anos atrás

Dalton,

De fato, obrigado pela correção.

Renato Oliveira
Renato Oliveira
7 anos atrás

Daglian, Estes números são da Frota do Pacífico ou da USN inteira? Acredito que sejam da USN toda. A frota do Pacífico vai ter, na melhor das hipóteses, 1/4 ou 1/3 disso – nada desprezível, obviamente, mas perfeitamente ao alcance dos chineses num período de tempo não tão longo quanto os estadunidenses gostam de pensar. O próprio Liaoning foi desenvolvido num período de tempo relativamente curto, bem menor que o Vikramaditya indiano. Os chineses começaram depois dos indianos e parece que já estão no mesmo estágio, de testes ao mar. Isso com apoio russo para os indianos, e recursos próprios… Read more »