No dia 7 de Dezembro de 1941, a Marinha Imperial japonesa atacou a base norte-americana de Pearl Harbor, situada na ilha de Oahu, Havaí.

O ataque destruiu 11 navios e 188 aviões e matou 2403 militares norte-americanos e 68 civis. Os 3 porta-aviões da frota do pacifico não se encontravam no porto e escaparam ilesos.

Este acontecimento levou a entrada dos Estados Unidos da América na Segunda Grande Guerra.

FOTOS: Marinha Imperial do Japão, via USN

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
daltonl

Para quem pensa em visitar Pearl Harbor aconselho ficar do lado direito da aeronave, “starboard side”, de preferencia na janela para ter uma visão
semelhante a que os pilotos japoneses tiveram.

Caso contrário, vc precisará levantar da poltrona, ficar de pé no corredor,
debruçar-se sobre pessoas que vc não conhece, atrapalhar aeromocinhas e aeromocinhos…não que eu tenha feito isso, só um conselho…:)

Franz A. Neeracher

Dalton!

Mas isso depende de qual pista estará sendo usada para pousos e ou decolagens…..!

daltonl

Franz !

O lado direito para quem chega e o lado esquerdo para quem sai oferece as melhores vistas, e eu estive errado tanto na hora de chegar quanto na hora de sair… 🙂

Fernando "Nunão" De Martini

Daltonl,

Praticamente passei pela mesma situação!

Há uns 15 anos, tive a oportunidade de pousar e decolar de Oahu duas vezes, mas em nenhuma delas dei muita sorte, pois metade das vezes eu estava do lado errado e, na outra metade, estava nublado…

O máximo que consegui foram essas fotos entre uma nuvem e outra:

http://www.naval.com.br/blog/wp-content/uploads/2012/12/Oahu-Hawaii-foto-Nunão-1996.jpg

http://www.naval.com.br/blog/wp-content/uploads/2012/12/Oahu-Hawaii-foto-2-Nunão-1996.jpg

Fernando "Nunão" De Martini

Em compensação, na Big Island (a ilha que leva o nome de Hawaii), onde fica o vulcão Kilauea, consegui tirar uma foto bem mais interessante do campo de pouso, com suas pistas que se cruzam.

A aproximação foi uma das mais “emocionantes” que já presenciei, provavelmente por causa da necessidade do piloto safar o Kilauea. Não sei se foi o efeito da surpresa, mas diria que o DC-9 manobrou que nem um caça japonês!

Será que algum caça japonês chegou a sobrevoar esse aeródromo, mesmo longe da ação principal (que era em Oahu)?

http://www.naval.com.br/blog/wp-content/uploads/2012/12/Campo-de-pouso-na-Big-Island-Hawaii-foto-Nunão-1996.jpg

daltonl

Sempre impressionante o Diamond Head. Estive lá depois de voce quando o USS Missouri já estava aberto à visitação publica apenas algumas centenas de metros do “Arizona”, nada mais nada menos onde a guerra iniciou e onde foi assinada a rendição pelo Japão Imperial.

abraços

Fernando "Nunão" De Martini

Pois é, Dalton. Quando estive em Oahu por incrível que pareça não fui ao memorial do Arizona, mas naveguei ao lado (e, com o sol ajudando, até deu pra descortinar ligeiramente a silhueta do navio afundado sob a plataforma do memorial).

O USS Missouri realmente ainda não estava aberto à visitação. Mas ao menos deu pra navegar bem ao lado dele, uma situação bem interessante. Navegando por ali, me lembrei do USS Nevada, desatracanco e tentando fugir dos ataques, passando pelos seus “irmãos” menos afortunados.

http://www.naval.com.br/blog/wp-content/uploads/2012/12/USS-Missouri-Hawaii-foto-Nunão-1996.jpg

daltonl

Nunão…

acredito que nenhuma aeronave japonesa tenha sobrevoado a ilha grande,
mais ao sul, mas um caça japones fez um pouso forçado em uma ilha mais ao norte o que acabou gerando o Incidente Niihau e para quem não conhece vale a pena ler sobre este incomum e pouco conhecido fato.

abraços

GUPPY

Nunão desse:

“Navegando por ali, me lembrei do USS Nevada, desatracanco e tentando fugir dos ataques, passando pelos seus “irmãos” menos afortunado.”

E o NT Neosho, tristemente afundado alguns meses depois em Coral Sea, escapou incólume do ataque a Pearl para felicidade dos americanos porque, se atingido, a catástrofe poderia ter sido pior.

Abs