Com sensores nacionais, raia magnética da Marinha voltará a operar em breve

3

Foi assinado, em 24 de outubro, um Termo de Cooperação entre a Base Naval de Aratu (BNA) e o Observatório Nacional (ON), órgão subordinado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do qual serão desenvolvidos e produzidos, com tecnologia de última geração e inteiramente nacional, sensores magnéticos do tipo “fluxgate”.

A BNA possui uma das poucas Estações de Tratamento Magnético de Navios existentes no hemisfério sul, de origem norte-americana e em operação desde a década de 90. Quando concluída a instalação dos novos sensores, a Base restabelecerá sua capacidade de tratar navios de grande porte (até 130m), com mais confiabilidade e precisão nas medições. Esse é um importante passo em busca de modernização e nacionalização de sua tecnologia.

O novo projeto começou a ser estudado no final de 2010, quando, a partir das características dos sensores originais, o ON desenvolveu um protótipo que, após ser testado “in loco” na Estação, usando os equipamentos originais de alimentação e aquisição de dados, mostrou ser mais preciso, menor e mais barato que os de origem norte-americana.

FONTE: Nomar

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Diogo Prado

para que serve uma raia magnetica?

Guilherme Poggio

Na raia magnética você mede a assinatura magnética de um determinado navio.

Dependendo do caso pode ser necessário um tratamento magnético.

Júlio Cezar

Diogo Prado; uma raia magnética serve principalmente para medir a assinatura magnética de um navio, isto é, qual a influência que ele tem quando atravessa as linhas do campo magnético da terra. A compensação da assinatura magnética de um navio de guerra, tratamento magnético, da uma vantagem ao navio de guerra quando inserido no contexto de Guerra de Minas. Fica mais difícil para a mina detectar o navio, isto é, fica mais difícil dela detectar o navio e explodir. Os navios da MB fazem tratamento magnético na Bahia (Raia Magnética de Aratu). Outra vantagem do conhecimento da assinatura magnética esta… Read more »