Marinha do Brasil - 1980

Clique na imagem para ver como era a Marinha do Brasil em 1980. O Poder Naval brasileiro de hoje piorou ou melhorou em relação ao daquela época?

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo

Aparentemente piorou. A quantidade de contratorpedeiros era impressionante! Estavam obsoletos à época?
Abraços.

marciomacedo

De fato, Marcelo. Eram 18 escoltas e oito submarinos. Numericamente maior do que a MB tem hoje. Os contratorpedeiros já estavam pedindo substituição.

daltonl

1980

18 combatentes de superficie dos quais um terço eram novissimas fragatas;

2013

14 combatentes de superficie dos quais apenas uma corveta é nova
9 fragatas com mais de 30 anos e 4 corvetas cujo desenho foi descontinuado e estão com média de idade de 21 anos.

Tinhamos até um NAeL razoavelmente capacitado para combater submarinos ao menos os convencionais barulhentos da época.

Ozawa

Lembro-me da NOMAR com esse encarte, na verdade era a página central. Ela está provavelmente numa caixa na casa da minha mãe… Amarelada pelo tempo, como a MB…

Numa época em que esperava ansioso meu pai trazendo-as dentro da mala 007… Bons tempos…

Ozawa

Pois é Galante, lembro-me de vê-lo afixado em todas as OM’s da MB que freqüentava na época, em especial no 1º DN e no HNMD. Mas saiu uma versão reduzida, na página central de uma NOMAR da época também.

Aliás, desde então, esse quadro é reproduzido, o de hoje é melancólico…, e a NOMAR agora, só pela internet…

André

Ver essa imagem me fez voltar no tempo. Lembro-me de um quadro igual a esse na sala do meu pai, entre 1982/1983, em Recife. Estação Rádio Pina.
Lá se vão 3 décadas!!!

Observador

Senhores, Com o fim da Guerra Fria, a maioria das marinhas sofreu um decréscimo dos seus meios navais. Porém, as marinhas de países sérios, embora tivessem uma redução quantitativa, tiveram uma melhora qualitativa, adotando meios navais com tecnologia de ponta ou próximo dela. Já a MB, além de reduzir o número dos seus navios, não conseguiu substituí-los por outros mais modernos, estando a maior parte da frota com pouco tempo de vida útil pela frente, implicando em um investimento bilionário para fazer as substituições necessárias. Meu temor não é comparar o quadro de 1980 com o atual. Meu medo é… Read more »

crestani01

Sinceramente, o descaso com nossas forcas armadas me deixa doido de raiva, os governantes estao tratando da defesa da patria como brincadeira, alias tudo no Brasil e carnaval e baderna! Esta na hora de nos cidadaos brasileiros irmos a luta em defesa de nossos ideais e anseios, nao adianta so malhar o pau no PT ou em outros partidos, precisamos nos organizar e fazer valer nossos ideais e sonhos, que e ver esse pais um dos mais poderosos e rico do mundo! Vamos cobrar isso dos governantes e fazer valer nossa voz de brasileiro.

nunes neto

Esse poster ou algo parecido saiu numa edição tb de alguma revista, ou foi Veja, Isto é, sei lá mas lembro de ter comprado,na década de noventa!Eu tinha guardada,mas….num momento de revolta,rasguei e joguei fora.

daltonl

Tecnologia & Defesa nr 9 de 1983…ao menos é a que tenho até hoje !

GUPPY

Senhores, esses quadros eram muito comuns dentro da Marinha. Eu estava acostumado a ve-los em NoMars, Revistas, nas paredes, principalmente em escolas como na EAM-PE.