NaviosMBagosto2012

Clique na imagem para ampliar e compare com a Marinha de 1980.

Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
daltonl

Navio velho tem em todo lugar e os nossos bem ou mal estão cumprindo suas missões então longe de ser uma critica de minha parte, mas para o pessoal do “aviaozinhum” que gosta de dizer que a Marinha está muito melhor que a FAB e recebe tudo o que pede, este quadro poderia ser muito revelador se tivesse as datas de incorporação dos meios.

Desde fragatas, passando por navios varredores até rebocadores, sejam meios maritimos ou fluviais a idade assusta um pouco… 🙂

Nautilus

No que se refere à Esquadra, à ForS e à Força Anfíbia, piorou no quantitativo, mas melhorou no qualitativo. Basta lembrar que, em 1980, as F Classe Niterói não estavam ainda modernizadas. Hoje, além da Classe estar modernizada, a Classe Greenhalgh, as Inhaúma também estão sendo modernizadas e temos a Barroso que, em minha opinião, substituem com vantagem os 12 CTs da década de 80. Do mesmo modo, os 4 Tupi e o Tikuna atuais substituem com muitas vantagens os 7 Submarinos Classe Guanabara (Guppy) e os 3 Classe Humaitá (Oberon). A Força Anfíbia hoje também está melhor, apesar de… Read more »

Nautilus

Uma coisa que esqueci de registrar é como aumentou o número e diversidade de navios para missões-meio, enquanto diminuiu o número de navios para missões-fim.

daltonl

Nautilus… a comparação que deve ser feita era o que tinhamos em 1980 com o que temos hoje, mas respeitados os respectivos periodos. Se em 1980 as fragatas Niterois não tinham sido modernizadas era porque não precisavam eram novas e estavam entre os melhores navios de seu tipo. Da mesma forma os submarinos…3 modernos Oberon e mesmo 2 Guppy III que ainda receberam muitos meritos em exercicios nos anos 80 e mesmo estes Guppys III ainda eram bons potenciais adversários em 1980. Não penso que seja justo comparar uma Niteroi dos anos 80 com uma Niteroi Modernizada e neste sentido… Read more »

Ribeiro

Amigos, além de considerar a tecnologia de cada época (concordo com o daltonl) para um comparativo, não podemos esquecer o cenário… em meados de 1980, tínhamos uma guerra fria no auge, e nossos “amigos” americanos (que sustentaran e doutrinaram todos os governos militares na AL neste período) disponibilizavam com mais facilidades meios para as nações latinas, sobre pena de isto ser feito pela URSS… além disto tínhamos a velha richa com os hermanos na nossa corrida particular…
Atualmente, lamentavelmente, sem “medo”, não há motivo para investimentos, e apenas palperriamente se substitui aos 45 do 2° tempo os meios existentes…
Abraços

Optimus

Caro Admiral Dalton! Na verdade, não é especificamente o pessoal do “aviauzinhu” que fala que a MB tá uma maravilha, sabemos seu real estado, tão lamentável qnt as outras duas: quem fala isso, é o pessoal do apoio incondicional ao GF (a soldo ou não) que vive falando isso pra (tentar) provar que quem se curva para os novos “donos do país” se dá bem, e quem quer continuar “reacionário” e “rebelde” por preferir algo que não agrade os “patrões” fica a “ver navios” (não resisti o infame trocadilho aqui) 😛 Mas além do tal SubNuc – que não sabemos… Read more »

mc

Concordo com os comentários anteriores, mas, talvez sintetizando esses e os feitos no outro artigo, sobre a MB em 1980, acho que cabe enfatizar:

– Apesar de todo os discursos dos últimos governos, do esforço dos militares, do interesse industrial e de pesquisa e das responsabilidades e pretensões envolvidas em alto-mar, inclusive político-diplomáticas, seja em águas jurisdicionais ou além, a Marinha está se tornando uma guarda-costeira.

Infelizmente para nós, brasileiros, de hoje e de amanhã.

Mahan

Esquadra nos 80′ (Guerra-fria): 01 porta-aviões anti-sub operacional, hoje (qual cenário mesmo??):1 Nae encostado 06 Fragatas novas, hoje: 06 Fragatas nas ultimas, apesar da modernização que não abarca os conceitos mais recentes, como Heli médios/pesados, formato stealth, lançadores de mísseis verticais. 18 CT “pau pra toda obra”. hoje: 03 T22 nas últimas. Número muito menor. Força Anfíbia: menor número de navios, tão velhos quanto os 80′ NT: continuam fraquíssimos. Corvetas: hoje mais capazes, embora em menor número. Contra minagem: nada mudou em mais de 30 anos. Patrulha: apenas aqui a coisa melhorou Guerra fluvial: Tão fraca quanto nos 80′ Meios… Read more »