69820_252518578219042_2016871393_n

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Almeida

Ué, a Dilma não tinha dito semana passada que nós tínhamos entrado no clube do submarino nuclear?..

daltonl

Almeida…

este mapa não está atualizado, talvez 2008, já que estão incluidos os 4 SSGNs da US Navy ao mesmo tempo que mostra 10 SSNs para o Reino Unido e também 16 SSBNs da marinha russa, incluindo alguns que nem ativos estavam mais.

U

ASSIM…não foi possivel incluir

daltonl

Continuando…

assim não foi possivel incluir o nosso SSN 🙂

joseboscojr

Como os mísseis cruise russos em geral são monstrengos de 4 toneladas pode ser que faça sentido a distinção entre os que podem e os que não podem lançá-los, diferente dos americanos em que os Tomahawks podem ser lançados indistintamente pelos 4 SSGNs, assim como pelos SSNs Virgínias, Sea Wolf e Los Angeles.
Sem falar que existem lançadores verticais específicos para eles nos Virgínias e em alguns Los Angeles, o que faz com que a classificação fique confusa.

joseboscojr

Pelo que eu sei existem 31 Los Angeles, 4 Ohio e 9 Virgínias dotados de lançadores verticais Mk-36, que se somam a 9 Los Angeles e 4 Sea Wolf que não tem.
E todos podem lançar Tomahawks via TT.

joseboscojr

Ops!
Os lançadores do Ohio não são Mk-36

virgilio

Tem um pais superpoderoso no oriente médio que ta constando no mapa acima somente 1 submarino de classe convencional – SSK?

Minha duvida é o seguinte se o submarino convencional tem capacidade de lançar misses com ogiva nuclear ele não seria um SSGN ou SNA.

Pergunto porque a Alemanha doou(vendeu por preço simbólico) 6 submarinos que tem essa capacidade de lançar misses balísticos que podem levar ogivas nucleares?.

joseboscojr

Virgilio, Como disse a classificação é confusa tendo em vista que submarinos de ataque independente de terem ou não lançadores específicos de mísseis de cruzeiro podem fazê-lo dos tubos de torpedos. É o que ocorre com todos os submarinos de ataque americanos que embora recebam a classificação de “submarinos de ataque” em qualquer outro lugar do mundo seriam classificados igualmente acertadamente de “SSGN”, que designa um submarino específico para o lançamento de mísseis de cruzeiro. Quanto aos submarinos Dolphin adquiridos por Israel (como não sou contribuinte nem alemão e muito menos israelense, pouco me importa como foi feita a negociação)… Read more »

virgilio

joseboscojr

Obrigado pela explicação e eu pensando que misseis balísticos e de cruzeiro eram a mesma coisa, vou estuda mais…..

Valeu….

daltonl

Bosco… sua lista de SSNs da US Navy está ligeiramente errada: na verdade atualmente existem 11 LAs sem o MK 36 e 3 Seawolves e não 4, totalizando 54 SSNs comissionados atualmente. Os Virginias e LAs com o MK 36 podem também embarcar 8 TLAMs na sala de torpedos as custas de torpedos MK 48, totalizando 20 TLAMs além de pelo menos 16 torpedos, totalizando 36 armas. Os Seawolves maiores podem embarcar cerca de 48 torpedos/TLAMs o que poderia implicar em mais de 20 TLAMs embarcados e um dos tres o USS Jimmy Carter é 30 metros mais comprido capacitando-o… Read more »

joseboscojr

Dalton,
Quanto ao Sea Wolf eu sabia serem 3. Não sei onde fui arrumar o quarto. rsrsr
Valeu!

Rafael M. F.

Curiosidade:

O Tomahawk não teria o diâmetro de 533 mm, justamente para caber em um tubo de torpedo? Li isso em algum lugar…

daltonl

Rafael…

desde que varias versões do tomahawk foram desenvolvidas, seja lançados de baterias terrestres, navios de superficie, submarinos e aeronaves e todas apresentavam as mesmas dimensões então não me parece correto o pensamento de que foram projetados justamente para caber em um tubo de torpedo.

abs

joseboscojr

Embora seja divulgado que o Tomahawk tenha 533 mm de diâmetro na verdade é um pouco menor.
Digo isso porque para ser lançado no modo subaquático ele precisa estar dentro de uma cápsula que só quando chega superfície é que libera o míssil propriamente dito.
Já os 3 (três) SeaWolfs têm 8 TTs de 660 mm.

daltonl

20,4 polegadas =0,52 metros = 520mm arredondando um pouco.

A sala de torpedos de um dos Seawolves deve ser impressionante !

joseboscojr

Almirante,
Mas aí sobra só 6,5 mm para a espessura da cápsula e para uma folga em relação ao tubo.
O “trem” é mais atarraxado que cigarro em boca de bebum.

daltonl

Bosco…é bem justo mesmo…mas, dá uma verificada no que vc escreveu acima que colei abaixo pois fiquei na dúvida: “ele precisa estar dentro de uma cápsula que só quando chega superfície é que libera o míssil propriamente dito.” O tal do canister não fica dentro do tubo de torpedo ? Se houver necessidade de usar o tubo novamente, ejeta-se o canister vazio. Pelo que entendo…pouco…o TLAM rompe o canister ao ser ejetado do tubo de torpedo ou silo e a uma distancia segura do submarino o booster entra em funcionamento e o projeta fora dágua. Não era o sub harpoon… Read more »

joseboscojr

Dalton,
Não é atoa que você é almirante.
O Harpoon é lançado do modo que eu disse, onde a capsula é ejetada do tubo ou do “silo”, mas corretamente você citou o modo de lançamento do Tomahawk. No caso do Tomahawk a capsula serve só para armazenamento e manipulação, e o míssil é ejetado junto com seu booster somente, ficando a capsula retida.
Um abraço.

daltonl

É…mas…que vc me deixou na dúvida, deixou, pois quando se trata desta parte mais técnica, não vou muito longe ao contrário do amigo… 🙂

abraços