Stefannie Schmidt

vinheta-clipping-navalA Marinha do Brasil inaugura, nesta segunda-feira (15), a nova escola de formação de pilotos fluviais em Manaus (AM), na rua Marquês de Santa Cruz, Centro, antiga sede do 9º comando do Distrito Naval. As novas instalações permitirão a formação de cinco vezes mais profissionais do que a média atual de 140 alunos.

A escola é uma parceria inédita, estimada em R$ 2,2 milhões, entre 21 empresas privadas do ramo de navegação, dois escritórios de arquitetura e a Marinha do Brasil. As empresas caberá fornecer a estrutura, e a Marinha fará a gestão da escola de pilotos. O plano de trazer formação especializada na área para Manaus surgiu de conversas com os empresários do ramo. Até então, a capacitação de profissionais era restrita a Belém e ao Rio de Janeiro.

De acordo com o comandante do 9º Distrito Naval, vice-almirante Antônio Carlos Frade Carneiro, os cursos oferecidos na capital amazonense eram limitados e, por isso, as empresas locais eram obrigadas a mandar os funcionários se especializarem em outras cidades, e em alguns casos a capacitação pode levar até seis meses. Além do custo financeiro, segundo o comandante, há o custo emocional, uma vez que o funcionário passava muito tempo longe da família.

Através de edital que deverá ser publicado nos próximos dias, a escola contratará para oferecer cursos específicos de consertos e manutenção de máquinas e motores, de eletricidade e refrigeração, e até mesmo de primeiros socorros.

“Isso nos permite contratar o que há de melhor no mercado para a formação de nossos alunos, além de mantermos uma estrutura flexível de professores, reduzindo nosso custo”, explicou o vice-almirante Antonio Carlos Frade. O ganho, segundo ele, é imensurável: mais segurança na navegação dos rios da Amazônia brasileira, profissionais do ramo com perspectiva de melhor remuneração e formação educacional para ribeirinhos, já que serão oferecidos cursos da base do ensino fundamental também.

Nessa terça feira (16), o vice-almirante Antonio Carlos Frade Carneiro passará o comando do 9º Distrito Naval para o vice-almirante Domingos Sávio. Frade ocupará novo cargo em Brasília.

FONTE: Jornal A Crítica via Resenha do Exército (edição e adaptação do Poder Naval) Título original “Formação de pilotos agora

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments