Bolívia processa Chile na corte de Haia por saída para o oceano

10

vinheta-clipping-navalA Bolívia entrou ontem com uma ação contra o Chile na Corte Internacional de Justiça de Haia, na Holanda, para que Santiago negocie uma saída soberana para o oceano Pacífico.

Segundo o chanceler boliviano, David Choquehuanca, seu país “solicita à corte que sentencie e declare que o Chile tem a obrigação de negociar de boa-fé com a Bolívia um acordo rápido e efetivo que lhe conceda uma saída plenamente soberana para o Pacífico”.

O Chile reagiu rapidamente. “Se eles pretendem conversar sobre a soberania marítima do Chile, não há diálogo possível”, declarou o ministro do Interior, Andrés Chadwick.

A Bolívia reivindica cerca de 400 km de costa que cedeu à força ao Chile após guerra em 1879. Os chilenos dizem cumprir tratado firmado em 1904, que os bolivianos contestam.

FONTE: folha.com

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ivan

Gostei do mapa.

Inclusive não o encontrei na matéria original da Folha.
Desconfio que o Poggio acrescentou este detalhe que ajuda
a entender o cenário no qual a notícia está inserida.

Sds.,
Ivan.

MO

para se pensar o que acontece quando temos representação militar pifia .. os xilecos poderiam em ultima instancia falar algo tipo “Ah eh, vem pegar então” ..obviamentes que ficariamos do lado do mais fraquinho … masssss nao fariamos nada pra variar tbm … (nao tomando partido dosilecos ou dos bolivios …)

Edgar

Como não vai dar certo, acredito que o próximo passo deles é tentar sair pelo Atlântico.

Aí sim vai dar certo.

Observador

É.

Cada país na América Latina tem as “Islas Malvinas” para reinvidicar.

aldoghisolfi

Até acho que a questão é simples de solucionar: a Bolívia compra/indeniza a área pretendida e pronto.

Ivan

Edgar,

Mas os bolivianos tentaram, através Del Chaco para atingir os rios que correm para o Atlântico. Mas também não deu certo.

Um infográfico interessante, com mapa evidentemente:
https://4.bp.blogspot.com/_lDC3iOQRHQY/SldVIfdNX3I/AAAAAAAAAIQ/-IU2M2Pexx0/s1600/Guerra-del-Chaco.jpg

Abç.,
Ivan.

Santana Denis

aldoghisolfi disse: 25 de abril de 2013 às 13:08 Acho meio dificil o Chile abrir mão dessa região, pois é nela que esta a maior renda per capita e índice de desenvolvimento humano do país graças ao cobre, que responde por uma grande parte das exportações chilenas, devolver, vender ou qualquer outra coisa do tipo faria a Bolívia um país competidor com mercado aberto pelo Pacífico. Diga-se de passagem a Bolivia já perdeu mais da metade do seu território para Brasil, Paraguai, Argentina e Chile, ou seja todos meteram a mão, a AS não é tão calminha, amiguinha como falam… Read more »

Lyw

Na minha opinião a Bolívia deveria parar de tentar pleitear algo que nunca irá conseguir, nem pelas vias diplomáticas e muito menos pelas vias militares…

Algo mais palpável seria, pleitear o direito a uma faixa de terra de uns 3Km de largura cortando o território que hoje pertence ao Chile. Assim, eles teriam acesso ao oceano pacífico e o Chile teria pouquíssimos prejuízos. Se é apenas uma saída para o mar que querem, esta é a solução.

ramiro

esse territorio sempre foi da bolivia prova de isso são os tratados que foram asinados na época com chile reconhecendo os limites de cada pais o único de fez os chilenos invadir bolivia e peru foi a ambição de ter novas terras ricas em recursos e outra coisa o chilenos não pagavam imposto pela explotação das riquezas depois de um terremoto na época o governo da bolivia decidi cobrar 10 centavos por quintal pra reconstruir as cidades afetadas e foi isso q os chilenos utilizaram pra invadir a bolivia e peru tudo isso pode ser demostrado com documentos da época… Read more »