Vídeo: última viagem do HMS ‘Ark Royal’ (R07)

13


O video acima mostra a passagem do porta-aviões HMS Ark Royal (R07), da Marinha Real britânica, pela cidade de Portsmouth em sua viagem final. O navio foi vendido devido a cortes orçamentários promovidos pelo Ministério da Defesa do Reino Unido, e parte rumo à Aliaga, Turquia, onde será scrapeado.

O Ark Royal foi lançado em 1981, comissionado em 1985 e descomissionado em 2011, após quase 30 anos de serviço – conforme a vida útil prevista para a classe Invincible, à qual o porta-aviões pertence.

800px-HMS_Ark_Royal_-_10th_March_1981

800px-HMS_Ark_Royal_(R07)

 

HMS_Ark_Royal_Badge

VÍDEO: Naval Open Source Intelligence

TEXTO: Poder Naval

FOTOS: Wikimedia.org

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
ARMANDO JULIO

NÃO DEIXEM A DILMA SABER DISSO , ELA COMPRA !!!

R.Silvestro
Wagner

Continuo sem entender como que o navio está podre, passa um ferlicom e uma graxa e ta bao demais kkkkkkkkkkkkkkk !!!!!!!!!!

Sério, se nao fossem as questões orçamentarias, uma grande reforma com certeza lhe daria vida nova, o casco já está lá, troquem a parte interna e pronto.

Ou ao menos façam-no virar museu. Que coisa inglória, uma capitânia indo para a sucata.

Até o Minsk soviético teve mais sorte : ao menos está inteiro, na China…

Mas deveria estar em Vladivostok…

FERNANDO

Quando a China comprou o PA da Rússia,parecia estar bem mais detonado que este, e olha como eles deixaram.Triste fim para esta belonave.

MO

o AR NAO esta deteriorado,apenas os custos de operação superaram o orçamento dos cara, por isso a confusao do vendido para sucata com vendido para desmanche … abs outra coisa o AR estva na ativa, o Varyag nao, apenas para efeito de comparação

eneas aguiar

Porque nao compramos este ? Pelo pouco que li ele esta em condições bem melhores que o opalao.

marc

A Dilma não vai comprar nada,

Ha 12 anos que estes desgovernos vem contingenciando as verbas da Marinha.

Agora os militares são o bicho papão do Brasil.

Se não fossem os militares a defender o brasil da anarquia terrorista comunista nas decadas de 60 e 70 ,hoje seriamos uma ditadura comunista Marxista Leninzista.

A historia esta sendo apagada.

ernani

Agora é a vez da Turquia – A exemplo do que fez a China – Pegar esse defunto, reformá-lo e trazê-lo de volta à vida.

Dalton

Mas Ernani…havia a possibilidade da Turquia compra-lo quando ele deu baixa então porque eles iriam agora investir tanto em um casco vazio,
principalmente quando eles estão querendo um LHD novo em folha que
possa inclusive operar com o F-35B, coisa que o Ark não poderia fazer
se não me engano nem os elevadores o comportariam.

A verdade é que ninguém se interessou por ele, mas talvez consigam transformar o HMS Illustrious em um museu, as chances são pequenas mas há pessoas se movimentando nesse sentido.

abs

Observador

Senhores,

Para mim o que matou estes navios é foram feitos especificadamente para transportarem os sea-harrier (e eventualmente os harrier).

Em virtude de seu emprego ser muito restrito para outros usos, os “porta-harrier”, com a aposentadoria dos aviões, só podiam ter este fim mesmo: scrap.

Na natureza também é assim: o animal especialista, em época de crise, é o primeiro a desaparecer.

O Ark Royal morreu. Longa vida ao Queen Elizabeth.

colombelli

De fato, o sistema de rampa e a extensão da belonave so permite operar com aeronaves VTOL. So teria utilidade como porta helicópteros. Mas dentro de uma estratégia declaradamente defensiva e sem ambições de projeção de força, um porta helicópteros ou porta aviões é um contrasenso. Aeronaves em terra cumprem a missão sem a exposição ao risco que representa sua operação em mar, seja pela maior complexidade, seja por um navio destes ser um alvo maravilhoso. Se o opalão ja é uma inutilidade excrescente imagine-se este “porta helicópteros”. Se fosse pra adquirir algo de segunda mão, a maior necessidade são… Read more »

Marcelo Andrade

É impressionante o que uma nação consciente, politizada e verdadeiramente conhecedora da missão de suas FFAA não faz? Vejam como o pessoal foi se despedir e até dar adeus a um navio que durante a Guerra Fria foi a Nau Capitânea da RN. Aqui o pessoal nem sabe que temos Fragatas apoiando a ONU no Líbano e ainda me perguntam se temos o PA Minas Gerais, mas teremos Big Brother 16, Desfile das Escolas de Sambe e Copa do Mundo, legal!!!!

Wagner

Depois que uma pessoa do Rio de Janeiro me falou que nunca reparou na Frota Brasileira ali ancorada, sério, eu desisti de meus planos revolucionarios… kkkkkkk !!

Bom eu considero um desperdício, ainda pode ser um bom navio, basta uma boa reforma.