Home Data Comemorativa 72 anos do afundamento do encouraçado ‘Bismark’

72 anos do afundamento do encouraçado ‘Bismark’

1983
22

Schlachtschiff Bismarck, nach Seegefecht

Hoje faz 72 anos do afundamento do poderoso encouraçado alemão Bismarck, em 27.05.1941, no Atlântico. Três dias antes o Bismark tinha afundado o orgulho da Marinha Real Britânica, o HMS Hood.

Depois de uma caçada brutal, o Bismark foi detido por um ataque de aeronaves Swordfish obsoletas, mas que acertaram seu leme com torpedos e o obrigaram a ficar navegando em círculos até ser cercado e derrotado pelos navios britânicos.

Era o início da derrota dos grandes navios de batalha pelos porta-aviões. Abaixo o HMS Ark Royal e seus Swordfish.

HMS_Ark_Royal_h85716

COLABOROU: Wagner

22
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Odenir Finkler Geraldo
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Odenir Finkler Geraldo

Nada vence o raio de ação de um porta-aviões (submarinos nucleares são uma possível exceção, já que o porta-aviões argentino não ousou enfrentar o submarino nuclear inglese nas Malvinas), daí a importância dele. Por isso precisamos manter o porta-aviões São Paulo funcionando, mesmo que apenas com aviões subsônicos. Certamente o São Paulo perderia uma batalha contra qualquer porta-aviões dotado de aviões supersônicos, mas como apenas cerca de 10 países no mundo possuem este tipo de navio, isso já dá ao país um poder razoável (mesmo que longe do ideal) na defesa contra os outros 190 e poucos países. Levando em… Read more »

Odenir Finkler Geraldo
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Odenir Finkler Geraldo

Duas correções no meu comentário anterior: Onde se lê “inglese” leia-se inglês. Onde se lê “começou o mar” leia-se “começou no mar”.

Dalton
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Dalton

Odenir…

o Clement foi afundado a cerca de 70 milhas da costa brasileira portanto em águas internacionais.

abs

Victor Vilha
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Victor Vilha

Lembro como se fosse ontem do programa , do HISTORY. Combates aéreos muito emocionante , e justamente o capitulo do Bismark foi o primeiro e o ultimo que eu vi.

Wagner
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Wagner

Obrigado Galante !!

🙂

MOSilva
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MOSilva

O Bismark era um navio solidamente construído. Deu trabalho para ser afundado.
SDS.

Felipe
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Felipe

Se os aviões não tivessem o acertado no leme, certamente ele conseguiria escapar dos navios britânicos, pois iria entrar no alcance dos aviões alemães.

Dalton
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Dalton

Os aviões alemães conseguiram afundar o HMS Mashona, destroyer da classe Tribal que havia participado da perseguição ao Bismarck no dia seguinte ao afundamento do encouraçado alemão e 48 marinheiros britanicos perderam a vida.

Guizmo
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Guizmo

O moderno Bismarck foi afundado por antiquados Swordfish em 1941.
O moderno Coventry foi afundado por antiquados A-4 com bombas de queda livre de 250 kg, em 1982.

Aviões obsoletos nem sempre são desprezíveis nos combates navais…..por isso dei os parabéns à MB pela modernização dos AF-1 Falcon. Pode não ser a melhor opção embarcada do mundo, mas……

Jorge Tadeu
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Jorge Tadeu

Neste tipo de combate, os atacantes quase sempre levam vantagem. No caso do Bismarck, se o torpedo não houvesse atingido o único ponto com blindagem mais leve, como era o caso do leme, decerto o mesmo teria chegado ao porto frances ou ao menos ao alcance da aviação de caça alemã…De qualquer forma, os alemães subestimaram os ingleses, pois deviam ter esperado o término da construção e a incorporação do Tirptz, irmão gemeo do Bismarck, porque aí sim, essa dupla seria difícil de ser afundada

ivanildotavares
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ivanildotavares

Se o comandante do Bismark não tivesse a companhia daquele Almirante que era superior hierarquicarmente, a bordo, ditando procedimentos e decisões a serem tomadas, o Bismark não teria encontrado os ingleses no local onde encontraram e nem naquele momento. Provavelmente teria se safado. É desatroso você não estar a vontade para comandar.

Wagner
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Wagner

Verdade, ivanildo. Eu acredito que Lütjens cometeu erros sérios, se dependesse do Lindemann, teriam escapado. Interessante que o Bismarck é um Baden ampliado. Se analisarmos a classe Baden da primeira guerra, ( SMS Baden e SMS Bayern), podemos ver muitas semelhanças no desenho. A influência dos Baden é marcante no Bismarck. Somente o Bismarck e o Baden ainda existem, no fundo do mar. O Tirpitz foi resgatado e desmantelado em 49, se não me engano, e o Bayern afundou em Scapa Flow, foi resgatado e desmantelado anos depois, ironicamente no mesmo tempo em que a Marinha Alemâ ressurgia para a… Read more »

MO
Membro

isso tudo para a [email protected]!#[email protected]#@%#%¨#!#[email protected] .. A de um aviaozinhum tecum tecum phoder tudo ….

GUPPY
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GUPPY

Mas MO,

Muitos aviões também foram alvos de canhões antiaéreos, mísseis e metralhadoras dos navios.

O que eu não sei é quem está levando vantagem os navios de superfície ou os aviões.

Abraços

MO
Membro

ih Guppy sempre tem um aviaozinhum para acabar com a festa ..

Dalton
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Dalton

Wagner…

os restos humanos estavam lá sim, assim como estavam a bordo de encouraçados afundados em Pearl Harbor mais tarde recuperados.

Livros, ao menos os que li, não fazem referencia ao destino dos restos humanos mas também tive essa mesma curiosidade sua após ler
as operações de salvamento em Pearl Harbor e o que descobri na
internet então não foi nada animador.

Os restos humanos simplesmente foram jogados na água enquanto se
desmontava o navio, há relatos de trabalhadores saqueando os restos humanos pegando, relógios, anéis, etc e mesmo mergulhadores atrás
de souvenirs como restos de uniformes.

Celso
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Celso

Prezado Odenir,
No meu entender a marinha ja possui heli de ataque ou seja, guardadas algumas restriçoes ;
Blach Hawk HH 60
Sea Linxz

Renato Sambi Colotto
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Renato Sambi Colotto

Eu cheguei a ler um livro que conta toda a história do afundamento do Bismark, chamado “Afundem o Bismark”… Eu li quando ainda era criança, (depois reli trocentas vezes – o livro ficou um tanto baqueado, de tanto ser lido e relido). O livro descreve como foi a primeira tentativa frustrada de afundar o Bismark, com os encouraçados Hood e Prince of Wales, resultando no fim trágico do Hood (na verdade um cruzador pesado, com blindagem insuficiente – levou um tiro bem no paiol, não teve a menor chance), e a fuga do Prince of Wales (foi atingido na ponte… Read more »

daltonl
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daltonl

Renato…

o Hood não era um cruzador pesado e sim um dos três cruzadores de batalha que a Royal Navy possuia em maio de 1941, os outros dois,
menores, Renown e Repulse sendo que o último seria afundado juntamente com o encouraçado Prince of Wales pelos japoneses em 10 de dezembro de 1941.

abs

Colombelli
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Colombelli

Guizmo, assino embaixo do seu comentário. Este tópico muito se relaciona ao do A-4 modernizado, onde muito se critica a modernização em detrimento de um plano ideal (e irreal infelizmente, mesmo sendo otimista ao máximo) , citando-se hipotéticas batalhas contra vetores superiores, o que seria improvável, e se afirmando que o A-4 será apenas um alvo. Pelo que se vê, ressalvado que aqui é combate ar-superície, é que nem sempre se dá melhor quem tem o melhor equipamento, sempre desejável, aliás, mas nem sempre disponivel. Jorge Tadeu, tens razão. E isso igualmente comprova como a sorte é um fator imponderável… Read more »

JOSÉ JUSCELINO DE OLIVEIRA NETO
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JOSÉ JUSCELINO DE OLIVEIRA NETO

Existe um necessidade urgente na aquisição de aviões de ataque naval para a marinha brasileira. Como o porta aviões São Paulo esta fora de ação e não há aviões modernos para operações embarcada, a solução seria a aquisição de aviões tipo SUKHOI 32 FN baseados em terra, de preferencia em bases localizadas no litoral norte ou nordeste do País que operariam em conjunto os aviões patrulhas P 6 – Orion.

Augusto Du Arte
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Augusto Du Arte

Uma pergunta para uma situação hipotética. Se Você tivesse que opinar (e Você teria este poder) sobre a apresentação pública de algumas novas naus (12 delas). Onde Você colocaria o público: A) Na Praça XV, a direita do Arsenal de Marinha. B) No Parque do Flamengo, a direita do Monumento aos Pracinhas. C) Sugira um outro. Sendo que na opção A, as naus viriam pela esquerda, talvez por baixo da Ponte. Na opção B, elas viram por traz do morro do Pão de Açúcar. Na opção C, imagine um lugar de impacto, político social nacional e internacional, tem de ser… Read more »