Marinha Portuguesa está a ‘operar no limite’

32

NRP Tridente

vinheta-clipping-navalO Chefe do Estado Maior da Armada afirmou, este domingo, que a Marinha está a “operar no limite”, com o ministro da Defesa, Aguiar-Branco, a garantir que a reforma 2020 vai permitir aumentar a operacionalidade.

Durante a cerimónia de comemoração do Dia da Marinha, que decorreu no Barreiro, o Chefe do Estado Maior da Armada, Saldanha Lopes, disse que a Marinha não passou ao lado da crise.

“Durante o ano transato, apenas efetuamos as ações de treino e manutenção estritamente necessárias à manutenção dos níveis mínimos de operacionalidade. Neste contexto pode tudo isto parecer normal, mas devo alertar que não é possível prolongar esta situação por mais tempo, pois estamos a navegar e operar no limite”, afirmou.

Saldanha Lopes referiu que o prolongar da situação pode potenciar a ocorrência de acidentes, com o material, por ausência de manutenção, ou com o pessoal, por ausência de treino, uma vez que “o risco aumenta exponencialmente com a diminuição do investimento nestas áreas”.

“É necessário colmatar o défice de manutenção dos meios navais, das infraestruturas e dos meios de transporte, bem como a exaustão dos ‘stocks’ de sobressalentes. É necessário retomar os níveis de treino, para garantir elevados níveis de operacionalidade dos meios, e assim diminuir o risco de acidente”, salientou.

corte-real-e-lynx-foto-ehm

O Chefe do Estado Maior da Armada frisou ainda que é necessário que sejam garantidas verbas para a manutenção e operação dos submarinos e defendeu que se deve retomar os programas de reequipamento da esquadra, designadamente a construção dos Navios de Patrulha Oceânica.

O ministro da Defesa, Aguiar-Branco, que presidiu a cerimónia, afirmou que a reforma 2020 vai aumentar a capacidade operacional das forças armadas em geral, referindo que vai existir “um rácio mais adequado” entre o que se deve gastar com pessoal, manutenção e a parte operacional.

“A reforma visa aumentar capacidade operacional. É uma distribuição mais racional dos recursos, permitindo mais treino e mais operação. No fim da reforma, estimada para 2015, vamos ter umas forças armadas com mais capacidade operacional”, afirmou.

Aguiar-Branco explicou que as alterações não devem ser vistas como cortes, mas sim como um redimensionar através de alterações estruturais.

“O Orçamento para a Defesa deve ter um referencial de 1,1 do PIB [Produto Interno Bruto], com variação de 0,1 para cima ou para baixo, consoante as circunstâncias. Este é um referencial realista e exequível”, defendeu.

O ministro da Defesa garantiu que as forças armadas vão estar sempre em condições de cumprir as suas missões.

“Mesmo no ano passado, em situação de grande exigência orçamental, foi possível cumprir a missão na Guiné Bissau, onde foi preciso gastar 5 milhões mais do que o previsto. Os portugueses podem estar tranquilos que as Forças Armadas e a Marinha estarão sempre em condições de cumprir as suas missões”, concluiu.

FONTE: www.jn.pt

Subscribe
Notify of
guest

32 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mario Lira Junior

Ei, cadê a tradução normal?

Marcelo Andrade

É, pindaíba não é só na MB não!!

justin oliveira

Portugal e brasil quanta similaridade em termos administrativos .

Tio Sam

Pior é lembrar que, em termos de expansão naval, os lusitanos dominaram a tecnologia então vigente entre o fim do século XV e início do XVI, lançando Vasco da Gama para as Índias e Cabral para a “terra de santa cruz”.
Hoje em dia, Portugal não é nem sombra do que já foi.

Carlos Peçanha

Portugal é muito pobre, quando dominava os mares apanhavam riquezas do outros continentes, mas acontece que o poço secou, o Brasil foi o último país a ser pilhados pelos patrícios, quando a fonte secou não dava para se manter como potência, mas mesmo assim acho que eles sabem comprar aramamentos melhores que os nosso, vide os submarinos U-214 que eles tem, supra-sumo dos convencionais.

Marcos

Pelo menos eles tem um submarino com AIP!!!!

Alfredo Araujo

Tirando o pequeno número de aviões de caça/ataque, eu acho as FAA portuguesas um exemplo de força bem equipada e enxuta…

Carlos Jeijó

Como já disseram o poço secou, roubaram todas as riquezas naturais de países como Brasil e muitos outros e ainda conseguiram quebrar, Herdamos deles essa corrupção maldita.

Gabriel

A palavra chave para se ter forças armadas com operacionalidade à contento é “Administração”. E a marinha portuguesa ao que me parece tem se empenhado na busca da racionalização de gastos e em aquisições inteligentes

Bosco

Se Portugal não tivesse vindo pilhar o Brasil eu não estaria aqui porque sou descendente de portugueses, italianos e negros e não tenho nenhum parentesco com os índios.
Obrigado aos portugueses!!! Eternamente grato!!!

MO

olha pegava brincando a Alvares Cabral, a Corte Real e a Vasco da Gama … sem contar as duas holandelicas

pp_muscimol

“o Brasil foi o último país a ser pilhados pelos patrícios, quando a fonte secou não dava para se manter como potência” geeee…. O brasil foi o primeiro a deixar de ser pilhado….. o ultimo pais foi Angola/Moçanbique, e territorio foi Macau …. onde fartamos de gastar dinheiro como um novo aeroporto e ponte com a China. Em Moçambique gastamos dinheiro que eles nao tinham com a super barragem que nos custou os olhos da cara. Foi so pilhar e ficar rico!!! Alem de que o Brasil é independente faz jà uns bons 180-190 anos. O prazo de garantia do… Read more »

Bosco

A Índia foi colonizada e explorada pelo Império Britânico e hoje tem 700 milhões na miséria absoluta numa população de 1,2 bilhões de seres humanos.
Não tivesse sido explorada teria 1,2 bilhões na miséria absoluta e meia dúzia de marajás trilionários.

Raul

Concordo com o Bosco. Apesar dos problemas que o Brasil tem, não trocaria de país por nada.

O Brasil não seria Brasil sem a colonização de Portugal. Seria um país qualquer. Alias, seria um monte de país pequenos dividido… Pelo menos temos a chance de ser grande em algumas coisas

Tem vergonha de ser brasileiro? Então pense: e se você tivesse nascido argentino? Se você fosse Chinês, seria apenas mais um em 1,3 bilhões. Suas chances de sucesso seriam bem menores que aqui, e por aí vai…

Bosco

É! Um dia alguém iria chegar nas nossas praias e duvido muito que algum país ao ver que a terra era ocupada por povos que viviam no período da pedra lascada iria se retirar pra não interferir com a cultura local.
A Primeira Diretriz da Frota Estelar infelizmente não se aplicava há 500 anos.

colombelli

Raul, esta de nascer argentino pegou pesado. Nem em sonho, ou melhor pesadelo. Vou até bater na madeira. Pior que eles estão ainda mais na penuria que nos em termos de marinha, ainda por cima teria isso pra amargar. Esta hora de reduções e cortes lá suscita uma pergunta: Há algo que possa nos interessar na Europa sendo posto fora de operação e aproveitável? Não que eu seja a favor de material usado, mas olha que se não fosse este material ja tinha muita coisa por aqui em blackout, e talvez houvesse algo razoável, como as Type 23 que o… Read more »

Symon

Com todo o respeito aos irmãos portugueses, entendo que Portugal não necessita mais ter Marinha de Guerra desde o momento que perdeu as colônias na Africa e por passar pela Segunda Guerra como país neutro.

Symon

Como meu próprio nome indica (acho) não tenho nada de português, mas creio que alguns aqui qdo dizem que o Brasil foi pilhado por Portugal, somente assinam um atestado de ignorância a nossa história. Portugal quando transferiu a sede do Reino para o Brasil, trouxe coisas inimagináveis para os que aqui habitavam. Haja vista o Banco do Brasil, os colégios militares, a Imprensa Oficial, o Jardim Botânico, a abertura dos portos e o escambau. O grande erro de Portugal foi fazer D. Pedro I voltar como Pedro IV e separar o Reino. Se Portugal continuasse como nossa colônia até hoje,… Read more »

Almeida

Situação muito parecida com a da MB. Com a diferença que Portugal passa pela pior crise econômica desde que virou uma democracia e o Brasil vive um “milagre econômico”.

Quero só ver quando esta “marolinha” virar um “tsunami”…

Almeida

Bosco, a Primeira Diretriz não se aplicava há 500 anos atrás e nem hoje! Talvez no século XXIII! 😛

emerson

Olá a todos, O problema em Portugal não são os IKL, colonialismo nem os pasteis de belem. Portugal passa por uma crise econômica nos mesmos moldes da Espanha, Grécia e Islândia (essa última, por ser menor e menos complexa, parece ter resolvido em parte). É uma crise de origem financeira, na qual os bancos credores transferiram as perdas de uma bolha imobiliária para os governos, elevando os juros de tal forma que a economia industrial desses países quebrou. Desemprego, redução da arrecadação, juros altos, corte de despesas, mais desemprego e menor consumo, menor arrecadação, maior risco financeiro, maior juros, menor… Read more »

Carlos_Góes

Bom dia. Comparar o Brasil de hoje com o da colonização e por quem colonizou, não pode servir de parâmetro. São mais de 500 anos desde o inicio desta nação, e se as coisas estão hoje como estão por aqui, é por causa que todo este tempo não tivemos a capacidade de evoluir, de aprender com nossos erros. Tivemos tempo para sermos diferentes, mas não foi isso que foi feito. Não aprendemos com nossos erros, e pior, esquecemos que eles ocorreram, e por isso, ficamos sempre neste ciclo de repeti-los. Com relação a Portugal, realmente já foi no passado uma… Read more »

nunes neto

Symon,
1-Todo país com litoral necessita de uma marinha d guerra ( Portugal , ainda tem os Açoures e Madeira) ;
2- Portugal não transferiu a sede do reino para o Brasil porque eram bonzinhos,tranferiram fugindo de napoleão;
3- Portugal nunca foi colônia do Brasil.

Wagner

Portugal escolheu fortalecer o setor de serviços em prejuízo do setor industrial, e por isso decaiu sensivelmente nos últimos anos. Diversas empresas saíram de lá, além disso, a instituição de medidas populistas absurdas tal como o 14º salário fez com que a margem de lucro dos empresários decaísse tanto, que obviamente era mais fácil sair e rumar para a China. O Déficit constante e a pressão dos sindicatos fez com que Portugal se tornasse inviável economicamente, para se ter uma ideia, a pior coisa hoje é ter uma propriedade alugada nesse país, pois a legislação local simplesmente favorece tanto o… Read more »

Wagner

Ei ótimos comentários pessoal ! Uma verdadeira aula !

isso mesmo Bosco, a Primeira Diretriz infelizmente ainda é uma ficção científica.

Mas o curioso é que o Kirk vivia violando ela kkkk !!

Colombelli

Sindicatos avacalhando…14 salário……legislação protencionista…. défcit. Não lhes lembra um certo outro lugar nas paragens do oeste.

Vader

Impressionante como quando o sr. Wágner escreve sem ideologia sai coisas que prestam…

Templário

Symon, Nunes Neto: Concordo com a afirmação de que Portugal nunca foi colônia do Brasil – e realmente nunca foi. Quando a Família Real achava-se no Rio de Janeiro, então sede do Império… Português, foi o Brasil elevado a condição de Reino Unido com Portugal e Algarves (o nome oficial era Reino Unido do Brasil, Portugal e Algarves), isso ocorreu em 1815. Como pseudo historiador, mas brasileiro acima de tudo!, estou certo de que SE (maldita palavrinha) o Reino Unido BPA conseguisse subsistir a quase dois séculos, mesmo se as terras de além mar da África, Asia tivessem conquistado suas… Read more »

Blind Mans Bluff

Vader, diga o mesmo do sr!

Milton

A comparação com a Islandia, feita por um dos comentaristas não cabe. Na crise, ela deixou os bancos quebrarem, regatou os pequenos investidores locais e deixou o grande investidor pagar a conta. Para azar dos ingleses, que foram os maiores prejudicados. Foi simples assim: especulou, ganhou dinheiro, a bolha quebrou? Paga a conta! O resto da Europa não teve a mesma coragem, e seguiu o caminho de fazer o estado pagar a conta para preservar o grande investidor. Então tome arrocho. A Portugal coube uma situação draconiana: moeda supervalorizada, custos nacionais altissimos, perda de competitividade, alta margem de alavancagem, e… Read more »

anselmo perlin

Sou brasileiro e ja passei por varias cituações(SUPER INFLAÇÕES, TROCA DE MOEDA E A PIOR DE TODAS A FALTA DE CARATER DE NOSSOS GOVERNANTES) e nunca perdi a confiança no povo brasileiro hoje estamos em cituação mais confortavel ao ponto de nossas forças armadas poderem investir e construir seus proprios meios de disuazam creio que a marinha portuguesa não tenha as mesmas condições.