Aeronave MH-16 participa de sua primeira operação com a presença de submarino

17

Seahawk MH-16

No dia 9 de maio, o Esquadrão HS-1 participou de exercícios ao sul do Farol de Cabo Frio (RJ), empregando o Helicóptero MH-16 “Seahawk”, como parte do processo de qualificação e adestramento de sua tripulação em missões antissubmarino com as novas aeronaves, e em apoio ao Estágio de Qualificação para Futuros Comandantes de Submarinos (EQFCOS).

A aeronave, controlada pela Fragata “Niterói”, detectou e identificou visualmente o penacho do Submarino “Tikuna”. No evento, foi empregado o equipamento EOSS(Eletro Optical Sensor System), que permite a visualização de alvos de superfície, mesmo durante o período noturno. Foram realizados 10 dips, empregando o sonar HELRAS de baixa frequência, em dois lançamentos de 2,5 horas cada.

O MH-16, dentre as suas muitas capacidades, consegue gravar os dados de seus sensores de missão, por meio do equipamento DVR (Digital Video Recorder) e apresentá-los em vídeos ou em imagens.

FONTE: Nomar

Subscribe
Notify of
guest

17 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Almeida

Enquanto isso os UH-15/UH-15A (EC-725) continuam sem poder voar sobre o mar…

Emmanuel

Fazer o q né…acho q só no Brasil se compra algo assim…..

Celso

Quem puder comprar e ler a revista A…….deste mes, ficara surpreso de ver a rasgaçao de seda relativa a Helibras……….sao mais de 10 paginas a respeito……………e pior eh q tem gente q acredita…..rsrrsrsrsr la vai nosso dinheiro pelo ralo sem fundo.

Sds

Celso

ops…..so para exclarecer, to escrevendo sobre o assunto EC 725, qto ao MH 16……ate q enfim uma aquisiçao digna de respeito e onde podemos ver pra q serve, do q eh capaz, e principalmente… onde foram utilizado nossos impostos.

Sds

Marcelo Andrade

Caro Celso,

Sou leitor assíduo (tenho a n. 1) da Revista Avião Revue e li a matéria da Helibrás. Custo a acreditar que com todo aquela infraestrutura e pessoal, eles estejam aqui só para ” apertar parafuso”, mas, como nosso blog é bem democrático, fazer o que, tem gente que detesta a Embraer….

Quem disse que os UH-15 estão proibidos de voar sobre o mar??

lord56

Senhores quantos seawawk a marinha possui em oepração e quantos estão para chegar?

MO

1 = 2 (+2) = 4
2 = OGK

Guilherme Poggio

Falar o que?

Só as fotos já dizem muito sobre o aparelho e o que ele faz.

eneas aguiar

Obrigado MO, não sei se estou bem certo mas comprar uns dez desse helicóptero me parece uma aquisição muito mais coerente que montar essas bombas voadoras (ec 725) superfaturadas.

MO

certinho eneas, alem do que não ha comparação no mar de um para o outro (alem dos trocentos outros motivos …)

colombelli

EC 725= politica. MH16 = necessidade.

Rodrigo

Como se segue um cronograma mais ou menos a risca ?

Cronograma se segue ou não se segue..

O resto é desculpa de quem não quer dar o braço a torcer que para o (des)Governo no poder o assunto é no máximo terciário.

10 EC725 até o fim 2014?? Em um ano e meio ?!?!

Como diria o Silvio Santos..

Você está certo distuummmm?

Oganza

Rodrigo, por falar em Silvio Santos, essas coisas do PAEMB vão virar LOMBARDE, todo mundo sabe que existe, mas NINGUÉM nunca viu… 🙂

Oganza

Mas falando sério, no trecho: “O MH-16, dentre as suas muitas capacidades, consegue gravar os dados de seus sensores de missão, por meio do equipamento DVR (Digital Video Recorder) e apresentá-los em vídeos ou em imagens.” Pergunto: não existe um DATA LINK que permita a transmissão dessas gravações (ou ao vivo) direto ao navio mãe? Ou isso depende de linha direta de comunicação (curvatura da terra impediria?). Não pode ser via satélite, ser retransmitido aos P3 e por sua vez mandariam para o navio mãe, ou mesmo para o alto comando? Na minha ingenuidade, isso seria interessantíssimo para a um… Read more »

Oganza

Em tempo.

FANTÁSTICA essa máquina… o Lynx tem todo seu “charme” mas não supera o Seahawk.
O Sea king tem aquela cara de caminhão de lixo off-road, como se nada o parasse, quando você o avistava no horizonte era sinal que a cavalaria estava a caminho e tudo ficaria bem.
O Merlin passa uma “competência” britânica.
O NH-90 é lindo, mas esse só tempo dirá.
O EC-725… – huhu, ei mãe, a KOMBI da mudança chegou. 😛

colombelli

Oganza

Vi um documentário sobre a ação da marinha norte-americana no Golfo de Aden, onde atuam os piratas somalis e os dados captados pelo helicoptero na atividades de abordagem e patrulha estavam sendo transmitidos direto ao navio e eram acompanhados pelo comando em tempo real.

Seal

Essa é a melhor máquina que a MB adquiriu nos últimos tempos.

Aqui, uma foto do Seahawk MH-16, armado pela 1° vez, com um míssil penguim de manejo:

https://www.defesaaereanaval.com.br/wp-content/uploads/2013/05/467253_166211120225749_1400305065_o.jpg