Saída do NDCC ‘Almirante Saboia’ para a comissão Haiti XVII

2

O Navio de Desembarque de Carros de Combate (NDCC) “Almirante Saboia” realizará, no período de 02/06 a 24/07/2013, a Comissão Haiti XVII e terá como missão transportar material da Força de Fuzileiros da Esquadra e do Exército Brasileiro, a fim de contribuir com o esforço logístico em apoio ao contingente brasileiro da Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti (MINUSTAH).

Desde 2004, quando chegou o primeiro contingente de tropas brasileiras no Haiti, navios da Marinha realizam viagens de Apoio Logístico, como a Comissão Haiti XVII, que são essenciais para a continuidade das operações de paz desenvolvidas naquele País.
A partida do navio, programada para o dia 02/06, ocorrerá na Base Naval do Rio de Janeiro (BNRJ) às 8 horas.

Além do destino principal, Porto Príncipe, o navio aportará, por motivos logísticos, nos portos de Salvador, Recife e Fortaleza, no Brasil; Paramaribo, no Suriname; e de San Juan, em Porto Rico. Na capital haitiana está prevista a permanência do navio por três dias.

O NDCC Almirante “Saboia” tem como principais características:

– 137,5 metros de comprimento, 18,3 metros de boca e 4,80 metros de calado, com deslocamento de 6.700 toneladas;
– propulsão a diesel (2 Motores de Combustão Principal Wartisila Diesel e Bow-Thruster); e
– armamento constituído de 2 metralhadoras de 20 mm.

Possui o seguinte conceito de emprego:
a) em situação de conflito: transportar e desembarcar pessoal e material em proveito de operações diversas, em especial de Operações Anfíbias, com emprego de rampas de proa e de popa; e
b) em situação de paz: transportar pessoal e material em Operações de Paz; transportar pessoal e material em Operações Humanitárias; transportar pessoal e material, em apoio ao emprego de força, para Garantia da Lei e da Ordem; realizar transporte para Apoio Logístico dos Distritos Navais; contribuir para o adestramento e formação do pessoal; e realizar ações de presença em portos que atendam às necessidades da política externa brasileira.

Os órgãos da mídia interessados em cobrir o suspender do navio poderão credenciar-se previamente junto ao Comando da Força de Superfície pelos telefones (21) 2189-1940 ou (21) 7699-8710 (Tenente Paulo Sérgio) ou pelo e-mail: paulo.sergio@forsup.mar.mil.br, ou a partir das 7 horas do dia 02 de junho na Base Naval do Rio de Janeiro localizada na Ilha de Mocanguê – Niterói – RJ.

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Kathia

Olá, gostaria de saber se o NDCC Garcia D’Avila, já retorno para o Rio de Janeiro, vindo da comissão do Haiti XVI.
Obrigada pela atenção.

marcio macdo

Notícias do Mattoso?