Hyundai lança fragata ‘Gyeonggi’ para Marinha da Coreia do Sul

14

picture29778

A Hyundai Heavy Industries Co. lançou hoje  a fragata Gyeonggi, segunda da classe Incheon, encomendada pela Coreia do Sul como preparação contra possíveis ameaças por parte da coreia do Norte. A cerimônia aconteceu no estaleiro da Hyundai, na cidade de  Ulsan, no sudeste do país

De acordo com dados da Marinha sul-coreana, a fragata foi construída totalmente com tecnologia local, e é equipada com radar, canhões, sistema de sonar, além de mísseis antiaéreos e anti-navios. A embarcação também pode transportar helicópteros para operações navais.

As fragatas da classe Incheon medem 114 metros de comprimento, 14m de boca, deslocam 2.300 toneladas e alcançam até 30 nós de velocidade. O primeiro exemplar foi lançado em abril de 2011 e comissionado em janeiro deste ano. O comissionamento da Gyeonggi está previsto para o segundo semestre de 2015.

Gyeonggi

4hw869

FONTE: Naval Open Source Intelligence (tradução e adaptação do Poder Naval a partir de original em inglês)

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fabio ASC

2.300 toneladas…. Fragata?!?!?!?!?!

marciomacedo

É bem mais armadinha que a nossa Barroso.

João Filho

Se lembro bem, li aqui no Naval sobre um pacote de fragatas que a Coreia e a Hyundai estavam negociando ou oferecendo ao Brasil. Saiu algo???

eduardo.pereira1

Pergunta pro sr Bosco,rs. Esta configuraçao vista na frag. da Hyundai seria suficiente pra deichar as novas Barroso bem armadas pra sua funçao??

Oganza

Essa fragata (corveta) me parece um MINI KDX-II.

http://www.naval.com.br/blog/wp-content/uploads/2008/08/kdx-iia.jpg

Mauricio R.

Orra meu, mas que baita chaminé essa, hein!!! No mais serve como um bom exemplo, do que poderá ser feito na “Barroso Mod”. É daí p/ menos. Notar que os sul coreanos não embarcaram nessas bossas de I-Mast, apesar de usarem o DT do mesmo fabricante. Por outro lado sinto a falta daquele tombadilho do Boroc, existente mas “Niterói”, esse troço de armamento no teto do passadiço é uma novidade mto estranha p/ o meu gosto. Por isso gosto da classe P-28 “Kamorta” da Índia. Isto e a propulsão diesel, o que tornam a construção e a manutenção do navio… Read more »

marciomacedo

O Batch 2 dessa corveta será completamente diferente da 1, com desenho mais furtivo e mísseis AA de lançamento vertical.

joseboscojr

Eduardo,
Sem dúvida!
É até muita areia pro nosso caminhão.rsrsrs plagiando o ex-ministro.
Na minha opinião nossas futura corvetas não precisam de um canhão de calibre maior que 76 mm e nem de 8 SSMs, bastam 4.
Pra mim a configuração ideal das futuras Barroso seria algo assim:
Canhão de 76 ou 57 mm
Lança mísseis RAM Mk-49
4 SSMs Exocet Block III
2 lançadores de torpedos (duplos ou triplos)
2 canhões Trinity de 40 mm (???)

Um abraço.

eduardo.pereira1

Valeu Bosco, sua configuraçao é bem certeira hein dando pra se garantir contra basicamente qualquer tipo de ataque,dúvida, estes SSMs sao lançadores tipo os Sea Wolf montados no convés e os Ram verticais ?

marciomacedo

Bosco, que tal VL Mica, ou o Barak ou o sul-africano no lugar do RAM?

joseboscojr

Eduardo, Os SSMs Exocet Block III são lançados de lançadores “fixos” (não são conteiráveis como os Sea Wolf) inclinados e os RAM são lançados de lançadores conteiráveis. A versão RAM Block II parece que terá capacidade de ser lançado verticalmente, mas a que me referi é a lançada do lançador conteirável MK-49 com 21 células. Marcio, Essas opções que você citou (VL-Mica, Umkhonto, Barak) são também excelentes mísseis de defesa de ponto com capacidade antimíssil, eu só prefiro o RAM lançado a partir de um lançador conteirável Mk-49 para uma futura versão da Barroso por ocupar menos espaço e exigir… Read more »

marciomacedo

Obrigado, Bosco.

Moriah

muito interessantes se fossem usados na MB. Umkhonto IR já seria muito bom e tb poderia ser feito no BR atraves de licença. no mercado de exportação, será uma opção boa, mas ainda não é o HB20 dos navios coreanos…

eduardo.pereira1

Valeu Bosco , deu pra ver o bichin que tu citou em um post posterior a este aqui sobre os lançadores de um navio de desembarque de tropas e veiculos.
Att e grato
Eduardo o aprendiz! Deus o abençoe !