Marinhas do Brasil e da França realizam ‘PASSEX’ na área de jurisdição do Comando do 4º Distrito Naval

0

La Gracieuse

La Gracieuse
Navio-Patrulha La Gracieuse

No dia 9 de setembro, visando o estreitamento dos laços entre as Marinhas do Brasil e da França, foi realizada uma “PASSEX” – exercício realizado entre duas Marinhas para garantir que sejam capazes de se comunicar e cooperar em tempos de guerra ou de ajuda humanitária.

Participaram do exercício, o Navio-Patrulha “Guarujá”, subordinado ao Grupamento de Patrulha Naval do Norte, e o Navio-Patrulha “La Gracieuse”, baseado em Caiena, na Guiana Francesa.

O evento ocorreu no Rio Pará, a cerca de 30 milhas náuticas da cidade de Belém-PA. Na ocasião, foram realizados exercícios de comunicações, reabastecimento no mar (leap frog) e manobras táticas, contribuindo para o adestramento e para a interoperabilidade de ambos os meios, que normalmente operam em conjunto na área marítima fronteiriça da foz do Rio Oiapoque, efetuando ações de patrulha naval em suas respectivas águas jurisdicionais.
A tripulação do Navio-Patrulha “La Gracieuse” participou, ainda, do desfile em comemoração aos 191 anos da Independência do Brasil, realizado em Belém, no dia 7 de setembro, com uma representação de 13 militares.

FONTE: Nomar

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments