Comando do 6° Distrito Naval realiza Operação BRASBOL 2013

3

Flotilha do Mato Grosso

De 10 a 16 de setembro, a Marinha do Brasil (MB) e a Armada Boliviana (ARBOL) realizaram a Operação BRASBOL com o propósito de incrementar o grau de adestramento, estreitar os laços de amizade e cooperação, de modo a aumentar a interoperabilidade entre as Forças.

A Operação foi realizada no Rio Paraguai, em um trecho compreendido entre Ladário (MS) e Puerto Bush, na Bolívia, somando mais de 460 km navegados.

Monitor Parnaíba e lanchas de desembarque em operação - foto 6DN

Participaram da Operação cerca de 400 militares brasileiros e 70 bolivianos. Destes, três Oficiais bolivianos compuseram o Estado-Maior da Força Tarefa (FT) Ribeirinha (FT Combinada), embarcados no Navio Transporte Fluvial “Paraguassu”, capitânia da Operação Combinada.

Durante a estadia em “Puerto Bush”, a FT Combinada  prestou apoio logístico à ARBOL, reparando o tubo de sustentação do cais flutuante daquele porto e uma avaria no motor de uma de suas embarcações.

A FT Combinada, comandada pelo Capitão-de-Mar-e-Guerra Daniel Silvino Costa Nogueira, Comandante da Flotilha de Mato Grosso, empregou os seguintes meios:

– Marinha: 06 navios (NTrFlu “Paraguassu” – G15, M “Parnaíba” – U17, NAsH “Tenente Maximiano” – U28, NPa “Penedo – P14”, NApLogFlu “Potengi – G17” e o AvTrFlu “Piraim” – U29, como Figurativo Inimigo), uma aeronave UH-12 do HU-4 e uma Companhia do Grupamento de Fuzileiros Navais de Ladário.

– ARBOL: 03 Lanchas Patrulhas (LP501 “Santa Cruz”, LP503 “General Manzana” e LP503 “Mariscal Bilbao”), um “Catamarã” (TM529 Del Plata), um pelotão de “Infantes de Marina” e 02 Aerodeslizadores (no Figurativo Inimigo).

No Teatro de Operações, próximo a Área de Adestramento do Rabicho, a FT Combinada recebeu a visita do Adido Naval do Brasil na Bolívia Capitão-de-Mar-e-Guerra (FN) Luiz Carlos Brito Cunha.

2

FONTE: Nomar – FOTOS: Comunicação Social do 6ºDN

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alfredo Araujo

Bela nave esse Parnaiba…

edurval

Alfredo Araujo

Tem uma reportagem excepcional, imperdível, etc., etc. com a historia do Parnaíba na ultima edição da Revista Forças de Defesa, recomendo fortemente a leitura.

Vida longa e prospera.

Fernando "Nunão" De Martini

Edurval

Paz e vida longa!

Que bom que gostou da reportagem do Parnaíba. Fizemos com muito gosto e foi um prazer conhecer o navio e sua tripulação em Ladário, assim como o pessoal do 6ºDN e da Flotilha de Mato Grosso.