Escola Naval: primeira colocada estudou em escola pública

7

ClippingNEWS-PA88146_gabriela,diretoreprofessoraUma jovem de 17 anos de São Sebastião do Paraíso foi aprovada em primeiro lugar no processo seletivo da Marinha do Brasil, um dos concursos mais concorridos do país. Foi a primeira vez na história que um estudante de escola púbica é aprovado com essa classificação.

A aluna do segundo ano do ensino médio da Escola Estadual Benedito Calafiori em São Sebastião do Paraíso, Gabriela Duarte Leão, deixou mais de três mil candidatos para trás e no próximo ano vai estudar na Escola Naval, no Rio de Janeiro. A prova foi realizada no último dia 23 de novembro. Apenas cinco jovens entre 16 e 19 anos são selecionados para a Escola Naval e o Instituto Tecnológico Aeroespacial (ITA). No total 3.761 candidatos prestaram o concurso e Gabriela foi a primeira classificada entre eles.

A estudante é de família simples de Paraíso e mora com a mãe e irmão. Perdeu o pai aos 10 anos de idade em um acidente automobilístico em que ela também estava e ficou gravemente ferida com risco de não voltar a andar, mas superou as dificuldades e nunca desistiu do sonho de seguir a carreira militar. “Me inscrevi logo que soube do processo seletivo. O edital com o nome dos classificados só foi divulgado no início de novembro e acabei sendo pega de surpresa, pois, tinha apenas duas semanas para estudar”, relembra.

Antes de prestar a prova no Rio de Janeiro, Gabriela teve que participar de uma prova online no início deste ano, onde somente os melhores colocados no teste garantiriam a vaga para a fase final.

Gabriela conta que se esforçou muito para obter o tão esperado resultado, mas dedica parte da conquista a família que sempre a apoiou nas decisões e aos professores e direção da Escola Estadual Benedito Ferreira Calafiori, que segundo ela, foram fundamentais em sua preparação. “Eu fiquei muito preocupada por conta do curto espaço de tempo que tinha para estudar, mas procurei meus professores e recebi total apoio. Me lembro que estávamos em semana de prova na escola, mas mesmo assim eles deixaram parte de suas atividades de lado para direcionar meus estudos para o concurso”, comenta.

Durante o concurso, a estudante paraisense foi a primeira a acabar a prova, que teve duas horas de duração. Entre mais de 3500 candidatos, ela era a única aluna de escola pública. “Fiz a prova no domingo e as notas saíram dois dias depois. Quando fui pegar o resultado, o comandante me deu os parabéns, comunicando que eu havia passado em primeiro lugar. Eu não estava acreditando no que ouvi, mas depois veio a confirmação com o acerto de 29 das 30 questões da prova”, conta a estudante.

FONTE/FOTO: Click Folha

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos

Parabéns!!!!!!

Farragut

Parece que o portal ClicFolha se enrolou…
Não há candidata com o nome citado na relação dos candidatos aprovados nas Provas Escritas da Diretoria de Ensino da Marinha.
Mesmo que fosse aprovada, ela não cursaria a EN em 2014, pois, de acordo com a própria matéria, não concluiu o ensino médio (aluna do segundo ano do ensino médio), condição necessária à inscrição do concurso de acordo com o edital.

Pedro

Muito bom.

Anonimos não possuem motivos para mentir!

entrou na Escola Naval cursando o 2º ano do Ensino Médio!? vocês tão de sacanagem né!? não quiseram dizer COLÉGIO Naval!? não foi uma vez que pessoas de escola publica passam em 1º na ESCOLA Naval, não sei quanto ao Colégio….

verdade. Né! Porque a Escola Naval somente aceita pessoas que tivesse concluido o Ensino Médio e tenha mais de 18 anos de idade no dia 1° de janeiro do inicio do ano do curso da Escola Naval

joao paulo galvao

Mano essa mina é um prodígio, só pode ! A prova da escola naval cai uma física monstra , todos os tipos de intregal ,de limite , de derivada , fora a parte de vetores e geometria analítica no R3 . Como diabos alguém estudou isso tudo em duas semanas ! Estando no segundo ano do ensino médio! PRODÍGIO ! ME ENSINE A SDR ASSIM ! PARABÉNS!

Ismael Caetano Ruaro

Kkk! Eles trocaram Colégio Naval por Escola Naval