Segundo site chinês, o navio-aeródromo deslocaria 80.000 toneladas e seria capaz de operar 60 aeronaves

 

Liaoning final configuration

Após o movimento de Washington para aumentar sua presença militar na Ásia, a China declarou que está construindo um grande porta-aviões de propulsão nuclear para competir com o mais poderoso da frota naval dos EUA.

O site chinês qianzhan.com, citando fontes do Exército de Libertação Popular (PLA em inglês), disse que o primeiro porta-aviões produzido na China deverá ser lançado ao mar em 2020.

“Futuramente, a China será capaz de enfrentar os caças embarcados mais avançados dos EUA em alto mar”, informa o artigo em língua chinesa.

O anúncio ocorre em meio ao aumento das tensões na região, agravadas pela recente decisão de Washington de aumentar seu poderio militar na região do Mar da China Oriental.

Em setembro, o primeiro navio de combate litorâneo (LCS) da Marinha os EUA, o USS Freedom , chegou à Singapura para iniciar sua comissão de oito meses pelo Sudeste Asiático.

Enquanto isso, o Japão divulgou esta semana um aumento considerável nos gastos de defesa ao longo dos próximos cinco anos. Sob o plano aprovado na terça-feira, o Japão vai comprar novos equipamentos militares, incluindo seus primeiros drones de vigilância, caças furtivos F-35 e sistemas de combate Aegis, um movimento que desencadeou uma resposta afiada da China.

China “se opõe resolutamente” ao plano de defesa do Japão, disse o porta-voz do Ministério da Defesa da China, Geng Yansheng, em um comunicado publicado no site do ministério.

O Japão está fazendo um esforço para garantir a segurança e a prosperidade da comunidade internacional, mas, ao mesmo tempo em que se apega a uma mentalidade da Guerra Fria, reforçando sua aliança militar com países relevantes, disse ele.

Até o momento, as tensões na região têm sido limitadas a inofensivas demonstrações de força, mas acidentes quase ocorreram.

Em 5 de dezembro, o USS Cowpens, um cruzador classe Ticonderoga, quase colidiu com um navio que escoltava o porta-aviões chinês Liaoning, um navio da era soviética comprado da Ucrânia e modernizado no próprio país.

Embora diplomatas de Pequim e Washington tenham tentado minimizar o incidente, um analista disse ao Christian Science Monitor que o evento trazia um aviso dos chineses.

“Os chineses estão tentando deixar claro que, se os EUA querem operar nestas águas, então devem estar preparados  para operarem sob um alto estado de tensão”, disse Dean Cheng, pesquisador sênior para assuntos políticos e de segurança chinesas da Fundação Heritage. “Se os EUA não querem tensão, então é muito simples: que saiam.”

nem PLA aircraft carrier - qianzhan-com

O primeiro porta-aviões construído na China será uma versão maior de Liaoning. O projeto é declaradamente baseado em  um projeto da era soviética: um navio de 80.000 toneladas, de propulsão nuclear e capaz de operar 60 aeronaves.

A China tem demonstrado alguns avanços tecnológicos.

Em janeiro de 2011, a China realizou um voo de teste de um novo avião de caça furtivo, o J- 20, no mesmo dia em que o ex-secretário de Defesa dos EUA Robert M. Gates estava em Pequim para conversações.

A China também tem demonstrado notável capacidade técnica além de atividades puramente militares. Só neste mês, a China se tornou o terceiro país do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e da União Soviética, a colocar uma nave não tripulada na Lua.

FONTE: RT.com (tradução e adaptação do Poder Naval a partir do original em inglês)

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
rommelqe

Mesmo com esse NAE deslocando 80000 t, operando 60 caças e com propulsão nuclear a PLA não é páreo para a USA Navy em águas distantes do seu litoral.

Mas, ao meu ver, dentro dos cenários que eles tem em mente já seria outra coisa. Este grupo de batalha deve estar sendo desenvolvido para o teatro formado pelos arquipélagos mais próximos da China….Estamos falando de 1000 ~2000 nm ? E é bem diferente daquele que foi ilustrado há pouco aqui pelo FD!

Colombelli

Falei a pouco tempo atras que era questão de tempo eles irem pro porta-aviões nuclear. Está ai. Isso deixa claro que a ambição da marinha chinesa é, sim, parificar a Us Navy. Vai demorar? Sim, muito, mas é inexorável que aconteça. Temos de decidir em qual lado desta polarização ficaremos. Eu prefiro mil vezes os EUA com todas as suas contradições e injustiças. Wagner, vê agora do que eu falava outro dia quando tu questionaste, em outro post, como eu via os chineses como potenciais adversários e fazia motejo disto. Está se fechando a ultima variável da equação: interesses na… Read more »

joseboscojr

Uns diziam que a tecnologia stealth era bobagem e que logo haveria um radar milagroso que deitaria por terra a tal tecnologia e que o F-117 tinha sido derrubado, patati-patata…
Todo mundo hoje quer o tal do avião stealth.
Porta-aviões idem. Era um alvo gigante, e tinha um monte de míssil supersônico que era o carrasco dos porta-aviões e que um Nimitz era alvo fácil, patata-patati…
Hoje tá todo mundo correndo atrás desse “alvo”.
Nada como um dia atrás do outro com uma noite no meio e de preferência com um bom travesseiro.

Control

Srs Isto é o topo do iceberg. A China tem, declaradamente, o objetivo retornar a condição de maior nação do planeta, condição que, segundo muitos, era sua até o século XIX. • Para tanto ela precisa desenvolver o país tecnologicamente e colocar sua população no século XXI (uma parte ainda está no século XIX); • Garantir a estabilidade do país não permitindo a falta de alimentos e bens básicos a sua população; • Garantir um entorno sem conflitos e submissos a sua autoridade. Em conseqüência a China vem investindo pesadamente em tecnologia e formação de sua população, na construção de… Read more »

crestani01

Com certeza as próximas décadas irão pegar fogo pra aquelas bandas, e graças a Deus nós brasileiros estamos bem longe daqueles mares né!!!

Alexandre Galante

Nós estamos bem longe daqueles mares, mas eles não estão longe dos nossos, navios de guerra chineses acabaram de nos visitar bem na semana do leilão do Pré-Sal. Eles fotografaram e filmaram tudo o que puderam dos nossos navios e aeronaves durante o exercício com os navios da MB.

crestani01

Pior que é verdade né Galante, e mais uma vez grandes conflitos vindo a frente, e o Brasil dormindo em berço esplendido como sempre!!!

Mayuan

crestani01

Esse é o problema, com PA nuclear nosso pedaço de Atlântico ficou perigosamente perto da China.

GUPPY

Viram porque não consigo ser contra a construção do nosso Submarino Nuclear?

Control

Srs É bom lembrar que o Brasil é o maior fornecedor de soja para os chineses, tanto que eles estão comprando terras aqui. O Brasil é e continuará sendo estratégico para a China, talvez em grau menor que os países africanos, mas a produção dos alimentos e a garantia da rota Brasil – China será um dos pontos importantes para os chineses. Se eles construírem os NAe conforme planejam, a presença, no Atlântico Sul, de uma força tarefa nucleada por um NAe será um fato comum. Portanto, teremos que aprender a conviver com a marinha chinesa e a se moldar… Read more »

crestani01

Caro Control,

Você tem razão, seremos quase uma colônia e é isso que me deixa extremamente frustado como cidadão brasileiro!
Mais uma vez seremos colônia!!!

Carlos Alberto Soares

Senhores, quanta preocupação. Temos o NAe 12 “docada” com seis A-4 AF-1B, agora os tracker também virão, em 2025/2030 teremos 1 SB nuclear defasado, se é que teremos. Colombelli, cadê nossos 03 esquadrões de vetores N com misseis AN ? Passemos para 04 esquadrões, melhor. Melhor que NAe, quem tem um não tem nenhum. Não temos escolta a altura, nem teremos NAe também. PA é para quem quer atacar e não defender-se. Vamos devolver o pct $corpene para os france$e$, urgente. Submarino da classe Dolphin é capaz de transportar um total combinado de até 16 torpedos e SLCMs . Os… Read more »