Nota à Imprensa sobre derramamento de óleo e vazamento de vapor do NAe ‘São Paulo’

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NAe-São-Paulo-A12-3

NOTA À IMPRENSA

Brasília, em 30 de janeiro de 2014.

A Marinha do Brasil (MB) esclarece que o Navio-Aeródromo (NAe) “São Paulo” desatracou no dia 28 de janeiro para realizar testes no seu sistema de propulsão.

Durante os testes (dia 30), ocorreu um pequeno derramamento de óleo a partir de uma tubulação. Imediatamente, foram instaladas barreiras de contenção, em torno do
navio, e acionado o Plano de Emergência para evitar poluição do mar, o que permitiu o recolhimento do resíduo despejado.

Houve, ainda, um vazamento de vapor do Navio (dia 29), no local onde se encontravam três integrantes da tripulação, sem consequências posteriores. Por
precaução, os militares foram encaminhados para atendimento médico e liberados, posteriormente, por não apresentarem qualquer ferimento.

Cabe ressaltar que, considerando-se os riscos operacionais inerentes a profissão militar-naval, a MB atribui elevada e permanente prioridade as condições de segurança
de seu pessoal, maior patrimônio da Força.

Destaca-se, ainda, que a MB tem se empenhado em dotar o País com um Poder Naval compatível com os inúmeros interesses brasileiros no mar, em especial na extensa
área marítima conhecida como “Amazônia Azul”.

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Ozawa

Como de costume nessas notas de imprensa: fala-se pouco e diz-se menos ainda…

Na verdade toda a MB “ESTÁ VAZANDO ÓLEO”… E não tem contenção que segure…

E seus militares, os que podem, estão “vazando” também…

Marcos

“Destaca-se, ainda, que a MB tem se empenhado em dotar o País com um Poder Naval compatível com os inúmeros interesses brasileiros no mar…”

Quais meios?
Uma banheira que vaza óleo e tem incêndio dia sim, dia não?
Com um submarino nuclear que talvez nunca saia do papel, e se sair, não há garantias de submergindo, retorne à superfície?

maxi47

E sempre que acontece algum problema a MB tenta minimizar o alto custo de manter um navio que nunca deveria ter vindo para o Brasil.Os gastos para mante-lo parado , ou para dar uma ” volta ” são crescentes. A MB deve ir a mercado e adquirir outra NAE, pois infelizmente o São Paulo não consegue manter a sua obrigação constitucional de proteger a nossa costa.

Oganza

Isso ai não é NOTA.

ISSO é recadinho de post-it vagabundo, daquele que a gente destaca mais não cola.

Sds.

Oganza

maxi47,

desculpa ai, mas a MB não TEM condições de ter nem meio NA.

E UM NA, mesmo que esteja full operation, não serve PARA NADA a não ser propaganda e adestramento durante 3 mêses ao ano. É a velha regra do terço meu caro.

Quem tem UM não tem NENHUM.
Quem tem DOIS tem meio.
Quem tem TRÊS tem UM.

E a não ser que se mude as regras do universo, essa megalomania NUNCA vai vingar.

Sds.

Almeida

Vão mesmo defender a “Amazonia Azul” com uma sauna a vapor gigante fazedora de viuvas docada no cais em reparos ou passeando na Baia da Guanabara, o maior alvo do Hemisferio Sul, desdentado e desprotegido, ao invés de navios de combate de verdade e bem armados… Aham, senta lá Cláudia!

Almeida

Oganza, normalmente concordo contigo, mas dessa vez hei de discordar…

Quem tem essa joça de NAe A-12 São Paulo tem MENOS DOIS meios de superfície em operação.

MO

Almeida, sob uma certa otica ate menos meios, pois se vc ja tem uma verba contigenciada, alguns meios podem ser eventualmente minimizados suas manutenções e operações em detrimento ao nosso amigo, sem contar o fator humano empregado nele em detrimento de outras unidades eventuais tbm … ainda bem que poucos se interessam por isso, ja pensaram a cara das Sandra Annenberga da vida falando isso em horario nobre ….

João Filho

Que vergonha. O que uma vez foi uma marinha de dar orgulho, agora virou esse vexame ai.
E a nota ainda fala em dotar o País com um Poder Naval compatível com os inúmeros interesses brasileiros no mar, em especial na extensa
área marítima conhecida como “Amazônia Azul”.

Quem ainda acredita nessa piada??? Eu repito, o Brasil nao possui marinha de guerra. O maximo que possui e uma guarda costeira com pretensoes de marinha, nada mais.

Control

Srs Tem que separar o joio do trigo. São diversas questões: 1. A MB é ou deve ser uma guarda costeira ou uma marinha de guerra; 2. Há necessidade ou não de um porta aviões para que a MB possa cumprir sua missão constitucional; 3. A condição em que o A12 está sendo mantido seja quanto a capacidade de navegação, seja quanto a capacidade de operar aviões; 4. A disponibilidade de navios adequados e aviões para que a MB consiga montar uma esquadra minimamente capaz de combater; 5. As condições funcionais do navio quanto as condições ambientais e de segurança… Read more »

Oganza

Almeida,

menos dois…. #@$@% é VERDADE meu caro =/

Brasil il il il

Jacubão

Almeida Não sei se você conhece a realidade da MB nos dias de hoje, mas de todos os comentários o seu foi o que mais perto chegou do que estamos passando na Marinha! O Velho FOCH consome uma CASCATA de recursos que poderiam estar sendo empregado em outros meios que não estão operando por pura falta de recursos! A cada ano o contigenciamento é mais severo, os militares matam um LEÃO por dia para tentar se fazer ao mar com as velhas sucatas que nos restaram! O Velho FOCH é uma tragédia anunciada, isso só vai mudar quando uma cadeira… Read more »

Jacubão

Control, combate???
Estas brincando meu caro???
Quem vai para um combate com sucata???

Control

Srs Jovem Jacubão Se pipocar uma crise extemporânea como a “guerra” da lagosta, a MB precisará ir a um provável combate e estará partindo para ele em condições similares ou piores que as da época do conflito com a França. As encrencas não vem com anuncio e por isto é que as forças armadas precisam estar sempre preparadas, o que não é o caso da MB. Observe que os militares tem como função básica estarem preparados para lutar pelo seu país,matar e morrer por ele. Isto pode acontecer com equipamentos novos ou sucatas, depende apenas do momento e da capacidade… Read more »

Jacubão

Control jovem combatente, concordo contigo!
Os fatos estão aí!!! para todos verem!
O fato é: Todos esses de abandono e desprezo vai cobrar seu preço, a vai……………
Que baita TIRO no pé meu amigo!
Uma pena que vamos aprender do modo mais doloroso, uma pena…….

Carlos Alberto Soares

Control 01

Colombelli

Repito minha frase destes dias atras: Exocet nele, já!

E se der tempo antes de afundar, um MK48 também. Ia dar uma imagem ótima.

Wagner

Temo pelos homens que servem nesse navio.

mas, TUDO PELA GLÓRIA DA MB !!!

A grande rival da Marinha chinesa !!!! ppff KKKKKKKKKKKKKKKK !!!!!

aldoghisolfi

Os comentários estão sendo feito com muito conhecimento que, dentro das minhas possibilidades eu os absorvo sempre. Mas, em agosto de 2010 o Poder Naval publicou reportagem a respeito do míssil balístico chinês, o Dong Feng 21D, capaz de atingir navios-aeródromos americanos a uma distância de mais de 3.000km, colocando a US NAVY diante de uma vulnerabilidade como nunca antes lhe foi dado acontecer. Diante disso, como é que ficamos? Com um monstrengo desses, cheio de marinheiros a boiar como alvo? Porque não desistimos definitivamente de porta-aviões, que não nos serve para nada? O paradoxo é no sentido de que,… Read more »

bitt

Grande Control, uma bela análise. Se me permite o adendo, a pergunta mais importante é a primeira. As outras são desdobramentos. Vou comentar cada uma delas – não são “respostas”, mas meramente conjecturas. Vou desdobra-las, para facilitar a leitura. Ficou mto grande, mas peço paciência. 1a. Não concordo que a MB tenha um “comportamento esquizofrênico” – a Força se comporta conforme as diretrizes políticas que lhes são estabelecidas por seus comandos e coordenações, instalados em órgãos superiores do Poder Executivo, a saber, PR, MD e Est. Maior Conj. das FA. A MB responde com políticas e ações específicas elaboradas pelo… Read more »

juarezmartinez

Bitt! Me perdõe, mas voc~e quer tangenciar o foco dos probelmas.

O Brasil não tem visão sobre assunto de defesa, é fato, o END é uma piada, a medida que estabelece uma missão, mas não diz de que planeta da galáxia virão os recursos para cumpri-la.

A MB, assim como as demais forças, não tem continuidade de projetos, porque? Porque as prioridades mudam a medida que os comandos mudam, e isto está mais que comprovado.

A FAB ainda é uma bos_______

EDITADO

Marcos

Control:

Parabéns pelos comentários!

É bom lembrar que, das três forças, a MB foi a quem mais recebeu verbas. Ou seja, dinheiro mau usado dá nisso.

E quanto ao submarino nuclear, se ficar pronto algum dia, com contenção de verbas, vai vazar igual ao São Paulo, só que material radioativo.

Culpa no Cartório a MB tem. Mas os principais responsáveis tem nomes: NJ e LILS.

cristiano.gr

Todos os comentários foram muito críticos a MB, que não merece tal crítica, talvez seus comandantes. Mas com certeza, nossa quadril… digo, nossos governantes. O governo petista só governa na base da comissão, é comissão pra tudo que é lado em todos os setores, na maioria são pessoas que não tinham muito e que quando chegaram ao “puder” (não lá, em Brasília, mas nas suas cidades de origem) se vislumbraram com o dinheiro e queriam cada vez mais, a coisa cresceu e as comissões, também. E aí sobra para os cortes militares, regra básica de todos os governos civis pós… Read more »

Mayuan

Felicidade seria se num dos passeios que essa m#$@a faz de quando em nunca até Santos algo desse errado e ele afundasse em águas rasas o suficiente pra permitir o mergulho ao naufrágio. Poderia até gerar um turismo e seria a primeira vez que esse troço pararia de dar prejuízo e começaria a ter alguma utilidade. Fora que com a vergonha internacional, talvez o comando da MB e os comandantes do comando da MB parariam de querer passar recibo de otário aos cidadãos do país. Usando a verba da MB de forma coerente e produtiva.

daltonl

O NAeSP precisaria ser preparado para uso como um recife artificial, caso contrário poderia ser um desastre ambiental devido ao material tóxico a bordo e isso exigiria ou exigirá no futuro um bom dinheiro. Para quem tiver curiosidade há muita coisa na internet sobre o destino do irmão do NAeSP o Clemenceau e a recusa de muitos países o aceitarem para desmanche em seus respectivos territórios. O NAeSP custará dinheiro até mesmo depois de retirado de serviço e assim acontece com todo mundo. Só de curiosidade, os EUA irão gastar cerca de 900 milhões de dólares para reciclar o Enterprise… Read more »