Home Data Comemorativa 100 anos de Adidância Naval brasileira em Portugal

100 anos de Adidância Naval brasileira em Portugal

1027
1

Dia 4 de fevereiro de 2014 comemora-se o centenário de criação da Adidância Naval brasileira em Portugal. Criada pelo Decreto nº 618-A, de 04 de fevereiro de 1914, a Adidância junto à Legação Brasileira em Portugal, fruto de uma postura coadunada à melhoria da segurança e da defesa nacionais, teve como primeiro encarregado o Capitão de Corveta Rodolpho Gustavo de Alvarim Costa.

O termo Adidância Naval em Portugal passou a ser empregado em 1946, quando assumia o cargo o Capitão de Fragata Luiz Philippe de Saldanha da Gama. Com a criação do Ministério da Defesa em 1999 o cargo oficial passa a Adido de Defesa e Naval. Em Portugal, exerceram funções como Adido Naval 24 (vinte e quatro) oficiais até o ano de 2000 e, desde março daquele ano, exerceram funções 8 (oito) oito oficiais brasileiros.

A cooperação entre Brasil e Portugal no âmbito das Forças Armadas dá-se também no foro técnico, acadêmico, de altos estudos. A referir, o atual Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto, realizou o Curso de Promoção a Oficial-General (CPOG) no Instituto Superior de Estudos Militares (IESM).

Com crescente integração entre os Ministérios da Defesa e das Relações Exteriores, o papel do Adido de Defesa e Naval é reforçado, ainda, pela ampliação da integração bilateral, não apenas com a diplomacia mas os representantes das Forças locais, especialmente como assessor de defesa diante do alto valor das relações diplomáticas entre Brasil e Portugal.

FONTE: Adidância Naval e de Defesa junto à Embaixada do Brasil em Portugal

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Thamires Paes
Thamires Paes
2 anos atrás

Bom dia,
sabe me informar se posso usufruir de serviços de odontologia da marinha do brasil aqui em portugal pelo adido? sou filha de sargento e preciso de cuidados dentários e como no brasil poderia recorrer à marinha, preciso saber se posso fazer o mesmo aqui em portugal visto não poder ir para o brasil agora. Obrigada pela atenção, fico a espera de uma resposta.

Att
Thamires Paes