100 anos de Adidância Naval brasileira em Portugal

1

Dia 4 de fevereiro de 2014 comemora-se o centenário de criação da Adidância Naval brasileira em Portugal. Criada pelo Decreto nº 618-A, de 04 de fevereiro de 1914, a Adidância junto à Legação Brasileira em Portugal, fruto de uma postura coadunada à melhoria da segurança e da defesa nacionais, teve como primeiro encarregado o Capitão de Corveta Rodolpho Gustavo de Alvarim Costa.

O termo Adidância Naval em Portugal passou a ser empregado em 1946, quando assumia o cargo o Capitão de Fragata Luiz Philippe de Saldanha da Gama. Com a criação do Ministério da Defesa em 1999 o cargo oficial passa a Adido de Defesa e Naval. Em Portugal, exerceram funções como Adido Naval 24 (vinte e quatro) oficiais até o ano de 2000 e, desde março daquele ano, exerceram funções 8 (oito) oito oficiais brasileiros.

A cooperação entre Brasil e Portugal no âmbito das Forças Armadas dá-se também no foro técnico, acadêmico, de altos estudos. A referir, o atual Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto, realizou o Curso de Promoção a Oficial-General (CPOG) no Instituto Superior de Estudos Militares (IESM).

Com crescente integração entre os Ministérios da Defesa e das Relações Exteriores, o papel do Adido de Defesa e Naval é reforçado, ainda, pela ampliação da integração bilateral, não apenas com a diplomacia mas os representantes das Forças locais, especialmente como assessor de defesa diante do alto valor das relações diplomáticas entre Brasil e Portugal.

FONTE: Adidância Naval e de Defesa junto à Embaixada do Brasil em Portugal

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Thamires Paes

Bom dia,
sabe me informar se posso usufruir de serviços de odontologia da marinha do brasil aqui em portugal pelo adido? sou filha de sargento e preciso de cuidados dentários e como no brasil poderia recorrer à marinha, preciso saber se posso fazer o mesmo aqui em portugal visto não poder ir para o brasil agora. Obrigada pela atenção, fico a espera de uma resposta.

Att
Thamires Paes