Pentágono protesta contra ação provocativa de jato russo sobre navio dos EUA

35

110923-N-FI736-094

Enquanto as tensões entre o Ocidente e a Rússia aumentam, um avião de ataque russo realizou um ato “provocativo” no último sábado contra o contratorpedeiro USS Donald Cook, em águas internacionais, informou o Pentágono na segunda-feira (14/4).

Por cerca de 90 minutos, um jato de combate russo SU- 24 fez doze passagens baixas próximas ao navio norte-americano enquanto o mesmo se encontrava em águas internacionais no Mar Negro ocidental perto a Romênia, informou o porta-voz do Pentágono, coronel Steve Warren.

Warren não disse o quão perto o avião russo chegou do Cook. Mas um oficial da Marinha dos EUA, falando sob condição de anonimato, disse ao Stars and Stripes que em certo momento o jato estava a menos de mil jardas (algo como mil metros) do navio, a uma altitude de apenas 500 pés.

O jato não sobrevoou o navio diretamente, de acordo com Warren.

Warren disse que a aeronave não respondeu a várias consultas e avisos feitos pelo Cook. Não foram disparados tiros e o avião parecia estar desarmado com base em observações visuais feitas por pessoas a bordo do Cook, disse Warren.

Outro SU-24 também estava voando na área, mas não tão perto do Cook como o outro, de acordo com Warren.

” O evento terminou sem incidentes”, disse Warren.

Warren disse que o navio dos EUA nunca esteve em perigo grave, especialmente quando confrontados com duas aeronaves aparentemente desarmadas.

“O Donald Cook é mais do que capaz de se defender contra dois SU-24”.

Mas o Pentágono ainda está perturbado pelo incidente.

“Esta provocante e pouco profissional ação russa é inconsistente com os protocolos e acordos internacionais anteriores sobre a interação profissional entre os nossos militares”, disse Warren.

Warren disse que não houve comunicação entre o Pentágono e o ministério russo da Defesa desde o incidente.

O Cook chegou ao Mar Negro na quinta-feira como parte do processo dos militares dos EUA em tentar tranquilizar aliados na região, na sequência da anexação da Crimeia pela Rússia no mês passado e uma grande escalada militar russa na fronteira oriental da Ucrânia. O navio estava realizando “patrulhas de rotina” no momento do incidente e está agora no porto, na Roménia, de acordo com Warren.

Warren foi perguntado por um repórter se as ações da Rússia poderiam ter sido apenas o resultado de pilotos russos atuando de forma excessivamente agressiva por sua própria vontade.

“Eu teria dificuldade em acreditar que dois pilotos russos tomariam tal atitude por sua conta e risco”, disse ele .

O Pentágono considera este o mais recente incidente no contexto da recente anexação da região Crimeia pela Rússia e o acúmulo de dezenas de milhares de tropas russas na fronteira oriental do país.

“Nós vimos que os russos se comportando de forma não profissional e em violação das normas internacionais na Ucrânia agora por vários meses, e … estes continuados atos de provocação e de falta de profissionalismo não fazem nada para ajudar a situação na Ucrânia, que é o que nós temos pedido aos russos”, disse Warren.

O general Philip Breedlove, o comandante das forças dos EUA e da OTAN na Europa, deverá fornecer aos aliados da OTAN opções para aumentar a defesa da aliança contra a Rússia na terça-feira, incluindo a possibilidade de envio de tropas adicionais dos EUA e da realização de exercícios mais militares na região .

FONTE: Star&Stripes (tradução e edição do Poder Aéreo a partir do original em inglês)

VEJA TAMBÉM:

 

Subscribe
Notify of
guest

35 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ozawa

Francamante, eu daria ordens de filmar a “provocação” para divulgar à comunidade internacional, caracterizando o dolo do piloto (e seu comando), e na 3ª passagem agressiva abriria fogo contra um deles… E depois apresentaria minhas “lamentações” pelo ocorrido.

Mas eu não sou o comandante e a única coisa concreta que posso fazer a respeito e postar uma indignaçao.

A “guerra fria” voltou. Os mesmos aspectos com cenários e atores diferentes.

Leonardo

Ozawa

Na boa, vontade é coisa que dá e passa!!!!!

aldoghisolfi

O mais perto que o russo andou foi a pouco mais de mil metros, numa altitude de mais de cento e cinquenta metros… acho demais falar em rasante.

Vader

Impressionante como esse governo Obama é fraco e estúpido… Ainda dão mídia pra essas provocaçõezinhas de quinta categoria do Putin…

Um governo minimamente inteligente ou não faz nada e “deixa o p. torar” pra posar de vítima da truculência russa, ou abate uma aeronave, deixa a outra fugir (pra mandar um belo recado pro Fuhrer Russo) e nega o “incidente” de pés juntos pra comunidade internacional…

Mas o stablishment idiota que cerca o socialista Obama ainda acha que pode “conversar” com o Czar da Rússia…

A única linguagem que o russo entende é a FORÇA.

joseboscojr

Os americanos continuam com a moda de deixar o Phalanx desligado.

juarezmartinez

aldoghisolfi 15 de abril de 2014 at 18:12 #

O mais perto que o russo andou foi a pouco mais de mil metros, numa altitude de mais de cento e cinquenta metros… acho demais falar em rasante.

Caro Aldo! Quando um Soufa travou o radar na Lili ,no Líbano ele chegou a uma distãncia 10 vezes maior do que a deste Russo, tiveram que trocar vários macacões de uniforme do pessoal que estava no centro de operações do navio e o com posterior cheiro forte no ar….
Este comportamento é visto jargão militar como deboche.

Grande abraço

Leonardo

ou abate uma aeronave, deixa a outra fugir (pra mandar um belo recado pro Fuhrer Russo) e nega o “incidente” de pés juntos pra comunidade internacional…

A única linguagem que o russo entende é a FORÇA.

Vader

Não me faça rir!!!!!

Soldat

“A única linguagem que o russo entende é a FORÇA.”

Kakakakak é uma pida só ser!!!!!…. kakakak…

vamos lá Âmis bate no Urso vamos ver até onde vai essa coragem kakakak..

joseboscojr

Soldat,
Mas você acha que os russos iriam peitar os americanos por conta de um caça abatido numa situação plenamente justificável pelos americanos?
Eles iriam lançar um ataque nuclear arrasador contra os EUA por conta de um caça velho e dois pilotos (que provavelmente seriam recolhidos pelos americanos)?
Tudo bem que russo é macho pra chuchu, patati e patata, mas até eles têm bom senso e querem viver mais um dia mesmo que isto lhes custe um sentimento de orgulho ferido.

Leonardo

Bosco disse: Mas você acha que os russos iriam peitar os americanos por conta de um caça abatido numa situação plenamente justificável pelos americanos? Vamos supor que esse fato ocorresse e o Destróier americano abatesse o velho caça russo, o orgulho do urso ficará ferido irá exigir desculpas, gerar todo aquele blá, blá,blá diplomático os pedidos de desculpas dos americanos seriam feitos diretamente por Obama , assim como o Bush fez no episódio da colisão entre o P-3 da US Navy com o caça chines, ok. Ai vamos dizer que os russos finjam ter esquecido, pois quem bate esquece!!!! E… Read more »

joseboscojr

Leonardo, Eu acho que quem acha que diplomacia é tabuleiro de WAR é o Putin e o Obama. Eu mesmo só fico sentado na minha poltrona, apreciando e comentando, de longe, e não mexo com nenhuma peça. Em relação ao meu comentário, foi em resposta direta ao comentário do Soldat, que me deu a entender que só quem é macho são os russos e que só os americanos têm um mundo a perder no caso de um enfrentamento direto entre as duas potências. Eu acho que não! Concordo com você em grau, gênero, e número, que “pau que dá em… Read more »

Sniper

Por muito menos, Bush mandaria o METIDO a macho do Putin ajoelhar no milho… Mas a coisa definitivamente ta preta na casa Branca!

Leonardo

Bosco

Eu apenas lamento tudo isso que está ocorrendo na Ucrânia e peço a Deus que tudo acabe bem, no mais infelizmente há uma tensão tipo guerra fria, e a mídia no mundo faz muita M cria uma tensão muito maior, houve conflitos, mortes, mas não houve genocídio ou algo parecido por nenhuma das artes envolvidas no conflito, no entanto, criaram uma atmosfera muito ruim.

Leonardo

Por muito menos, Bush mandaria o METIDO a macho do Putin ajoelhar no milho… Mas a coisa definitivamente ta preta na casa Branca!

Vou falar o mesmo que disse sobre o comentário do Vader:

Não me faça rir!!!!

Vader

Caro Leonardo, sobre a hipótese que falei, creio que é o amigo que acha que o mundo é um tabuleiro de war, e que as grandes potências do mundo só comversam através da mídia. Os israelenses VIVEM fazendo isso de mandar “recado de força” e negar de pés juntos o “incidente”. E mais: os próprios russos já fizeram esse tipo de coisa mais de uma vez: basta lembrar da Crise dos Mísseis em Cuba. Mesmo hoje, fosse a situação contrária, e o Fuhrer Russo faria EXATAMENTE isso. Isso meu caro, como diria Robert McNamara, é LINGUAGEM! Ou vc acha mesmo… Read more »

juarezmartinez

Leonardo! Vou meter na conversa:

Eu diria mais, se fosse o Bush(não gosto dele), Putin não teria feito a metade do que e só fez porque viu que na crise Siria, o o governo americano ameaçou e na hora se borrou,os eurobambis atiraram uma peteca. nunca, nunca mesmo, em realações intenacionais e blefa desta forma, agora o Russo já sabe que poderá passar mais uma dúoia de vezes por cima do AB americano, que talvez la pela sétima passagem ele ligue o Phalanax e trave no avião Russo para assustar….

Grande abraço

Sniper

Ops! foi só triscar na virilidade de Putin, que as concubinas já se assanharam todas…

aldoghisolfi

juarezmartinez, bom dia!

É isso aí… o russo estava brincando… porque, se quizesse alguma coisa séria, ele se manteria muito mais afastado e com todos os equipamentos de defesa acionados, que nem no caso que relatastes, no Líbano.

O Tio Sam fez o jogo do russo, quando poderia ter despachado um ou mais dos seus aviões para proteger o Cook, ou até mesmo ppreparar uma bateria de mísseis, coisa que seria detectada no avião.

Acho que, sem lambança, sairia por cima.

Abração.

Leonardo

Vader A questão é que piloto do caça acho que mais do que eu, vc e qualquer um aqui, estava ciente do perigo que estava correndo que estava sobrevoando um moderno destróier Aegis se colocando de forma vulnerável, tendo ciência da possibilidade de ser travado pelo Phalanx somente para receber um “susto” dos americanos. A questão não gritar por um avião velho abatido, mas a aeronave estava aparentemente desarmada apenas com os canhões que no máximo poderia causar danos, mas não afundaria o navio, isso acontecia diariamente na época da guerra-fria, e não será agora em momento de tensão que… Read more »

Leonardo

juarezmartinez, Até concordo de certa forma com seu ponto de vista, mas não creio que com o Bush a diferença seria muito grande, lembra da “Doutrina Bush”? Eixo do Mal? Irã, Iraque, Coréia do Norte, Afeganistão, depois foram incluídos Síria, Cuba, Líbia. Salvo Iraque(as armas de destruição em massa que até hoje ninguém encontrou nada) e a invasão ao Afeganistão, e a Líbia foram os europeus que fizeram o serviço, com apoio indireto americano é claro, mas o que foi feito contra esses outros países que bradavam contra o Tio Sam e que o Bush vivia os ameaçando? Absolutamente nada,… Read more »

costamarques

Caro juarezmartinez,

No governo Bush o Sr Putin arrasou a Georgia e o mesmo tbm não peitou o URSO!

Observador

Senhores, Este foi um episódio absolutamente sem importância, uma molecagem dos russos igual aos passeios de TU-95 no Canadá e Suécia. O DDG não tomou nenhuma providência porque detectou que o avião estava desarmado. Como o tempo dos kamikazes já passou, sequer o sistema antiaéreo foi acionado. Estivesse o avião com algum armamento ar-superfície ou antinavio, a conversa seria muito diferente. Como vários falaram acima, é uma “linguagem”: os russos apenas disseram “estamos aqui” e a tribulação do DDG entendeu desta forma. Se achassem que fosse coisa diferente, este avião não teria nem feito contato visual com o navio. O… Read more »

mdanton

Já pararam para pensar que esses tipos de condutas na verdade são “insiders” para testar e/ou fazer-se revelar defesas, vontade, impetuosidade, enfim, identificar o inimigos em suas mais variadas formas?
Fazer “cara de esfinge” é de muita sagacidade anglo-saxônica. Ponto para eles.

mdanton

O conflito de grandes proporções no leste da Ucrânia é iminente! Fato!
Cabe aos EUA e Europeus deixar os ucranianos resolverem e prestar somente apoio com informações vitais de satélites e comunicações, armas, mercenários, guerra eletrônica, etc.. Lógico que os russos sabem disso (todo navio tem uma gama enorme de guerra eletrônica e contra informações) e a mensagem que estão mandando é: “Se ajudarem os ucranianos atacaremos a fonte de espionagem/informações. Eu levaria o conflito para as cidades Russas na melhor forma de batalha assimétrica, tai os Chechenos que estão ávidos por apoio em suas investidas em Moscou City. Usem!

juarezmartinez

eonardo 16 de abril de 2014 at 9:59 # juarezmartinez, Até concordo de certa forma com seu ponto de vista, mas não creio que com o Bush a diferença seria muito grande, lembra da “Doutrina Bush”? Eixo do Mal? Irã, Iraque, Coréia do Norte, Afeganistão, depois foram incluídos Síria, Cuba, Líbia. Salvo Iraque(as armas de destruição em massa que até hoje ninguém encontrou nada) e a invasão ao Afeganistão, e a Líbia foram os europeus que fizeram o serviço, com apoio indireto americano é claro, mas o que foi feito contra esses outros países que bradavam contra o Tio Sam… Read more »

juarezmartinez

costamarques 16 de abril de 2014 at 10:36 #

Caro juarezmartinez,

No governo Bush o Sr Putin arrasou a Georgia e o mesmo tbm não peitou o URSO!

É verdade costamarques, porém a Geórgia não é a Ucrãnia, o buraco é bem mais embaixo, e lá pelas tantas o Bush já estava desgastado o suficiente, penso que se fosse no inicio do mandato a coisa iria ser diferente.

Grande abraço

Leonardo

Os Eurobâmbis só entraram na Libia depois que Tio Sam fez o serviço sujo, tirando os radares as baterias SAM fora do ar.
Aí foram os Franceses e cia Ltda foram bater cachorro morto.

grande abraço

Isso é fato, esses eurobâmbis não fazem nada se não estiverem protegidos pelo Tio sam.

É verdade eu havia esquecido dos ataques pelo mar com mais de 100 mísseis Tomahawk disparados por navios americanos e também britânicos, antes dos Rafales.

Um abraço.

MO

eurobambis = kkkkkk

em tempo, paraquem gosta de porta bunecos noturnicos, mais um =

http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2014/04/mv-zenith-9hxm8-suspenendendo-na-noite.html

13 photos – Cruise Ship Zenith / 9HXM8 leaving Santos

joseboscojr

Eu não vejo nada demais em haver colaboração e repartimento de funções entre os membros da OTAN.
Não há razão para que os europeus ataquem sem que antes os americanos hajam, afinal, são aliados.
Pior é a Rússia e a China que vira e mexe põe seus cães pra brigar mas eles mesmos não dão as caras.

joseboscojr

Ops!
O correto é: “Eu não vejo nada DE MAIS em haver ….”.

Roberto Bozzo

Srs. bom dia. Só pra apimentar um pouco a discussão: http://portuguese.ruvr.ru/2014_04_21/Como-Su-24-russo-paralisou-destroier-americano-9182/ Na semana passada, na Internet russa foi discutido ativamente um comunicado de como um bombardeiro da frente russo Su-24 equipado com um o sistema de neutralização radioeletrônicade última geração havia paralisado no mar Negro o mais sofisticado sistema americano de combate Aegis a bordo do destróier Donald Cook. O destróier participava das manobras americano-romenas que tiveram como missão demonstrar a força, diz Pavel Zolotarev, perito em assuntos políticos: “Em 10 de abril, o Donald Cook armado de mísseis cruzeiro Tomahawk entrou em águas neutras do mar Negro. Os exercícios… Read more »

joseboscojr

Roberto,
Como acreditamos que um coelho mutante macho bota ovo de chocolate, não me admira que muitos acreditem nessa notícia sem pé nem cabeça.
rsrssss

joseboscojr

Roberto, E eu não desacredito na informação não porque seja fanboy (ou seria fã-boy) americano ou viralatas, ou porque eu acho que os americanos são deuses e que sua tecnologia é invencível, nada disso, eu desacredito porque ela, além de improvável, vem de uma fonte nitidamente sem credibilidade e é uma notícia totalmente fora de contexto e mal costurada, com cara de invencionice pura. É improvável porque duvido muito que os russos atacassem um navio de combate americano sem nenhuma provocação, principalmente num momento tenso, onde os dedos estão no gatilho. Se foi feito, em princípio não seria nada de… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Bosco,

O assunto já está numa nova matéria. A discussão pode ir pra lá (pode copiar e colar na nova matéria os comentários, se quiser, para inaugurar a discussão…)

Saudações!