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Fotos do Navio de Pesquisa Hidroceanográfico ‘Vital de Oliveira’ em construção na China

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NPqHo Vital de Oliveira - 1

Confira as fotos do lançamento ao mar do Navio de Pesquisa Hidroceanográfico “Vital de Oliveira” em Xinhui, na China.

O navio teve seu batimento de quilha realizado no dia 16 de outubro de 2013, e sua entrega à Marinha do Brasil está prevista para maio de 2015. Sua construção está sendo acompanhada pelo Grupo de Fiscalização da Construção, Apoio Técnico e Administrativo, sediado na China.

O navio será empregada em pesquisas científicas para caracterização física, química, biológica, geológica e ambiental das áreas oceânicas estratégicas do Atlântico Sul. O navio contará com equipamentos científicos de ponta e, além de sua tripulação qualificada, poderá embarcar mais 40 pesquisadores para desenvolver pesquisas no mar.

O NPqHo “Vital de Oliveira” tem como características básicas de projeto:

  • Comprimento total: 78 m;
  • Boca: 20 m;
  • Calado: 4,8 m;
  • Deslocamento: 3.500 t;
  • Velocidade máxima mantida (VMM): 12 nós;
  • Velocidade econômica de cruzeiro (VEC): 10 nós; e
  • Autonomia: 60 dias.

NPqHo Vital de Oliveira - 4

NPqHo Vital de Oliveira - 3

NPqHo Vital de Oliveira - 2

NPqHo Vital de Oliveira - 5

FOTOS: Marinha do Brasil

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eparro
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eparro

É mesmo “sui generis” este nosso país!
De um lado temos a EMBRAER apresentando o KC-390, projetado e feito aqui para a FAB
De outro lado um estaleiro chinês apresentando um NPqHo feito lá para a Marinha do Brasil.
Parece um antagonismo, um senso e contrassenso, um “enxuga gelo”, “uma lesma que sobe um pouquinho e escorrega um pouquinho”.
Impossível de entender essa “lógica”, difícil de aceitar essa situação!

Como teria dito aquele ilustre economista: “É como jabuticaba, só existe no Brasil”.

wwolf22
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wwolf22

O navio tem uma proa beeeemmmm robusta, gostei…. pelo jeito deve aguentar bem o mar agitado…
por que a bandeira da Noruega ??

phacsantos
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phacsantos

wwolf22,

A empresa ASK Subsea AS da Noruega (acho que Russa com escritório na Noruega) foi contratada para o projeto em 2013, até onde sei. Não sei se do navio todo ou de parte dele ou so de sistemas.

Abraços

MO
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uia descobriram que AHTS´spodem ser vaias coisas incruzivel Pq Ho …. imagina quando se tocarem que pode ser tbm POc …

wwolf22
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wwolf22

O Brasil comprou, a Noruega projetou e a China fabricou…. eita mundo globalizado…

daltonl
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daltonl

Aproveitando o “gancho” da matéria sobre o submarino alemão encontrado, vale lembrar que houve um
Vital de Oliveira durante a II Guerra Mundial, um navio
hidrográfico e também navio auxiliar afundado por submarino alemão em 1944 com grande perda de vidas.

eparro
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eparro

MO 24 de outubro de 2014 at 11:05 #

Pois é MO, quando descobrirem isso a China vai “fazer carnaval” de tanto PqHo que vão fabricar para o Brasil!

MO
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ah sim, mas detalhe tambem construimos (sob licensa) destes por aqui, creio que por um preço algumas vezes amais, claro ….

eparro
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eparro

MO 24 de outubro de 2014 at 16:10 #

Então MO, mesmo sendo algumas vezes mais caro, seria mais caro em R$, mas que empregariam brasileiros e R$ que não sairiam daqui.
Já em US$ sai tudo!
Além do conhecimento que vai se esvaíndo, não raro com a total perda do mesmo.
E se não gastarmos aqui, com coisas como a produção de navios, a graninha que se econimiza pode sempre ir parar no “bolsinho do ademar”.