Cade aprova venda de fatias da Petrobras na bacia de Potigar para a BP

9

size_590_pataforma-p-34-petrobras-divulg

ClippingNEWS-PAO Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a venda de direitos da Petrobras sobre cinco blocos para exploração de petróleo e gás na parte marítima da bacia de Potiguar, em águas do Nordeste brasileiro, que ainda não estão em fase de extração. A estatal está vendendo à BP Energy do Brasil Ltda., da britânica BP, 30% dos blocos Pot-M-663 e Pot-M-760 e 40% dos blocos Pot-M-665, Pot-M-853 e Pot-M-855.

A superintendência-geral da autarquia antitruste informou, em despachos publicados no “Diário Oficial da União” desta segunda-feira, que não fez restrições à operação. O primeiro desses dois conjuntos de blocos refere-se à concessão BM-Pot-16 (contrato nº 48610.009148/2005-71), cuja licitação foi vencida por um consórcio no qual a Petrobras tinha originalmente 60% de participação.

Integrantes do mesmo grupo, a IBV Brasil Petróleo Ltda., controlada por empresas indianas, e a Petrogal Brasil S.A., da portuguesa Galp Energia, continuarão cada uma com 20% após a entrada da BP no consórcio, segundo documentos do processo no Cade. Mesmo reduzindo sua fatia para 30%, a Petrobras continuará como líder do consórcio e empresa operadora da concessão.

Apesar de vender à BP 40%, metade dos 80% que tinha, a estatal brasileira continuará liderando também o consórcio detentor da concessão BM-Pot-17 (contrato nº 48610.009149/2005-15), relativa aos outros três blocos exploratórios (Pot-M-665, Pot-M-853 e Pot-M-855). Também permanecerá como empresa operadora. Integrante do mesmo consórcio, a Petrogal, por sua vez, manterá participação de 20%, ainda conforme documentos do processo.

No texto que descreve a operação, as empresas envolvidas informam que ainda não se sabe se os blocos negociados serão comercialmente viáveis, nem mesmo se há de fato presença de hidrocarbonetos nessas áreas. Tampouco é possível dizer se o que será encontrado será petróleo ou gás.

A Petrobras justifica a venda apontando a necessidade de reduzir sua exposição a riscos , no caso, de não encontrar ou de encontrar pouco óleo ou gás nos blocos, concedidos pelo governo federal por meio da Agência Nacional de Petróleo (ANP). A BP, por sua vez, justifica a compra dizendo que faz parte de sua estratégia comercial aumentar presença no Brasil.

FONTE: Valor Econômico

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antonio M

Petrobrás perdendo o fôlego?!?!?!?!

Quero ver a indignação dos que são contra o “entreguismo e privatizações ” …..

cristiano.gr

Se fosse o partido que perdeu a eleição que estivesse no governo e autorizasse isso, o pt sendo oposição rasgaria todas as calcinhas do Brasil, o choro seria muito grande, uma choradeira e gritaria histérica sem fim. Mas quando o fato ocorre no governo petista, por decorrência dos prejuízos financeiros sangrando a maior empresa do país, causados por roubo das pessoas indicadas pela cúpula do partido, compras fraudulentas, superfaturadas entre outras atitudes criminosas, aí a coisa muda e se torna um ato acima de qualquer crítica. Isso por acaso não é privatização? Não é vender os recursos do Brasil aos… Read more »

Blackhawk

Se faz concessão, tá perdendo o fôlego, se não faz, é bolivariano…
Aí fica difícil debater…

Fernando "Nunão" De Martini

“ATENÇÃO editores: Isso não é nem de longe propaganda política, é crítica pura e simples e se sensurada, será considerada sensura em favor do governo.” Ok, Cristiano, mas pra quê esse tom de ameaça / acusação implícita ou profética? Do tipo “se me censurarem estarão ajudando o governo ao qual sou contra e se mostrando a favor do governo”, que é o que está implícito no seu comentário? Não temos obrigação alguma de pensar se estamos sendo a favor ou contra o governo, a favor ou contra a oposição, para editarmos ou não um comentário. O que fazemos é evitar… Read more »

Oganza

Senti falta dos valores.

Quanto vale os 30% dos 2 primeiros blocos e quanto é os 40% dos outros 3 blocos?

É 30% do total dos 2 primeiros blocos ou é 30% de cada? A mesma pergunta vale para os 40% dos outros 3 blocos.

Sendo que não existe uma garantia real de petróleo e gás nos referidos blocos.

Vixe… Valor Econômico da a notícia mas nunca apura os detalhes… tsc tsc.

Grande Abraço.

Marcos

O Cel. Gelio Fregapani deve estar nas alturas. Afinal os entreguistas perderam as eleições e sua, como dizer… a sua referência de pessoa defensora da Pátria, a Represidenta está ai, fazendo as suas.

Prá baixo e avante, Petrobó!

cristiano.gr

Não foi minha intenção ameaçar. Realmente relendo o comentário ficou com esse tom. O que ocorreu foi que ao ler o post senti necessidade de comentar (coisa q tenho feito pouco, mas leio bastante) e, como a energia elétrica estava dando umas “piscadas” fiz o comentário rapidamente. Sentindo que poderia ser editado, coloquei a parte final da mensagem que ficou meio comprida e aí reformulei encurtando e pensando mais na queda de energia e no tempo hábil de enviar. Hoje querendo ver mais comentários a respeito, vi seu comentário. Não sou tucano, apenas acho que políticos são como bebês, tem… Read more »

Antonio M

Blackhawk
29 de outubro de 2014 at 13:58 #

Fica difícil debater quando um partido de oposição ganha eleições defendendo um discurso, uma ideologia, uma solução que sinaliza ser ao contrário do que a situação vem fazendo mas no governo faz igualzinho e diz que não é a mesma coisa ….

EParro

Antonio M 28 de outubro de 2014 at 11:22

Muito bem lembrado!
Quem é entreguista agora?