Nome do novo Comandante da Marinha deve ser anunciado nos próximos dias

8
Almirantes na Passagem de Comando do CON em 2013
Almirantes na cerimônia de Passagem de Comando do Comando de Operações Navais em 2013

Modernização do ‘São Paulo’ separa Barbosa Guerra de Leal Ferreira

Roberto Lopes

Exclusivo para o Poder Naval

Vinheta ExclusivoOs almirantes Wilson Barbosa Guerra, chefe do Estado-Maior da Armada, e Eduardo Bacellar Leal Ferreira, comandante da Escola Superior de Guerra (ESG), chegaram ao final da primeira semana de janeiro de 2015 como os mais fortes candidatos ao posto de comandante da Marinha do Brasil para o quadriênio 2015-2018. Mas atingiram esse ponto das suas carreiras separados por uma divergência: Barbosa Guerra é favorável ao investimento de recursos da Marinha em uma extensa reforma no porta-aviões “São Paulo”, Leal Ferreira é contrário a esse gasto.

Nas últimas horas, ambos tiveram a oportunidade de dizer isso, pessoalmente, ao novo ministro da Defesa, Jaques Wagner.

O titular da Defesa recebeu os três oficiais-generais mais antigos de cada Força, separadamente, para conversas de 30minutos de duração. Os encontros aconteceram em Brasília, e os últimos a serem recebidos foram os da Marinha, que não se encontravam todos em Brasília.

O ministro pretende anunciar os nomes dos novos comandantes das Forças Singulares até a próxima sexta-feira, dia 9 – desde que consiga abrir um espaço na agenda da presidenta Dilma Roussef, para despachar com ela o assunto.

No domingo Wagner conversou com Barbosa Guerra – nome da preferência do atual comandante da Marinha, almirante Moura Neto –, e ontem, segunda (05.01), recebeu primeiro Leal Ferreira, e depois o atual diretor-geral do Pessoal da Força Naval, Elis Treidler Öberg.

A ideia de Moura Neto sempre foi encaminhar a sucessão na Marinha por meio do critério da antiguidade. Sua expectativa era, por esse raciocínio, transmitir o cargo ao almirante Carlos Augusto de Sousa, um alagoano que, surpreendentemente, ainda no ano passado, pediu para deixar a chefia do Estado-Maior da Armada e ocupar uma vaga no Superior Tribunal Militar (STM).

Em maio de 2014 Moura Neto ofereceu a próxima vaga da Marinha no STM (a ser preenchida no primeiro semestre deste ano) ao almirante Leal Ferreira, que não respondeu de imediato se a aceitava. Com essa postura, o comandante da ESG sinalizou que abrigava a esperança de, mesmo não sendo o mais antigo da Força – ele é o nº 2 –, vir a ser escolhido para liderar sua corporação.

NAe São Paulo A12

Almirantado – No último trimestre de 2014 aconteceu, entretanto, um episódio, que iria marcar o processo sucessório na Marinha.

Durante uma reunião do Almirantado, Leal Ferreira manifestou-se contrário ao alto investimento que será necessário fazer para a modernização do navio-aeródromo “São Paulo”.

Na opinião do comandante da ESG, o gasto (estimado nos bastidores de US$ 400 milhões a US$ 450 milhões) irá sacrificar muito a aquisição de sobressalentes e suprimentos para a Força de Superfície – já que o PROSUB (Programa de Desenvolvimento de Submarinos), por ser um projeto de governo a governo (Brasil-França), precisa ter os seus recursos resguardados.

A postura de Leal Ferreira não esmoreceu o ânimo de Moura Neto em favor da reforma do porta-aviões. Tanto que, nos últimos meses, a Diretoria-Geral do Material da Marinha, procedeu a uma série de medidas administrativas no sentido de organizar a contratação de serviços e equipamentos para o serviço no “São Paulo”. Contudo, ao que se sabe, nenhuma dessas providências redundou, ainda, em assinatura de contratos.

O mais curioso, é que tanto Leal Ferreira quanto Barbosa Guerra construíram suas carreiras a bordo de navios de escolta, isto é, nos tombadilhos da Força de Superfície.

Leal Ferreira comandou a corveta “Frontin” (recentemente removida do serviço ativo da Esquadra), a fragata “Bosísio” e o 2º Esquadrão de Escolta. Barbosa Guerra foi oficial de Logística da (hoje extinta) Força de Contratorpedeiros, comandante da fragata “Liberal”, do 1º Esquadrão de Escolta e da própria Força de Superfície.

Apoios – Sabe-se, portanto, que, na hipótese de Moura Neto vir a ter voz ativa na escolha de seu sucessor, o nome que ele indicará será o do chefe do Estado-Maior da Armada.

Não obstante isso, nos meios navais circula a informação de que o ministro Jaques Wagner foi aconselhado por um diplomata do Ministério das Relações Exteriores de bom trânsito na cúpula do governo, a optar pelo nome de Leal Ferreira.

Outro que apoiaria essa escolha seria o ex-ministro da Defesa, Celso Amorim, que é embaixador aposentado e, nos últimos meses, quase toda a sexta-feira despachava em seu gabinete do Rio de Janeiro, instalado dentro da ESG.

É preciso dizer, entretanto, que, recentemente, o almirante Leal Ferreira comunicou a Moura Neto: no caso de não ser escolhido para comandar a Marinha, aceita a indicação ao STM.

Precedentes – Uma eventual opção de Wagner pelo nº 2 em antiguidade na Marinha não abriria, propriamente, um precedente.

Em janeiro de 1951 o presidente eleito Getúlio Vargas escolheu o então contra-almirante Renato de Almeida Guillobel, chefe de gabinete do almirante Jorge Dodsworth Martins (ministro da Marinha do governo Dutra), para comandar a Marinha; e o mesmo aconteceu, em setembro de 1961, com o contra-amirante Ângelo Nolasco de Almeida.

Em 1984, quando o então presidente João Batista de Oliveira Figueiredo decidiu substituir o almirante Maximiano da Fonseca no cargo de ministro da Marinha, ele optou pelo almirante de esquadra Alfredo Karam, submarinista que era apenas o terceiro mais antigo em uma lista de cinco nomes levados ao Palácio do Planalto.

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
rafael oliveira

“Barbosa Guerra é favorável ao investimento de recursos da Marinha em uma extensa reforma no porta-aviões “São Paulo”, Leal Ferreira é contrário a esse gasto.”

Torcendo muito para a escolha do Leal Ferreira!

Blind Man's Bluff

Neste caso, Leal Ferreira parece ser o mais sensato. Uma Marinha que cabe no bolso, um projeto de defesa mais consciente com a realidade. Claramente a modernização do Sao Paulo é uma obsessão insana de alguns cabeça chaves da Marinha, que ignoram o fato que, mesmo se operacional depois das obras, que prometem serem longas, este ainda vai operar até no mínimo 2020, os Skyhawks, relíquias do Vietnam, adquiridas de segunda mão e “modernizadas”. É um custo financeiro e estratégico extremamente alto a ser pago por uma capacidade militar no mínimo muito limitada. E ainda mais agora, no início de… Read more »

rommelqe

Também considero mais realista e eficaz a opção pelo PROSUPER e a imediasta aposentadoria do NA12 (infelismente).

lynx

O AE Guerra é favorável à modernização do A-12, mesmo em detrimento da operatividade dos demais meios da Esquadra? Humm… Truco!!!

lynx

O novo CM é o AE Leal Ferreira!!!!

rafael oliveira

Informações conforme site da ESG. Detalhe interessante: Curso de Estado-Maior da Armada Chilena. Almirante-de-Esquadra EDUARDO BACELLAR LEAL FERREIRA Nascido em 2 de junho de 1952, na cidade do Rio de Janeiro, o Almirante Leal Ferreira é filho do Almirante-de-Esquadra Luiz Leal Ferreira, já falecido, e da Sra. Lygia Maria Bacellar Leal Ferreira. Casado com a Sra. Christiani Prisco Leal Ferreira, tem um casal de filhos e dois netos. Oficial do Corpo da Armada, incorporou à Marinha em janeiro de 1971, na Escola Naval, foi declarado Guarda-Marinha em 13 de dezembro de 1974 e promovido à Contra-Almirante em 31 de março… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Senhores, já há clipping no blog das Forças Terrestres e estamos publicando chamada aqui, sobre os novos comandantes das Forças Armadas.