Foi preso hoje no Rio o almirante Othon Luiz Pinheiro da Silva, considerado o ‘pai’ do Programa Nuclear da Marinha

88

alteothon (1)

ClippingNEWS-PASÃO PAULO  –  Preso hoje no Rio durante a 16ª fase da Operação Lava-Jato, a “Radioatividade”, o presidente licenciado da Eletronuclear Othon Luiz Pinheiro da Silva é oficial de carreira da Marinha. Chegou ao posto de vice-almirante no corpo de engenheiros e técnicos navais.

Ele também atuou no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) de 1982 a 1994.

O nome de Othon foi envolvido nas investigações pelo ex-presidente da Camargo Corrêa Construções e Participações Dalton Avancini, que fez delação premiada. Segundo Avancini, haveria uma “promessa de propina” para Othon na obra da Usina de Angra 3.

O empreendimento está paralisado desde o fim do ano passado, porque as empresas responsáveis alegam ter havido redução de repasses pelo governo. A construção da Usina de Angra 3 foi reiniciada em 2009 durante a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A vencedora das obras de construção da usina foi a Andrade Gutierrez em concorrência realizada em 1983 durante o governo do general João Batista Figueiredo (1979-1985). A construção foi interrompida em abril de 1986.

A retomada da obra em 2009 foi realizada sem uma nova licitação. Houve atualização dos valores com os prestadores de serviço.

Os dois consórcios vencedores da obra de Angra 3 são integrados por empresas suspeitas de formação de cartel e de corrupção na Petrobras. Um deles é o Angra 3 formado por Queiroz Galvão, EBE e Techint Engenharia S.A – responsáveis por serviços de montagens eletromecânicas. O outro consórcio é o UNA 3, responsável pela execução de montagens dos sistemas convencionais da usina e composto por Andrade Gutierrez, Construtora Norberto Odebrecht, Camargo Corrêa e UTC.

FONTE: Valor Econômico

Subscribe
Notify of
guest

88 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
wwolf22

o molusco deve estar todo borrado agora…
nao sei por que mas acho que esse sub nuclear vai ter um outro atraso, mais 35 anos pra ficar pronto…
Gripen pra MB ??? vai sonhando….
ateh a FAB vai ficar sem os aviões…
tem muita coisa pra ser jogada no ventilador ainda…

a.cancado

ÓTIMO! Um TAPA NA CARA desses que vivem pedindo intervenção militar, que ESSES AÍ ‘retomem o país’ e restaurem a moralidade, como se ESSES AÍ fossem uma espécie de ‘reserva moral’ da Nação! NÃO SÃO!! TUDO ISSO a que assistimos, atônitos, nos últimos 12 anos e meio, começou COM ESSES AÍ.

ricardo_recife

Esta chegando a Operação França!

joseboscojr

Está cada vez mais distante a possibilidade de eu mudar meu nome para “Nabuco”.

Marcelo

Este Almirante sempre foi muito respeitado na Marinha, como um grande profissional nas áreas de Engenharia Naval e Nuclear, nas décadas de 70, 80 e 90, não acredito que estas informações de hoje sejam reais, acho que estão querendo jogar m… nos militares agora.

Rafael Oliveira

Bosco, também acho que você não mudará seu nome para Nabuco. Poderia até ter apostado um nome mais ridículo.

Bom, não sei se alguém reparou, mas nas mensagens vazadas do Marcelo Odebrecht aparece uma menção ao Prosub.

Talvez seja questão de tempo para a Lava Jato chegar em Itaguaí.

Os cidadãos honestos desse país irão comemorar.

Ednilson

Quer dizer que se um integrante das forças armadas vez algo de errado, pois não tem nada comprovado ainda, os demais não são de boa índole. Me responde senhor a.cançado? O que o senhor tem contra os militares? Tenho 21 anos de serviços e nunca fiz nada de errado.

Ricardo Sant'Anna

De uma hora para outra viramos nórdicos. Essa alucinante caçada às bruxas tem a ver com a posição de atacar a corrupção. Se é para atacar a corrupção, que se a ataque em todoas as suas esferas, inclusive contra aqueles que até eu considero meus heróis de carne e osso, como o Almirante Otton.

Jorge Papa

Em despacho, Moro afirmou haver “prova relevante” de que Silva e Flávio David Barra cometeram crimes de fraude em licitações, corrupção e lavagem de dinheiro. Conforme o juiz, há provas de que a empresa Aratec Engenharia, Consultoria & Representações Ltda., de propriedade de Othon Silva, recebeu “pagamentos vultosos” de empreiteiras investigadas pela Lava Jato. “A prova mais relevante, em cognição sumária, de que a Aratec recebeu no mesmo período pagamento das empreiteiras Andrade Gutierrez e Engevix, ambas com contratos com a Eletronuclear, por meio de empresas intermediárias, CG Consultoria, JNobre Engenharia, Link Projetos e Participações Ltda. e a Deutschebras Comercial… Read more »

Jorge Papa

“Engenheiro naval, mecânico e nuclear, ele é o fundador e responsável pelo Programa de Desenvolvimento do Ciclo do Combustível Nuclear e da Propulsão Nuclear para submarinos da Marinha.
O programa levou ao desenvolvimento de centrífugas de enriquecimento de urânio que, atualmente, produzem parte do combustível das usinas nucleares de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.” Site G1.
Poderá a prisão de Othon trazer riscos ao MEGAPROJETO de desenvolvimento do Submarino Nuclear em Itaguaí??

João Carlos

Estão querendo quebrar a Odebrecht, a Petrobras, o Programa Nuclear brasileiro e tem gente que segue mantendo o foco no PT. Pobres diabos.

Danilo

Isto afetará diretamente o programa nuclear da marinha?

Alexandre

Almirante Othon, Almirante Janot…. Está cada vêz mais frequente esse negócio de prender gente do alto escalão. Uma pena. Aproveitem bem pois iremos todos para o mesmo buraco e não levaremos nada. Nos restará o como seremos lembrados. No caso de vcs como aqueles que foram presos por desviar dinheiro público. Deve ser um grande orgulho ganhar tanto dinheiro roubando. Prefiro levar minha vidinha simples como um otário.

Rafael Oliveira

A rigor, ele já não tinha relação com o Prosub.

Então, sua prisão não afetaria o programa.

O problema é que se investigarem mais o Prosub, provavelmente acharão algo de errado e aí sim pode ser que ele seja suspenso ou interrompido.

WASHINGTON

GRAÇAS A DEUS MAIS UM SEM MORAL EM CANA LEVOU A VIDA TIRANDO ONDA,SÓ A VERGONHA MORAL JÁ É UMA PRISÃO SE É QUE ELE TEM VERGONHA CADEIA NELES.

Delfim

Um oficial general preso por uma Polícia Civil, que é o que a PF é ? Sinal dos tempos…

Talvez depois desta os militares abracem o “posse comitatum”, e a última barreira pro reequipamento militar que é a desconfiança civil, cairá.

Rodrigo

Embora não tenha o conhecimento técnico militar dos que aqui expressam seus comentários, tenho acompanhado o retorno estatal à atenção sobre o setor de defesa, desde 2002, quando se abandonou o nefasto projeto ALCA e se combinou investimentos anticíclicos internos com abertura e dispersão de novas frentes de exportação (com Oriente Médio, África, e Ásia em geral). Isso me faz lembrar também, do grande L. F. Furlan, então ministro de Lula da Silva que juntamente com Amorim, outro grande nacionalista, empreendeu esta tarefa. Estas ações geraram excedentes ao Estado brasileiro, diversos do tradicional “cordão umbilical” com o mercado norte-americano. Não… Read more »

Marcos

Para ser detido deve haver provas substanciais contra ele.

Juarez

Marcos, a marinha já conhecia bem o alm Othon, tanto é que foi convidado a pegar o boné, mas como ele tinha uma grande amigo político, mister Big Wolf, que o guindou a eletronuclear, o resto tu já sabe….

Grande abraço

helio

Esse juiz e seu grupo age de forma irresponsável e sensacionalista, no que tem sido apoiado pela imprensa, na sua política de destruir o pais para junto destruir o PT.

Wellington Góes

O Vice-Almirante tem e/ou teve algum envolvimento no acordo de produção do PROSUB? Se sim, então será o passo seguinte da investigação, se não, então só se houver algum indício mais forte. Na operação de hoje, não li ou vi nada que envolvesse a ICN, ou mesmo sua controladora e o projeto em si. Não festejem nada (como parece estarem alguns), estou cansado de ver (infelizmente) diversas operações envolvendo a PF e MPF que são mais pirotécnicas e midiáticas do que fato concreto. Estou começando achar que, pelo tamanho que a coisa está tomando, vai acabar dando em quase nada,… Read more »

Vader

Esse “Pograma Nucreá Brasireru” sempre foi um parente próximo do mundialmente famoso e bem sucedido “Pograma Ispacial Brasirêru”.

Essa é outra daquelas joças que faz parte do grupo Capitão Nascimento: “nunca serão”!

😉

Vader

Wellington Góes
28 de julho de 2015 at 22:20

Ainda assim é bom que este grande empresariado picareta do Brasil tome na cabeça pra aprender que trombadinha que anda com ladrão acaba roubado e ainda vai preso.

Pode não dar nada pros políticos, mas essa raça empresarial vai aprender a não financiar mais a canalha esquedista-estatista.

Oganza

Rodrigo,

é pra vomitar?

Ups, foi vc quem o fez… senti aki o odor da bílis…

é só liberar o faz me rir que vc’s aparecem né? afffff

Juarez

Itaguaí vai ser desaguadouro obrigatório da Lava Jato, não em função do Alm othon, mas em função da ODT e dos bilhetes salvos no celular do Marcelo Odebrecht aonde paraece o nome em código chamado de “italiano” ao lado da palavra Prosub, ou seja, é uma questão de tempo e de seguir o “dinheiro”…..e eu diria que por “osmose reversa” vai respingar no Guarani e no FX 2

Grande abraço

Vanderlei

Almirante Othon tem um excelente curriculo.
Mas se fez coisa errada tem que pagar.

TEMOS QUE CORTAR A CORRUPÇÃO PELA RAIZ

Juarez

Negócios lucrativos Brasil 28.07.15 21:47 A empresa do almirante Othon Luiz Pinheiro da Silva, Aratec Engenharia, multiplicou suas receitas depois de um aditamento ao contrato de Angra 3, no valor de 1,24 bilhão de reais, com a Andrade Gutierrez. Segundo a Folha, a Receita Federal e o MPF mostraram que a companhia havia declarado faturamento de 140 000 reais, em 2007, e 155 000 reais, em 2008. A partir de 2009, a empresa apresentou mais de 6 milhões de reais em faturamento. fonte: O antagonista.com Obviamente temos aqui mais um caso para a “Mãe Dinah” desvendar de um novo Ninja… Read more »

Rafael Oliveira

Uma coisa boa que essa notícia trouxe é a volta do Juarez!

Bom, retorno.

Seus comentários fazem falta por aqui.

Abraço!

Rodrigo

O desabafo de alguém que vê tamanha manipulação não deve ter fragrância de rosas…
Não entendi o “vc’s”, caríssimo! Não pertenço a nenhuma organização nem partido.
Apenas deve-se reconhecer onde estão os pactos e tentativas de pactos de poder. Isso é uma ciência e nada tem a ver com ideologia stricto sensu.
Há bibliografias interessantes sobre o tema…

Oganza

Rodrigo,

se vc não fez a fichinha ou não está cadastrado, com certeza compartilham a mesma biblioteca… ou pior kkkkkkk

“Apenas deve-se reconhecer onde estão os pactos e tentativas de pactos de poder.” – Exatamente

“O melhor doutrinador é o doutrinado”. – Mas vc sabe disso melhor do que ninguém.

Affff a comédia vai começar de novo… e no apagar das luzes… haja paciência… kkkkkkkk

Oganza

Juarez,

tomara que sobre um respingo para Kombi voadora(?) tb… 🙂

Grande Abraço.

Reinaldo Deprera
Rodrigo

Caro Oganza, aprecio cosmovisões diferentes porque geram debate, geram dialéticas e, portanto, sínteses…
Meu comentário está acima, para quem quiser desmontá-lo! Essa é a ideia!

Abraços!

Braziliano

Até parece que fora do Brasil todo mundo é santo. Que avanços tecnológicos foram feitos sem a utilização de meios impróprios.
:::
Agora os ratos agourentos estão tendo orgasmos múltiplos.
:::
Mas Deus está vendo e sabe que os ídolos estadunidenses usam e abusam dos puxa-saco de plantão, mas os descartam logo que necessário. Afinal já estão conseguindo o que sempre almejaram:
:::
O FIM DO BRASIL.

Oganza

Rodrigo,

“Essa é a ideia!” – Não a minha… 🙂

não vale o esforço… tais trollagens aki nesse espaço não ganham adeptos, a não ser com outros MAVs, que pelo visto e depois do faz me rir estão ressurgindo, mas logo logo vão embora… só aparecem aki para passar vergonha… kkkkkkk

Oganza

hihihihihi

Tá batendo o desespero nos caras… esse resto de ano será muuuuito divertido… sem falar que já foram lá com o “Império do Mal” pedir arrego e voltaram pianinho… já até fizeram um FMS… kkkkkk

Uma delícia… 😛

ABELPAUPERIO

Seja quem for tem que pagar pelo crime cometido. Caso seja necessário que se paralise momentaneamente os programas estratégicos e chame a DCNS às contas, porque a ODT nem o almirante fizeram, caso tenham feito, alguma coisa sozinhos. NA França o então senador Marcel Dassault já havia falado que esta prática nas empresas da industria de defesa eram corriqueiras.
Então doa a quem doer, que se lasque e apodreça na cadeia, e isso independente da filiação partidária ou da cor de sua sigla.

tania

ALGUÉM TEM QUE DAR UM BASTA ISSO!!! Chega! O sistema nacional de segurança está sob a ameaça desse juizeco moralista e megalô de Curitiba. Ele vai submeter um homem de 76 anos a uma humilhante e vexatória sessão de tortura física e psicológica: ou delata ou apodrece aqui ! Acontece que o Almirante Othon não é um batedor de carteira. O que disser aos delegados valentões ou o que for captado num grampo de mictório pode afetar a segurança nacional ! Alguém com a cabeça em cima do pescoço, no alto do Estado brasileiro precisa entrar com uma medida judicial… Read more »

DePaula

Sempre acompanhei com muito interesse este espaço, principalmente pelos comentários dos participantes que são verdadeiras fontes de informação e conhecimento.
É lamentável ver o país sendo maltratado por aqueles que deveriam ser os primeiros a zelá-lo.
O Brasil está em perigo! Ou acabamos com os ratos e cupins ou eles acabam com o Brasil.

Aristides

É de se estranhar que um povo que vive numa demanda e oferta de propinas, em todos os escalões da sociedade, finja não saber que o dinheiro compra tudo e aquilo que ele não compra ele destrói; bem diga o que sobrou da tal Venina.
A farra com o dinheiro publico é histórica, mas antes de ser publico ele é privado. Enquanto o governo cerca o terreno da sonegação o ralo do superfaturamento drena o capital e elege velhos e novos Senhores, num ciclo vicioso.
Até onde o magistrado, em pauta, é herói? até onde ele pode ir?

lauro

Rodrigo falou várias verdades. Mas esqueceu a essência. Sem dúvida, o vies neoliberal utilizado na década de 1990 trouxe algumas consequências desagradáveis. Para segurar a inflação, utilizou-se muito a importação o que enfraqueceu muitas empresas brasileiras. Neste sentido, foi salutar o vies nacionalista utilizado pelo governo esquerdista. Só que isso é apenas uma faceta do atual Governo. Nem o governo anterior era santo nem o atual é o salvador da pátria. Esquecer a alca foi uma boa. Mas querer que nos tornemos “uma grande patria bolivariana” sob o comando de gente populista e autoritária que onde toma o poder torna… Read more »

Marcelo

Pelo que eu entendi no comentário do Ilustre Paulo Henrique Amorim, esta OK receber 4 milhões em propina… ruim é o Juiz! Parabéns bandidagem, voês tem um comparsa tegiversador de fatos na PiG também…

Felipe

Pelo amor de Deus, bloqueiem logo esses comentários. É só dar uma colher de chá que os ratos financiados aparecem. O outro vem perguntar qual o avanço que já ocorreu sem ilícitos por trás. Ta certo, os fins justificam os meios correto? Que opinião podre, medíocre. Não consigo aceitar isso. Pessoas com acesso a informação que adotam um posicionamento como esse. Não resta opção que não seja deduzir que faz parte da mesma trupe de canalhas que tanto têm nos enojado diariamente. Que se investigue a fundo e condenem toda a gentalha com culpa no cartório.

MIB

Está ficando cada dia mais fácil entender porque no Brasil não educação de qualidade, saúde, ou segurança, parabens juiz Sérgio Moro pelo serviço bem feito, as pessoas que estão morrendo a míngua nas filas de hospitais, ou vitimas da falta de segurança em todo país recebem assim o mínimo de justiça pelo seu sofrimento e de seus familiares, que seja o papa , se estiver roubando que vá preso, afinal a lei é igual para todos em teoria, que se ponha em pratica então.

Flávio

Rodrigo,

Concordo integralmente com seu comentário.

ABELPAUPERIO

Manda o Paulo Henrique Amorin quanto ele ganhou do governo em propaganda, se tem problemas no PROSUB a parte de pagamentos e valores deve ser investigada sim.

Delfim

Vendo que a roubalheira possa ter chegado ao Prosub, de certa maneira me sinto aliviado se o SubNuc gorar.

Com tanto $$$ desviado, calharia da belonave se tornar um “widowmaker”.

Braziliano

Aos apressadinhos, eu não sou marxista e nem favorável à bandalheira. ::: Os marxistas internacionalistas que aqui postam tem como foco continuar se locupletando do tesouro brasileiro para financiar seus projetos de dominação ideológica (ex. BNDES). ::: Agora raciocinem minimamente: DOMÍNIO TECNOLÓGICO é um diferencial entre nações e colocar em risco todo um “caminhar” nesse sentido, é idiotice. Estadunidenses e quejandos, com seus capachos, usariam sim de todos os expedientes para ferrar o Brasil. ::: Não me consta que os estadunidenses tiveram pruridos morais para descartar os conhecimentos “missilísticos” dos nazistas alemães. Sabiam é que se não fossem eles seriam… Read more »

XO

Se a designação “ESSES AÍ” representa todo aquele que se corrompe, concordo plenamente… agora, se “ESSES AÍ” refere-se aos militares, de uma forma geral, eu formo com o Ednilson… nós, militares, nào somos perfeitos, não somos a salvação da Pátria… como toda parcela da sociedade, somo bem ou mal representados, o problema é que, no caso do “mal”, a conta bate nas FFAA e não no indivíduo…

XO

Sorry, “somos” e não “somo”…