F-35B é declarado operacional pelo US Marine Corps

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Caças F-35B em operação em navio de ataque anfíbio da US Navy

F-35B 2

O U.S. Marine Corps declarou hoje a initial operational capability – IOC dos seus caças F-35B Lightning II, com um esquadrão de 10 aeronaves prontas para desdobramento global.

O esquadrão Marine Fighter Attack Squadron 121 (VMFA-121), baseado em Yuma, Arizona, é o primeiro esquadrão na história militar a se tornar operacional com uma variante do F-35.

O USMC já qualificou 50 pilotos de F-35B e certificou mais de 500 especialistas em manutenção para apoiar o avião. O F-35 deve substituir o the AV-8B Harrier, o F/A-18 Hornet, e o EA-6B Prowler nos Marines.

Mais detalhes no Defenseforces.com

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Evandro Oliveira

Obrigado por liberarem os comentários pelo facebook. Lindo avião esse F-35

Adam

Agora que os Marines vão virar mendigos mesmo. O maior poder do F-35 Duck é drenar dinheiro.

Predator

Em relação aos americanos e suas new tecs…nunca diga nunca.

Renato

Será que um dia ele substituirá também o EA-18G “Growler”?

Ele deve ter bastante espaço interno para acomodar os equipamentos necessários, mas as tradicionais antenas das versões eletrônicas não degradariam suas qualidades “stelth”?

Bosco

Renato,
Obrigatoriamente os novos pods NGJ terão que ser levados externamente. Não tem jeito!
Em relação a degradarem a furtividade, isso não faz muita diferença pra uma aeronave de ataque eletrônico.
Vale salientar que se os Marines usarem o F-35 como substituto do EA-6B será da versão C.
Hoje, a capacidade de ECM ativo do F-35 se limita à capacidade de ECM do radar AESA na banda X, cobrindo apenas o setor frontal.

Rafael Oliveira

Ô Bosco, comenta lá no tópico de sugestões para a MB.

Abraço!

joseboscojr

Rafa, Os comentários lá já estão muito bons e criativos e como eu não sei nada o que esperar acerca do orçamento da MB para os próximos anos é melhor não dar muito pitaco. Mas como sempre sou contra o São Paulo, sou a favor que os A-4 modernizados (??) operem de terra na função antinavio (??) e já mudei de opinião de novo e sou contra também o subnuc. Também acho que o pagamento da reserva não devia constar no orçamento das forças militares e que o corpo de saúde de todas as forças deveria ser reduzido e não… Read more »

Rafael Oliveira

Bosco,

Eu já tinha uma ideia da sua opinião, à exceção da volta a ser contrário ao submarino nuclear rsrs.

Obrigado!

Abraço!

Dalton

Renato…

creio que o F-35 irá complementar o EA-18G e não vir a substituí-lo e diferente do Bosco acho que ao menos nos
“Fuzileiros” será o F-35B que irá tomar o lugar do EA-6B
e não o F-35C que está sendo adquirido em quantidade
muito menor e será forçosamente utilizado a bordo dos
NAes da US Navy já que a mesma não tem esquadrões suficientes para popular todas as alas aéreas.

abraços

joseboscojr

Dalton,
Então tá! Se você diz que será o B então é porque será o B.
Eu confesso que citei o C porque sei que os Marines irão operar os dois e não vi lógica em usar uma aeronave STOVL para fazer ataque eletrônico.
Vale salientar que os Marines querem usar também drones para ataque eletrônico.
Um abraço.

Dalton

Bosco…

apenas 4 esquadrões de 10 F-35Cs serão operados pelos fuzileiros o restante será para treinamento , cobrir eventuais perdas ou para o rodízio de manutenção.

Ainda me pergunto de onde virá o dinheiro e/ ou quais projetos serão prejudicados pelo acréscimo de mais um
NAe e uma ala aérea.

Não que ache que não são necessários e sim porque na
minha ignorância não vejo como sustentar adequadamente.

abraços

Lucio Satiro

Caça lindíssimo

esouza

Olhando o vídeo e alguns vídeos de AV8, me pareceu que o F35B consegue decolar com menor velocidade que o AV8. O resto da operação entre os dois parece que foi bem semelhante, exceto pela aproximação do F35B se dar pelo mar, paralelo ao navio, e se movimentar lateralmente para então pousar (será maior confiabilidade neste tipo de manobra que o AV8?). Sobre o pouso dele, me pareceu ser mais firme que o do AV8 (balançou menos lateralmente e quicou menos também), mesmo que o último tivesse 1 trem de pouso a mais e duas exaustões a mais também, acho… Read more »