Em agosto, conheça o Esquadrão de Treinamento da Força Marítima de Auto-Defesa do Japão

6

IMG_0013

Célia Abe

Na história do relacionamento Brasil-Japão do período pós-guerra, algumas datas comemorativas têm sido marcadas pela visita do Esquadrão de Treinamento da Força de Autodefesa Marítima do Japão – ocasiões em que o público tem sido convidado a participar.

O Esquadrão de Treinamento da Marinha Japonesa (Força de Autodefesa Marítima do Japão) vêm regularmente ao Brasil em períodos a cada quatro anos. Uma das últimas passagens em nosso país aconteceu em junho de 2008, durante a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, quando o Príncipe Herdeiro Naruhito também esteve presente e assistiu ao desfile da Marinha Japonesa no Sambódromo.

Desta feita, neste ano em que se comemoram os 120 anos do tratado de Amizade Brasil-Japão, no dia 5 de agosto, o Esquadrão chega a Santos para mais uma missão de intercâmbio e amizade.

Os navios que partiram do Japão no dia 21 de maio, e retornam em 27 de outubro próximo, devem visitar 12 países em sua rota. O objetivo dessa viagem é proporcionar treinamento naval aos aprendizes-marinheiros e intensificar o intercâmbio entre os países visitados.

No Brasil, a programação inicia já no dia 5 de agosto, quando os tripulantes desembarcam em Santos e vêm a São Paulo para participar de uma recepção no Bunkyo – sendo que após a cerimônia passam a ser acompanhados por representantes da associação de suas respectivas províncias no Brasil.

O público está convidado para assistir à solenidade e, também, para conhecer os navios japoneses que estarão atracados no Porto de Santos. A entrada é franca.

RECEPÇÃO AO ESQUADRÃO DE TREINAMENTO DA FORÇA DE AUTODEFESA MARÍTIMA DO JAPÃO

Data: 5 de agosto de 2015 (quarta-feira), das 12h às 12h30
Local: Grande Auditório da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social
Rua São Joaquim, 381 – Liberdade – São Paulo – SP
Informações: (11) 3208-1755

O evento é coordenado pela Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo), Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyo), Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil (Kenren), Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil e Aliança Cultural Brasil – Japão.

VISITA AOS NAVIOS DO ESQUADRÃO DE TREINAMENTO DA FORÇA DE AUTODEFESA MARÍTIMA DO JAPÃO

Aberto ao público: 6 de agosto (quinta-feira), das 9h às 11h30
– Qualquer pessoa pode visitar livremente portando documento de identificação com foto.
Local: CPSP – Capitania dos Portos de São Paulo
Cais da Marinha S/Nº – Porto de Santos – Santos – SP
Tel.: (13) 3221-3454

Especial: 7 de agosto (sexta-feira), das 13h às 16h
– Apenas para grupos de associações.
Reservas e informações:
Consulado Geral do Japão em São Paulo
Departamento da Comunidade Nipo-Brasileira
Tel.: (11) 3254-0100 / Fax (11) 3254-0110
E-mail: cgjnb@sp.mofa.go.jp

DIVULGAÇÃO: Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
JagderVband#44

Gostaria de ser uma mosca para entrar nas belonaves nipônicas e ouvir os comentários a respeito dos navios brasileiros. Acho que os Japoneses são tão educados que nem comentariam nada, ficaria apenas em pensamento.

Marcelo

Os horários para visitação, em dias da semana, não são convenientes…pena.

Celso

Putz……visitar e entrar numa belonave como esta da foto, c uma tripulacao pra la de educada e treinada…….depois sair pelo cais, ficar babando de raiva e de vergonha cometer arakiri…rsrsrsrrsrsrs fazer o que neh……..nao tenho vergonha em ser Brasileiro e Patriota, mas nesta hora q da vontade de sumir , a isso da mesmo.

PS…conheco o Japao muito bem, meu filho morou la por 10 anos, ja vivi muito c a comunidade oriental em sp…entao e c todos os defeitos da raca, ainda assim na educacao pra comecar eles dao de mil a zero nos brasileiros. Sds

Roberto Santos

VISITEI AQUI EM RECIFE OS NAVIOS, NA VERDADE ESTIVE EM DOIS, O NAVIO ESCOLA E O DESTROYER, NAVIOS LIMPOS, BEM ORGANIZADOS. O ESCOLA POUCO ARMADO, O QUE É NATURAL, APENAS UM CANHÃO DE 76 MM OTTO MELARA , JÁ O DESTROYER, MUITO BEM ARMADO, EMBORA SEJA UM NAVIO JÁ BEIRANDO SEUS QUASE 30 ANOS , NÃO HOUVE VISITAÇÃO PÚBLICA EM RECIFE.
TRIPULAÇÃO MUITO EDUCADA, SORRIDENTE E ENCANTADA DE CONHECER OS TRÓPICOS E SEU POVO MAL EDUCADO E POBRE.

Lucas Palharez

São belos navios !

JagderVband#44

Onde assino Celso?

Abs