Marinheiros japoneses fazem limpeza na estação do metrô de Recife

28

Marinheiros japoneses recolhem lixo da estação do metrô de Recife

30.jul.2015 – Militares da Esquadra de Treinamento da Força Marítima de Autodefesa do Japão, que desembarcou no Recife na terça-feira (28), realizam um procedimento de limpeza no entorno da Estação Central do Metrô, no bairro de São José, região central da capital pernambucana, nesta quinta-feira (30). Ao todo, 30 homens da esquadra realizaram o serviço, junto com dez da Marinha e mais 25 profissionais da Emlurb (Empresa de Limpeza Urbana do Recife), que está apoiando o movimento cedendo sacos de lixo e um caminhão para levar os detritos.

FONTE: UOL

Subscribe
Notify of
guest

28 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Claudio Moreno

Pois é senhores!

Uma vergonha nacional! Os portos brasileiros são um lixo a céu aberto!

Santos por exemplo, é possível sentir o fedor de urina à centenas de metro antes da entrada.

Lá do mercado do café agente sente o fedor!

CM

Rick Bittencourt

Tudo bem limpeza e tal, sera q os japoneses sentiram q precisavam limpar pra dar uma lição de boas maneiras e higiene aos cidadãos da cidade??? Sabemos que os japas são super preocupados com a higiene e a limpeza de suas cidades !

Ze Abelardo

Japão 7 x 1 Brasil

Sangue Santista

Não sei de onde o sr. Cláudio Moreno é, mas os portos de todo Brasil, assim como outras localidades, infelizmente, por diversas situações, inclusive pela logística equivocada ainda empregada, realmente trazem odor de soja ou outra commodities que eventualmente possam estar depositada nas vias de acesso e propagando odor. Agora, dizer que tem cheiro de urina a centenas de metros e próximo da ” Bolsa do Café”, atual centro histórico, é de total ignorância, pusilamidade e falta de educação estampada em um mau cidadão, que deve estar comparando a sua cidade a dos demais. Melhorar continuamente é necessário, mas dizer… Read more »

Skyraider

A melhor limpeza que esta força poderia fazer é lançar uns mísseis cruise com destino a certos alvos em Brasília. Seria o melhor ato de higienização jamais visto.

Dalton

Lá na US Navy eles chamam tais trabalhos de “COMREL”
ou “community relations project” quando tripulantes de
navios em portos estrangeiros voluntariam-se para
executar uma série de trabalhos em prol da comunidade local o que sempre ajuda a estreitar os laços entre países e tem sido prática muito comum.

Mesmo após a reativação da “temida” IV Frota, navios da US Navy aqui estiveram executando “COMREL” um exemplo sendo a então USS Klakring, uma OHP em 2010 cujos tripulantes participaram da revitalização de uma escola em Fortaleza.

Segue um link para quem tiver interesse:

http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/cidade/marinheiros-limpam-escola-no-serviluz-1.99978

Leopoldo

Bem que poderia mesmo skyraide rsrs seria mais interessante rsrs

Claudio Moreno

Boa tarde, caro colega “Sangue Santista”! Sou aqui da baixada com tu (pelo menos é o que sugere teu pseudo nome…) Diferente de ti colega, tenho todos os meus sentidos, funcionando perfeitamente inclusive o do bom senso! Nossa querida Santos é urina só! Se desejar podemos hoje mesmo comer uns pastéis e tomar uns choppes. Daí caminhamos pelo mercado do café e podemos perguntar a algumas pessoas o que elas sentem no ar, ademais do cheiro caracteristico de nossa cidade beira mar. Você vai me encontrar na Odonto sande aqui na avenida Ana Costa. O Marcelo Ostra também pode opnar… Read more »

Dalton

Sky…

embora um “tomahawk” tenha alcance para atingir Brasília
se disparado de Santos ou até de mais distante o míssil
não faz parte do inventário naval japonês e até o momento o governo não mostrou grande interesse, seja para não “preocupar” a China ou mesmo ambas as Coréias, seja pela falta de uma doutrina ainda a ser estabelecida, mas, futuramente é possível.

Antonio M

É uma tradição dos japoneses, como um tipo de culto à humildade. Alguns anos atrás uma delegação de empresários japoneses limparam um banheiro público em São Paulo, se não me engano.

Douglas Schuindt

Creio que um Tomahawk não se enquadra na doutrina militar japonesa pela natureza ofensiva da arma.
Que tipo de povo não é capaz de limpar suas próprias vias?

Skyraider

Caro Admiral Dalton,

Se prestar atenção em meu comentário, não mencionei Tomahawk especificamente e sim míssil cruise, genérico, pois estava sem tempo de pesquisar se a marinha japonesa possuía este ou qualquer outro artefato desta natureza em seu inventário. De toda forma, acho que capacidade de desenvolver eles têm. Se não querem assustar os vizinhos, podem muito bem ocultá-los para lançamentos por estas paragens bolivarianas, pois o interesse de nossos políticos e população em geral pelo assunto é tão pífio que nem se sentiriam ameaçados por tais armas. Eis o fator surpresa para a higienização que se faz necessária.

Abs

Claudio Donitz

Que bela lembrança do Brasil irão levar para a casa. Pelo menos não foram assassinados como ocorrem com muitos turistas estrangeiros(brasileiros nem se fala).

caio

Quanta diferença faz um povo com uma cultura de zelo:Pelo espírito, disciplina e humildade, pela ssuperficialidad, estupidez e arrogância. Deram aula os nipons

Romulo Araujo

Nessas horas senhores eu sinto vontade de me enterrar em um buraco de vergonha de dizer que faço parte dessa cultura imunda, que vergonha Brasil.
Parabéns aos japoneses, literalmente sem palavras.

Renato B.

Eu conheço muita, mas muita gente que devia fazer esse útil exercício de humildade nesse país

Celso

Claudio Moreno, infelizmente tenho q concordar contigo, alias, nao sao so os portos q vc cita, nao da pra tapar o ceu c peneira e ufanismos de ofendidos, temos mesmo q ter a indignacao, afinal eh a unica ferramente q nos resta no orgulho de ser brasileiro….na Bahia isso eh useiro e veseiro, ja eh habito do baiano mijar em qualquer canto , principalmente na cidade velha (pelourinho e adjacencias) so pra citar uma cidade…….e nao eh de hoje nao……pelo Brasil, cantos de estacoes de trens, metros, ate em paradas de onibus se sente este odor de mijo……Brasil, pais de… Read more »

MO

Mercado do Cafe ? Irmão vc conhece Santos ? Tem Certeza ??? ah se conhece sabe que ali eh area de crakeiro né … Obvio desnecessario dizer que ali o cais eh abandonado mesmo, e os outros 16 km cheiram tbm ??? ….

MO

Powtis mudou o padrao do buneu do Kashima … neste padrão novo num tenho … phodeu …..

Roberto Santos

AQUI EM RECIFE FIZERAM ISSO NA COPA E NOVAMENTE COM ESSA FT , NO CENTRO DA CIDADE, UMA VERGONHA ; VCs PRECISAVAM VER A QUANTIDADE DE LIXO NA RUA, COISA DE POVINHO. COMO DISSE, ESTIVE NOS NAVIOS, ME CAUSARAM BOA IMPRESSÃO, LIMPOS E BEM ARMADOS, TRIPULAÇÃO ALEGRE E CORDIAL. NÃO DEIXARAM ENTRAR NO CENTRO DE COMBATE NEM EM OUTROS LOCAIS, APENAS PASSADIÇO, CONVOOU E ÁREA EXTERNA.

Dalton

Exato Sky… foi por isso que escrevi que “futuramente é possível” que o Japão desenvolva ou participe de um projeto conjunto com os EUA para um futuro substituto do “tomahawk” como eles já participaram com o SM-3 por e é utilizado apenas por EUA e Japão. Mas, desenvolver sozinhos um míssil cruise no momento talvez seja contraproducente, já que ter a capacidade para fazer não significa que valha a pena fazer, seja do ponto de vista técnico, financeiro ou político. Então da mesma forma que os britânicos compram o “tomahawk” de prateleira e são os únicos clientes estrangeiros até agora,… Read more »

Sangue Santista

Como os editores, democraticamente, não publicaram meu comentário ao sr. CM, apenas tenho a dizer a Celso e cia Ltda que criticar e dizer que tudo está errado é muito fácil, comparar portos mais ainda…O mais triste é ler e ter que aguentar opiniões equilibradas de um Luiz Monteiro e um bando de despreparados, leitores de supertrunfo, discutirem algo que nem de longe, competência tem…Compara a milenar disciplina nipônica ao caos que é a nossa ” meio milenar” existência, é de uma superficialidade infantil e de quem nada acrescenta ao trabalho diário que profissionalmente tentamos implantar.

Felipe

Senhores, boa tarde. 1) Antes de enviar um míssel à Brasília é melhor enviar aos seus estados, que mandam tudo que é tipo de canalha para cá. 2) Santista, tenha educação e humildade. Todos os que lhe responderam, o fizeram com muita educação e sem partir para ataques pessoais. Aqui não é site de moleque em que se parte para ataques pessoais quando não se tem argumentos. 3) Moderação, a política de abrir os comentários de tempo em tempo com certeza beneficia ao site e a venda de revistas. Mas, nessa semana, tivemos diversos tópicos interessantes em que a discussão… Read more »

Augusto Barbosa

Infelizmente, menos de 24h depois da limpeza realizada pelos japoneses, já estava tudo sujo de novo.

Gabriel

Que vergonha Recife !

MO

Não Irmão eles fazem isso em qqr lugar, americanos, Ingleses tbm, isso se chama ACISO (obvio que para eles deveser ACISORO ou algo assim), mas nada do outro mundo, não entendi nem o pq da matéria …

Consertar escolas, pintar monumentos, normal, fizeram um Xabu danado por isso e nem procuraram saber como eh normalmente (A materia da TV foi tendenciosa, trazeno para o lado davergonha (sim a sugeira eh mesmo vergonhoso), mas a ação serah isto ou algo do genero, normalmente feito em ACISO´s ou ACISORO´s .. .:-)

Rogério Mendes

Infelizmente não há alternativa a não ser generalizar. O brasileiro é sem educação, da escola e de casa.

ricardo

Moro aqui no japao a 23 anos e no comeco achava estranho essas limpezas comunitarias, mas agora com filhos na escola vejo que isso ja comeca desde crianca, porque na escola quem cuida da limpeza sao as proprias criancas, eles aprendem a cuidar nao somente para eles mas tambem para as proximas criancas que estudarem la.