Vale a pena ver de novo: o primeiro submarino com snorkel na US Navy

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US Navy - USS Irex em 1951 ainda com canhoes - foto via Navsource

Em atenção ao nosso leitor “Guppy”, ex-submarinista da Marinha do Brasil e cujo apelido homenageia os submarinos reconstruídos para a Marinha dos EUA (US Navy) após a Segunda Guerra Mundial no programa “Greater Underwater Propulsion Power Program” (sigla Guppy), vários dos quais serviram na Marinha do Brasil a partir da década de 1970, republicamos a matéria abaixo sobre o USS Irex. O submarino, apesar de não ser um Guppy, recebeu a primeira instalação experimental num submarino americano do sistema “Snorkel” que seria empregado nas reconstruções do programa.

O Snorkel, invenção holandesa adaptada pelos alemães aos seus submarinos nos anos finais da guerra, é basicamente um conjunto de mastros e tubulações para admissão de ar e exaustão de gases, permitindo ao submarino operar seus motores diesel em profundidade periscópica..

O USS Irex era um submarino da classe “Tench”, e foi equipado operacionalmente com snorkel em julho de 1947, portanto, dois anos após o final da Segunda Guerra Mundial. Na imagem acima, de 1951, o submarino já era dotado do moderno sistema, porém ainda trazia resquícios de uma era anterior, com canhões instalados no convés e na plataforma da vela.

Arranjo snorkel tipico para modernizacao de Fleet Type e Guppy - desenho via NavsourceUm esquema do snorkel, como era instalado em modernizações de submarinos que serviram na Segunda Guerra Mundial ou ficaram prontos ao final ou após o conflito, agrupados sob a denominação de “Fleet Type”, ou nos que passaram por extensas remodelações nos chamados padrões “Guppy”, pode ser visto no desenho ao lado.

Ainda sobre o pioneiro americano USS Irex, o submarino foi lançado ao mar em 7 de outubro de 1944 e comissionado em 14 de maio de 1945. Permaneceu em serviço até novembro de 1969, recebendo várias modificações ao longo de sua vida.

Clicando na foto abaixo, da década de 1960, percebe-se o grande domo de um novo equipamentos de sonar instalado à vante da vela, que também foi substituída por uma de desenho hidrodinâmico aperfeiçoado. O navio continuava, porém, com o desenho típico da proa dos submarinos do tipo “Fleet Type” da Segunda Guerra Mundial.

USS Irex na decada de 1960 - foto via Navsource

FOTOS via Navsource

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GUPPY

Amigos do Blog, Os Submarinos Rio Grande do Sul-S11, Bahia-S12, Rio de Janeiro-S13 e Ceará-S14 também eram desta Classe “Tench”. Estes que foram transferidos para o Brasil foram convertidos ao padrão GUPPY II enquanto o “Irex SS-482” sofreu uma conversão de menor monta conhecida como “Fleet Snorkel” que até era um tipo de GUPPY, porém com poucas mudanças em relação às outras variantes do programa, mantendo a configuração externa praticamente igual ao período de lançamento, exceto a vela que precisou ser substituída por uma nova que abrigasse o Snorkel. O Rio Grande do Sul-S11 foi o 1º Submarino GUPPY e… Read more »

Nunão

Bela foto. E bem interessante a posição do domo maior de sonar.

GUPPY

Que pena, indisponibilizaram a foto do USS Irex.

Prezado Nunão, não tem como colocar outra foto do mesmo submarino para substituir a que foi tirada? Thank you.

Fernando "Nunão" De Martini

Seu pedido é uma ordem, caro Guppy.

A foto que estava originariamente desapareceu, infelizmente, numa das atualizações de servidor de anos atrás.

Aproveitei a oportunidade de consertar o estrago para complementar algumas informações no texto, colocar mais imagens e, de quebra, republicar como um “vale a pena ver de novo”.

Um abraço!
Nunão

GUPPY

Obrigado, Galante. Eu estava revendo alguns posts antigos e fiquei triste com a retirada da foto do USS Irex. Agora volto a ficar alegre, rsrs…

Abs

GUPPY

Prezado Nunão, agradeço bastante. Desculpe-me por ter agradecido ao Galante e não a você, isto aconteceu por uma confusão que fiz de ter solicitado a você e quando vi o post republicado (eu não havia visto o novo título, nem os acréscimos escritos, somente a primeira fotografia) eu vi o nome do Galante como autor do post e achei que foi ele quem me presenteou atendendo ao apelo. Mas como vocês são do site, tá tudo em casa, certo?

Forte Abraço

Fernando "Nunão" De Martini

Tudo em casa, Guppy!

Uma coisa que achei bastante interessante é o esquema do Snorkel da ilustração.

Parece também incluir tubulações de exaustão (quatro, pelo jeito, duas por bordo) para quando o submarino está emerso. Será que é isso ou viajei?

GUPPY

Sim, Nunão. Eram quatro tubos exaustores, dois em cada bordo, um para cada motor.
Abs

GUPPY

Prezado Nunão, “Pre Snorkel Exhaust Each engine had inboard and outboard exhaust valves, in much the same arrangement as the Royal Navy. However the individual outboard valves to each of the four surface mufflers were hydraulically operated. It is interesting to note that the inboard valve appears to be a sluice type as fitted in 1968 to Royal Canadian Navy ‘O’ class. Both inboard and outboard exhaust valves were water cooled, the inboard by water from the engine fresh water system, the outboard by water from the engine salt water system. So to recap, the original engine exhaust set-up was… Read more »

GUPPY

Nunão,

Veja o último parágrafo.

É claro que alguns submarinos que receberam o sistema snorkel tiveram, durante a conversão GUPPY, um motor retirado ficando com apenas três e, nesse caso, o esquema dos tubos exaustores também sofriam alterações.

Abs

Israel E S Martins

Oi Guppy, tudo bem? então, sou um entusiasta em relação a jogos navais e tenho um simulador de submarino chamado: Silent Hunter Você poderia dar uma olhada nele e por favor, me passar as instruções para navegá-lo assim como um submarino de verdade? meu e-mail é o: israelmestre@gmail.com ; se você aceitar, eu mando um jogo para você instalar no seu micro e testá-lo, ou melhor ainda se você já tiver um instalado, hehehe! MUITO OBRIGADO pela atenção! Ps.: depois de me passar as instruções e aprender corretamente a navegar, poderia me dar a honra de disputar uma partida online… Read more »