Base de submarinos da Marinha reduz ritmo de trabalho por corte de gastos

109
Prosub

Prosub

PROSUB_Itaguaí

Ajustes orçamentários implementados desde o ano passado reduziram o ritmo de trabalho no Estaleiro e Base Naval de Submarinos (EBN), da Marinha do Brasil, em Itaguaí, região metropolitana do Rio de Janeiro. Os cortes provocaram demissões por parte da empresa Odebrecht, que trabalha para a Marinha no Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub).

O valor aprovado na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2015 para o Prosub era de cerca de R$ 1.771,71 bilhão. Entretanto, o contingenciamento de 41% reduziu esse montante para R$ 1.052,60 bilhão, de acordo com a Marinha.

O diretor do Centro de Comunicação Social da Marinha, contra-almirante Flávio Augusto Viana Rocha, disse que, diante da restrição de verbas, a prioridade é a implantação do estaleiro de construção e do ship lift (elevador para navios). A ideia é que a conclusão da infraestrutura coincida com a entrega do primeiro de quatro submarinos convencionais que serão produzidos na base. Três deles já estão em fabricação.

Projetos

Implantado em dezembro de 2008, em acordo com a França, o Prosub envolve três grandes empreendimentos: construção da infraestrutura industrial e de apoio para construção, operação e manutenção dos submarinos; construção de quatro submarinos convencionais (S-BR); e projeto e construção do submarino com propulsão nuclear (SN-BR).

Os primeiros submarinos convencionais estão em fabricação. A construção do modelo com propulsão nuclear deve começar em 2017 e durar dez anos, segundo Viana.

O cronograma do projeto (ver imagem abaixo) está passando por “criteriosa análise”, para adequá-lo ao orçamento disponível, de acordo com o contra-almirante.

Cronograma Prosub

A implantação da infraestrutura industrial engloba a construção da Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas e de dois estaleiros, um de construção e um de manutenção, além de uma base naval que abrigará a estrutura de comando e controle de submarinos. O projeto também incluiu o Centro de Instrução e Adestramento de Tripulações e um complexo radiológico. Parte dessas estruturas já foram entregues.

Novas demissões

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro (Sindimetal), Jesus Cardoso, disse que a expectativa é que ocorram novas demissões de trabalhadores da Odebrecht a partir do segundo semestre deste ano, caso a empresa não receba aporte da Marinha. “O sindicato está atento”. A Odebrecht informou que, em 2016, não houve demissões nas empresas do grupo em Itaguaí.

FONTE: Agência Brasil

Subscribe
Notify of
guest

109 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
carlos alberto soares
carlos alberto soares

“A Odebrecht informou que, em 2016, não houve demissões nas empresas do grupo em Itaguaí.”
Valeu, hoje é dia 12 de Janeiro de 2016.
O Projeto em si é muito bom, todo ele.
Onde erramos:
1.- Na escolha do Sub que deveria ser Alemão ou Sueco com tecnologia AIP e
2.- Na escolha da RoubaBrecht.

john Paul jones

Com todo o meu respeito a MB aqueles esqueletos lá não vão montar submarino nenhum ….., a unica parte do site pronta é a UFEM, o resto deixa pra lá …..

Aquilo está tão abandonado (um areal) que “populares” da “beira do cais de sepetiba” me disseram que ladrões já entraram a noite no site para roubar material ….

verguenza ….

Enquanto isto vejam o filmete abaixo de final de ano do SIMA e comparem com a MB (Arsenal).

Ed "árabe" lima

Boa noite a todos os amigos! Tradicional estaleiro em Niterói num único dia demitiu três mil chefes de família…isso e muito triste,as vésperas do natal se não me engano…eu trabalho na saúde pública do rio e vejo os cortes…vergonhoso,tira qualquer esperança num amanhã…ah mas tem carnaval e olimpíadas!! Pra q saúde e soberania nas águas ne? Salamaleico!

carlos alberto soares
carlos alberto soares

john Paul jones 12 de janeiro de 2016 at 18:10
Colega, pés no chão ….. ops ….. Naus n’água…..
http://www.asmar.cl/

carlos alberto soares
gengisdu

Poxa vida que estaleiro hein, parabéns ao Peru e a Sima só pra dar mais vergonha ainda do que estão deixando acontecer no Brasil por causa da maldita corrupção que já se infiltrou em tudo quanto é canto. Deus tenha misericórdia de nós.

Bosco

Cadê o S-BR-1???

pedro possa

cara a marinha ta colocando todas as suas fichas nesse projeto e fica cada vez mais evidente o buraco no qual a marinha está se metendo pois as grandes potencias não querem o brasil no seleto grupo de marinhas que detêm tecnologia o suficiente para produzir um submarino nuclear. ————————————————————————————————————————— esse projeto só pode acabar muito bem ou muito mal se acabar bem a economia volta acrescer em 2017 logo serão concedidos um orçamento melhor, o projeto seguirá e em 10 anos teremos nosso subnuc, no caso de acabar mal a falta de interesse do governo causará mais cortes em… Read more »

edcarlos

O Brasil é o país da megalomania, da má gestão e da corrupção, essa afirmação fica cada vez mais acertada para nossa nação.
A Marinha do Brasil encontra-se em estado catatônico, seus meios de superfície, muitos defasados e com problemas de operação e manutenção, encontram-se no limiar da inoperância.
Quando as decisões corretas serão tomadas, pois esse SN-BR será o prego que vai fechar a tampa do caixão da MB.

Saudações!

Bosco

Pedro,
Não entendi! O que as grandes potências tem a ver com o andamento do projeto de nossos submarinos?

carlos alberto soares

Bosco 12 de janeiro de 2016 at 21:09
O gato comeu !….. Xiii o gato não …… o molusco ……. (rs)

carlos alberto soares

“esse projeto só pode acabar muito bem ou muito mal se acabar bem a economia volta acrescer em 2017 logo serão concedidos um orçamento melhor, o projeto seguirá e em 10 anos teremos nosso subnuc, no caso de acabar mal a falta de interesse do governo causará mais cortes em 2016 e a necessidade de escoltas no máximo até 2018 levará ao fechamento de projeto por ser muito caro e os orçamentos destinados a tal estarão mais escassos ainda”
Tendi ….. tudinho ……. tendi ……. tudinho ……. tendi ……. tudinho ………tendi……. tudinho…….

Enedino

Vergonha ver o andamento da construção dos submarinos em Itaguaí e dos NAPAS 500t no Eisa, E saber que o AMRJ está ocioso. Alíás, quais são os planos da MB para o AMRJ? Oque farão com os NAPAs contratados ao EISA?

dieter91360

A essa cadencia, teremos Subnuc lanpor 2050, e base em 2075. Brasil, o pais do futuro, eternamente…

Jodreski

A verdade é que enquanto a pasta da defesa gastar 80% do seu capital com folha de pagamento. E esses 20% que sobram for gasto com a mesma responsabilidade que um adolescente gere sua mesada teremos as 3 forças nessa situação que estão. EU sou a favor de uma marinha menor, de uma força aérea menor e de um exército menor também, porém o que sobrar precisa ser profissional, ser bem equipado e muito bem adestrado. Do que adianta ter a quantidade de soldados que temos se os mesmos mal sabem manusear os seus enferrujados fuzis, do que adianta ter… Read more »

Juarez

Eu co tinuo sorvenxo um mate e vendo babania Navy indo parar na Cossa das Marianas.
G abraco

Iväny Junior

Os novos submarinos são tão discretos que são invisíveis, inavegáveis e insubmersíveis. Já que escolheram, viram o erro e não cancelaram, aguentem. Sem choro, sem peninha. Aguenta caladinho, as olímpiadas vão ser “mara”, como a copa foi, afinal, sempre pode-se ampliar a goleada muito além dos 7×1.

Bardini

Bom, pelo menos temos o S-BR 4 dentro do cronograma… Rsrs…

jagderband#44

Puthenphia Navy, como diria o cumpanheru. kkkk

carlos alberto soares

“Bardini 13 de janeiro de 2016 at 16:10
Bom, pelo menos temos o S-BR 4 dentro do cronograma… Rsrs…”
Onde ?

Matheus de Oliveira

OFF topic— Caros amigos, venho diante de vocês fazer uma pergunta um tanto pertinente para a História do nosso país, a pergunta é simples e direta: Sera que se a República nunca estivesse sido proclamada o nosso grandioso País estaria em um patamar mais elevado em relação ao que se encontra no atual momento, com uma diplomacia forte e forças armadas respeitadas e temidas? Sei que mudei completamente de assunto do tópico, mas já a um tempo venho refletindo acerca do tema!

Bardini

carlos alberto soares,
.
Ainda não teve sua fabricação iniciada…

Felipe Rodrigues

SubNuc?
Sei..
Agora não tem esquadra,
Parabéns pela escolha MB!

zorannn

É bem tipico do Brasil! Trazem a Copa e constroem estádios onde não há futebol, criando verdadeiros elefantes brancos. Constroem uma base de submarinos de filmes de 007, sendo que os submarinos nem sequer existem e estão todos atrasados. Submarino nuclear? isto ninguem sabe quando sai. É a completa inversão de valores.Já pararam pra pensar em quantas escoltas daria pra comprar com a grana enterrada nesta base? Qualquer semelhança entre os 2 casos não é mera coincidencia!! Aí oa caras reclamam que não tem dinheiro. É a completa falta de prioridades. Já imaginou o efetivo extra para povoar esta base… Read more »

Trollbuster

pedro possa 12 de janeiro de 2016 at 21:14

Sempre as grandes potências ferrando o Brasil…

E o pobre e injustiçado (des)Governo brasileiro não tem culpa alguma…

Meu..Volta pro Plano Barril..

Eu sempre falei que este projeto ia acabar quando quitassem a parte da Odebretch..

Agora nem isto..

Mario Heredia

Pessoal, não houve nenhuma escolha errada, apenas falta de entendimento dos amigos. Todas as escolhas foram feitas de acordo com os pixulecos muito bem definidos.
Erramos ao ler os contratos. Onde se diz transferência de tecnologia, lei-se, transferência de pixulecos. Assim podemos começar a entender o que realmente está acontecendo.
Infelizmente nossos mandatários não tem a menor preocupação com nossa defesa, todavia a defesa de suas contas bancárias…

Juarez

Infelizmente meus amigos em quase todos os grandes ‘pujetos’ da MB tem um senhor rolo no meio. Se meteram com a Roubenmbrecht no negócio dos Subs, agora pouco fiquei sabendo que a empresa de construção da sogra do ministro do STF, o Barroso prestou serviços em Itaguaí e o digo cujo era sócio da empresa na época., depois se envolveram com os pilantras da Airbosta comprando meia duzia de Exocet cujo preço seria possível comprar um extoque de Tomahawk, não satisfeitos contrataram a modernização dos Tracker com uma empresa falida, a Marsh, depois tiveram que entregar para Jacó que evidentemente… Read more »

Juarez

Lembrando aos amigos aqui do PN que no início de 2014 eu e outros aqui avisamos que tudo isto poderia acontecer. A MB e seus arapongas plantoneiros ao invés de fazer uma auditoria e um mea culpa tratou de rebater, ameaçando os editores e forçando a barra para eu e outros fossem bloqueados de comentar.
O tempo passou e mostrou ser senhor de todas as verdades.

G abraco

Luiz Ricardo Cascaldi

Ok,,, corte em 2014, corte em 2015, corte em 2016. A grande pergunta que fica é:Se a economia melhorar, vai ter aumento? Ou quando chegar no meio do ano vai ter sempre aqueles cortes de orçamento mal planejados?

Vamos fazer bolão? Aposto R$10,00 que esse projeto, se sair alguma coisa, vai sair só os 2 scorpenes produzidos pra valer na França.

Nem levo mais nada a sério.. E o governo querendo recuperar a economia com a mesma estratégia burra de antes.

Celso

Juarez, como sempre certas comparacoes fazem c q alguns rodem a baiana e outros rapapes……..apesar de pouco comentar, nao tiro uma virgula do seu comentario…..nem mesmo sobre o Johny Walker….rsrsrsrsr…..nao perca a verve, a verdade incomoda, mas somente a quem tem o rabo preso. Sds

Dalton

Juarez… “… vão ter um Tracker tunado com 50 anos custando o preço de um E 2 C novo. ” Não há E-2 C novo e sim o novo E-2D que está na faixa dos 170 milhões de dólares que é um outro tipo de aeronave. . Caso você tenha se confundido com o C-2 que é a aeronave para COD atualmente na US Navy e consequentemente bem mais barata que uma aeronave AEW ainda assim a comparação seria exagerada para uma aeronave que não está mais em produção, custava cerca de 40 milhões de dólares na época, não está… Read more »

Juarez

Nobre Admiral Dalton, como bem sabes a mesa e redonda, o pe e quadrado e dois mais dois continua sendo quatro.
O SP vai operar no dia que a galinha criar dente e wuase wuarenta milhoes de doleta por celula dava para por as Corvetas de volta a ativa.

G abraco

Dalton

Pode ser que você tenha razão Juarez e a marinha precise abdicar do NAeSP mesmo assim não acredito que a modernização de um C-1 saia por 40 milhões de dólares que era o preço de um C-2 no passado,hoje seria ainda mais ! Até onde me lembro não deveria ultrapassar 20 milhões por aeronave um preço ainda interessante. . As aeronaves estarão sendo pagas ao longo de um período de alguns anos, então não sei se há um impacto real na situação das corvetas hoje e a baixa prematura da Frontin não apenas visava evitar uma custosa modernização como evitar… Read more »

zorannn

Olá Mario Heredia! . Como não houve nenhuma escolha errada? Quando este contrato ainda estava sendo discutido, cansamos de alertar aqui (na época os comentários eram abertos como estão agora) sobre vários problemas na proposta. A principal delas? A falta de continuidade. Chegamos à época a questionar o preço do contrato, que na época era suficiente para comprar 13 submarinos IKL. Já compramos tecnologia antes com os IKL e apenas 1 submarino adicional foi construido. Agora temo que nenhum seja!! A intenção era a de se aumentar o tamanho da força de submarinos, mas com os atrasos, possivelmente isto não… Read more »

Velame

Juarez, aqui no Rio também tem gente séria e honesta, assim como no RS também tem homem que gosta de mulher. No mais, não tiro uma vírgula de nenhum dos seus comentários. O tempo realmente mostrou a verdade.

Jucá Freire

Tudo, absolutamente TUDO, que o gramunhão de 9 dedos se meteu rolou grandes pixulecos, saiu 4X o preço internacional, recebemos 10% em troca, depois tudo faliu, demitiram todos os funcionários (ou estão) e a economia está arruinada; a dentuça mente sobre tudo, erra em absolutamente tudo que é possível errar, a corrupção já se espalhou em metastase, o governo e o partido estão sendo presos como ratos em ratoeiras, o Collorido renunciou porque roubou, retornou por voto do povão e está roubando novamente, a sessaõ do STF dá nojo, tem erros de português, ministros desinformados, brincando, as decisões são confusas… Read more »

Juarez

Admiral Dalton, para o teu saber, quando estava na mão da Marsh, já andava em USS 25.000.000,00, depois que a Elbit pegou se agregou mais dez e tem mais adifivos que não foram feitos ainda por falta de dotacao orcamentaria.
Nau subestime Marinha Carioca e oxxxx meeeeuuu irrrrrrrrmao, eles são insassiaveis.

G abraco

fidalgo

será que o Brasil precisa de um submarino nuclear? quanto custa? um submarino convencional com AIP não chegava? quantos se poderiam comprar com o dinheiro do nuk? e o porta-aviões funciona? e as fragatas? com as parcerias certas o Brasil podia ter uma frota nova e participar na sua fabricação…
Um abraço

carlos alberto soares

Juarez 14 de janeiro de 2016 at 10:12
Verdade, fomos.

carlos alberto soares

Dalton 14 de janeiro de 2016 at 11:24
“…..não está e não estará disponível e de qualquer forma não pode operar do NAeSP .”
E o que opera nele e há quanto tempo ?
Parem com essa loucura no A 12 e de aviação embarcada de asas fixas, ponto.

Juarez

Jesus, tropecei no português:

Insassiavel nao, insaciavel.
Peço perdão aos colegas, velho, teimoso, de óculos, caduco e analfabeto digital da nisto.

G abraco

john Paul jones

Dalton;

O Juarez está coberto de razão ….

Eu conheço bem esta história do COD x MARSH x UAC x ….

Esta história da UAC + MARSH é tenebrosa …., avião que ficou guardado no patio da UAC por anos (sucateiro do deserto do Mojave) porque a Marsh burlou a lei de exportação militar do governo americano + intermediário colombiano (HBI nternational) ….

Parece a novelo do El Chapo mexicana ha ha ha ha ha

Bardini

Bem, aprovaram a LOA 2016, em que a defesa fica com algo entorne de R$ 60,1 Bilhões, e frente aos quase R$ 79 Bilhões do ano passado, a coisa vai ficar praticamente parada.
Segundo o PLOA 2016 a MB receberá R$ 1,15 Bilhões para tocar o projeto. E reservaram R$ 2 Bilhões para dividir entre HX-Br, Gripen e KC-390:
http://www.orcamentofederal.gov.br/orcamentos-anuais/orcamento-2016/Arquivos-ploa/orcamento-cidadao-2016.pdf
.
Ah, e R$ 200 milhões para a “defesa do território” (vulgo Rio de Janeiro…) durante as olimpíadas. Adeus Pantsir…

Bardini

Fazendo um adendo ao meu próprio comentário: . O PLOA 2016 também detalha os gastos com pessoal e benefícios, despesas e investimentos, então: . – Gastos com Pessoal e Benefícios: 77% ( R$ 46,3 Bilhões, com o dólar a 4 reais: U$ 11,6 Bilhões); – Outras Despesas: 11% (R$ 6,61 Bilhões, com o dólar a 4 reais: U$ 1,65 Bilhões ); – Investimentos: 12% (R$ 7,21 Bilhões, com o dólar a 4 reais: U$ 1,80 Bilhões); . É no mínimo ridículo ser gerido por pessoas que sonham com um assento no conselho de segurança da ONU, mas que investem menos… Read more »

Bardini

Alías… Mais ridículo ainda é o texto meia-boca/ cheio de erros/ cheio de mentiras e inverdades que consta na PLOA 2016… A cara do Brasil…

carlos alberto soares

É Bardini,
Mas não faz muito, o Juárez, Oganza, Eu, Vader e outros fomos trucidados quando afirmávamos que chegaria a isso e que tudo que vinha sendo feito é pura ilusão (pixuleco).
Poderíamos ter tocado no arroz com feijão, ovo e um bifinho de vez em quando.
Mas nos colocaram goela abaixo:
“VÃO COMER FILÉ MIGNON A PIXULECO E PONTO”.
Mas a grana na verdade é nossa, mas …. sempre o mas …..

carlos alberto soares

Bardini,
quanto ao PLOA 2016, parabéns pela sua paciência, não deve ser fácil.
Quanto ao:
“Alías… Mais ridículo ainda é o texto meia-boca/ cheio de erros/ cheio de mentiras e inverdades que consta ….”
o que você esperava de uma ditadura na república sindicalista ?
Dos MS’s da vida qualquer mer …..
Colega, no MOBRAL a maioria queria aprender a ler e a escrever.
Minha avó Italiana frequentou, daria um “banho” em muito ispicialista do GF dos últimos 13 anos.
Socorrooooo !

Bardini

Aham… ” Desde trólóló avisamos que iria dar chabu…” . Felipe Cps (Vulgo: Vader) 6 de março de 2010 at 11:53 . “Parabéns à Marinha. Essa é a Marinha do Brasil que dá certo, a Marinha dos submarinos, a Marinha para “negar o uso do mar ao inimigo” (ex vi END), a Marinha que efetivamente provê defesa das nossas costas, que impede nossos portos de se verem bloqueados, a Marinha que impede que o inimigo entre em nossas águas e que se imiscua em nossa plataforma continental e, porque não, no Atlântico-Sul. A Marinha que um dia meterá medo nas… Read more »