Eric Brown

O piloto mais condecorado da Marinha Real, o capitão Eric “Winkle” Brown, faleceu aos 97 anos de idade.

Brown também detinha o recorde mundial por ter voado o maior número de diferentes tipos de aeronaves – 487 no total.

Durante a Segunda Guerra Mundial, o capitão Brown, que nasceu em Leith em 1919, voou aviões de caça e testemunhou a libertação do campo de concentração de Bergen Belsen.

O piloto, que foi nomeado MBE, OBE e CBE, morreu em East Surrey Hospital, após uma curta doença.

Um comunicado divulgado por sua família disse: “É com profundo pesar que a passagem do capitão Eric Melrose Brown é anunciada.

Brown foi o primeiro piloto a pousar um caça a jato a bordo de um porta-aviões. O feito ocorreu em 3 de dezembero de 1945, a bordo do HMS Ocean, em um jato DeHavilland Vampire
Brown foi o primeiro piloto a pousar um caça a jato a bordo de um porta-aviões. O feito ocorreu em 3 de dezembero de 1945, a bordo do HMS Ocean, em um jato de Havilland Sea Vampire

“Eric foi o piloto mais condecorado do braço aéreo da frota e foi universalmente conhecido como ‘Winkle’ por conta de sua baixa estatura.

“Ele também alcançou três recordes absolutos no Guinness World, incluindo o número de pousos em porta-aviões e os tipos de avião que voou.”

O capitão Brown foi educado em Fettes College e na Universidade de Edimburgo, onde aprendeu a voar.

HMS_Audacity_(D10) (1)
Brown ingressou na Royal Navy como voluntário, se tornou piloto do Fleet Air Arm no esquadrão 802. Serviu inicialmente a bordo do porta-aviões HMS Audacity voando Grumman Martlet. Durante o serviço ele abateu dois aviões de patrulha alemães Focke-Wulf Fw 200 “Condor”. O HMS Audacity foi torpedeado em 21 de dezembro de 1941 pelo submarino U-751. Eric Brown foi um dos dois sobreviventes do seu esquadrão graças ao seu salva-vidas Mae West.

Ele ficou fascinado para voar com a idade de oito anos quando seu pai, um piloto do Royal Flying Corps durante a Primeira Guerra Mundial, levou-o em um biplano.
“Não havia segundo assento, mas eu me sentei no colo dele e ele me deixou segurar o manche”, disse à BBC em 2014.

“Foi emocionante. Você vê a Terra de um ponto de vista completamente diferente.”

Ele se aposentou da Marinha Real em 1970, mas tornou-se o diretor-geral do British Helicopter Advisory Board e, posteriormente, presidente da Royal Aeronautical Society, em 1982.

01_eric_brown_co_rnas_lossiemouth_copy

VIDA MARCANTE

  • Voou 487 tipos diferentes de aeronaves, um recorde mundial que é improvável que alguma vez seja batido
  • Pilotou 2.407 pousos em porta-aviões
  • Nomeado MBE, OBE e CBE
  • Sobreviveu a 11 acidentes de avião e ao naufrágio do HMS Audacity em 1941
  • Encontrou-se com Churchill e o Rei George VI inúmeras vezes
  • Estava na liberação do campo de concentração de Bergen Belsen
  • Interrogou alguns dos principais nazistas depois da guerra, incluindo Heinrich Himmler, Hermann Goering e principais guardas de Belsen, Josef Kramer e Irma Grese

O capitão Brown escreveu numerosos livros de sua autoria e prefácios de outros autores sobre o tema da aviação, antes e depois de sua aposentadoria.

Eric Brown bustEm março de 2015, um busto de bronze dele foi inaugurado no Fleet Air Arm Museum, em Somerset.

Em sua 97ª festa de aniversário em Londres, em 27 de janeiro, ele foi acompanhado por mais de 100 pilotos, incluindo o First Sea Lord, almirante Sir George Zambellas.

Em 2014, o veterano de guerra foi escolhido como tema para a edição 3000 da Desert Island Discs, durante a qual ele foi descrito pela apresentadora Kirsty Young como um “herói da vida real” e um “notável audacioso”.

“Quando você lê a história de vida de Eric Brown, James Bond parece um pouco preguiçoso”, disse ela.

No vídeo abaixo, Eric Brown realiza o primeiro pouso de um jato em porta-aviões

FONTE: BBC

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fernando

que vida que esse sr. teve! impressionante!! parabéns capitão Winkle por toda sua contribuição a aviação naval e para com a história. Aproveito para perguntar aos colegas: existe algum filme sobre ele? a vida deste sr. daria um excelente filme ou filmes já que um não daria para contar tudo.

Bardini

Fernando,
.
recomendadíssimo: https://www.youtube.com/watch?v=szten4iypCM
.
Como este homem entrou para a história (pessoas como este senhor não morrem), muito provavelmente Hollywood vá se aproveitar deste fato, como se aproveitou da grande história de vida de Louis Zamperini.
.
Ps: Se forem fazer o filme, deixem nas mãos do Nolan! 😀
.
Ps1: O próximo filme do Nolan é embasado na Operation Dynamo, para 2017.

Oganza

Bardini,
doc fabuloso… obrigado.
Grande Abraço.

Fernando

Obrigado Bardini por sua contribuição e na dica do filme do Nolan!

Agora uma curiosidade que tenho: o HMS Audacity nasceu como cargueiro (Hannover) e foi transformado em porta aviões, houve reforço estrutural no quesito blindagem nessa transformação? algo semelhante poderia ser aplicado nos dias atuais em tempos de guerra? o confisco de embarcações cargueiras para fins militares.

No episodio do afundamento do mesmo ele estava sem escolta para não detectarem o submarino U-751 a tempo? já que foram disparados três torpedos e o U-751 saiu ileso dessa.

Dalton

Fernando… acreditava-se que um NAe de escolta deveria operar afastado do comboio, o que seria modificado mais tarde, para ter mais espaço de manobra para lançar e recolher aeronaves e o HMS Audacity estava na retaguarda do comboio e os navios escoltas designados para ele incluindo pequenos destroyers classe “Hunt” estavam ocupados na proteção dos mercantes assim ele foi uma presa fácil. . O “Hanover” não foi a escolha mais feliz para conversão em NAe de escolta, mas, na falta de navios tudo precisava ser aproveitado e ele provou o valor do NAe de escolta, não recebendo blindagem nem mesmo… Read more »

Fernando

muito obrigado pela aula Dalton! abçs

Defourt

Também o meu agradecimento aos colegas Dalton, pelas explicações, e ao Bardini pelo excelente documentário. R. I. P. Eric ‘Winkle’ Brown. 1919 – 2016.

Eduardo Ramos

Em algum lugar tem a lista de aeronaves que este herói voou ?

Mauricio R.

OFF TOPIC…, mas nem tanto!!!!
.
Falecimento de ás japonês do ataque a Pearl Harbour , Midway e sobrevivente da campanha de Guadalcanal:
.
“Mitsubishi A6M Zero fighter ace, Kaname Harada, has passed away on May 3.”
.
(http://alert5.com/2016/05/06/zero-fighter-ace-who-took-part-in-pearl-harbor-raid-has-passed-away/)