Home Clipping Vale e China Cosco Shipping assinam acordo para transporte de minério

Vale e China Cosco Shipping assinam acordo para transporte de minério

2290
15

Valemax-ship

ClippingNEWS-PAA China Cosco Shipping Corporation e a Vale assinaram um acordo com duração de 27 anos para que a gigante chinesa transporte 16 milhões de toneladas de minério de ferro para a mineradora brasileira por ano.

O acordo foi assinado pelas companhias em uma cerimônia em Pequim nesta sexta-feira (18), disse a companhia chinesa em comunicado.

“A assinatura do acordo marca o início de um novo capítulo da cooperação entre as duas empresas”, afirma.

A China Cosco Shipping Corporation foi lançada no mês passado depois da fusão das antigas rivais China Ocean Shipping (Group) Company e China Shipping Group. Anteriormente, a Cosco tinha um acordo de transporte de longo prazo com a Vale.

FONTE: G1 / Reuters

15
Deixe um comentário

avatar
14 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
11 Comment authors
DefourtMONonatoCarlos Alberto SoaresZe Abelardo Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Claudio Moreno
Visitante

Pá de cal na Valemax. O Roger Agnelli foi nosso odierno Visconde de Mauá. Triste fiz para ambos.

CM

Claudio Moreno
Visitante

Vale a pena recordar notícia datada de Maio/2015 que segue transcrição abaixo:

The Wall Street Journal
As gigantes chinesas do transporte marítimo Cosco Group, China Merchants Group e ICBC Financial Leasing Co. fizeram encomendas para 30 navios mineraleiros VALEMAX avaliadas num total de US$ 2,5 bilhões, dizem pessoas envolvidas no negócio.
A medida vai ampliar o controle da China sobre as exportações de minério de ferro do Brasil nos próximos dez anos e aumentar a pressão sobre as transportadoras marítimas ocidentais, que vêm penando para encontrar cargas em meio a uma das crises mais duradouras do setor…

Juliano M
Visitante
Juliano M

em pouco tempo os anti-americanos sentirão saudades do “big stick” do Tio Sam …

Augusto
Visitante

Isso mostra como é nocivo ter um governo que se ocupa de coisas pequenas (evitar impeachment, manter-se no poder custe o que custar, tentar entrar em questões de polícia), ao invés de efetivamente governar, ocupando-se de questões estratégicas para o Estado Brasileiro.

Não existe a OPEP que mandou e desmandou no valor do petróleo por décadas a fio?

Inglaterra, Austrália e Brasil, por meio de BHP, RioTinto e Vale deveriam unir-se e frear bruscamente a produção de minério e ponto. Quero ver o que a China iria fazer estagnada sem matéria prima suficiente.

Sea
Visitante

A medida vai ampliar o controle da China sobre as exportações de minério de ferro do Brasil nos próximos dez anos e aumentar a pressão sobre as transportadoras marítimas ocidentais, que vêm penando para encontrar cargas em meio a uma das crises mais duradouras do setor.

paco
Visitante
paco

Tudo começou com a privatização da Vale. Uma empresa daquele porte poderia ter sido, no maximo, vendida a um consórcio brasileiro e com uma legislação específica. Agora uma estatal chinesa Cosco engole a Vale e nós nada podemos fazer.

burusera
Visitante
burusera

A China Cosco passou o rodo nas encomendas de estaleiros brasileiros, também! Por exemplo, aqui em Rio Grande, ficou só a lasca da casca! Outro estado que perdeu bastante foi o Rio de Janeiro. E o que fica é a impressão de subserviência aos chineses: Empresários e governo sem voz, cabisbaixos. Passividade e falta de protagonismo o Brasil tá exportando pra China faz tempo…

MO
Membro

Cosco é China Ocean Shipping Co., fui agente Marítimo da Cosco Shanghai, qual delas ??? é a que fechou o contrato ? Hebei ? Guangzhou ? Qingdao ? Soou como se a Cosco surgisse do nada e é macaca veia … e em tempo os Valemax são ULOC” (Ultra Large Ore Carriers) de onde tiraram que são mineraleiros ? (Ore Oil’s) ? A China ta de olho nos navios faz tempo já, mas se engana quem acha que a maioria dos valemax são da Vale, pois sua maioria são afretados, de propriedade de outros armadores (sul coreense Pan Ocean por… Read more »

Ze Abelardo
Visitante

Como sempre ressalto a minha opinião de que não devemos ser subservientes a ninguém. Não adianta nada bater pezinho para tudo que os EUA faz e abaixar a cabeça aos chineses como temos feito. Não existe BRICS.
O suposto governo nacionalista é tão entreguista ou mais do que os anteriores. Os americanos se aproveitam, os chineses são como gafanhotos.

Carlos Alberto Soares
Visitante
Carlos Alberto Soares

paco 24 de março de 2016 at 17:14
______________________
Desculpe-me mas não é por ai.
Tem muitas coisas envolvidas.

Nonato
Visitante
Nonato

Roger Agneli. Dou o maior valor.
Dilma mandou tirarem ele da presidência da Vale.
Talvez a Vale estivesse melhor com ele na presidência.
Mas o que está acontecendo com e Vale?
Está mal das pernas?
Vendeu todos os Valemax?
Essas empresas de comodities não têm do que se queixar.
Não é que os preços estão baixos. É que estavam excessivamente altos.
E essas empresas não parecem ter aproveitado o boom.
O normal de uma empresa é saber se adaptar.
Pode chegar a um ponto em que não seja rentável produzir a comodity

Ze Abelardo
Visitante

Sr Paco,
Vamos nos informar. A Valepar (controladora da Vale com 53%) é empresa brasileira. Minério é e sempre será da União. A Vale apenas extrai as áreas concedidas e vende.
Estatal ou não, a inoperância do governo brasileiro não se justifica. Engraçado que para conseguir obras para certa construtora, o fato dela ser privada não era problema.

Ze Abelardo
Visitante

Segue o link com a participação acionária da Vale:
http://www.econoinfo.com.br/governanca-corporativa/posicao-acionaria?codigoCVM=4170
A propósito não tenho nada contra capital estrangeiro. Capital não tem nacionalidade. Coloquei o link apenas para mostrar como as pessoas espalham mentiras.

Carlos Alberto Soares
Visitante
Carlos Alberto Soares

MO 25 de março de 2016 at 3:23
Show Marcelo.
G abraço.

Defourt
Visitante
Defourt

Institucional
—— — ——
Orgulho de alimentar o sopro do Dragão. + 27 anos!
O minério é nosso!, o espetáculo do crescimento é deles!
——- — ——-
Dia claro é dia com sol
Café amargo é café sem açúcar
Noite densa é noite sem luar
Rua suja é rua sem limpeza
País rico é país sem pobreza
Dragão esperto é dragão que também navega…