Valemax-ship

ClippingNEWS-PAA China Cosco Shipping Corporation e a Vale assinaram um acordo com duração de 27 anos para que a gigante chinesa transporte 16 milhões de toneladas de minério de ferro para a mineradora brasileira por ano.

O acordo foi assinado pelas companhias em uma cerimônia em Pequim nesta sexta-feira (18), disse a companhia chinesa em comunicado.

“A assinatura do acordo marca o início de um novo capítulo da cooperação entre as duas empresas”, afirma.

A China Cosco Shipping Corporation foi lançada no mês passado depois da fusão das antigas rivais China Ocean Shipping (Group) Company e China Shipping Group. Anteriormente, a Cosco tinha um acordo de transporte de longo prazo com a Vale.

FONTE: G1 / Reuters

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Claudio Moreno

Pá de cal na Valemax. O Roger Agnelli foi nosso odierno Visconde de Mauá. Triste fiz para ambos.

CM

Claudio Moreno

Vale a pena recordar notícia datada de Maio/2015 que segue transcrição abaixo:

The Wall Street Journal
As gigantes chinesas do transporte marítimo Cosco Group, China Merchants Group e ICBC Financial Leasing Co. fizeram encomendas para 30 navios mineraleiros VALEMAX avaliadas num total de US$ 2,5 bilhões, dizem pessoas envolvidas no negócio.
A medida vai ampliar o controle da China sobre as exportações de minério de ferro do Brasil nos próximos dez anos e aumentar a pressão sobre as transportadoras marítimas ocidentais, que vêm penando para encontrar cargas em meio a uma das crises mais duradouras do setor…

Juliano M

em pouco tempo os anti-americanos sentirão saudades do “big stick” do Tio Sam …

Augusto

Isso mostra como é nocivo ter um governo que se ocupa de coisas pequenas (evitar impeachment, manter-se no poder custe o que custar, tentar entrar em questões de polícia), ao invés de efetivamente governar, ocupando-se de questões estratégicas para o Estado Brasileiro.

Não existe a OPEP que mandou e desmandou no valor do petróleo por décadas a fio?

Inglaterra, Austrália e Brasil, por meio de BHP, RioTinto e Vale deveriam unir-se e frear bruscamente a produção de minério e ponto. Quero ver o que a China iria fazer estagnada sem matéria prima suficiente.

Sea

A medida vai ampliar o controle da China sobre as exportações de minério de ferro do Brasil nos próximos dez anos e aumentar a pressão sobre as transportadoras marítimas ocidentais, que vêm penando para encontrar cargas em meio a uma das crises mais duradouras do setor.

paco

Tudo começou com a privatização da Vale. Uma empresa daquele porte poderia ter sido, no maximo, vendida a um consórcio brasileiro e com uma legislação específica. Agora uma estatal chinesa Cosco engole a Vale e nós nada podemos fazer.

burusera

A China Cosco passou o rodo nas encomendas de estaleiros brasileiros, também! Por exemplo, aqui em Rio Grande, ficou só a lasca da casca! Outro estado que perdeu bastante foi o Rio de Janeiro. E o que fica é a impressão de subserviência aos chineses: Empresários e governo sem voz, cabisbaixos. Passividade e falta de protagonismo o Brasil tá exportando pra China faz tempo…

MO

Cosco é China Ocean Shipping Co., fui agente Marítimo da Cosco Shanghai, qual delas ??? é a que fechou o contrato ? Hebei ? Guangzhou ? Qingdao ? Soou como se a Cosco surgisse do nada e é macaca veia … e em tempo os Valemax são ULOC” (Ultra Large Ore Carriers) de onde tiraram que são mineraleiros ? (Ore Oil’s) ? A China ta de olho nos navios faz tempo já, mas se engana quem acha que a maioria dos valemax são da Vale, pois sua maioria são afretados, de propriedade de outros armadores (sul coreense Pan Ocean por… Read more »

Ze Abelardo

Como sempre ressalto a minha opinião de que não devemos ser subservientes a ninguém. Não adianta nada bater pezinho para tudo que os EUA faz e abaixar a cabeça aos chineses como temos feito. Não existe BRICS.
O suposto governo nacionalista é tão entreguista ou mais do que os anteriores. Os americanos se aproveitam, os chineses são como gafanhotos.

Carlos Alberto Soares

paco 24 de março de 2016 at 17:14
______________________
Desculpe-me mas não é por ai.
Tem muitas coisas envolvidas.

Nonato

Roger Agneli. Dou o maior valor.
Dilma mandou tirarem ele da presidência da Vale.
Talvez a Vale estivesse melhor com ele na presidência.
Mas o que está acontecendo com e Vale?
Está mal das pernas?
Vendeu todos os Valemax?
Essas empresas de comodities não têm do que se queixar.
Não é que os preços estão baixos. É que estavam excessivamente altos.
E essas empresas não parecem ter aproveitado o boom.
O normal de uma empresa é saber se adaptar.
Pode chegar a um ponto em que não seja rentável produzir a comodity

Ze Abelardo

Sr Paco,
Vamos nos informar. A Valepar (controladora da Vale com 53%) é empresa brasileira. Minério é e sempre será da União. A Vale apenas extrai as áreas concedidas e vende.
Estatal ou não, a inoperância do governo brasileiro não se justifica. Engraçado que para conseguir obras para certa construtora, o fato dela ser privada não era problema.

Ze Abelardo

Segue o link com a participação acionária da Vale:
http://www.econoinfo.com.br/governanca-corporativa/posicao-acionaria?codigoCVM=4170
A propósito não tenho nada contra capital estrangeiro. Capital não tem nacionalidade. Coloquei o link apenas para mostrar como as pessoas espalham mentiras.

Carlos Alberto Soares

MO 25 de março de 2016 at 3:23
Show Marcelo.
G abraço.

Defourt

Institucional
—— — ——
Orgulho de alimentar o sopro do Dragão. + 27 anos!
O minério é nosso!, o espetáculo do crescimento é deles!
——- — ——-
Dia claro é dia com sol
Café amargo é café sem açúcar
Noite densa é noite sem luar
Rua suja é rua sem limpeza
País rico é país sem pobreza
Dragão esperto é dragão que também navega…