NUCLEP entrega a seção S3 do submarino SBR-2
A Nuclep entregou hoje, dia 01 de abril, a segunda seção do SBR-2 à Itaguaí Construções Navais (ICN). Muitos funcionários se reuniram no Galpão Principal para participar da solenidade de entrega da S3. A previsão é que todo o casco resistente seja concluído e entregue até o final deste ano.
O Presidente da NUCLEP Jaime Cardoso, o Diretor Comercial Celso Cunha, o Diretor Industrial Liberal Zanellato e Diretor Industrial da ICN Carlos Adolfo estiveram na cerimônia. O presidente da NUCLEP falou sobre o papel estratégico da empresa no desenvolvimento do país e destacou a importância das obras dos submarinos para a empresa e para a indústria nacional.
— Um dos grandes trunfos que temos é o trabalho estratégico que é feito aqui na NUCLEP. Nós ao trabalharmos com esse tipo de obra, estratégica para o país, estamos ocupando aqui 70% do nosso espaço industrial. O governo nos dá essa missão e temos que estar preparados, a disposição da nação, e isso aqui é um ciclo disso — afirmou Jaime Cardoso.
O SBR-2 é o primeiro submarino com tecnologia francesa, integralmente, produzido no Brasil, visto que, o SBR-1 foi produzido parte na França e parte no Brasil.
Este submarino é do mesmo modelo do primeiro: classe Scorpene customizado para o Brasil e integra o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), que prevê ainda a construção de mais dois submarinos convencionais diesel-elétrico e, também, do futuro submarino brasileiro de propulsão nuclear.
FONTE: www.nuclep.gov.br
Bom dia a todos.
Alguem poderia falar como anda a construção do primeiro SBR1
É uma pena que a ICN continue produzindo os módulos e o EBN não esteja pronto para recebe-los e monta-los.
O EBN que está sendo construido com dinheiro do PAC está quase parando, a Odebrecht tem menos de 200 homens lá e estão concluindo apenas o ship lift, no entanto as outras oficinas estão todas atrasadas ….
John Paul Jones 7 de abril de 2016 at 9:52
Isso a presidente não cita nos discursos
O Almirante Othon esta preso ainda?!!
Odebrecht acabou! zé fini…já era….
Um programa muito importante para o Brasil, é muito bom ve-lo tomando forma.
No Brasil até o 01 de abril chega atrasado 😛
Infelizmente do jeito que anda as coisas nesse nosso Brasil, esse Sub vai sair do estaleiro daqui ha uns 20 ou 30 anos e já sai obsoleto…Mas ainda tenho fé!!
Até onde eu sei a parte do estaleiro de construção já foi entregue, faltando o ship lift que ta sendo feito e o atraso principal ta no estaleiro de reparos que pode esperar um pouco (não que seja o ideal, mas será usado só depois). Uma notícia muito boa em uma semana de notícias boas para as nossas Forças (coisa rara ultimamente). Acho que esse é o mais importante programa que a Marinha possa ter. Os submarinos possuem o melhor custo/beneficio para negação do uso do mar e cumprir a missão que a Marinha assume na EDN e no LBD.… Read more »
Delmo, tá tudo atrasado ….
pode acreditar amigo ….
John Paul Jones 8 de abril de 2016 at 0:49
Se continuar neste compasso, como ficará a armazenagem destas partes acabadas? Provavelmente, a ICN irá se atrapalhar para enviar as próximas entregas.
Certamente deve haver um plano de contingência, pois não?
Viva a Lava Jato conseguiu o que queria. Atrasou o pro-sub. Se derrubarem a Presd. ai sim vai tuto para o espaço.
Eparro, meio que me intrometendo no assunto, se continuar nesse compasso vai ficar igual à construção do TR-1700 da ARA, dos quais começaram a construir quatro mas só entregaram dois, com as seções dos outros dois inacabados largadas no estaleiro, os argentinos ja tentaram por algumas vezes finalizar ao menos o terceiro algumas vezes mas nunca conseguiram, temo que esse seja também nosso destino.
John Paul Jones, sei que o cronograma está atrasado (e muito), mas a parte do estaleiro de construção já foi entregue, confere?
PS: Sabe algo do estudo que eu comentei???
Delmo, o estaleiro de construção é composto de dois sites: a UFEM (do lado da NUCLEP) que está pronta e fabricando estes módulos acima a todo vapor, pois é a parte do financiamento externo do banco Paribas e a ICN (DCNS + Odebrecht) vem recebendo os desembolsos. O outro site é o EBN que é a parte próxima ao mar e que receberia os módulos e montaria o submarino para lançar ao mar, esta parte é construída com o dinheiro do PAC e está super atrasada, fizeram o galpão e estão montando o ship lift, somente isto, não tem oficinas… Read more »
Díos mio…. 🙁 Estamos nessa situação mesmo???!? Bateu até um desespero agora viu….
Airacobra 8 de abril de 2016 at 15:27
Esteja sempre à vontade para comentar! Suas considerações são bem-vindas. Embora, neste caso, preocupante.
John Paul Jones 8 de abril de 2016 at 18:33
Pois é, John Paul Jones e Airacobra, o din-din vai escoando pelo ralo. O que mais me estarrece é não haver manifestações, dos interessados direto, sobre planos de contingência para esta situação.
Saudações.
pelo visto os módulos vão enferrujar, já que não tem nem onde guardar…..
Talvez a alternativa, caso a construção atrase ainda mais, seja transportar os módulos para o AMRJ e finalizá-los lá. Será que haveria esta possibilidade até que se finalize a construção do EBN?!
Alguém sabe dizer se a motorização desse 2º sub esta em fase de entrega para o Brasil?
Só para relembrar a era “Brapshil Puthênfia”: https://i2.wp.com/www.naval.com.br/blog/wp-content/uploads/2015/02/Cronograma-Prosub.png?resize=580%2C425
Foram avisados, mas nós éramos chatos, lambe botas, homens de pouca fé, golpistas, coxinhas e não seis mais o que.
Um dia depois do outro, taí, e o FX 2 vai pelo mesmo caminho e pelas mesma razões.
G abraço
Acho que esse projeto foi um erro !, a marinha deu um passo maior que a perna, com a situação do país vão ter grandes cortes de orçamento, estão construindo uma base de primeiro mundo, mas sem Submarinos para colocar, poderia se concentrar apenas no submarino nuclear.
As prioridades são as Fragatas que estão com 40 anos, colocar as poucas verbas que ainda tem num projeto de corvetas e navios de patrulha aqui no Brasil, gerando empregos e aumentando a capacidade da marinha a curto prazo.
Não deveriam nem de ter começado com essa história de submarino nuclear.
.
Nosso almirantado se deslumbrou com o sonho do Brasil “puthênfia”, e colocou os pés pelas mãos.
.
Enquanto nossos deslumbrados sonham com subnuclear e porta-aviões, o mundo real sofre com ataques de piratas, pesca ilegal, falta de meios para efetuar missões de resgate etc. etc. etc…
Discordo dos colegas, os objetivos são estes mesmos, o problema orçamentário das FFAA são de outras origens. O problema não é o projeto, nunca foi. É querer culpar a janela por causa da paisagem feia.
Me permira um aparte apesar dos agouros de certas pessoas o prosub está caminhando
não vou perder tempo discutindo,apenas peço que esperem , o que houve foi um atraso
no cronograma de entrega mas a coisa esta fluindo,leiam as noticias contra fatos NÃO há
argumentos.Juarez quanto mais voçe joga praga a MB avança, kkkk
Off topic…
Oficial de alta patente da US Navy vai enfrentar processo por espionar para o inimigo…
http://www.cnn.com/2016/04/10/politics/navy-officer-charged-with-espionage/index.html
“Juarez quanto mais voçe joga praga a MB avança, kkkk”
rumo as profundezas abissais do atlântico…..
G abraço
Wellington Góes
Só dá para enviar os SBR pro AMRJ se jocar o Tamoio no lixo …
O Tamoio está dentro do prédio da construção dos submarinos desde 2013 (a 03 anos !!!) aguardando o inicio do PMG !!!
Amigo, aquele navio não pode ser reflutuado porque tiraram as baterias e está sem lastro, ou seja, somente jogando no lixo.
O que deve acontecer nos próximos anos se nada for feito neste submarino, pois imagine abrir um motor fechado a 3 / 4 anos para reparar ….
Lembram que quando saiu as primeiras notícias sobre a construção da base em Itaguaí aqui no Forças de Defesa e em outros meios uma das principais exigências dos franceses era de que a construção ficasse a cargo da Odebrecht?
E que era necessária a construção de uma base totalmente nova, distante de outras unidades da MB?
Pois é, agora a gente já sabe o porquê. Eu já sabia naquela época. Muita propina.
Com o dinheiro economizado na base daria para mais um submarino nuclear.
http://www.naval.com.br/blog/2016/04/07/nuclep-entrega-a-secao-s3-do-submarino-sbr-2/#li-comment-133011
Farias Cardoso,
Não é a intenção da Lava-Jato parar o Pro-Sub. Os agentes e gestores da Lava-Jato só querem o bem do Brasil, assim como nós.
O problema foram as escolhas (construir uma mega base totalmente nova$$$) e os parceiros (Odebrecht, ou qualquer outra construtora) escolhidos pelos assassinos da língua portuguesa, EX-presidente Lula e presidenTA Dilma.
Em palavras leigas, qual é a real situação do Tamoio ?
A situação do Tamoio é a seguinte:
Parado desde abril de 2013 aguardando o PMG, se não começar logo será lixo …..
Deixa o seu carro na garagem 04 anos parado e tenta depois ligar ele ….
Lixo.
Prezado amigo John o submarino Tamoio não vai pro lixo, te pergunto quantas vezes um
submarino da MB deixou de concluir seu PMG?? o Tupi acabou de voltar,so como exemplo.
JPJ, Deus te deu uma paciência muito grande mesmo……. Souto, Fabio ou seja o nome que tu quiser usar,pode ser até Maria Jose, quando tu deixas um equipamento parado durante um espaço de tempo mais longo e três anos é longo para este tipo de equipamento que falamos, varias coisas ruins começam a acontecer, os motores que ficam se lubrificação e suas partes superiores acaba engripando, oxidando e criando obstruções em suas canaletas, tubulações de óleo, de ar comprimido, de agua enferrujam, e apodrecem, equipamento elétricos, como motores, bobinas, relés, contactoras, selenóides, tudo literalmente acaba sofrendo pela própria umidade relativa… Read more »
Juarez voçe não respondeu minha pergunta,qual foi o sub que a MB colocou em PMG
e o mesmo não voltou ao setor operativo???vamos fazer o seguinte Juarez e John,deixemos
o tempo passar para vermos o que vai acontecer, A continua torcendo contra vc eos outros
agourentos da MB,pq é incrível tudo que voçes jogam praga,a MB sempre se dar bem e voçes
queimam a língua.Juarez saiste do defesa Brasil porque passaste por ridículo.
Sou realista a MB esta passando um período difícil, esta´mas aposto com qualquer
um aqui, depois que passar esse crise politica,voçes verão a gloriosa começar a sua recuperação,
deem um tempo e verão o que vai acontecer,ou voçes são Profetas.kkkkkkk
E para mim já deu,não vou mais rebatar sandices que certas pessoas falam
aqui no PN, FUI……. HASTA LA VISTA BABY
Souto, boa noite, meio que me intrometendo na pergunta ao Juarez e JPJ, sem querer ser pessimista ou negativista, mas sem deixar de ser realista vou tentar te responder, deixar de terminar um PMG ainda não vi, mas termina-lo nad coxas empurrando com a barriga após varios anos parado temos como exemplo os NDDs Ceará e Rio de Janeiro que após longos anos de PMG não conseguiram operar com eficiencia a despeito das centenas de milhões gastos em cada um, e o destino dos dois todos ja sabemos, a baixa para alguns e para outros simplesmente “lixo” com citaram acima,… Read more »
Vixi enrolei o final todo, mas da pra entender
Aircobra, deixa quieto, ele deu Adeus, nos livramos de um chato de galochas, um ________________, psiiiu deixa quieto, aí não incomoda, é que nem criança pequena.
G abraço
_
COMENTÁRIO EDITADO. EVITE PROVOCAÇÕES DESNECESSÁRIAS.
Airacobra entendo sua preocupação,mas vamos dar tempo ao tempo,quem pode dizer
o que vai acontecer amanha?? so Deus portanto,tudo que se fala é mera especulação
pois o futuro a Deus pertence,concorda comigo?ex: quem diria que o NDM Bahia seria
comprado e de repente, a surpresa veio, e que confesso,para mim foi uma grande surpresa
e para muira gentem em síntese é esperar,quem viver verá. abraço.
Se enquanto havia dinheiro ja faziam essas emes, o que dizer agora que nem verba pra custeio tem direito, só sei que se não houver uma mudança brusca no que tange a gestão vai ser dai pra pior
Souto, posso te garantir que a atual situação de 03 submarinos da MB é realmente muito preocupante. O Tupi está no seu segundo PMG de 05 anos, o primeiro no final dos anos 90 a culpa foi da curva de aprendizado do AMRJ e da MB que não sabia que sobressalentes comprar, no entanto agora foi falta de dinheiro mesmo haja visto que o AMRJ já fez um PMG em menos de 03 anos (padrão HDW de qualidade). O problema não é o tempo que vai levar mas o tempo que está demorando para começar. Se vc para um submarino… Read more »
John não são as informaçoes que tenho,portanto discordo de voçe,o tupi volta ha pouco,o
tapajo esta operacional eo tikuna fez um pequeno reparo em janeiro deste e ja voltou,
quanto ao timbira estavam esperando a compra de algumas peças para o mesmo,mas
tambem esta´operacional, so o tamoio esta em PMG,que esta´sendo lendo por falta
de verba,mas não tenha duvida ele voltara ao setor operativo.
Bem Souto, não vou discutir com vc mais amigo …. O Tikuna tem quase 100 elementos de baterias by passados, se ele voltou a operar é porque São Simão esteve a bordo e fez o milagre das baterias ha ha ha ha ha O Timbira está com mais de 80 elementos by passados, estas algumas peças são apenas 480 elementos de baterias novos !!! ha ha ha, custa baratinho USD 05 Milhões e 08 meses para trocar (não é um PMG viu …) E o Tamoio amigo daqui a 04 anos a gente conversa de novo …. Amigo, tenho que… Read more »
John Paul voçe e o Juarez e outros gostam de pregar a desgraça, eu é que não quero
mais perder tempo com você e o Juarez,façamos o seguinte,o TEMPO vai dizer quem
está com a razão OK , e Ze fini.
Nós pregamos e confirmamos amigo ….
É só ver os nossos posts ao longo dos ultimos 04 anos …
Graças a Deus ontem o Brasil começou a reverter este quadro.
Abs