LAUNCHING OF SCORPENE SUB

O primeiro de seis submarinos classe Kalvari (Scorpene) encomendados pela Marinha Indiana iniciou seus testes no mar, informou o Ministério da Defesa Indiano no dia 1º de Maio.

O navio (S 50 Kalvari), conduziu os ensaios ao longo da costa de Mumbai sendo que foram avaliados diversos sistemas da plataforma, incluindo propulsão, governo, navegação e comunicações. “Vários procedimentos operacionais também foram validados para essa nova classe de submarinos”, disse o Ministério da Defesa.

O Kalvari faz parte de um contrato de INR230 bilhões (USD3,46 bilhões) assinado em outubro de 2005 no âmbito do programa de construção de submarinos denominado Project 75. O primeiro navio da classe foi lançado ao mar pela Mazagon Dockyard Limited (MDL) em abril de 2015.

O Kalvari deverá realizar nos próximos meses diversos outros testes que incluirão mergulho e ensaios acústicos. O navio está programado para entrar em atividade na Marinha Indiana em setembro de 2016.

FONTE: Jane’s (tradução e edição do Poder Naval a partir do original em inglês)

Subscribe
Notify of
guest

112 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Flamenguista

Depois de muitas opnioes de leitores desse blog, eu teria uma pergunta …Será que o Scorpene é tao ruim como alguns insistem em dizer?

Delmo Almeida

Flamenguista, é mais torcida pra ele ser ruim que realidade!
.
Detalhe que a compra dos torpedos ta suspensa porque entrou no bloqueio de um caso de corrupção maior. Só teriam os Exocet por enquanto.

Wellington Góes

Interessante esta pintura no casco dos Scorpenes indianos, queria ter uma ideia de quão eficiente seja, especialmente navegando em águas costeiras.

Klesson

Aos experts, quais as diferenças entre os Scorpenes Brasileiros, Indianos e Chilenos?

Dalton

Não há nada de diferente na pintura o submarino ainda não havia sido lançado portanto trata-se de uma proteção ou pintura não acabada pois fotos mais recentes o mostram preto até a linha dàgua e vermelho abaixo.

Alfredo Araujo

Primeiros testes de mar…

EDurval

Senhores(as),

10 anos para o contrato se tornar em um navio apto para as provas de mar, 11 anos para ser entregue a marinha.

Pergunta: Esse tempo esta ok? O tempo foi excessivo?

Vida longa e prospera a todos.

Leandro Costa

EDurval, acho que depende dos recursos que cada país coloca à disposição do projeto. Tanto em termos financeiros, quanto humanos.

Jakson de Almeida

O Scorpene não e ruim!!!Perguntem para a Malásia e o Chile o que eles acham do Scorpene.

Antonio Cançado

Se esse troço fosse bom, a marinha da França o teria adotado…E pergunte a qualquer submarinista, de qualquer marinha, se ele preferiria ir à guerra a abordo de um submarino francês, ou de um alemão…

Antonio Cançado

E falando em ‘custo justo’, e se ele faz o que promete, por favor nos trace as diferenças técnicas e operacionais entre o Scorpène e o Typ 214, incluindo o custo-benefício de cada um, Poggio…
Agradeço

Antonio Cançado

Em tempo: a adoção do Scorpène pela Índia e pela Malásia gerou grandes polêmicas, com suspeitas de corrupção, propinas e favorecimentos, incluindo um assassinato na Malásia…

camargoer

Olá Antonio. Os IKL de Portugal estão sendo investigados. Por favor, não existe isso de país corrupto e país honesto. Aliás, o escândalo da VW é uma prova disso. Deveríamos superar essa discussão simplista.

camargoer

Dias atrás houve um debate divertido tentando provar que os australianos são corruptos para comprar submarinos mas não caças. Nem vale a pena citar as bobagens que li.

Blind Mans Bluff

Exatamente @camargoer.
E não vejo a hora de lançarmos nosso primeiro ao mar. Uma pena só que não optamos pelo AiP.

Duanny D.

Bom ou ruim é o que se terá. Não há sentido discutir o que poderia tet sido.

MO

Em tempo:

N/M Mercosul Santos / PPUT

Navios Mercantes Brasileiros (NMB)

34 photos em detalhes

http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2016/05/nm-mercosul-santos-pput-navios.html

leo

Off topic…
Falando em submarino….
Submarino russo da classe yasen lançou um kalibr submerso.

Delfim Sobreira

Espero que o Kalvari não se torne um “calvário” – trocadilho infame…

Bardini

Segundo os planejamentos iniciais da Marinha do Pete, já eramos para ter um Scorpene em vias de ser entregue ao setor operativo… Mas… Só maquetes, atrasos e mentiras, nada fora do comum convenhamos.

MO

Em tempo:

M/V Geneva Star / 9V3070

Pronto para suspender, atracado no TGG, em sua primeira viagem a Santos

4 Photos

http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2016/05/mv-geneva-star-9v3070-maiden-call.html

Rodrigo Maçolla

Bacana é as bandeirinhas cor de “dhalsim” do street fighter enfeitando o casco

Agora falando sério eu não entendo “bulufas” de submarinos, mas teremos que torcer para que estes Scorpenes sejam bons…., que pelo menos tenham uma grande disponibilidade.

Eu teria continuado a parceria com os Alemães… Mais e o “pichuleco” ?? com certeza o “pichuleco” falou mais alto

Agora o bom cenário é se realmente aprendermos a fazer um casco de submarino com competência e a Marinha consiga colocar o nosso reator nuclear dentro dele

horatio nelson

concordo com o guilherme a frança só possui subs nuc e não são scorpene ao contrario do brasil em q seu sub nuc será um scorpene com coração radioativo se esse trosso fosse bom a frança teria o scorpene nuc tbm…

Dalton

horatio… o “scorpene” é pequeno demais para a função de um submarino de propulsão nuclear de ataque é menor até que os submarinos franceses classe “Rubis” que são os menores do mundo e entendendo que submarinos de propulsão nuclear tão “pequenos” não conseguem ser tão eficientes e flexíveis os franceses decidiram aumentar e muito o tamanho dos novos submarinos que eventualmente irão substituir os “Rubis” a partir de 2018 conhecidos como “Barracudas”. . Ou seja o “Scorpene” foi projetado para ser um submarino de propulsão convencional e não para ser adaptado para ser um submarino de propulsão nuclear de ataque… Read more »

Antonio Cançado

Poggio, não me lembro se acompanhei ou não o debate, não sei se já estava por aqui, mas sei o quanto ele durou. Quanto ao Scorpène ser ou não bom, e sobre a escolha da marinha da França no que tange à operação de submarinos convencionais, ok, até concordo contigo. Mas acho que você vai concordar comigo, no que tange às diferenças de performance entre submarinos alemães e franceses. Estou certo de que fizemos a escolha errada, nesse sentido.

Antonio Cançado

camargoer, não fiz comparações entre quem é, e quem não é corrupto. Apenas sei que os contratos entre a DCNS e os governos da índia e da malásia envolveram corrupção e propinas, culminando com um homicídio, no segundo caso. E em se pensando em Lula na Presidência, e em Nelson Jobim no MD, principalmente em se sabendo das muitas viagens do então ministro à França, com todas as muitas mordomias pagas pelo governo e pela indústria de defesa da França e, mais ainda, com a inusitada presença da onipresente Odebrecht no pacote, e por imposição da DCNS, acho que minhas… Read more »

Blind Mans Bluff

O que você sabe sobre as perfomances? NADA pois muito pouco é publicado.

Antonio Cançado

O pouco que se sabe já é muito, quando se sabe da indiscutível superioridade dos submarinos alemães.

Dalton

Submarinos franceses fazem a mesma coisa que submarinos alemães e outros…tipo…”afundam” NAes da US Navy em exercícios, como, por exemplo, o submarino português “Barracuda” da classe francesa “Daphne” que nos anos 80 “afundou” o USS Dwight Eisenhower. . Submarinos podem ser mortais e pouco importa se um tipo pode mergulhar um pouco mais fundo ou transportar uns poucos torpedos a mais ou ter uma velocidade e alcance pouco maior, não há significativas diferenças entre submarinos convencionais abaixo de 2000 toneladas de deslocamento submerso. . Como publicado aqui no PN um velho SSN francês “afundou” ano passado o USS Theodore Roosevelt… Read more »

Antonio Cançado

E camargoer, em momento algum fiz comparações entre países, no que tange a corrupção, mas sim sobre os contratos da DCNS com os governos da Índia e da Malásia, que envolveram denúncias de corrupção e propinas, inclusive culminando com um homicídio, no caso da Malásia. E sabendo quem ocupava a Presidência da República e o MD, principalmente sabendo que o segundo viajou várias vezes à França, com tudo pago pelo governo e pela indústria de defesa franceses, mais ainda quando se vê a imposição, digamos, inusitada, por parte da DCNS, da sempre onipresente Odebrecht no pacote, acho que você vai… Read more »

ScudB

Amigo Antonio! Acredito que tem outras cores na paleta além das preta e branca.Superioridade técnica de uma (209/214) pode ser “compensada” pela transferência de tecnologia de outra. E tem que considerar região de atuação .O que é bom para Turcos não serve para os indianos. Outra. Países que usam 209/214 ou Scorpene de certo modo devem se preocupar mais é com a classe mais perigosa que tem hoje – Halibute.(aka projeto 877/636).E comparação deve ser feita em função desse “inimigo”.O resto é pura briga comercial franco-alemã com direito de propina,lobby etc! Veja comentários dos coreanos sobre “superioridade” alemã e …… Read more »

carvalho2008

SubNuke é bom pacas….mas o pessoal apenas não pode esquecer que nossa ZZE ( Plataforma Continental) possui profundidade media e generica de apenas 120 metros…..

Só depois disto é que ganha-se mar profundo mesmo… de 300 a 1000 metros…

horatio nelson

dalton, mesmo assim os sub´s em construção continuam sendo´´scorpene´´ mesmo ´´esticados´´ pelo menos terá a vantagem dos SM-39

horatio nelson
Iväny Junior

Alô torcida pró-DCNS!

Começa a transmissão dos testes de mar, do “submarino crack” que efetivamente é da mesma classe do brasileiro! Só esperando os relatórios dos referidos testes.
Infelizmente pra torcida, o sub australiano é um Barracuda shortfin. Outros compostos metálicos na liga, outras dimensões e outras tecnologias…

De olho na jogada, continua o lance… hehehehe

Bardini

Disse um torcedor da thyssenkrupp, sem argumentos plausíveis e com os dedos cruzados na torcida para que o pior aconteça, onde assim poderia entoar junto de seus companheiros o famoso canto: “eu avisei !!!”

Dalton

horatio….

você está enganado…o “Barracuda” em construção para a marinha francesa não é um
“scorpene esticado” é algo completamente diferente que tem uma boca bem maior e utilizará
o “pump jet” tecnologia que os franceses já aplicaram em seus submarinos estratégicos que
deslocam 14000 toneladas quando submersos.
.

Juarez

O tempo é senhor e todas as verdades, mas o Camargoer, que entende mais de Sub que toda a humanidade jé definiu que todos os foristas que por ventura ousarem duvidas da capacidade nunca” antis vista neste planeta” da tecnologias plug and play serão banidos para o gulag. É interessante a o modus operante deste caras, é sempre a mesma coisa, jogam uma piadinha, de forma muito sem vergonha, tentando desclassificar o debatedor e logo em seguida sem fazem de vitima. Gramsci fez escola por aqui, mas o tempo deles está acabando, mas vão deixar um país em frangalhos e… Read more »

camargoer

Olá Antonio. Obrigado pelo gentil contraponto. Dizem que a opinião é mais democrática que o voto, pois cada um tem a sua e as vezes até duas. Discordo da sua premissa que fundamenta suas suspeitas sobre corrupção, do mesmo modo que discordo da premissa que um Scorpene é pior que um IKL por ser francês.

edson marques

O cúmulo da bestialidade do ser humano !! as forças armadas Indianas estão entre as melhores e mais modernas do mundo no entanto mais de 50% da população vive abaixo da linha da pobreza, amontoadas nas imensas favelas da periferia das grandes cidades,

Iväny Junior

Bardini Já falamos tanto em outros tópicos… Sem argumentos plausíveis? Já mostrei link que scorpene malaio passou 4 anos sem poder mergulhar nem operar… Aqui no naval tem o caso de problemas de giroscópio de casco nos chilenos (coisa das mais elementares), isso pra citar o problema mais “simples”… O “modus operanti fabuloso” que ele cumpriu em exercícios nos EUA (fazendo as vezes de submarino quebrado para treinamento de resgate de tripulação)… Enfim. Se você ficou ofendido com a brincadeira, o problema é seu. Quanto ao Barracuda shortfin, pode ser melhor que todos os TKMS para a necessidade em qual… Read more »

Eng.Leonardo

Fico admirado com os Indianos, depois daquela bagatela toda de 2008 foram investidos 19 bilhões nos submarinos, por parte do Brasil a contrato com a DCNS Submarine da França, até agora sé temos blocos de aços para serem montados, os indianos já estão navegando, vi em outra matéria do mesmo site que na Nuclep, Militares vs Sindicalistas vs Empregados estão em conflito, oras, politicas de estado devem ser tratadas como tal, o Governo cometeu vários erros ao vender outras empresas brasileiras militares a Odebrecht é a AEL, no meu ponto de vista era melhor junta-las é fazer uma joint-venture dessas… Read more »

horatio nelson

dalton, não disse q os construidos na frança os barracudas são scorpene barracuda é uma classe oposta e totalmente diferente dos scorpene , só rebati seu argumento de q os construidos no brasil não são scorpene quando na verdade todos os 5 submarinos construidos no brasil são scorpene ao contrario do que vc falou…

MO

em tempo:

M/S Fairlane / PBFW

Transporte de Shiploader para o novo terminal do Tiplan

36 photos

http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2016/05/ms-fairlane-pbfw-transportando.html

Dalton

horatio… estava referindo-me aos novos submarinos FRANCESES hora em construção…os submarinos brasileiros em construção ou já contratados serão os 4 primeiros, S 40 à S 43 “scorpenes” ligeiramente maiores que o modelo tradicional. . O quinto submarino será de propulsão nuclear e muito maior que o “scorpene” tanto no comprimento quanto na boca deslocando submerso tanto ou até mais do que os submarinos de propulsão nuclear hora sendo construídos para a marinha francesa. . Então não é correto afirmar que todos os 5 submarinos em construção ou já contratados ou ainda em desenvolvimento como é o caso do “nuclear” serão… Read more »

Antonio Cançado

ScudB, em relação à tal ‘transferência de tecnologia’, essa falácia que permeou as incompetências desse governo infeliz que, em breve, há de nos deixar em paz, a ThyssenKrup estava REALMENTE disposta a nos fornecer toda de que necessitássemos. E assim já tinha sido, no caso dos ‘Tupi’.
Quanto às ‘necessidades’, te aconselho a não subestimar as de uns, e supervalorizar as de outros, pois isso é, no mínimo, uma explicação simplista.
E finalizando, minha paleta está longe de ser como vocês descreveu, mais uma vez incorrendo no erro da tentativa de explicação simplista. beleza?
Abraço.

Antonio Cançado

camargoer, se liga, existe uma diferença fundamental entre nós dois: você fala em ‘opiniões’, enquanto eu prefiro me ater a fatos. E aproveito pra te dizer que negar fatos, se baseando em opiniões que não se fundamentam neles, não é coisa de gente inteligente. Aliás, aprendi, bem cedo, com meu pai, que opinião, se não se fundamenta e embasa em fatos, a gente deve guardar pra gente mesmo…

Antonio Cançado

No mais, no que diz respeito ao que penso em relação a tecnologia, política e fatos, tanto o Juarez quanto o Iväny Junior já se encarregaram de corroborar, com muito mais precisão e autoridade, pelo quê agradeço penhorado.

Lemes

Submarino nuclear brazuca? Fiquei sabendo que saiu uma data para seu lançamento: 31/02/20…..

Gente, acordem e olhem aí seu redor. Viram? O país está quebrado, vai ficar assim um bom tempo. Esqueçam essa estória da carochinha, depois que um certo molusco for preso e a Odebrecht declarada inidônea (Mendes Junior já foi) capaz de não ter sequer os quatro convencionais.

Carlos Eduardo Oliveira