Marinha cassa condecorações de Dirceu, Genoino, João Paulo, Jefferson e Valdemar

56

Por terem sido condenados no mensalão, perderam Ordem do Mérito Naval

montagem

POR EVANDRO ÉBOLI

ClippingNEWS-PABRASÍLIA – O Comando da Marinha cassou a condecoração Ordem do Mérito Naval de cinco ex-deputados condenados no mensalão. Eles perderam a condecoração justamente pela condenação. Três são petistas: José Dirceu, José Genoino e João Paulo Cunha, além de Roberto Jefferson e Valdemar Costa Neto.

A decisão do “procedimento de exclusão automática” dos agraciados foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira e assinada pelo Comandante da Marinha, Edaurdo Bacellar Leal Ferreira. A decisão da Marinha atende a um ofício da Procuradoria-Geral da República, de maio deste ano. A publicação no D.O. tornou pública a exclusão retroativa da ordem, no Grau de Grande Oficial desses agraciados.

Ordem do M. Naval G. O 1

Os cinco tiveram suas condecorações cassadas com base num artigo de um decreto de 2000, do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que exclui automaticamente do quadro da Ordem do Mérito Naval os que perderam direitos políticos ou que foram condenados em qualquer foro.

Genoino, Jefferson e Valdemar já haviam perdido a condecoração Medalha do Pacificador, a mais alta condecoração do Exército, três anos atrás.

FONTE: O Globo

NOTA DO PODER NAVAL: parabéns à Marinha pela cassação. Mas gostaríamos de saber o que esses senhores fizeram para receber tão grande distinção? conhecemos muita gente que faz muito mais pela Marinha e até hoje não receberam reconhecimento algum.

Subscribe
Notify of
guest

56 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
John Paul Jones

Cadê os emotions pra eu encher essa caixa de texto de palmas !!! ha ha ha ha

Reginaldo Jose da Silva Bacchi

A Medalha do Pacificador não é a mais alta condecoração do Exercito.

Alfredo Duarte dos Santos

A “Nota do Poder Naval”, corajosamente, diz absolutamente tudo. Para gostar de nossas Forças Armadas não é necessário ser subserviente, ao contrário do que pensam as respectivas comissões de outorga de honrarias. Parabéns Galante !

Marcelo Andrade

Eles têm que devolver as medalhas também? Certo?

XO

Isso deve fazer os críticos ferrenhos pensarem um pouco… BZ…

Farragut

A instituição mereceria os parabéns se cumprisse o decreto e cassasse as medalhas à época da condenação (pelo STF, em 2012!!!). Depois do afastamento da Presidente e seu grupo político e de demanda da PGR, não dá para perceber muita coragem moral no ato.

Augusto

Minha pergunta não é o porquê de essas honrarias terem sido cassadas, e sim o porquê de elas terem sido um dia atribuídas a esses sujeitos.

Augusto

Acabo de ver a nota do editor, no mesmo sentido de meu comentário.

Farragut

Em nações mais avançadas, dentro dos limites constiucionais, as forças costumam fazer valer suas autonomias em processos formais a fim de preservar suas honras, integridades e instituições.
Exemplo: Em 2014, nos EUA, Senador Democrata (partido do Presidente) perdeu seu mestrado do Army War College após investigação concluir que ele havia plagiado seu trabalho de conclusão de curso. “Army War College Revokes Sen. John Walsh’s Degree” http://www.military.com/daily-news/2014/10/11/army-war-college-revokes-sen-john-walshs-degree.html

Walfrido Strobel

Pior foi o EB que condecorou o Sr. Sergio Moro cuja única função era perseguir o governo então em exercício.

Rodrigo Ganguilhet Coelho

Walfrido Strobel por favor então se ele não merece segundo sua opinião:
Nos diga o que os demais fizeram para merecer a honraria?

Augusto

Walfrido Strobel,

você tem razão. O Sergio Moro perseguiu esses coitados e injustiçados que aumentaram seus patrimônios em 1.000 ou 2.000% em 8 ou 12 anos e saquearam o país ao espalharem a corrupção pelas maiores empresas do Brasil. Esse Sergio Moro é um perseguidor e fazedor de injustiças!

Augusto

Aliás, não só o Sérgio Moro fez injustiças, mas também os Procuradores do Ministério Público Federal, além da Polícia Federal, a Controladoria Geral da União, a Receita Federal e o Tribunal de contas da União. São todos uns perseguidores, os únicos inocentes são os membros do governo que estão na cadeia ou estão sendo investigados.

Jorge Knoll

Além de cassar a condecoração, a Marinha Brasileira tinha que solicitar a devolução das medalhas, e não o fazendo, solicitar à Justiça a Busca e Apreensão das mesmas.
Pelo menos a MB fez uma coisa correta.
Pois de notícias negativas sobre a MB estamos cansados.

John Paul Jones

Caraca !!! ainda temos que ler um comentário mortadela como este acima …..

Pangloss

John Paul Jones 14 de julho de 2016 at 18:23
Caraca !!! ainda temos que ler um comentário mortadela como este acima …..

Pois é, a mortadela barata que a organização criminosa distribuiu tem esse efeito colateral: a vítima fica com uma azia danada, e continua arrotando aquele bafo fedorento por muito tempo, mesmo de barriga vazia.

Pedro Moura

Ainda existem muitas a serem cassadas. Fico no aguarda da cassação da OMN do Alte envolvido na Lava Jato, também.

Walfrido Strobel

A quem possa interessar, não sou nem fui ou serei eleitor do Partido da Mortadela, mas acho este juiz exibido demais e com uma visão muito seletiva, só enchergava os crimes de um partido.

by Mauro

Caraca, ainda tem quem defenda os comedores de mortadela. Já foi, já era e adeus querida. Juiz Sérgio Moro é quem deve ganhar todas as medalhas, herói do pais, caba corajoso.

Jorge Knoll

JUiz Sérgio Moro faz um excelente trabalho, embora muitos – inclusive Ministro so STF – leia-=se Ricardo Lewandowski e Teori Zavaski ligados ao PT procurem torpediá-lo. E Moro foi o juiz que necessitávamos para voltar acredita na Justiça e colocar medalhões corruptos e corruptores na cadeia. Antes tudo era engavetado, começando pela PGR, embora Janot faça um bom trabalho, ainda tem umas recaídas, que nos deixam um pé atrás. Não considero Sergio Moro exibicionista, mas muito trabalhador, e positivo no seus despachos, doa a quem doer. Somente os mortadelas que perdem sono por causa dele, ou têm pesadelos. Eu aqui… Read more »

RC

Você serve um tempão nas FFAA, quando vai embora não ganha nem Tchau. Aí, uma figura dessas vai a bordo, toma uns 2 litros de whisky com os manda-chuva, come uns 3 quilos de camarãoVG, e sai de lá como herói nacional. Deviam cassar também as medalhas de quem os indicou.

Tadeu Mendes

Só uma pergunta : o tal do Genoino não foi guerrilheiro nos anos 70?

Por que deram medalha para êle?

Pedro Moura

Prezado, Desculpem-me pelo atraso nesta resposta. Para melhor entendermos essa premiação: DECRETO No 3.400, DE 3 DE ABRIL DE 2000. Aprova o Regulamento da Ordem do Mérito Naval. “CAPÍTULO I Das Finalidades Art. 1o A Ordem do Mérito Naval, criada pelo Decreto no 24.659, de 11 de julho de 1934, se destina a premiar os militares da Marinha que se tenham distinguido no exercício de sua profissão e, excepcionalmente, corporações militares e instituições civis, nacionais e estrangeiras, suas bandeiras ou estandartes, assim como personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que houverem prestado relevantes serviços à Marinha. (…) CAPÍTULO III… Read more »

Ádson Caetano Araújo

Impressionante o discurso dos que tentam reviver esse partido mafioso, seus comentários deles agora tem sido em vários canais assim: eu não sou nem nunca fui ptista, mas, esse juiz trinado pelo EUA persegue o governo, ou: esse governo interino é golpista. Ou: o objetivo deste juiz é destruir nossa economia. Pelo amor de Deus, essas pessoas ou são intelectualmente débeis ou intelectualmente desonestas.

Ivan da Silveiraa

Boa noite. Excelente notícia. Estranho esses políticos citados terem recebido essa medalha. Não fizeram absolutamente nada na Marinha para receberem tal medalha. Eu já trabalhei em Câmara de Vereadores como servidor público, lá também tinha disso, eu odiava ter que ficar nas sessões para entregar isso, essas coisas de moção honrosa, medalha tal, placa comemorativa etc. Na maioria das vezes quem recebe não faz jus da homenagem. Eu sempre ia de fininho no gabinete dos vereadores pedir para votar contra o requerimento de aprovação para essas homenagens…kkkkk consegui algumas vezes. Ou dizia para eles, aprovem esse requerimento, mas não deem… Read more »

zeabelardo

Walfrido Strobel, a equipe da polícia federal,o MPF, o TRF4 região, o TCU, o CNJ e a Ajufe não concordam com vc. Obviamente, vc deve ter acesso a informações que essas autoridades não possuem. Vc poderia colaborar com as investigações entregando essas provas.

ScudB

Fui sempre contra! Contra qq um deles sair do “palácio” qualquer! Todos eles merecem a nossa atenção e atenção especial!Com presunção especial! Era para ser assim : botar as grades nos prédios de maior concentração dos políticos (Senado, por exemplo ) e colocar os guardas.Dai so sai quem provar a sua INOCÊNCIA! Deveria ser votada uma lei bem especial para TODOS os políticos sobre “presunção de culpa” : ate provar contrario para nação – esta culpado! E tb apoio o sistema escandinavo onde nenhum politico ganha salário : toda e qualquer atividade dele é por conta própria.Quero ver essa classe… Read more »

EduardoSP

Farragut 14 de julho de 2016 at 17:00

Totalmente de acordo. Esperar ser oficiado pelo Ministério Público para cumprir um decreto federal é demais, não é mesmo, Sr. Comandante da Marinha?

EParro

Farragut 14 de julho de 2016 at 17:00
Augusto 14 de julho de 2016 at 17:12

Sem demérito para a “mais antiga”, mas parece que a iniciativa foi de outrem!
“…A decisão da Marinha atende a um ofício da Procuradoria-Geral da República, de maio deste ano.”.
Ora, ora como já disseram muitas vezes, eles cumprem ordens! Parece que tanto para tirar como para conceder.

Madmax

Uma vergonha a marinha condecorar pessoas sem motivo algum.
Não há mais honra na marinha?
V E R G O N H A.

edson marques da silva

Como Fuzileiro naval servi e participei de inúmeras solenidades de entrega da ordem do mérito naval em Brasília e nos cochichos entre a tropa o assunto era o mesmo, o que estes senhores fizeram para alcançar tão alto mérito? simples, o puxa saquismo (nem sei se a palavra existe), para agradar a quem está no comando e com isso a cerimônia foi totalmente descaracterizada e banalizada, bem feito !!

Alexandre

Isso mesmo. Vergonha é terem condecorado. Quanto a devolução das medalhas não acho que é preciso. Podem vender no Mercado Livre. Só a mídia e a decisão no D.O. ja é vergonha suficiente. Falta ainda caçar muitas condecorações indevidas.

sergio ribamar ferreira

Sobre medalhas: só em ato no cumprimento do dever em atos de bravura ou para salvar vidas. De resto, só servem para enfeitar “pavão”.

João Augusto

A Marinha ter dado medalha a esses senhores já foi uma senhora avacalhação, visto que, conforme salienta a nota, não foram indivíduos cujos feitos em nome da instituição justifiquem a comenda. A mesma crítica, contudo, deve ser feita à comenda do Exército ao juiz Sérgio Moro, que, além de não ter feito nada específico para aquela força, também não é exemplo de refinamento técnico na execução do seu trabalho. O fato de o CNJ, MPF, entre outros, não terem o punido não significa que ele agiu dentro dos ditames legais e, menos ainda, que respeitou os cânones técnicos e doutrinários… Read more »

Skorpios

Demorou demais.

vilson

No Brasil não existe direita ou esquerda,nossos politicos na sua maioria eram exilados politico do periodo militar,voltaram e se tornaram figuras publicas que até agora se mostraram um bando de ladrões, salvo raras excessões.Me admiro a Marinha ficar dando medalhas para politicos,depois tem que passar por estes vexames de ter que anular,desconfio destes comandantes que fazem isto bando,queria ve-los numa guerra na linha de frente comandando ,duvido que vão.

Aéreo

Coloque nesta conta também a FAB que concedeu a Medalha de Honra ao Mérito Santos Dumont para a então primeira nada, Dona Marisa Letícia.

Rodrigo Ganguilhet Coelho

Walfredo estou esperando sua resposta

Walfrido Strobel

Rodrigo, nenhum destes citados fez nada pelas Forças Armadas, sejam políticos, juiz, esposas de políticos etc.
Em momento algum defendi a entrega de condecoraçôes a nenhum deles.
Inclusive religiosos como Edir Macedo, homenageado pela FAB.

Adriano Luchiari

O Ádson (14/07 às 20:55) deve ser aluno da Marxilena Chauí, que saiu com essa tese de que o Juiz Moro é agente da CIA, cujo objetivo é destruir a Petrobras para os americanos se apoderarem das jazidas de petróleo do pré-sal. KKKKK, só rindo muito mesmo, os yankees não estão nem aí para o nosso pré-sal (tanto que nenhuma empresa norte-americana participou de leilões), nem para a Venezuela, para a Arábia Saudita ou outros produtores do Oriente Médio simplesmente porque eles atingiram a autossuficiência em hidrocarbonetos. Em tempo: quem destruiu nossa economia foi o PT, quando abandonou o tripé… Read more »

Carlos Crispim

Faço côro aos que acham vergonhoso a Marinha ter condecorado esses quadrilheiros, demorou demais pra cassar as medalhas até, creio que se tivéssemos um ministro que não fosse puxa-saco ele diria NÃO e ponto final, mas vejo ministros militares subservientes, que fazem do puxa-saquismo seus objetivos para subir na vida, a verdade é que esses bandidos quadrilheiros não obedecem nenhum critério para receber qualquer honraria militar e só desonram os que já as receberam, é um acinte aos veteranos de guerra, vergonhoso mesmo! Demorou, mas enfim terão que devolver SIM as medalhas! Quanto ao Sergio Moro, faça-me um favor, Sr.… Read more »

Marcelo-SP

Sergio Moro merece todas as condecorações do Estado brasileiro. Quem faz beicinho para isso é mortadela, adorador de pilantras vermelhinhos, mesmo! Pode fingir e dizer que não é. Mas é.

Bardini

Mais uma luz sob os feitos da tenebrosa gestão anterior que acabou com a MB…

João Augusto

Qualquer pessoa com o mínimo de conhecimento jurídico sabe que o Sérgio Moro não merece medalhas. Fazer justiça à revelia da Lei não deve ser razão para condecoração em lugar nenhum do mundo. Aqui, contudo, nessa nação carente de heróis (não porque nos faltam, mas porque o povo anseia desesperado por salvadores), cobre-se de louros o justiceiro. Que Deus nos salve do salvador…

Carlos Crispim

“Fazer justiça à revelia da Lei ” Kkkkk… Só rindo de certos comentários, deve ser algum advogado de criminoso…Sérgio Moro tem menos de 4% das sentenças reformadas, ou seja, 96% das condenações são ratificadas pelos tribunais superiores, inclusive o STF, ele faz uso estrito da lei, é formado no Brasil e em Harvard, somente um desinformado e mortadela (em linguagem coloquial) para difamar o Moro, só porque as maiores bancas de advogados estão perdendo feio e levando calça arriada toda hora de um juiz de 1ª instância, passando vergonha com suas teses absurdas de defesa a qualquer custo de bandidos… Read more »

Celso Cruz

Porque comentários político partidários também não são removidos por aqui ficando somente os compatíveis com a finalidade do tópico? No mínimo, considero isto como estranho. Afinal, o Naval, Forte e/ou Aéreo são uma tríade de site/blog sobre militarismo ou o que tem hoje de pior na política? Saudações cordiais.

Fernando "Nunão" De Martini

Celso Cruz, boa tarde. . A resposta é que, simplesmente, não deu tempo para fazer isso na hora, e agora já é tarde. . Não tem nada de “no mínimo” estranho sobre isso, privilegiamos nosso pouco tempo disponível para moderar comentários da matéria onde a coisa saiu ainda mais do controle e fugiu totalmente do tópico. . O que falta, na verdade, é um mínimo de colaboração por parte de alguns comentaristas para não contaminar este espaço com essa briga rasteira político-partidária que assola a internet e, de quebra, ainda sobra patrulhamento às ações dos editores do site. . Os… Read more »

Space Jockey

Canalhas ! Nunca deveriam ter recebido. Vivemos num paiseco mesmo…

Eduardo Boldo

Quero ver tirar as medalhas deles…
É outra coisa: quando que Zé Dirceu e Genuino fizeram jus a receber uma condecoração dessas…????

Foi preciso a Procuradoria pedir para caçar !!!!!
A Marinha tinha que ter vergonha.

Adriano Luchiari

Caros “Nunão”, editores, leitores e comentaristas. Quero registrar meu profundo respeito pelo trabalho dos editores, bem como às opiniões de todos os que aqui se manifestam. Às vezes, quando matérias mencionam políticos e protagonistas relacionados aos assuntos pertinentes ao site, são inevitáveis os ataques ou as defesas aos mesmos por comentaristas que mostram maior ou menor afinidade com determinadas correntes ideológicas ou partidárias, alguns mais, outros menos respeitosos, porém todos, acredito, movidos por espírito patriótico e desejosos do melhor para as nossas FFAA e nosso país. Na linha dos editores, até para facilitar o trabalho deles e o desprazer que… Read more »

Renato de Mello Machado

Eu penso só uma coisa.Nenhum politico deveria de receber essa honraria, a não ser um serviço muito relevante a nação.Igual no episódio da guerra da lagosta, em quê o assunto foi muito bem dirigido pelos líderes militares envolvidos na época e o chefe do CEMA, e suas bolas de titânio quê na sua resposta espetacular mandou o adido americano voltar, com o rebo entre as pernas e evitou talvez mortes desnecessárias.Para receber honrarias é daí para cima.

Gerson Carvalho

/em suma, nunca deveriam sequer terem recebido essas medalhas!