Home Acidente Aeronáutico Piloto continua desaparecido. NSS ‘Felinto Perry’ auxilia nas buscas

Piloto continua desaparecido. NSS ‘Felinto Perry’ auxilia nas buscas

7284
42
NSS Felinto Perry K11
Navio de Salvamento Submarino Felinto Perry

A Marinha do Brasil informou hoje em nota que as buscas ao piloto da aeronave AF-1B, desaparecido no mar desde terça-feira (26), prosseguem de forma ininterrupta e, até o início desta manhã (28), nada foi encontrado.

A Marinha disse também que o exercício operativo que estava sendo realizado e as aeronaves envolvidas não tinham conexão com a segurança dos Jogos Olímpicos 2016.

Um Inquérito Policial Militar (IPM) foi instaurado ontem (27) para apurar as circunstâncias do acidente envolvendo as duas aeronaves AF-1B Skyhawk, de matrículas nº 1001 e 1011. Uma Comissão de Investigação de Acidentes Aeronáuticos (ComInvAAer) também foi estabelecida, ainda no dia 26, com o objetivo de identificar os fatores que contribuíram para o acidente e visando prevenir novas ocorrências.

O Navio de Salvamento Submarino Felinto Perry também foi deslocado para a área a fim de auxiliar nas buscas. A tela abaixo (clique para ampliar) do aplicativo MarineTraffic mostra o caminho percorrido pelo navio até às 10h40 de hoje.

NSS Felinto Perry MarineTraffic

42
Deixe um comentário

avatar
36 Comment threads
6 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
29 Comment authors
RodriguesSilvioThorhoratio nelsonJorge Alberto Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
marujo
Visitante
marujo

Só o Bob Lopes encontrou o piloto e o avião acidentados.

Klesson
Visitante

Uma pergunta: Um posicionamento em linha dos navios, não seria uma opção para busca sonar?

XO
Visitante
XO

O sonar do Vital é específico para mapeamento, é a nossa melhor opção… os sonares dos nossos escoltas não podem ser empregados, smj, para essa faina… abraço…

Lucas Lima
Visitante
Lucas Lima

Infelizmente no momento a MB busca o corpo, pois a chance de encontrar com vida é remota.
Meus pêsames aos familiares do oficial..

Rogerio Rufini
Visitante

eu não entendo uma coisa, gostaria que alguém me explicasse, a aeronave caiu dentro da area de ação da MB, inclusive tendo meios nas proximidades, e logo apos o acidente foi disponível varias unidades em busca do piloto, nesse caso, nossas forças armadas não possui sistema de SAR ou C-SAR?, lembro que utilizaram a uns anos os relógio breitling, essa duvida paira sobre 100% de quem acompanha o caso, lembra muito o caso de pilotos de A-4 argentinos que ejetaram e morreram de frio ou exaustão, por que ninguém conseguiu localizar eles, nem mesmo a Royal Navy, como fica a… Read more »

MO
Membro

uma pergunta: alguemem ideia da profundidadeda região da queda, talves um DSV (Dive support Vessel), dependendo das condições poderia ter sucesso nas buscas, ou opreração em localização aproximada com ROV´s

Por Coincidencia, o Vital foi concebido originalmente como DSV …

Carlos Crispim
Visitante
Carlos Crispim

Lamentável se o piloto realmente estiver sem vida, mas é o que parece, triste notícia. E o país ainda quer ter subnuc, mas não consegue achar um piloto ejetado perto da costa, imaginem num acidente nuclear…

Klesson
Visitante

Grato pela informação XO.

João Tavares
Visitante
João Tavares

Senhores, ouvi, hoje pela manhã, por volta das 8h, no “Café Com Jornal”, da Band, que o corpo do AvN havia sido encontrado preso a ferragens, à deriva. Contudo esta foi a única informação divulgada, acompanhada de uma imagem (já exibida) de um EC725 sobrevoando uma praia, não sendo exibida qualquer outra notícia. Esta informação procede?

MO
Membro

ué, eles não estão groundeados ?

João Tavares
Visitante
João Tavares

MO, também achava. Mas desde ontem circula uma gravação de um deles sobrevoando uma praia de Saquarema à procura do piloto…

Beto Santos
Visitante
Beto Santos

Caramba já estou ficando indignado com estas notícias, parece que não sabem fazer o que treinam pra fazer, na minha opinião deveria trabalhar em duas frentes uma pra tirar logo este avião do mar pois o piloto pode estar preso nas ferragens sem ter tido tempo pra ejetar, e a outra frente seria procurar por ele se a ejeção tivesse tido sucesso, não consigo entender tinha um navio perto quando aconteceu e deveria ter chamado mergulhadores além de ficar circulando para fazer o resgate, não sei o que estão fazendo e posso estar falando bobagens aqui e peço desculpas por… Read more »

JT
Visitante
JT

“MO 28 de julho de 2016 at 12:27

uma pergunta: alguemem ideia da profundidadeda região da queda (…)”

Pelo Google Earth, não passa de 100 metros.

Leandro Costa
Visitante
Leandro Costa

Mo, acho que a profundidade máxima na região chega em torno dos 130, 140 metros. Eu não tenho minhas cartas aqui, mas achei uma online (http://blog.socialboats.com.br/wp-content/uploads/cartas/1508_Do-Cabo-Frio-a-Ponta-Negra.jpg) que indica mais ou menos isso. . Rufini, o SAR foi acionado. Em pouco tempo haviam já helicópteros na área. Acredito que, caso o piloto tivesse conseguido fazer a ejeção, ele teria sido encontrado em muito pouco tempo, mesmo com as correntes na região e tudo mais. Infelizmente parece que não foi isso que aconteceu. . Naquela região há muita, mas MUITA corrente. Velejadores saindo do Rio e indo para o NE, geralmente preferem… Read more »

MO
Membro

O Vital tem Sonar ? não seria ecobatimetros ?

140 m, hummmm, o pessoal,como vi comentários pensa edm meiosmilitares (alguem falouai em USN auxiliar), não seria ocaso de uma empresa de off shore, especializada ou capacitada em salvatagem/operações submersas ser contratada paraprovidenciar a localização/retirada da aeronave do leito

A ANV estatica no fundo será uma de umacerta dificuldade sua localização por sonares, creio eu (sempre fui pessimo em suntos debsaixo d´agua)

Leandro Costa
Visitante
Leandro Costa

Mo, eu acho que dá. Se não me engano está bem dentro das capacidades do Felinto Perry (isso pelo que eu me lembro e mesmo assim de uma visita feita a mais de dez anos atrás), e muito provavelmente do Vital também, ainda mais se estiver com ROV à bordo mesmo. Então dá para ir buscar. O trabalho de localização de algo do tamanho de um A-4 é que realmente é cansativo, e acredito que temos os meios para fazê-lo.

MO
Membro

Blz Leabndro, não me lembro a capacidade de içar do “as de Copas” (K 11)

Tks pelas infos !!!

Abs

Vagner
Visitante
Vagner

Só complementando…
Sim, o Vital tem sonar multifeixe, exatamente para imagear em 3D o leito marinho. Ele tbm tem ROV.

Fora as capacidades do Felinto.

Abs

MO
Membro

Tks VB !

Leandro Costa
Visitante
Leandro Costa

Obrigado pela info, Vagner. Então acho que é questão de tempo até acharem a aeronave mesmo.

FillipiRS
Visitante
FillipiRS

Acho que estão procurando no lugar errado. Sou totalmente leigo, mas parece que estão muito perto da costa, não tem como terem deixado escapar algo?

Jota Oliver
Visitante

Na minha humilde opiniao o piloto ja caiu morto na agua. Algum acidente na hora da ejeção pode ter ocorrido e o uniforme deles no mar é quase impossivel de se ver. Pq os pilotos nao levam sinalizadores com fumaça para esses casos?

Marcelo
Visitante
Marcelo

Na nota de hoje a Marinha confirma que as aeronaves envolvidas eram as únicas modernizadas que já estavam no VF-1, a 01 e a 11. Mas não informa qual foi a que caiu e nem os danos que a outra sofreu..

Marcelo
Visitante
Marcelo

OFF TOPIC
Sobre os voos dos EC725, a Helibrás está colocando alguns equipamentos novos e liberando a volta aos voos mas com restrições. Se observarem as manobras de treinamento de resgate de uma barca na baía de Guanabara semana passada, verão que é o UH-15 “07” que está voando, o mesmo deve estar ocorrendo com as aeronaves do EB e da FAB, Mas são pousos ainda a estar voando.

fogoamigo
Visitante
fogoamigo

Comentário no youtube identifica o piloto.

John Paul Jones
Visitante
John Paul Jones

Pessoal apenas complementando as informações do Galante.

A profundidade é rasa não exigindo o mergulho saturado (30-50m), me parece que a MB ainda não resgatou o corpo porque como há o testemunho de uma ejeção é possivel que as cargas explosivas tenham falhado, neste caso o regate se torna perigoso para os mergulhadores em explodir junto ao retirar o piloto, eu acredito que estejam investigando a area e verificando com o fabricante desta cadeira quais os procedimentos de segurança.

Não sou piloto, se tiver algum neste site que explique melhor este risco …

Ádson Caetano Araújo
Visitante
Ádson Caetano Araújo

John, 30 a 50 não precisa de saturação, mas o tempo de mergulho é muito restrito. Não me lembro agora de cabeça, até porque tabela de mergulho não é p ser decorada e sim consultada, mas a por volta dos 40 metros os minutos de mergulho são poucos e o tempo de descompresão é grande.

adimindik
Visitante

avião deve te mergulhado no Mar já inconsciente por causa impacto com outra aeronave uma pena vê um herói tomba assim precisamos mesmos hoje pelo menos é uns 24 f18 mesmo usado suprir nossa defesa .

Marcelo David Furtado
Visitante

Sou morador da Região dos Lagos, a profundidade no local – Saquarema é de 50 metros.
No dia do acidente a outra aeronave passou muito baixo aqui sobre minha casa em Araruama, cerca de 20 Km do local da queda. Estremeceu tudo!!! O piloto Igor é bem conhecido aqui, sua esposa está grávida de 7 meses. Esperamos que seja encontrado com vida. Estavam voando muito baixo sobre as montanhas da praia de Saquarema, temos um vídeo de um amigo que estava no local, perto do local do acidente, pouco antes de acontecer.

tecnico_tele (@tecnico_tele)
Visitante

eu acho estralho a dificuldade que se esta encontrando para achar e chegar ate esse aviao A4. pois o colete de voo tem geralmente radio localizador,assim como flutuador,racao,e agua,pelo menos e padrao, isso ainda mais sendo exercicios sobre o mar,alem de que os dois A4 estavam sendo monitorados com certeza,por radares do navio que participava da acao,e pela base a qual pertenciam,e como se pode dizer que ouve enjecao alguem viu?ouve comunicacao por radio da enjecao? sera que com o choque em voo,o piloto ficou desacordado e nao teve reacao ,se ouve ejecao sera que o conseguiu se soltar do… Read more »

tecnico_tele (@tecnico_tele)
Visitante

a mais perguntas que respostas???????????

JT
Visitante

A título de curiosidade, montei as rotas das quatro embarcações das buscas em uma mesma imagem:

https://i1265.photobucket.com/albums/jj501/jtramone/buscas_2016_07_29_zpshin0x7z7.jpg

[URL=http://s1265.photobucket.com/user/jtramone/media/buscas_2016_07_29_zpshin0x7z7.jpg.html][IMG]https://i1265.photobucket.com/albums/jj501/jtramone/buscas_2016_07_29_zpshin0x7z7.jpg[/IMG][/URL]

Nonato
Visitante
Nonato

O curioso é que teoricamente, sabendo a exata localização da queda ( radar? Contato visual pelo navio? Informação do piloto sobrevivente?) a área de buscas seria, em tese, bastante reduzida. 15 x 15 km? Claro que com o passar do tempo as “correntes marinhas” podem deslocar o piloto e partes do avião.

Vagner
Visitante
Vagner

“Área de busca reduzida, 15 x 15 km”….
Não fazem a menor ideia do que seja a busca por um objeto submerso…

MO
Membro

alias varos anos de buscas, SAR e afins do pessoal que esta ponderando isto né … mas aquela chave de fenda continua sumida em 150 m 2 de casa …

Juliano Lisboa
Visitante
Juliano Lisboa

225km2, área bastante reduzida. Desculpem mas é pra rir. kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Celso
Visitante
Celso

Conclusao geral e resumo…….uma vida se perdeu (muito triste mesmo), uma aeronave a menos na MB e principalmente a constatacao de q os meios colocados nessa busca nao estao a altura de um resgate e ou os seus equipamentos nao estao funcionando a altura……..MB e seus meios falida…….so navega as custas de muito esforco de suas tripulacoes….aquelas q realmente estao em seus navios ( a maioria esta em terra,so vai a desfiles, estao aboletados atras de escrivaninhas, em recepcoes ou rega bofes,………ufaaaaaaaa

Jorge Alberto
Visitante
Jorge Alberto

Os Embraer RC-99, nao podem ajudar? Ou outro aviao da FAB?

horatio nelson
Visitante
horatio nelson

se já é dificil localizar um sbn de 175 metros q se move(por conta própria) imagine um objeto de 12 metros q pode ter se partido em 2,estar enterrado e sofrendo efeito das fortes correntes da região e nem se sabe ao certo o local exato da queda…a mb poderia receber o premio uri geller-mãe diná de qualidade…podendo até localizar “buracos negros“ e qualquer outra coisa q exista debaixo d`água… vão achar mais precisamos dar um tempo para a mb, me ajuda ai…

Thor
Visitante
Thor

O comhecido dito popular já dizia… de médico e louco todo mundo tem um pouco.

Hoje vejo que o brasileiro é mais um pouco.
É técnico de futebol e analista de assuntos militares…

Silvio
Visitante
Silvio

Há um submarino, Tupi, na região de Arraial do Cabo se deslocando nesse momento!

Rodrigues
Visitante
Rodrigues

Felinto Perry muito tempo parado no mesmo lugar… Ultimos movimentos de varredura muito proximos. Será?