A Marinha dos EUA realizou o primeiro lançamento de míssil antinavio Harpoon BlocK IC a partir de um LCS durante o exercício RIMPAC 2016. O teste validou o funcionamento do Harpoon a bordo de um LCS e forneceu dados de engenharia, que vão auxiliar nas futuras atualizações do navio.

O míssil integra o conceito de “letalidade distribuída” para fortalecer o poder naval, disse a Marinha. O sistema do Harpoon foi incorporado no LCS em menos de quatro meses.

O Harpoon é uma arma para qualquer tempo projetada para executar missões anti-navio contra uma série de alvos de superfície. Ele pode ser lançado a partir de navios de superfície, submarinos e aviões, e é usado em 50 cruzadores e destróieres da Marinha.

O teste foi parte de uma estratégia maior da Marinha para aumentar a letalidade e capacidade de sobrevivência dos LCS.

Enquanto a demonstração representa o primeiro teste “over-the-horizon” do Harpoon em um LCS da classe “Independence”, a Marinha disse que ainda não foi tomada qualquer decisão em relação ao míssil que será integrado na plataforma LCS. O outro míssil cogitado é o NSM – Naval Strike Missile, da Kongsberg Defence & Aerospace.

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Lucas Lima

Juro que até hoje – enquanto leigo que sou – tenho dificuldades em encontrar informações na internet sobre a “razão de ser” dos LCS (o nome ainda por cima não ajuda haha). Se uma boa alma tiver algum arquivo ou link com os propósitos do programa ou algo que ajude, me seria bastante esclarecedor. 🙂

Dalton

Lucas… o LCS está substituindo os 14 MCMs, atualmente 11 estão em serviço que são navios de 1300 toneladas velocidade máxima de 14 nós com sorte e que estão “pedindo” para serem retirados de serviço…o primeiro será retirado de serviço em 2019 devido aos atrasos na entrega de mais LCSs. Quatro MCMs estão baseados no Golfo Pérsico e quatro no Japão e para chegarem lá precisaram ser transportados em navios fretados o que não é barato ao contrário do LCS que pode chegar até lá por conta própria…os outros 3 estão baseados em San Diego. . A US Navy planeja… Read more »

fonseca

Mas se ouviu barulho ou viu fumaça no momento do disparo…

fonseca
Lucas Lima

Dalton, obrigadão pelas informações! Eu acompanho os blogs da Forças de Defesa há um tempão, mas como antes só podiam comentar aqui os que tivesse comprado um exemplar, algumas dúvidas ficavam na “cachola” e eu não conseguia sanar. Valeu mesmo!

Jagderband#44

Sou tecnicamente leigo também, mas considero o LCS um avanço. Um híbrido entre PC-FFG que serve para patrulhar águas rasas ou azuis.