Kuznetsov

O navio-aeródromo russo Admiral Kuznetsov está pronto para fazer sua estréia em combate no leste do Mediterrâneo. Isto deverá ocorrer em novembro de acordo com a mídia russa.

O navio estava originalmente programado para partir para a costa da Síria em outubro, mas a comissão foi adiada. Embora o governo russo não tenha afirmado o motivo do adiamento especula-se que uma das razões seria a provável falta de pilotos qualificados para operações embarcadas com asa fixa.

Treinamento

Analistas especializados em assuntos militares russos são unânimes em afirmar que o treinamento de pilotos é o elo mais fraco da aviação naval da Rússia. Mais até do que qualquer problema técnico com o navio ou com as aeronaves. Ao contrário da versão indiana do MiG-29K, que teve problemas técnicos em função de peças fabricadas na Ucrânia (incluindo o seu radar), o MiG-29KR o russo não parece ter sido impactado tão severamente.

“O principal problema no caso do MiG-29KR agora é a falta de pilotos treinados para operações embarcadas e não qualquer problema técnico”, disse o pesquisador Mikhail Barabanov, editor-chefe do Moscow Defense Brief , que é publicado pelo Centro para Análise de Estratégias e Tecnologias (CAST) na Rússia.

Mas a falta de pilotos treinados pode ir além do MiG-29KR. A ala aérea embarcada do Kuznetsov compreende dez Sukhoi Su-33 Flanker-D, caças de superioridade aérea, e quatro MiG-29KR. No entanto, não é claro se há aviadores suficientemente qualificados para operar as aeronaves a partir de um convoo. “Por que ninguém nunca pergunta quantos pilotos qualificados a Rússia realmente tem?”, Perguntou Mike Kofman, cientista especializado em assuntos militares russos do Center for Naval Analysis. “Aeronaves precisam de pilotos e outros equipamentos de apoio. Há 14 pilotos certificados a bordo Kuznetsov?”

O Su-33 Flanker-D

Sukhoi Su-33

Assumindo que o Kuznetsov chegue ao teatro de operações com um conjunto completo de pilotos e aeronaves, o navio será capaz de fornecer alguma capacidade de ataque. Os dez Su-33 a bordo, que em anos anteriores foram otimizados exclusivamente para a superioridade aérea e defesa da frota, foram equipados com miras de bombardeio Gefest SVP-24. Os russos afirmam que ela aumenta a precisão das bombas burras até o nível das guiadas. “Este sistema funcionou muito bem no Su-24M na Geórgia em 2008 e na Síria em 2015-2016, por que não deveria funcionar agora?”, Disse Barabanov.

Fontes ocidentais estão céticas quanto à real capacidade da SVP-24. A experiência da Força Aérea dos EUA durante a Operação Tempestade no Deserto, em 1991, mostrou que mesmo nos modos CCIP (Continuously computed impact point) e CCPR (continuously computed release point), precisão ficou degradada em altitudes acima de acima 10.000 pés.

O MiG-29KR

MiG-29K lands on Vikramaditya for the first time

Kuznetsov também levará um quarteto de MiG-29KR (para uma frota total de cerca de 14 aeronaves em operação no arsenal russo) que são capazes de transportar armas de precisão como mísseis guiados ar-superfície. De acordo com o meio de comunicação estatal Izvestia, os jatos são capazes de lançar bombas guiadas de precisão KB-500 e lançar mísseis anti-navio X-35, além de operar com mísseis antirradiação Kh-31P, segundo o fabricante. “Mas não há nenhuma garantia de que o treinamento de pilotos com essas armas esteja concluído”, disse Barabanov.

Enquanto os russos esperam usar armas de precisão como a KAB-500 e o X-35 sobre a Síria, de forma mais realista os MiG-29KR provavelmente usarão uma combinação de armas guiadas e não guiadas.

No entanto, a nova variante do Fulcrum deveria substituir o Flanker-D a bordo Kuznetsov, devido à sua capacidade multifunção. “O principal motivo da substituição está no fato do MiG ser mais adequado para ataques aéreos do que o Su-33, voltado mais para o combate ar-ar, uma missão desnecessária desde o fim da Guerra Fria”, disse Gorenburg.

FONTE: The National Interest (tradução e adaptação do Poder Aéreo a partir do original em inglês)

Subscribe
Notify of
guest

58 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ádson Caetano Araújo

Que enorme porta helicópteros com uma rampa skyjump!!!???

Rustam Bogaudinov

what interesting to be become, after words that the radar station is made in Ukraine))) I understood that those who wrote this article, communicated with Martians))) MIG-29KR doesn’t use the details made in Ukraine! – the Zhuk-M radar which equipped MIG-29KR of production of Phazotron-NIIR corporation – production is located in MOSCOW ___ o que interessante de tornar-me, depois de palavras que a estação de radar se faz na Ucrânia))) entendi que aqueles que escreveram este artigo, comunicado com Marcianos))) MIG-29KR não usa os detalhes manufaturados na Ucrânia! – o Zhuk-M de radar que equipou MIG-29KR da produção da corporação… Read more »

Carlos Alberto Soares-Israel

Falta de planejamento e estrutura para colocar a nau a 100% das suas capacidades no convoo.
Conclusão: Na execução “deu pau”.
Por isso os Âmis são imbatíveis em aviação embarcada, não tem pra ninguém !
Viva o Tio Sam
Até os Franceses e Espanhóis são melhores nessa matéria.
E os Ingleses estão voltando …..
http://www.naval.com.br/blog/2014/07/04/porta-avioes-hms-queen-elizabeth-maior-navio-construido-no-reino-unido-foi-batizado-hoje-pela-rainha/
http://www.naval.com.br/blog/2013/07/31/terminada-a-reforma-do-charles-de-gaulle/

Carlos Alberto Soares-Israel
Carlos Alberto Soares-Israel

Caramba, com 1/4 do petrolão dava para ter um desses,
calma Juarez ….. ter não significa operar !

Carlos Alberto Soares-Israel

Vixi, o Lada deles solta fumaça, ampliem a 1a. foto !
Lembra algo ?

Emerson Fully

Pode acreditar, esse “LADA” Faz um estrago sem tamanho por aqui!!!
Não acreditem nessa babozeira que estão sem pilotos qualificados para os caças, podem estar é sem logística de muniçao equipamentos para essa missão, mas dizer que ele não e capaz ou insignificante, é no mínimo infantil!!
Aqui em terras “TUPINIQUINS” faria o peso da balança ficar a nosso favor, pode acreditar !!!

Ednardo de oliveira Ferreira

se os russos dominam o ciclo nuclear, por que seu porta aviões não têm esta propulsão?

Ivan da Silveiraa

Boa tarde!

Esse porta-aviões é movido a carvão? kkkk
Tem armas russas que são muito bonitas, principalmente pela robustez, mas esse porta-aviões é muito feio!

Meu julgamento é apenas estético….

Abraço!

MO

Vc deve ser fan de UQTR .. so pode … kkkkkkkkkkkk Kuznetsov feio, ah tah e bonito é estas trankera UQTR … ah vah ..

Leandro Costa

Em terras Tupiniquins, o peso da balança ficaria à nosso favor? Contra quem? Porque se é em relação ao balanço de poder local, esse sempre esteve à nosso favor, apesar dos pesares.

Rustam Bogaudinov

Guilherme Poggio, No, the only thing that was head of Ukraine is aiming for guided missiles, but now their production is established in Russia Ukraine because of Russian sanctions against it can not officially buy spare parts for its Russian MIG-29 Concerning the article – is immediately obvious that the people who wrote it do not understand and do not know Russian equipment, they write about the X-35 but this anti-ship missiles, but there is a preparation of pilots and the ship will be released into the sea but it is not connected with the preparation of crews MIG-29KR and… Read more »

Glasquis 7

Leandro Costa.

Engano seu, na região existem forças que, dependendo do TO, seriam impossíveis de enfrentar com o armamento que o Brasil tem na atualidade. Já sei, vai ter sub nuclear, vai ter pronae, vai ter gripen, vai ter arpia, vai ter AVTM 330 Matador, vai ter A darter, etc… Vai ter, algum dia, mas por enquanto não tem e até ter, ainda amargará muitas comparações desfavoráveis no ambiente “local”

Jmgboston

Li em algum lugar que os únicos de decolam e aterrisam à noite em porta-aviões são os americanos. Realmente nunca vi filmagem que não fosse dos malvadusamericanus fazendo isso. Correções são bem Vindas.

junior

Esse porta aviões e caças tem uma aparência de tecnologia ultrapassada! Prefiro até o NAe São Paulo!
http://www.naval.com.br/blog/wp-content/uploads/2009/01/foch.jpg

MO

kkkk vai na fé Junior … kkkkkkkkkkkkkk (aparencia é … kkkkkkkkkkkk)

Agnelo Moreira

Prezados
Vi os franceses operando noturno em um documentário.

Leo Neves

Jmgboston Os russos, indianos também fazem operação com porta aviões de noite, no YouTube tem alguns vídeos. A respeito da matéria, os russos não vão utilizar o X-35 na Síria pois é um míssil anti-navio, eles vão utilizar o X-38 que vai ser estreado no conflito Sírio… E também o número de Mig-29k e mig-29kub embarcados vai ser maior que somente quatro como esta na matéria… Fora os ka-52.. Os mig – 29k russos não estão tendo problemas, somente ou indianos pois utilizam peças de procedência ucraniana. As bombas burras russas com este sistema de cálculo de impacto, demonstraram boa… Read more »

Renato Carvalho

Nesse andado a Russia ta indo a passos largos pra ser a terceira marinha mais poderosa do mundo!!!

E.Silva

Os russos devem estar dando mais horas de voo aos seus pilotos antes de ir à Síria, essa comissão dará muita experiência à marinha russa. Participar de uma missão real num Nae é para poucos.

Carlos Alberto Soares-Israel

Glasquis 7 20 de setembro de 2016 at 16:30
Quem ?

Carlos Alberto Soares-Israel

“Ukraine because of Russian sanctions against it can not officially buy spare parts for its Russian MIG-29”
_______________________________________

One more reason to go to the EU and NATO.

Willhorv

Olha….os russos possuem ótimos subs, se não os melhores. A política militar de dissuasão deles se baseiam nisso e nos bombardeiros de longo alcance e de mísseis descomunais contra qualquer marinha. Ao meu ver, um nael seria para ter enquanto outros tem. Talvez fazer um controle de área, mas vejo como algo fora de sua doutrina. Não gostaria de estar a bordo de um CVN americano em caso de conflito e ser alvo de saturação de mísseis provenientes de terra, mar e ar russos.

ScudB

Calma gente :)! Uma das principais coisas nessa ida de “Kuznetsov” é demonstração! Ou , pelo menos, treinamento (se a demonstração não vai dar certo). 1. Os bombardeiros podem decolar com carregamento máximo sem catapulta? Não.. 2. Os cacas tem “o inimigo”para enfrentar? Não!( lógico deixando a ultima piada das redes somente como piada: “a forca aérea da DAESH é USAF ja que ninguém é mais eficiente para bombardear o Exercito Sírio”). 3. Quem é maior comprador da “sucata russa”? A India! 4. Tem que mostrar aos indianos que o troço funciona? Tem. 5. Temos helicópteros para vender? Temos. 6.… Read more »

Nonato

Muito poucos aviões… 14?

Airacobra

Gostei desse aparelho de parada e espelho de pouso em pista de terra simulando um convôo do video postado mais acima, teria sido uma excelente solução/destinação para o aparelho de parada do saudoso Minas Gerais (nem sei que fim tomou esse AP), e poderia ter sido instalado na BAeNSPA, teria quebrado muito o galho de treinamento de pouso embarcado enquanto não houvesse NAe disponivel, o que ocorre desde convôoe não somente com toque e arremetida no convôo simulado pintado na BAeNSPA.

Ednardo de oliveira Ferreira

A grande parte dos arsenais da Rússia, China e EUA não estão ali para se enfrentarem. Afinal, qualquer conflito entre eles levaria a apocalipses nucleares e econômicos. Uma proibição de comércio entre eles e seus parceiros teria mais impacto que 5.000 f35. uma guerra entre eles fatalmente cairia num conflito nuclear, fim do mundo. Se estes caras têm arsenal convencional, porta aviões, corvetas, destroires, fuzileiros, blindados, caças, artilharia e tudo o mais, são para conflitos regionais e locais, como o caso da Síria, Iraque, Iugoslávia, etc… Assim, neste cenário, estas forças convencionais são sim muito importantes. O caso da Rússia.… Read more »

Rafael

Então a Russia não tem 14 pilotos? Sei…

Dalton

Wilhorv… os submarinos russos talvez sejam os melhores para as necessidades russas, já que em caso de guerra eles teriam um maior número de navios de superfície a serem afundados, daí um dos motivos deles serem maiores e transportarem um número maior de armas quando comparados com submarinos das marinhas ocidentais que por sua vez teriam na marinha russa de superfície um número bem menor de navios que valeriam o uso de um torpedo. . A espinha dorsal da força de submarinos da marinha russa é o denominado “Akula” pelo ocidente dos quais há apenas 10 no inventário e nem… Read more »

Wagner

Comentando sobre a fonte original : Presumindo que esse Babarov aí de fato exista, pq muitas vezes usam nomes russos inventados para aumentar a credibilidade dessas babaquices sensacionalistas. É igual aquela vez que disseram que o Peter the Great estava prestes a explodir, tudo lixo midiático. O navio segue firme e forte e nao teve problema relevante algum. Meses depois estava dando a volta nos oceanos. Que ridículo, ” eu acho que os pilotos russos são feios ” . O cara nao deu qualquer prova, ou base estatística, a reportagem toda é sobre um suposto ( agente ocidental) russo que… Read more »

Ricardo

Aqui está a lista de todos os submarinos nucleares russos e como estão. A lista tem pouco mais de um ano, mas ainda serve de referência:
http://www.yaplakal.com/forum2/st/25/topic1024160.html&usg=ALkJrhi8cjCQJWJwTmG9FmaTYjG3MVSzOw

kfir

colaborou Kfir kkkkkkk . . Rússia anuncia envio de porta-aviões para costa Síria . Lavrov defende investigação sobre ataque a comboio, e Kerry pede que aviões permaneçam em terra para passagem de ajuda humanitária . . MOSCOU / NOVA YORK — A Rússia anunciou nesta quarta-feira o envio de um porta-aviões à costa mediterrânea na Síria, num momento em que Moscou e Washington discutem formas de retomar um cessar-fogo encerrado no início da semana. Aliada do regime de Bashar al-Assad, a Rússia está sendo acusada pelos Estados Unidos de atacar um comboio humanitário na região de Aleppo, o que deteriorou… Read more »

Guilherme

se para os russos os porta-aviões americanos, com mais que o triplo de aviões, caças multifunção, caças para guerra eletrônica, aviões de patrulhamento, e toda proteção dos Arleigh Burke, Ticonderoga e demais não passam de um grande alvo, essa sucata chamada kuznetzov é o que?

Delmo Almeida
Rustam Bogaudinov

Wagner 21 de setembro de 2016 at 10:35 Moscow. September 21. Interfax-AVN – Russia will send to the Mediterranean heavy aircraft-carrying cruiser “Admiral Kuznetsov”, said Russian Defense Minister Sergei Shoigu.       “At present, the Russian naval group in the eastern Mediterranean includes not less than six warships and three or four support vessels from the composition of the fleets. In order to increase the combat capabilities in the grouping plan to incorporate into its structure naval aircraft carrier group with the cruiser” Admiral Kuznetsov ” – Sergei Shoigu said at the board meeting of the Defense Ministry on Wednesday.      In the… Read more »

Delmo Almeida

Esse navio fica baseado no norte da Rússia e aquela área fica congelada durante o inverno. Durante o tempo da URSS e nos anos recentes ele costumou descer para o porto de Tartus na Síria para se manter disponível. Agora juntou a comissão anual com a operação russa na região.

Trollbuster

Não tem pilotos qualificados ? Peguem o Rustam e meia dúzia de pelegos russófilos comunas de fórum brasileiros e coloquem para voar nestas velharias.

Tudo que é russo não é mega simples, plug and play, fodástico e mágico ?

Vão lá e façam a decadente, incompetente e corrupta USN tremer de medo.

MO

Depende o que entende por “qualificado”, mas duvido que seja a expressão relativa ao real significado naval da expressão

Juarez

Trollbuster, deixa estar, o meu sonho dourado era colocar todos os integrante do mundo plug anda play no PA Russo, com EC 725(os da MB) e Mig 29K, o dos Indianos, é, aqueles que os Russos fizeram uma montagem lego e colocaram a culpa nos Ucranianos, e mandar eles peitarem um Carrier Strike Group da US Navy.

G abraço

Gerson Carvalho

Para quem possui uma frota de submarinos classe Borei armados com 16 mísseis intercontinentais Bulava em cada um, nem precisa de porta aviões!!

bosco123

Gerson,
Os EUA tem 14 SSBNs classe Ohio com 24 mísseis Trident II cada e nem por isso deixam de ter 11 porta-aviões.

Fabiano Martins

Fan boy detected kkkkk.

E.Silva

Rapaz… vou te dizer… quando se postam notícias de equipamentos russos ou americanos mais da metade dos comentários são baboseiras e ou brigas ideológicas. A gente fica perdendo tempo tentando achar alguma coisa que preste. E o pior é que nessa hora até os comentaristas mais experientes se rendem a esta briga de torcida.
.
Nesta brincadeira perdemos a oportunidade de ler dos que entendem do assunto sobre as vantagens e desvantagens do Mig-29KR sobre o Su-33 ou sobre qual o custo e as diferenças para se formar um piloto naval….

MO

Risos, fora quando o pessoal que viu navio pelo google se “expanta” quando veem navio ramonando … risos, da nisto ….

Carlos Alberto Soares-Israel

Juarez 21 de setembro de 2016 at 18:31
Dois !

Juarez

E. Silva, vamos atender teu pedido: Provavelmente a adoção do Mig 29 se dá em função do tamanho do Admiral Kusnetsov, que tem limitações para operar full com seus SU 33, que são anvs grandes e que provavelmente precisam de condições de vento e velocidade relativa gerada pelos motores navio ótimas para poder operar com payload full. Segundo a o pasquim Russo(digo isto porque nada do que esta gente escreve dá para levar a ponte de faca, mas) os Su 33 operariam prioritariamente como caças de defesa aérea, e os Mig 29 como anvs de ataque de precisão, o que… Read more »

PauloR

É aqui a guerra fria? O pessoal briga mais que americanos e russos.
Sobre a notícia, o porta aviões acabou de passar por um processo longo de modernização, e pelo tempo adiado, acho que não foi nada grave. Logo veremos o porta aviões fazendo testes reais na Síria e mandando aviões jogar bombas na cabeça da oposição Síria.

Rustam Bogaudinov

bosco123 21 сентября 2016 в 20:56 If our annual budget was how the US Army $ 700 billion (the budget of the Russian army of the $ 60 billion a year), then perhaps we would be more avianostsef, but why? 2-3 is a maximum in the future The main task for us is to break in and give our elite training ship it by sea pilots of the Northern Fleet of Russia, if you remember what effort it took in the 90th years of the last century to create and maintain naval aviation in Russia Thank you to General Apakidze,… Read more »

Rustam Bogaudinov

video retro

Serviço Admiral Kuznetsov combate no mar Mediterrâneo 1995 1996

kfir

Patrulhar o Libano virou mico com tanta gente jogando bomba por lá….
ta na hora de sair antes que algo pior aconteça …

Dalton

Paulo… o “Kuznetsov” ainda não passou por um longo processo de modernização…era para ter iniciado em 2012 com duração prevista até 2017, mas, foi adiada e apenas manutenções de rotina tem sido feitas desde então. . Conforme fontes russas, em meados de 2017, após o retorno da missão no Mediterrâneo o “Kuznetsov” finalmente terá sua tão necessária modernização iniciada, com previsão de término em 2020, mas, que poderá durar até mais, dependendo de problemas que possam ser encontrados e disponibilidade de recursos. . Modernizações/revitalizações mais longas que o esperado tem sido frequentes como por exemplo o cruzador “Ustinov” que está… Read more »

ScudB

Conforme as ultimas declarações AK vai de “caixa cheia” : com todos os itens de armamento e com numero máximo de unidades nas alas. Estão confirmando os SU-33 , SU-33 com SVP24-33 (4 estão prontos e vão ser usados nas missões de ataque ao solo) , SU25 , MIG-29KR , MIG-29KUB , KA27/Ka29 e KA-52 Katran.
Tudo indica que vai ser uma espécie de demonstração (os Katrans para Egito , por exemplo) e coleta de dados para modernizações (caso de AK e SU-33).
Um abraço!

E.Silva

Juarez,

Grato pelas informações, veja que esse é o tipo de dúvida que apenas quem é da área consegue compartilhar. Eu, por exemplo, tinha uma visão limitada sobre este assunto, achava que o motivo da troca do Su-33 pelo Mig-29KR era para padronizar com os indianos, com o objetivo de dar uma certa escala para o MIg. Sempre achei o Su-33 um caça mais adaptado para a função naval e com uma maior capacidade para futuras modernizações, mas não percebi que o seu peso dificultaria sua operação de forma tão significativa.

Abs!