Home Aviação Naval Marinha encerra buscas sem encontrar avião e piloto desaparecidos

Marinha encerra buscas sem encontrar avião e piloto desaparecidos

5193
54

Caça AF-1

A Marinha divulgou nota informando que encerrou as buscas ao caça AF-1B e seu piloto, desaparecidos desde 26 de julho:

CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA MARINHA

Nota à Imprensa IX
Brasília, em 21 de outubro de 2016.

A Marinha do Brasil (MB), em complemento às Notas publicadas anteriormente, informa que, após 88 dias de intenso trabalho, foram encerradas hoje (21) as buscas ao piloto e à aeronave AF-1B, matrícula N-1011, desaparecidos no mar de Saquarema-RJ, no dia 26 de julho. As equipes de salvamento realizaram, nesse período, varredura ao longo da área marítima e trechos de praia situados nas imediações do acidente, inclusive com o emprego de mergulhadores da Marinha do Brasil, porém, lamentavelmente, o piloto e a aeronave não foram encontrados.

O acidente aconteceu quando duas aeronaves AF-1B encontravam-se realizando treinamento de ataque a navio de superfície. Durante o voo de afastamento do navio, em formatura tática, para a realização de um novo ataque, houve a colisão entre as aeronaves e a queda de uma delas no mar.

Imediatamente após o acidente, aeronaves e navios foram para o local e deram início às buscas. Ao longo de todo esseperíodo, os seguintes meios prestaram apoio: aeronaves da Marinha, do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro; navios da própria Marinha, subordinados à Esquadra, ao Comando do 1º Distrito Naval e à Diretoria de Hidrografia e Navegação; e navios contratados pela empresa Petrobras.

Desde o acidente, a Marinha vem prestando todo o apoio necessário à família do piloto desaparecido, o Capitão de Corveta Igor Simões Bastos.

O Inquérito Policial Militar (IPM), instaurado em 27 de julho, apura as circunstâncias do acidente e a Comissão de Investigação de Acidentes Aeronáuticos (ComInvAAer), estabelecida no dia 26 de julho, deve identificar os fatores que contribuíram para o acidente, visando prevenir novas ocorrências.

54
Deixe um comentário

avatar
54 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
36 Comment authors
oicaSealJagderband#44Marcelofane AndradeBueno Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
ALITSON
Visitante
ALITSON

Vergonhoso!!!

Marcos
Visitante
Marcos

Chamem a Marinha francesa!

Willhorv
Visitante
Willhorv

Olha….podem falar que é difícil e coisa e tal…mas, não encontrarem a aeronave pra mim foi um absurdo!! Ainda mais estando próximo do então alvo e do outro caça que se envolveu. No que tange os localizadores não funcionarem é outro absurdo maior ainda!
Espero que a família esteja em paz e que tais investigações determinem a efetiva instalação e operação de equipamentos que zelem pela segurança!!

Zica
Visitante
Zica

Chamem a Marinha Americana que em uma semana acham. Vergonhoso.

Augusto
Visitante
Augusto

Se fosse no meio do Atlântico, tudo bem. Mas ali, encostado na costa, com a possível localização passada pelo piloto do outro avião… inacreditável! Sem comentários também sobre o localizador não tem funcionado.

Renato de Mello Machado
Visitante
Renato de Mello Machado

Poxa! Os cara acham U-boot da 1 e 2 guerra, em todo lugar e não acham o AF-1B e seu piloto tem coisa aí

Adriano Luchiari
Visitante
Adriano Luchiari

Um NAE que, se e quando levanta ferros, é só para navegar na baía da Guanabara. Uma força aeronaval com equipamento de asa fixa obsoleto, que perde em um acidente o único meio modernizado e, mais importante, a vida de seu piloto, além de ver sua doutrina esvair-se. Capacidade de busca nula. Fechem essa porra de VF-1, deem baixa no A12 e apliquem melhor os parcos recursos na patrulha e negação do uso do mar.

piovezam
Visitante

Triste! Vergonhoso!
Uma clara imagen do que hoje é a Marinha de Guerra deste Pais!
Gracas a Deus somos um pais sem ameacas a curto e medio prazo dentro de um continente relativamente pacifico.
Que sirva de reflexao para um cambio de doutrina e que esta marinha seja em um futuro proporcionada de meios com a capacidade que realizar um policiamento costeiro aceitavel.
Fazendo-se presente a vista de outros, marcando con seus meios a nossa soberania de nossas millas territoriais.

Diegolatm
Visitante
Diegolatm

Vergonha!!!!! Não importa o argumento, o avião caiu na zona costeira e não conseguiram acharam, meu deus!

Ádson Caetano Araújo
Visitante

OI, o acidente não ocorreu por ser um AF-1, o acidente não ocorreu por se possuir um NAE que não navega. O que ficou marcado foi a falta de capacidade da Marinha em realizar buscas. O K11 teria que ter localizado o AF-1 mesmo em profundidade muto superior. Já pensaram se ocorre um acidente com algum meio da forsub a 150 metros? Ter uma força de submarinos sem os meios adequados de localização e resgate é temerário.

Marcelo
Visitante
Marcelo

Ficam portanto evidenciada a realidade de uma marinha que opera sem condições de operação, com falta de equipamentos necessários e improvisações, em distorção ao que nos é, para todos, apresentado nas propagandas pela midia, este exemplo deve ser analisado por todos, como o inicio de um processo de conscientização dos militares, de que alguma coisa neste processo precisará ser modificado……..algo não está bem……, ficam aqui os meus sentimentos pela família do piloto.

BLURSKY
Visitante
BLURSKY

Muito conveniente deixar o af1m debaixo dagua, a culpa fica com o piloto e a MB não se responsabiliza por nada, ninguém vai preso, dinheiro do contribuinte continua indo pro ralo etc…

Deia Linhares
Visitante
Deia Linhares

Qual o interesse em não achar, é a grande pergunta.

Bruno V. Campestrini
Visitante
Bruno V. Campestrini

Pessoal apenas um comentário, encontrar um avião que se chocou com a água se despedaçando é muito diferente de encontrar um submarino gigante que naufragou.

Luciano
Visitante
Luciano

Nesse caso, quando a marinha oficializa o fim das buscas, fica mais fácil o tramite legal para a família resolver a burocracia do reconhecimento da morte e conseguir a pensao? No caso de morte em serviço, o militar é, para efeitos de sua ficha e de pensão à família, promovido uma patente como q acontece com a baixa por tempo de serviço?

Renato de Mello Machado
Visitante
Renato de Mello Machado

Sim mas também teve muito avião achado por aí no fundo do mar e o quê é pior é quê eles tinham a localização,ou não houve choque e a aeronave explodiu ainda no ar por algum outro motivo

Alfredo Araujo
Visitante
Alfredo Araujo

Ultimamente, são tantos especialistas cheios de certezas…

Renato de Mello Machado
Visitante
Renato de Mello Machado

Que bom né? Meu caro Alfredo,isso mostra quê vivemos num país livre,e quê muitos tem o direito de expressar sua opinião,principalmente por o caça ser fruto dos nossos impostos e a vida do piloto, quê é o mais importante não tem preço.

Dalton
Visitante

Acho que todos concordamos aqui que colisões entre aeronaves acontecem, os 2 Rafales “M” que estavam retornando ao NAe Charles De Gaulle e que colidiram em 2009 por exemplo, um piloto ejetou e foi salvo o outro afundou com sua aeronave. . Verdade que depois de vários dias à aeronave e o corpo do piloto foram encontrados por mergulhadores, mas, também não havia nenhum “localizador” funcionando, foi pura sorte e a aeronave francesa estava mais próxima da costa, 35 kms, do que à aeronave brasileira, 44 kms da costa e em local mais raso. . Como não sabemos exatamente em… Read more »

theogatos
Visitante

Eu também acho triste para a família, aliás ainda que tivessem encontrado seria triste, mas vergonhoso? Eu penso mais na linha que citou o Dalton e acho que seria vergonhoso não ter tentado achar, mas aparentemente não é tão fácil de posse dos recursos que temos fazer essa localização dado o tempo que se dedicou a tal. . Talvez outros equipamentos pudessem ter ajudado na busca? Não sei, mas a marinha aparentemente procurou com o que pode, aqui no Naval houve várias publicações inclusive mostrando o mapa percorrido por embarcações da marinha em busca dos destroços. Por isso acho que… Read more »

Carlos Alberto Soares-Israel
Visitante
Carlos Alberto Soares-Israel

Em Arraial do Cabo
comment image

Carlos Alberto Soares-Israel
Visitante
Carlos Alberto Soares-Israel
Carlos Alberto Soares-Israel
Visitante
Carlos Alberto Soares-Israel

“O que mais intriga, nesse momento, é a falta de registros dos vários sensores embarcados em navios e aeronaves militares envolvidos nas buscas, acerca de uma massa de metal de cinco toneladas que jaz, no fundo do mar, com as marcas da Aviação Naval brasileira.”
Roberto Lopes

Ádson Caetano Araújo
Visitante

Theogatos,
o K-11 é o que melhor temos para resgate subaquático, é um navio antigo como tudo na Marinha. Sendo o Felinto um navio para resgate submarino, tinha que ser melhor equipado em sensores. O navio da Fugro também participou, esse é bem equipado para o resgate, mas para localização não é o ideal.

Alfredo Araujo
Visitante
Alfredo Araujo

“Renato de Mello Machado 22 de outubro de 2016 at 14:25”
.
Eu discordo… E MUITO !!
Não é pq temos o direito de dar nossas opiniões, que devemos escrever qualquer merda que vem na cabeça. Ainda mais quando essa “opinião” é depreciativa a outra pessoa e/ou instituição.
.
Quer divulgar a sua opinião ? Basei essa em fatos, e não em achismos…

Humberto
Visitante
Humberto

Bom, eu não tenho competência alguma em falar se é fácil ou difícil, mas posso colocar o meu testemunho como mergulhador autonomo (SCUBA) que faz pouquissimos mergulhos por ano (ou seja, raramente depois de chuvas). O mar não é uma piscina, quando voce está mergulhando, raramente você enxerga algo a mais de 10 metros, com muita sorte 25 metros de distancia. O fundo do mar não é estático, correntes levam coisas de um lado para o outro, fiz um mergulho em um dia e como gostei, voltei ao mesmo local depois de uma semana, MUITA coisa tinha mudado, até achei… Read more »

donitz123
Visitante

Passou o atestado de incompetência.
.
Lamento mas é a pura verdade.

Celso
Visitante
Celso

Centenas de comentarios ja foram feitos aqui mesmo e guardadas estas opinioes, pode-se afirmar c absoluta certeza q infelizmente a MB esta na mais absoluta falencia de todos os seus meios, tecnicos e humanos, discordem ou nao alguns por aqui. Mas contra fatos nao ha argumentos de nenhuma forma, saltando neste momento a verdade absoluta dos fatos q aqui mesmo vem sendo comentado por muitos. Alguns aqui podem ate gritar c opinioes de apoio e ou justificativas cabeludas e tacanhas sobre esta ineficiencia e ou dificuldade…..mas respondam se puderem…com ou sem pedacos ao sabor de correntezas na regiao (alias o… Read more »

EParro
Visitante
EParro

Mas então, Alfredo Araujo, da forma como você se manifestou pareceu-me que ou você sabe de alguma coisa a mais ou ficou ressentido com alguma coisa qualquer? Seria possível sabermos quais seriam sua opinião ou suas certeza?

Prien
Visitante
Prien

Quem questiona as técnicas empregadas e o empenho da MB em encontrar o piloto (a aeronave é consequência), o faz sentado no ar condicionado. Duvido que algum dos senhores conhecia o piloto ou vive a vida no mar. Não comentem sobre o que não sabem. Se quiserem comentar como suposição ou achismo, sem problemas. Mas despejar certezas vazias é irresponsabilidade. Já houve casos de aeronaves que sumiram enterradas no leito marinho e não foram encontradas. Aviões militares não tem localizadore por motivos óbvios. Se eu não achar, não quero que mais ninguém ache. A MB, atualmente, já encontrou objetos menores… Read more »

Carlos Alberto Soares-Israel
Visitante
Carlos Alberto Soares-Israel

Humberto 22 de outubro de 2016 at 17:27
Marés, correntes, ventos, chuva, lua, sol …. navegação ….. etc ….
Será que esses conhecimentos se perderam na MB ?
Você pratica atividade amadora,
mas a MB não !

Adriano Luchiari
Visitante
Adriano Luchiari

Adson, o meu comentário vai de encontro ao seu: a incapacidade da MB de realizar busca, mesmo com o K11, se deve justamente a “torrar” dinheiro, que já está curto, em um NAe que não navega e em uma aviação de asa fixa embarcada obsoleta e que está perdendo sua doutrina, em detrimento de outras atividades que são mais prioritárias para a nossa segurança e realidade geopolítica em médio prazo.

EParro
Visitante
EParro

Prien 22 de outubro de 2016 at 19:34 Mas e aí? Uma aeronave recém modificada/melhorada; cai e some! E tudo bem? Ninguém está preocupado em saber por que caiu? Será que além da colisão poderia haver algum problema devido a modificação ou não? E fica assim, lamento família, lamento pilotos, lamento esquadrão e fica por isto mesmo e vamos esquecer e é para frente que se anda e foi um drama, uma tragédia. “E que país é este?”. Quem tem obrigação e deveria ser o mais capaz para encontrar, simplesmente vem e fala depois de muito esforço, desculpem desistimos. Ainda… Read more »

Valim
Visitante
Valim

Era os idos de 1998, logo após a aquisição das aeronaves. Muita euforia com a recente aquisição. Mas começaram os comentários sobre a nova etapa que a Aviação Naval iniciava. Me lembro que um dos comentários era que a MB teria muitos acidentes com a aviação de asa fixa, mas era o preço a ser pago. Um dos comentários foi que a Marinha Argentina havia perdido cerca de 8 aeronaves e seus pilotos até consolidarem sua aviação de asa fixa (os caças) o que levou cerca de 8 anos. Esperava-se que na MB o preço fosse semelhante. Mas, inteligentemente, os… Read more »

Saka
Visitante
Saka

Surpresos? não se iludem este é o seu pais chamado Brasil!

donitz123
Visitante

Tem uma coisinha que chama ELT (Emergency Locator Transmitter) que a maioria das aeronaves possuí.
.
Alguns modelos são inclusive acionados quando em contato com a água. Fica a dica para a MB e a pergunta: Como a MB pretende fazer um C-SAR se ela não sabe nem onde procurar o piloto?
.
E antes que falem que aeronave militar não pode ter porque pode entregar a posição e blá blá blá tem outra coisinha que inventaram que chama botão de liga/desliga.

Prien
Visitante
Prien

Não digo que ficará sem resposta, mesmo porque o outro piloto retornou com sua aeronave e imagino que muita coisa será esclarecida pelos dados desta aeronave e declaração do piloto. A MB dispensou ficou meses procurando, empregou até embarcações civis com capacidades especiais, nem sei se solicitou ou se foi oferecida ajuda estrangeira. Não há teoria da conspiração, não há vontade de encobrir nada. Ninguém mais interessado em saber o que aconteceu do que os pilotos que voam o A4 e a MB que gasta o dinheiro. Se o dinheiro é bem gasto ou não, é outra história. Quem tem… Read more »

U96
Visitante
U96

Resta agora esperar o resultado do IPM…

Fernando Candido
Visitante
Fernando Candido

Uma mácula no centenário da aviação naval , pela data e pelo único, “modernizado” AF 1. E, Principalmente pela perda irreparável da família do ente querido, nosso Falcão!
Só tenho a lamentar e rezar para o conforto dessa família.

Eduardo Rivas
Visitante
Eduardo Rivas

Esse é o resultado de ficarem anos e anos dizendo que ‘somos os melhores nisso, temos a melhor tropa de selva, melhores fuzileiros, os melhores pilotos”, etc, etc.

Luiz Monteiro
Visitante
Luiz Monteiro

Por falar em aeronaves AF 1, aaeronaves da MB e da FAB operaram em conjunto em Anapolis:

https://www.marinha.mil.br/node/2803

Alfredo Araujo
Visitante
Alfredo Araujo

“EParro 22 de outubro de 2016 at 19:04”
.
Não meu amigo… não sei de nada de diferente.
Só fico perplexo como as pessoas fazem afirmações com base em achismos !!
Por exemplo:
.
“como nao foi possivel encontrar o maior objeto desta aeronave q eh totalmente metalica…neste caso a turbina e pqe nao o assento em sua cabine q com certeza ao serem rastreados no fundo do mar, quer por um sonar ou por meio eletro magnetico , devolveriam um sinal enorme…”

Humberto
Visitante
Humberto

Caro Carlos Alberto Soares-Israel
Vc tem razão, só expliquei que não é fácil achar algo mesmo para um profissional. Do jeito que alguns escrevem (não vc) parece uma coisa mundana mas não é. Mesmo com a ajuda de um navio da petrobras (equipado com um drone submarino) que consegue escavar o leito submarino (o navio não o drone) a coisa não foi.
Agora que é um tapa na cara da MB não conseguir achar, isto é, não conseguiu trazer e enterrar um dos seus.
A MB vai ter que repensar algumas coisas.

Cleber "Doctorpanzer" Prola
Visitante
Cleber "Doctorpanzer" Prola

Boa tarde. Acompanho as publicações de longa data. Hoje resolvi escrever. Tenho algumas dúvidas no sentido “legal” do acidente. Um oficial naval está desaparecido (sim, sabemos que faleceu no acidente, mas não há corpo nem atestado de óbito), como a parte jurídica funcionará? Entre Militares, ou PMs e BMs no caso de morte, em serviço, a pensão é integral, via de regra, com promoção “post-morten” para um posto ou graduação acima. Existe ainda a possibilidade de eventuais benefícios por alguma seguradora, ou similar (seguro de vida, pecúlio e, ou similares). Nesse caso específico, como os senhores imaginam que se desenrolarão… Read more »

Celso
Visitante
Celso

Prezado Alfredo…pessoas aqui ainda tem nomes e neste caso e tbm por educacao eu nao me incomodo q me cite. Ate gostaria q vc rebatesse c elementos criveis aa minha opiniao (certeza)…Se vc raciocinar so um pouco, vera e entendera o pqe de minha argumentacao. Nao vou entrar em discussao tenica, mas ficaria muito grato se alguem aqui dentre tantos doutos nestes assuntos pudesse faze-lo, afinal todos aqui gostariam c certeza destas explicacoes e nao aguentam mais tanto subterfugios e enrolacao.. Ok….continue perplexo e babando c sua ironia, pelo visto vc so pode ser uma maria vai c as outras… Read more »

Humberto
Visitante
Humberto

Celso, só vou colocar os meus pitacos aqui, tem gente com mais conhecimento do que eu. Nem de longe sou um conhecedor.. Um sonar ao contrário do que aparece nos filmes é um processo de interpretação, existe n variaveis que vão desde a salinidade a temperatura da agua que podem atrapalhar no processo. Se for ativo, vc emite um som e espera o retorno do mesmo, você consegue interpretar a velocidade e a direção pela movimentação do objeto, se o objeto está no leito do mar Ou semi enterrado, o sonar não consegue distinguir se é uma pedra ou metal… Read more »

Bueno
Visitante
Bueno

Muito fácil tecer comentários desmerecendo a MB e os militares que dedicaram as buscas durante 88 dias. A MB fez o que pode dentro de suas limitações, usou todos os meios que tem, e recebeu ajuda das forças irmãs.
Deste lamentável acidente resta boas lições para nossas FFAAs, não é fácil encontrar um pequeno objeto na costa brasileira, imagino um Submarino pequeno , temos ai o motivo para ter uma guarda costeira e mais Submarinos na costa brasileira pra defesa do litoral.

Marcelofane Andrade
Visitante
Marcelofane Andrade

Condolências a família, tenho certeza absoluta que todos os esforços foram feitos!
Nos éramos o país dos técnicos de futebol, agorá somos o país do Especialistas em Busca e Salvamento! Estou bem mais tranquilo agora!!!

Meu Deus, estão confundindo Liberdade de Expressão com Libertinagem de Expressão! !

Jagderband#44
Visitante

A lição que fica deste episódio é a seguinte: “pense duas vezes antes de ser piloto da força aeronaval brasileira”. Se você cair, e sobreviver, talvez não o achem.

Seal
Visitante

Engraçado, há pouco tempo atrás, um helicóptero Lynix ASW da Marinha Sul Coreana caiu durante treinamento com a US NAVY, me parece com 3 tripulantes à bordo, no mar do Sul da China. Depois de alguns dias de buscas, a Marinha Sul Coreana conseguiu encontrar os destroços da anv com os tripulantes, com a ajuda da Us Navy. Lamentável a MB, depois de tanto tempo, finalizar as buscas, sem encontrar uma resposta.