Grupo-tarefa chinês vai dar a volta ao mundo em 180 dias visitando 20 países

0

Fragata Jingzhou Type 054A

Fragata Jingzhou Type 054A

A China enviou um grupo-tarefa de navios de guerra através dos oceanos por seis meses, estabelecendo um recorde para o mais longo desdobramento naval chinês. Enquanto a PLAN (People’s Liberation Army Navy — Marinha do Exército de Libertação Popular da China) não tenha se envolvido em combate por quase 30 anos desde as escaramuças do Mar do Sul da China em 1988 com o Vietnã, ela tornou uma prioridade mostrar seu poder naval e participar de exercícios para construir relacionamentos com outras Marinhas. Há muita precedência histórica para viagens globais para exibir pacificamente o poder naval, sendo o mais famoso o envio de Teddy Roosevelt da “Great White Fleet”, uma armada de 16 navios que fez uma turnê global de 1907 a 1909.

Esta comissão não será tão grandiosa quanto o de Roosevelt. Três navios estarão em turnê em 20 países: o destróier Type 052C Changchun, a fragata Type 054A Jingzhou, e um navio de apoio logístico Type 903 (para reabastecimento no mar). O Changchun, indicativo visual 150, é um destróier moderno da defesa aérea com 48 mísseis superfície-ar de longo alcance HHQ-9, e tem um sistema de radar poderoso do tipo Phased Array (Type 346), que pode rastrear centenas dos alvos a distâncias de 250 a 310 milhas. A fragata Type 054A Jingzhou, indicativo visual 532, é otimizada para guerra antissubmarino e defesa antiaérea de médio alcance; seu sonar rebocado é bem adequado para rastrear submarinos inimigos.

Commandos chineses a bordo da fragata Jingzhou

A força-tarefa saiu da China em 23 de abril, no 68º aniversário da fundação da PLAN, com o almirante Miao Hua, o principal oficial político da PLAN, presente na cerimônia de partida. Durante os seis meses, o grupo-tarefa visitará a Ásia, África e Europa, passando provavelmente pelo Canal de Suez. Dado que o grupo-tarefa estará quase certamente perto do Corno da África (ou Chifre da África), é provável que ele possa fazer uma breve patrulha anti-pirataria nessas águas.

Sua rota também reflete as prioridades estratégicas mais amplas da China. A força-tarefa irá navegar através do Sudeste Asiático, no Oceano Índico, através das águas africanas e Oriente Médio, e finalmente para a Europa. Todas essas regiões fazem parte da iniciativa “One Belt, One Road” (OBOR), onde a China está planejando investir centenas de bilhões de dólares em infra-estrutura e transporte, tanto para aumentar a atividade econômica nessas áreas quanto para facilitar o transporte terrestre e marítimo ao mercado europeu.

Destróier Changchun Type 052C

FONTE: Popular Science

LEIA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments