Submarino Thomson, IKL-209

Submarino Thomson, IKL-209

Submarino Thomson

Segundo o Jane’s, o comandante em chefe da Armada do Chile, vice-almirante Julio Leiva Molina, confirmou no início deste mês, durante as celebrações do centenário da Força de Submarinos chilena, que os dois submarinos diesel-elétricos de classe “Thomson” (Type 209/1400), construídos pela Alemanha, atualmente em serviço, serão submetidos a um program de extensão da vida final, reposição e atualização a partir de 2018, de acordo com fontes presentes.

O custo de remodelação e atualização ainda é desconhecido, mas foi aprovado e financiado pelo governo. O esforço destina-se a manter os submarinos – Thomson (SS 20) e Simpson (SS 21) – operacionais até 2030.

Dois novos submarinos Scorpene de projeto francês foram entregues na última década, e os 209 foram padronizados com o sistema de combate e de controle de tiro SUBTICS francês, mas manteve a suíte de sonar original alemã Atlas Elektronik CSU.

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
zorannGCC

Olá a todos! . O assunto é off topic, mas fica a sugestão aos editores para uma postagem sobre este assunto: . A proposta de nova END acaba com as prioridades da MB: . A atual END determina: “Na maneira de conceber a relação entre as tarefas estratégicas de negação do uso do mar, de controle de áreas marítimas e de projeção de poder, a Marinha do Brasil se pautará por um desenvolvimento desigual e conjunto. Se aceitasse dar peso igual a todas as três tarefas, seria grande o risco de ser medíocre em todas elas. Embora todas mereçam ser… Read more »

Bardini

A END e os outros livros fracassaram… Tentar escalar prioridades com político é muita infantilidade… Acabamos nos tornamos medíocres em tudo, coisa que a END tentava evitar. . O Governo toca com a barriga o pagamento até da prioridade máxima do jeito que a coisa está arranjada. Que se de prioridade a todas as frentes, então. Ai se pode bater de frente com aquele mimimi: mas o “projeto estratégico” nós vamos manter, os coadjuvantes… érhh, veja bem, não tem dinheiro pra isso agora, pq nós enfiamos tudo no r@bo. Vamos por ali, no banho Maria, é só por mais um… Read more »

Augusto

“A proposta de nova END retira estes e outros trechos do atual documento, e passa a dar igual importancia às três tarefas”

A END existe a pouquíssimo tempo, não atingiu nenhum objetivo e já está sendo mudada. Isso é o que acontece no gerenciamento em todas as áreas do setor público no Brasil. É a regra, não a exceção. Somos um país sem rumo, incapaz de fazer planejamento de longo prazo.

Carlos Alberto Soares

Não vou pedir desculpas, mas a MB nada mais do que o reflexo do seu Almerantado e ponto.
Papo de política ou políticos é desculpa esfarrapada. As estrelas estão nos ombros.
++++++++++++++++++++++++
Quanto ao Chile, retrofit nos Chucrutes, melhor coisa que eles podem fazer.
Pergunto:
1) Comprariam se pudessem mais Sub Alemães ? Ou
2) Iriam de novo da perfumaria francesa ?

Carlos Alberto Soares

** mas a MB nada mais é do que o reflexo do seu Almirantado e ponto.
**** As estrelas estão nos ombros. A do nosso Almirantado elas ficam na cabeça também.

_RR_

Carlos Alberto Soares ( 20 de julho de 2017 at 5:08 ); . Será que são somente as estrelas que comandam…? . Uma força armada é, antes de mais nada, reflexo de uma verdadeira política de Estado, com propósitos claros e realistas delineados para cada componente desta. Temos alguma atualmente…? Lembrando que política de Estado exige uma constância na busca dos objetivos e consolidação dos mesmos. Vemos isso hoje…? . Há uma perspectiva que seja de como as forças armadas se encaixam no universo brasileiro…? Não é raro que se atribua as forças armadas o “rótulo” de uma “polícia melhor… Read more »

Dalton

Boa sorte para os chilenos…estou sendo sincero…tirar 45 anos de um submarino (1984-2029) não é algo que se veja com frequência, mas, se não dá para comprar 2 novos de imediato o
jeito é remendar.

Luciano

Dalton 20 de julho de 2017 at 12:10
Eu que sou leigo também me admirei, pois não são navios de superfície, talvez tenham relativamente poucas horas de imersão, ou não mergulhavam c/ frequência a maiores profundidades. Ou será que encontraram uma ‘vacina’ contra fadiga de material e não contaram p/ mais ninguém ?

Tamandaré

Olha, se a estrutura estiver bem conservada e fizer sentido gastar o que está previsto, então parabéns aos chilenos. Os submarinos alemães são de fato muito bons. Mas 20 anos ainda…. tô achando muito…. 10 anos a mais, no máximo 15, acho que seria uma extensão mais factível.

Glasquis 7

Os Sub da ARCh em 2008 passaram por uma profunda modernização que durou até fim de 2010 dando a eles nova vida e com um plus nas suas capacidades. Pra isto sofreram intervenções nos seus cascos e estruturas. No final do ano passado, depois de participar da DESI 2016, passou por uma manutenção padrão no final do ano passado voltando à ativa este ano. Acredito que a modernização deve manter as capacidades de operação destes subs até 2030 apenas como medida de segurança pois acabam de ser finalizados os requerimentos de alto nível de uma nova classe de submarinos que… Read more »

zorannGCC

Em um outro site, há a informação que o Chile poderia adquirir 2 novos submarinos. E poderiam ser alemães.

Glasquis 7

Já foram feitos os requerimentos de alto nível dos próximos 2 submarinos da ARCh. Eles deverão ser anunciados até 2020. Se espera uma concorrência entre os Suecos, Alemães e Franceses.
Acredita-se que estes dos novos submarinos devem entrar em serviço durante 2025.
Um vídeo do Simpson: https://www.youtube.com/watch?v=Nv81LYrAlcw

Lynx

Não sou defensor da atual END, mas se está sendo atualizada para redefinir as prioridades em termos de Tarefas Básicas do Poder Naval, da forma como foi mencionado, está indo no caminho certo. Está se adaptando à realidade e ao já executado e treinado no dia-a-dia. O conceito de Controle de Área Marítima não está necessariamente ligado a um conflito armado. A atividade de Patrulha Naval é um controle de área marítima. O CAM fundamenta-se na capacidade de detectar e identificar todos os meios que transitem dentro da área que se quer controlar. Em caso de conflito aberto, segue-se o… Read more »

Carlos Alberto Soares

Prefiro remendar um Mercedez do que um Pegeout.