Porta-aviões russo Project 23000E Shtorm

Num futuro próximo, seis porta-aviões serão incorporados na Rússia. Esta declaração foi dada no domingo, 30 de julho, pelo vice-presidente do Conselho Federal do Comitê de Defesa e Segurança, Franz Klintsevich. A afirmação foi feita no programa “Noite de domingo com Vladimirom Solovevym” no canal de televisão “Russia 1”.

“No futuro próximo, vamos incorporar seis” — Klintsevich disse falando sobre porta-aviões russos.

Em abril de 2017, o comandante da Marinha Vladimir Korolev disse que a frota russa baseada em porta-aviões será expandida. “Estamos constantemente a trabalhar nessa questão. E este problema será resolvido”, — disse o almirante, respondendo a uma pergunta sobre a existência de planos para construir alguns porta-aviões para a frota russa.

Project 23000E Shtorm

O programa de construção de novos porta-aviões vem sendo discutido na Rússia por vários anos. Possíveis opções para o projeto do navio foram estudadas no âmbito do programa estatal de armamentos 2011-2020.

Atualmente, a Rússia tem apenas o porta-aviões russo “Admiral Kuznetsov”, construído nos anos 1982-1990 no Estaleiro do Mar Negro em Nikolaev. Num futuro próximo, este navio deve passar por reparos de modernização, o que irá prolongar a sua vida por 20 anos.

FONTE: lenta.ru / COLABOROU: Almir Ricardo

Subscribe
Notify of
guest

48 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Alberto Soares

Quantos cascos estão em construção ? (rs)

ARC

Seis Navios aeródromos, nada impossível, mas é audaciosa tal meta. Olhando para o projeto Shtorm vejo um pouco de dif$culd$d$s por se tratar de um Nae de 100k ton, todavia pode se tratar tbm de projetos posteriores de menor envergadura e tonelagem.

Rodrigues

Estão aprendendo com a MB?
Mesmo que construam 1 ou 2 PAs, a grana daria pra modernização das frotas, da esquadra, deveriam pensar em corvetas, fragatas, e algum projeto de Destroyer para defesa antiaérea de área, sem loucura de propulsão nuclear, talvez em navios para apoio, desembarque anfíbio, e claro os submarinos continuarem sendo feitos.
Parece que realmente estão como nosso almirantado, sem noção.

Gustavo

Eles podem, eles tem tecnologia e eles respeitam a sua defesa. Sorte deles. Só espero que não insistam em skyjump igual a inglaterra…

Dalton

É preciso ler tais declarações com um pé atrás…basta ler notícias semelhantes divulgadas
10 ou mais anos atrás inclusive comentadas aqui no PN sobre 6 NAes que estariam prontos
até meados da década de 2020.

Brasileiro de Verdade

Até lá os EUA já terão incorporado mais 10 Nae classe Ford e alguns navios como o Zumwalt

Tamandaré

Essa foi pra rir!! Desculpem amigos, não sou americanófilo odiador de russos, mas essa foi realmente risível. Eles vão acabar construindo só um mesmo, no máximo dois!

Infelizmente, os russos não mantém um bom cronograma financeiro. Planejam tudo, mas sempre falta o money…

FERNANDO

kkkkkkkkkkkkkkkkkk

seissssssssssssssssss

bem, é Rússia, não um certo país da América do Sul

Pode ocorrer.

ARC

Eu não desconfiaria de questões financeiras, os russos não brincam com sua defesa, pra quem não sabe, em março foi recebido por eles o Kazan, um submarino do projeto Yasen, que até 2020-2022 serão oito, cada um desses submarinos custa US$3.5 bilhões de dólares, e lembrando que existem outros submarinos em construção de custo inferior mas tbm caros, e que tbm existem corvetas, fragatas e outras embarcações sendo construídas, tudo isso soma dezenas de bilhões de dólares…srá que o problema é realmente dinheiro quando alguns desdenham da capacidade russa ou existe algum argumento técnico? pode-se ressaltar fatos anteriores, onde alguns… Read more »

Ivan BC

kkkkkkk 6 porta-aviões
Cada coisa!
Foi aquele site Sputinks que noticiou? kkkkk site totalmente parcial com as informações: só fala da Rússia! Se chutar o saco do Putin quebra todos os dentes do editor do sputniks

Bardini

Continuo esperando pela base na Lua, que eles falaram que iriam construir…

Ivan BC

A Argentina tem grande interesse nesse projeto, já enviou um grupo de militares para a Rússia. (Irônico)

claudio quadros

Rússia depois copa do mundo vai fica arrasada não vao te dinheiro nem pro
café

Caio

A partir de agora os porta avioes deixarão de ser um alvo facil/lento/flutuante.

Marcelo

Falta definir o que seja “futuro próximo”. E também cada mês sai uma info diferente…não iam priorizar as corvetas e fragatas?
Mas não duvido da capacidade técnica deles, e me parece que conseguem fazer mais barato que o ocidente.

ebs

Nossa, desculpa… nada contra os russos, mas por favor… deixem por menos. Nem os americanos no seu auge de grana $$ conseguiram tal feito, quem diria a coitada da Russia com um PIB menor do que o nosso. Se fosse a China falando isso, até poderia ser….

Adriano Madureira

“Seis Navios aeródromos, nada impossível, mas é audaciosa tal meta. Olhando para o projeto Shtorm vejo um pouco de dif$culd$d$s por se tratar de um Nae de 100k ton, todavia pode se tratar tbm de projetos posteriores de menor envergadura e tonelagem”.

Sim ARC,os russos tem um projeto mais modesto de que o gigantesco Shtorm.

Juliano Bitencourt

Caio 31 de julho de 2017 at 17:22 “A partir de agora os porta avioes deixarão de ser um alvo facil/lento/flutuante.” . Caio, parece que os russos capitularam nessa em grandíssimo estilo. . Com um PIB semelhante ao do México, taxa de natalidade altamente preocupante, a Rússia está numa encruzilhada, e parece que vai aceitar fazer um pacto com o capiroto, vulgo China. A Rússia entra com o lombo, e a China com a sela. Será que Alexandr Dugin concordará? Como ficará o orgulho russo? Como competir com economias 10, 20 vezes maiores? Se nem Reino Unido e França que… Read more »

HMS TIRELESS

Seis navios iguais aos da maquete, com aparentes mais de 100.000 toneladas de deslocamento, é absolutamente irreal tendo em vista a capacidade econômica e também dos estaleiros russos. Seria mais razoável pensarem em navios do mesmo porte do atual Kuzsnetsov.

Segatto

Juliano Bitencourt 31 de julho de 2017 at 18:43: “Com um PIB semelhante ao do México, taxa de natalidade altamente preocupante, a Rússia está numa encruzilhada” Na verdade esse PIB russo pequeno é o nominal. O PIB nominal é usado para o comércio externo pois nele você pega o valor do que foi produzido na moeda local e passa para uma outra, assim você pode ter a mesma capacidade econômica, por exemplo produzir 1 milhão barris de petróleo e o outro país também, mas pelo fato da sua moeda ser desvalorizada, vai parecer que você tem apenas metade do recurso… Read more »

Gilson Moura

Eu acredito numa construção de um porta-aviões com capacidade de 90,000 – 100,000 toneladas para a Rússia, enquanto outros 5 para determinados países assim como a Rússia já ofereceu para a Índia exatamente com esta mesma proporção de deslocamento. Agora acreditar que a Rússia irá construir 6 porta-aviões para o país é no mínimo risível. A Rússia não tem condições de bancar despesas com operação de 6 porta-aviões, isso é insensato. ARC 31 de julho de 2017 at 16:52 Construir é bem diferente do que operar, as despesas de um submarino deve ser umas 20x menores do que os custos… Read more »

André Luis

Neste artigo que cita estudiosos Russos da força Naval, a conclusão é que o assunto Porta-Aviões não é a prioridade e não está nem mesmo entre as três prioridades principais. Existe é claro um grupo industrial na Rússia que tem interesse na construção. Mas ao observar os argumentos e o modelo atual dos Russos, a conclusão óbvia é que os Porta Aviões são a última prioridade – http://www.spacewar.com/reports/Three_Good_Reasons_Why_Russia_May_Not_Actually_Need_a_Supercarrier_999.html

André Luis

No site space war tem o link que eu já postei acima e aqui vai o texto do artigo, se eu conseguir copiar: “Other observers argue that there are other strategic goals in the naval sphere that Russia must solve first, and that the country must first prepare the necessary material infrastructure before the construction of carriers can be considered a serious option. Others still, including independent military observer Vladimir Tuchkov, say that there is an argument to be made that Russia can and should put off the construction of supercarriers altogether, if not for good, then at least for… Read more »

Rodrigo Tavares

Nem mesmo no auge da guerra fria com apoio dos países do Pacto de Varsóvia, nunca apostaram nessa doutrina de porta aviões, aliás não tinha nenhum……

Imaginem agora com vários ex aliados do outro lado da “força”

Brasileiro de Verdade
Jeferson Lucio

kkkkkk…. Dúvido!! Já fizeram as contas para ver quanto vai sair a brincadeira? E outra…. Os problemas que a URSS tinha de sair para mar aberto ainda são os mesmos para a Rússia. Bósforo, Mediterrâneo e Mar do Norte(Brecha GIUK) totalmente controlados pela OTAN, Vladivostok pode ser facilmente bloqueada através do Japão e da Coreia do Sul. Só sobrou o Mar de Okhotsk ou alguma base naval na Península de Kamchatka, que por acaso estão muuuuuito longe do centro industrial do país para montar infraestruturas portuárias adequadas.

Segatto

Brasileiro de Verdade 1 de agosto de 2017 at 0:38
“Segatto
http://statisticstimes.com/economy/countries-by-projected-gdp.php”
Sim meu caro, leia o que eu escrevi sobre o PIB nominal e o PPP(que a fonte também explica), que o PIB risível russo é o PIB nominal devido a desvalorização que o rublo sempre teve, ainda mais agora. Na tua própria fonte aparece o PIB PPP russo com 3,9 trilhões USD em 2017.
Tem os dados do Banco Mundial para o PIB PPP russo para 2016(com 3,3tri):
http://databank.worldbank.org/data/download/GDP_PPP.pdf
E CIA World Factbook(com 3,7 tri):
https://www.cia.gov/library/publications/the-world-factbook/rankorder/2001rank.html

Fabio

Somente jogo de marketing, pois atual realidade e das próximas décadas da Rússia, tendo o petróleo perdendo cada vez mais importância na economia mundial essa reportagem não passa de pura especulação…A russia mau consegue manter em nível operacional o seu porta avião atual…

helio

Seis NAes, no médio prazo? Nem EUA, talvez China, mas lá as coisas não andam exatamente como no resto do mundo…. Posso aceitar um projeto maduro, posso aceitar um cronograma de 20 anos para 3 unidades mas 6 parece, realmente, a boa e velha propaganda russa……. Na minha opinião, isso só seria viável se o restante da Frota estivesse “ok”, isso para ficar só na Marinha. Com a necessidade de novos destróieres, fragatas, corvetas, submarinos estratégicos e de ataque, mísseis, aeronaves de patrulha e de ataque, partir para um projeto caríssimo de construir e, como muito bem alertaram alguns amigos… Read more »

Control

Srs Certamente, no cenário atual, é bastante improvável tal investimento. Porém, cabe lembrar que estamos em um período em que está se desenhando uma corrida armamentista parecida com a que atacou o mundo no início do século XX, e neste caso, a Rússia não pode ficar atrás por uma questão de prestígio e posição de grande potência. Também é bom lembrar que dizer que terão 6 PA´s não qualificam tais PA´s. Por exemplo, com um pequeno esforço de engenharia, um navio baseado na classe Mistral (os russos devem ter o seu projeto) pode ser modificado para ser um STOBAR de… Read more »

Dalton

ARC… . só um pequeno reparo…serão 7 e não 8 os submarinos que você mencionou “Yasen”…o primeiro foi comissionado em dezembro de 2013 depois de uma gestação de 20 anos e passou por pelo menos 3 anos de testes desde o comissionamento. . O “Kazan” que deverá ser comissionado ano que vem depois de 9 anos de construção, um tempo longo, mas, significativamente menor que os 20 anos do predecessor será o primeiro de 6 “Yasen modificados” o último dos quais deverá ser comissionado em 2023 para então iniciar pelo menos 3 anos de testes, manutenção pós comissionamento e certificações.… Read more »

Ronaldo Laurindo Soares

Só queria saber quanto vai custar isso, porque fabricar submarinos Borei e Yasen, destroyer “Líder”, fragatas “Gorshkov”, “Grigorovich” e ” Guepard”, corvetas “Steregushchy”, “Buyan” e “Sovershenny”, além dos MIG-35, T-50 e os futuros gastos com o projeto do bombardeiro PAK-DA aliados aos T-14 Armata, T-15 Armata e S-500, e agora o projeta para a construção de 6 porta-aviões devem sair muito caro para os cofres russos. Vejo 3 hipótese : ou eles não estão quebrados nada, ou apostam alto que irão conseguir vender todos esses armamentos para os parceiros, ou estão loucos gastando o que não podem. Mas sem dúvida… Read more »

Hawk

Tamandaré 31 de julho de 2017 at 16:36.
Eu também duvido e também não.
Infelizmente quando se construir armas (realmente quando se construir) as nações conseguem dinheiro de todo lado, seja com empréstimos ou até mesmo “arroxando” o povo com altíssimos impostos. EUA, Rússia, China são os países que ultimamente não fazem nenhuma questão em economizar no setor militar, mesmo que isso custe falir o próprio país.

Bardini

Provavelmente esses “6 Porta aviões” incluem na conta LHDs que substituirão os Mistral. Não tem outra explicação…

carvalho2008

Russos são exagerados como os klingons….
.
mas não se esqueçam que onde não há democracia, o problema de gastos é secundario….vide Coreia do Norte….
.
Se o sapato deles continuarem apertados ou se apertando cada vez mais….não duvido….
.
Economia em paises assim não funcionam como nas democracias do ocidente….

igortepe

Aproveitem o projeto do Kuznetsov, façam mais do mesmo,troquem as caldeiras as vapor por motores a diesel. Tonelagem 43 000 t (peso padrão) 55 000 t (totalmente carregado) 58 600 t (peso máximo) Largura 72,3 m Comprimento 306,5 m 183 m (600 ft) comprimento do convés do hangar[1] Boca 67 m (220 ft)[1] Calado 9,1 m Propulsão Turbinas a vapor[1], 8 x caldeiras turbo pressurizadas[1], 4 eixos[1], 200 000 shp Velocidade 32 kn (59,3 km/h) Autonomia 3 850 m.n. (7 130 km) a 32 kn (59,3 km/h)[1] Armamento 12 x P-700 Granit (código OTAN, SS-N-19 Shipwreck) mísseis terra-terra[1] 24 x… Read more »

PAULO SANT ANNA

Todo o mundo se armando e o Brasil, por se achar de paz, levando nossa defesa nas coxas! Desculpem o palavreado

Jorge Knoll

RUSSOS: Devemos respeitá-los, pois por ano de aviões e helicópteros eles incorporam de 100 a 150; Navios, submarinos – desconheço, mas não é pouco. Mísseis variados poder de fogo e distância também.Eu acredito quando eles anunciam 06 porta-aviões, é pois serão construídos. ELES tem planejamento, organização, disciplina e condições financeiras de realizá-las. Os Brasileiros precisariam muito aprender com eles, em todos os sentidos, pois hoje nos borramos em construir um “Navio Patrulha Oceânico (NaO) de 500 ton. Que dirá para repara submarinos, não é diferente, tem 03 aguardando serem feita manutenção. E construção de submarinos é a gota-gotas. O Brasil… Read more »

costamarques

Concordo que os Russos são inferiores ao ocidente em se tratando de tecnologia, porem os respeito muito, pois devido a rivalidade com os EUA, eles tem de produzir tudo que precisam para sua defesa, e hoje somente os EUA e a Russia desenvolvem 100% de todo seu armamento.

Fernando

Acho também que 6 porta-aviões é um exagero.

Bavaria Lion

Os custos de operação de grandes porta-aviões estão proibitivos até para os EUA. O negócio que tem permitido operações aeronavais são os LPDs com jatos VTOL.
Nessas bases, isso poderia ser feito. Mas vão operar o que neles? Ressuscitar o Yak-141, ou recolocar em uso os Yak-38?

Bosco

Dalton,
Por que você odeia os russos?

Jorge F

Segatto
Em outra oportunidade eu tinha chamado a atenção para isso. Embora ache que os dados da economia Russa possam ser maquiados, essa visão de que eles são uma Venezuela está muito fora de contexto. Não creio que eles construam 6 PA e se o fizerem uns 2 serão de exportação. Por fim, vejo como exemplo de que se o Brasil se propusesse a ser sério, teria seu lugar no mundo e incomodaria até mesmo o tio sam aqui abaixo do Equador.

Dalton

Jorge…
.
as necessidades russas são diferentes das nossas e não acho que o governo russo seja mais sério, é diferente e não vejo porque ser sério resultaria em incomodarmos o “Tio Sam” poderíamos sim ampliar a parceria, sem falar que “eles” não estão muito interessados no que acontece abaixo do Equador, país ou equador, linha.
.
Em tempo: Bosco…não odeio os russos…de onde você tirou isso ?
.
abs

Jorge F

Não existe nação com objetivos nacionais que cresça sem incomodar as outras. Quando a França conquistou seu aparato nuclear de forma independente houve crise entre os membros da OTAN. Trump dá voz aos americanos que veem a UE como mais um concorrente no campo global e não como um aliado. O Japão entrou em conflito econômico com o Tio Sam na década de 80 provocando uma revisão de bretton woods. Em resumo amigos amigos, negócios a parte. A seriedade russa da qual falei reside na capacidade de alinhar a nação com o intuito de alavancar o país para o desenvolvimento… Read more »

Dalton

Jorge… . não foi o “aparato nuclear” francês o responsável pela “crise” e sim a teimosia e orgulho de Charles De Gaulle que não se conformava em ficar atrás dos EUA e Reino Unido que comandavam de fato à OTAN e ainda ser visto pelos soviéticos como um mero coadjuvante. . A França deve muito aos EUA…há dezenas de milhares de soldados americanos enterrados lá e o “Plano Marshall” para provar e mesmo o Japão não teria se tornado a potência econômica que se tornou caso tivesse sido invadido pelos soviéticos por exemplo ou seja os EUA deram à liberdade… Read more »

donitz123

Quando o ministro da defesa da Rússia anunciar então é verdade. Isso aí é trolagem.
.
Certamente este Comitê de Defesa e Segurança lida com planos para futuros porta-aviões russos que certamente virão, talvez não 6.
.
A prioridade da Marinha Russa não é porta-aviões. É a frota de superfície e um novo submarino nuclear denominado Project Husky, o qual servirá de base comum a um submarino de ataque, SSGN e SSBN reduzindo os custos de fabricação.