Home Indústria Petrolífera Produção de petróleo do pré-sal supera pela primeira vez a do pós-sal,...

Produção de petróleo do pré-sal supera pela primeira vez a do pós-sal, diz ANP

2720
42
FPSO Angra dos Reis
Cristina Indio do Brasil – Repórter da Agência Brasil

A produção de petróleo no Brasil atingiu 2,675 milhões de barris por dia, em junho deste ano. De acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o volume representou uma alta de 0,8%, se comparado ao mês anterior, e de 4,5% em relação a igual período em 2016. Pela primeira vez, a produção de petróleo no pré-sal (1,352 milhão de barris por dia), superou a registrada no pós-sal (1,321 milhão de barris por dia).

Já a produção de gás natural no Brasil atingiu 111 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d), o que equivale a uma elevação de 7,4% em relação ao que foi produzido no mesmo mês em 2016 e em 6,1% na comparação com maio. O pré-sal é uma camada de reservas petrolíferas situadas abaixo de uma profunda área de rocha salina no litoral brasileiro. O pós-sal está acima dessas camadas e, portanto, em profundidade menor.

A ANP informou ainda que a produção do pré-sal em junho teve origem em 77 poços e totalizou 1,686 milhão de barris de óleo equivalente por dia (boe), que é o padrão de medida correspondente à energia liberada pela queima de um barril de petróleo bruto. Esse volume representa aumento de 6,4% em relação ao mês anterior. A produção no pré-sal em junho correspondeu a aproximadamente 49,6% da produção de petróleo e gás brasileiro.

Ainda no pré-sal, a produção de gás natural ficou perto de 53 milhões de m³/d. O aproveitamento de gás natural em junho chegou a 95,9%. A queima do produto no mesmo mês ficou em 4,5 milhões de m³/d, um aumento de 21,6% se comparada ao mês anterior e de 27,7% em relação ao mesmo mês em 2016. Conforme a ANP, a elevação se deu por causa do início do comissionamento da plataforma P-66, no campo de Lula.

Campos produtores

O maior produtor de petróleo e gás natural no mês foi o campo de Lula, na Bacia de Santos, que produziu, em média, 763 mil de barris por dia de petróleo e 33,6 milhões de m³/d de gás natural. Os campos marítimos produziram 95,3% do petróleo e 80,8% do gás natural. A produção ocorreu em 8.220 poços, sendo 744 marítimos e 7.476 terrestres. Os campos operados pela Petrobras produziram 94,1% do petróleo e gás natural.

De acordo com a ANP, também no mês passado, a produção nacional ficou a cargo de 300 concessões, operadas por 25 empresas. Desse total, 79 são concessões marítimas e 221 terrestres. Uma das concessões produtoras está em atividade exploratória e produzindo por meio de Teste de Longa Duração (TLD). Outras sete são relativas a contratos de áreas contendo acumulações marginais.

FONTE: Agência Brasil

42
Deixe um comentário

avatar
42 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
22 Comment authors
Gilson MouraHawkMabecoRenezeabelardo Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
FRITZ PILSEN
Visitante
FRITZ PILSEN

Cadê aqueles cornos que diziam que o Pré-Sal era mito?
A Petrobras, mesmo sendo assaltada desde que foi fundada pelo Getúlio Vargas; dá lucro. Vou repetir, pois tem muito xibungo que não sabe ler. A Petrobras, mesmo sendo assaltada desde que foi fundada pelo Getúlio Vargas; dá lucro.

Ozawa
Visitante
Ozawa

Poderia, e deveria, assim como um percentual da venda do cobre financia as armas do Chile, financiar efetivamente nossos equivalentes brasileiros, mas no que tange à MB desde que sem os delírios navais “Top Gunianos” do Almirantado… E fortalecendo nossa principal força, nossa ponta de lança, nossa bala de prata, com a máxima deterrência possível numa nação com graves e prementes demandas sociais antes das militares: FAB. Não obstante, teria preocupações com dinheiro adicional, como rubrica financeira obrigatória, livre de contingenciamentos, nas mãos de militares em um país sem pensamento verdadeiramente unificado de defesa, além do rótulo de um ministério,… Read more »

Juarez
Visitante
Juarez

É, é bem assim, bastou injetar um “ivomec” na BR, que retirou a maior parcela de parasitas e hospedeiros da ORCRIM, e a empresa melhorou sensivelmente, vamos ver se o “ivomec” pega agora os parasitas do sindicatos dos pelegos petroleiros, para melhorar a produtividade desta gente.

G abraço

Ivan BC
Visitante
Ivan BC

Não, a Petrobras não dá lucro, pelo menos nos últimos 3 anos não teve lucro! A Petrobras tem uma divida gigantesca e um manejo operacional extremamente caro e complexo! O lucro é a última fase de um longo processo! Além disso a empresa tem uma divida que ultrapassa os 350 bilhões de reais (se não for pago pela empresa ao longo das décadas, um dia será pago pelo tesouro nacional – dinheiro do contribuinte. Petróleo não vai durar 100 anos). FONTE: VALOR ECONÔMICO: 2016, a Petrobras registrou prejuízo líquido de R$ 14,824 bilhões 2015, a Petrobras registrou prejuízo liquido de… Read more »

Ivan BC
Visitante
Ivan BC

Mandei uma mensagem e ficou presa.

Antônio
Visitante
Antônio

Se o PT ainda estivesse no poder, ia passar mais uns 20 anos enchendo a boca de pré sal.
Já faz 10 anos que falam nisso.
Mas a promessa de produzir 4 milhões de barris está longe.
E nada de o Brasil se tornar uma nova Arábia Saudita.
Está mais para uma Venezuela. Especialmente se os especialmente se depender dos esquerdistas de plantão…

Brasileiro de Verdade
Visitante
Brasileiro de Verdade

Ozawa,

O Brasil já tem um dos maiores investimentos na área militar: Segundo a Global Fire Power, investimos mais que Israel, Austrália, Canadá, Turquia, entre outros. O grande problema é como o dinheiro é administrado.
Se analisar os gastos, grande parte vai para a previdência dos militares, que na minha opinião, deveria ser feito uma reestruturação nessa área.

Antônio
Visitante
Antônio

No governo do PT, houve muita corrupção na Petrobrás.
Petrolão. Se na época de Monteiro Lobato houve corrupção não sabemos nem interessa.
Interessa o presente e passado recente.
E que querem voltar.
Chávez e maduro acabaram com a PDVSA.
A Petrobrás começaram e querem continuar…

Alexandre Neves
Visitante

A Petrobras ainda esta longe de voltar ser uma empresa solida e com capacidade de investimento próximo ao anunciado para o pré-sal.
http://fundamentus.com.br/detalhes.php?papel=PETR4&x=42&y=10

Ádson
Visitante
Ádson

Alguém ai sabe por quem e quando o pré-sal foi descoberto? É, não foi no governo Lula e nem no FHC! Erou quem pensou que foi nos governos Itamar, Collor ou Sarney! Foi em 1978 pela British Petroleum fazendo prospecção e pesquisa para a Petrobras. Mas Lula e PT querem ser os pais da criança. Toda a pesquisa realizada por décadas por técnicos da Petrobras não valeram de nada, o que valeu foi o PT chegar ao governo em 2003 e dizer para a Petrobras: “fura aqui qui tem petrolho ai, e nois vai ser brasiu putência”.

Corsario137
Visitante
Corsario137

Muito bom que a produção aumentou mas a receita? A geração de riqueza? O pré sal é um petróleo caro de extrair e a qualidade do óleo não é o melhor dos mundos. Assim, por mais que a produção aumente, a receita e o lucro não crescem no mesmo patamar, mas bem abaixo do que o óleo raso. Assim há sim que se comemorar mas há que se ter cautela com esses releases da Petrobras.

Corsario137
Visitante
Corsario137

Desde que assumiu o controle da Petrobras, o grande negócio que o Sr. Pedro Parente está fazendo é o não negócio: desfazendo todas as Mer..as feitas nos ultimos anos. Se desfazendo de ativos furados, encontrando parceiros para o que não tem como voltar atras como o COmperj e, em breve, Abreu e Lima, e organizando a venda de ativos de peso como a BR. Alem de acabar com essa palhaçada estatista de conteúdo nacional obrigatório em mais de 50%. Ou seja, a receita da Petrobras tende a aumentar mais pela desalavancagem associada a boas praticas e redução de custos do… Read more »

Corsario137
Visitante
Corsario137

E o mercado offshore segue em coma induzido 🙁

Corsario137
Visitante
Corsario137

E sou absolutamente contra a criação de qualquer fundo para o que quer que seja vindo do pre-sal ou da Petrobras. Essa empresa precisa sim é ser reestruturada, tanto na recomposição da sua divida quanto nos standards de governança corporativa para em seguida ser fatiada e vendida! O dinheiro da sua venda incorporado as reservas internacionais (se for parar na “c/c” do tesouro nacional vira pó) e fim de papo. Sem essas amarras de conteúdo nacional ou qualquer baboseira do tipo. Ai sim, talvez tenhamos a maior e melhor empresa brasileira de todos os tempos. E o tempo é curto,… Read more »

Fabio
Visitante
Fabio

Infelizmente por causa da roubalheiras e desvio do recursos da empresa, a Petrobras vai começa até uma expectativa de melhora de lucro daqui 20 anos, só que daqui 20, 30 anos o petróleo deixara de ser a principal matriz energética do mundo…Resumindo o Brasil perdeu mais uma vez uma grande oportunidade de desenvolvimento de uma geração inteira…

Antônio
Visitante
Antônio

Daqui a 2 anos grande parte da dívida terá sido paga. A qualquer momento, o barril volta aos 80 dólares. O problema é que o PT bagunça, mas o pessoal atual também só pensa em vender. Aumenta a produção do pré sal, mas a produção geral não aumenta. Isto é, se não houvesse pré sal, a produção seria a mesma, desde que a produção pós sal continuasse constante, com alguns poços saíndo e outros entrando. Por enquanto, nada de mega potência produtora de petróleo. Em 2005, Lula queria abastecer o mundo com o etanol brasileiro, especialmente os EUA. Hoje, importamos… Read more »

sub-urbano
Visitante
sub-urbano

Eu sempre fico imaginando como será quando o petróleo acabar… Se os carros forem todos elétricos a produção de energia teria de aumentar umas 100 vzs!!! Eu duvido que isso seria possível, nem todo rio serve para energia hidreletrica, plutonio e uranio para energia nuclear são metais escassos, energia eólica é uma piada e a energia solar demanda muito espaço para produzir pouco… Eu sinceramente acho que será o fim desse modelo de civilização que conhecemos, acho mesmo que a maioria das pessoas no futuro terão de viver como as pessoas alternativas de hoje, veganos, hippies e etc…

Ivan BC
Visitante
Ivan BC

Antônio 2 de agosto de 2017 at 10:42
Pagar a dívida da Petrobras em 2 anos? Ela deve mais de 350 bilhões de reais…supondo que no futuro ela tenha lucro (que ainda não tem e não sabemos e no passado presente ela realmente tinha) e esse lucro for utilizado integralmente para pagar a dívida da empresa, pagar a divida demoraria pelo menos mais de 1 década (com o barril a 100 dólares). Mas em termos prático isso não é possível, pois parte do lucro deve ser diluido entre os investidores (dividendos) e outros investimentos e imprevistos etc…
Abraço!

Wellington Góes
Visitante
Wellington Góes

É uma ótima notícia.

Wellington Góes
Visitante
Wellington Góes

Isto pode melhorar os ânimos para retomada de outros investimentos na indústria naval e de apoio às operações Offshore, como o de serviços e indústria de asas rotativas. A se esperar o desenrolar disso.

FERNANDO
Visitante
FERNANDO

Sou a favor de uma parceria pública privada em relação a PETROBRAS. O governo entra como sócio, arrecada os dividendos e deixa a encheção de de saco para a iniciativa privada. Agora, não pode fazer como num certo estado aqui no sul do país, que tem o pedagio mais caro do Brasil, este estado se chama vulgo Paraná. Um verdadeiro assalto ao contribuinte. Isso sim que é parceria público-privada! O Estado entra com o dinheiro nas ampliações das rodovias, as concessionarias cobram alto o pedágio (assaltam o contribuinte), e a população fica com cara de tacho (tipo corno manso) E… Read more »

Juliano Bitencourt
Visitante
Juliano Bitencourt

Ivan BC 1 de agosto de 2017 at 22:16
Ivan BC, comentário brilhante. Subscrevo cada uma de suas palavras.

Marcelo Andrade
Visitante
Marcelo Andrade

Voto com o Relator Juliano Bitencourt!!!!

Ivan BC, onde eu assino o seu primeiro comentário?

Flanker
Visitante
Flanker

Ivan BC, concordo plenamente!

Flanker
Visitante
Flanker

Wellington, dia desses a Flobo fez uma reportagem sobre o crescimento da produção de petróleo ecseus reflexos nas cidades envolvidas. Entrevistaram também vários pilotos e o representante dos sindicato das empresas de táxi-aéreo que transportam os funcionários para as plataformas. Segundo esse representante, alguns anos atrás as empresas operavam um total de 160 helicópteros. Hoje, essa frota gira em torno de 65 a 67 aeronaves. Falta muito pra voltar a ser o que era e mais ainda para ser um crescimento verdadeiro. Primeiro precisa voltar a ser o que era e só depois, continuando com boas perspectivas, ter um crescimento… Read more »

Flanker
Visitante
Flanker

Heheheh….onde escrevi Flobo, leia-se Globo.

SmokingSnake 🐍
Visitante
SmokingSnake 🐍

Vários países europeus já estão anunciando o banimento de carros a combustão para daqui a uns anos, o Brasil como sempre com pensamento atrasado e investindo tudo em uma coisa que trem alta probabilidade de valer pouco em um futuro não muito distante.

zeabelardo
Visitante
zeabelardo

Ivan, contra os fatos apresentados, não há argumentos. Acrescento, a Vale era um peso morto, no qual o tesouro, 17 vezes em 20 anos, teve que fazer aportes pra cobrir buracos. Hoje, se dá lucro ou não, não importa, paga impostos e royalties por sua operação .

zeabelardo
Visitante
zeabelardo

Antônio, sem aporte do tesouro, a empresa estará inadimplente no curto prazo. A empresa precisa de 100 bilhões, uma parte de desinvestimento outra do nosso bolso.

zeabelardo
Visitante
zeabelardo

Corsario, vc foi na jugular. Tem gente surtando.

Rene
Visitante
Rene

Pior do que colocar um sindicalista para administrar uma empresa e colocar o mesmo para administrar um paiz

Rene
Visitante
Rene

” pais”

Juarez
Visitante
Juarez

Corsario e Ivan, parabéns, foram precisos. O Desgoverno PT nos custará uns 20 anos de retrabalho.

G abraço

Mabeco
Visitante
Mabeco

Inicialmente disseram que o pré-sal era uma falácia. Depois disseram que o petróleo existia, mas ninguém conseguiria extrai-lo. Depois disseram que a Petrobras estaria endividada e não poderia explorar os campos. Disseram que o custo de extração seria maior que o preço do barril. A flobo (plágio rs) chegou a dizer que o pré-sal não era algo bacana. E teve muita gente que embarcou nisso. De fato, a Petrobras esta endividada. Está endividada mas possui a tecnologia e um ativo (petróleo e gás) a partir do qual irá gerar caixa para pagar sua dívida. Absurdo é admitir que a empresa… Read more »

Antônio
Visitante
Antônio

Eu não sei de onde arranjaram esses prejuízos. Em 2014, foi para limpar o balanço da corrupção. Reduziram o valor dos ativos para considerar a corrupção. Não é prejuízo operacional. E depois? De onde vem o prejuízo? A produção é constante. O valor do barril caiu. Mas todo petróleo é vendido no Brasil e o preço não baixa. As dividas são pagas ao longo do tempo. Isto é, as dividas não são empurradas com a barriga. O resultado do exercício (lucro ou prejuízo) já considera as parcelas pagas da dívida. Em 2019, a dívida terá sido reduzida imensamente. Operacionalmente a… Read more »

Hawk
Visitante
Hawk

O pré-sal funciona sim e muito bem. O Custo para extrair ele é que não compensa!Há jazidas de pré-sal mais rasas inclusive aqui perto no Uruguai.
Mas acho que pelo menos a minha maior indignação é que a Petrobrás pode até virar o maior produtor do mundo, o dólar pode estar a R$ 2,00 e o barril do petróleo a US$ 20,00 e mesmo assim o governo (não importa o partido) não reduz UM misero centavo o combustível.
Como dizem por aí: o PETROLÉO É DO ESTADO, não do seu povo!

Ivan BC
Visitante
Ivan BC

Boa tarde! Mabeco, concordo com vários pontos que você citou! Mas alguns nem tanto… 1 – A Mídia nunca foi contra o pre-sal, a mídia sempre gostou e apoiou de todas as formas a gestão da Petrobras e seu interesse no pre-sal, especialmente a Globo. Assim como todas as políticas econômicas das últimas 3 décadas! O próprio link da globo, logo acima comprou a exaltação da mídia pelo pre-sal. Jornalismo no Brasil é uma vergonha! 2 – O problema não está no pre-sal, não está no petróleo, muito pelo contrário , é muito bom ter Petróleo no Brasil! O problema… Read more »

SmokingSnake 🐍
Visitante
SmokingSnake 🐍

Mabeco – De fato a petrobras está toda endividada, chegou a bater em meio trilhão de reais de dívida, e é outro fato que a extração no pré sal custa caro e o petróleo não é tão bom quanto do oriente médio. Essa tua conta considerando que renderia 2.000.000.000.000,00 de dólares não pode estar mais longe da verdade, o rendimento é muito menor considerando o custo de extração do petróleo, já vi falarem que o pré sal começa a se tornar inviável com o barril abaixo de 40 dólares e isso com o dólar custando 2 reais ou menos, não… Read more »

Mabeco
Visitante
Mabeco

SmokingSnake, com o devido respeito, acho que sua informação quanto aos custos de extração está equivocada, veja abaixo: “O custo médio de extração, em decorrência desses fatores, também vem sendo reduzido gradativamente ao longo dos últimos anos. Passou de US$ 9,1 por barril de óleo equivalente (óleo + gás) em 2014, para US$ 8,3 em 2015, e atingiu um valor inferior a US$ 8 por barril no primeiro trimestre deste ano. Um resultado bastante significativo, se comparado com a média da indústria, que oscila em torno dos US$ 15 por barril de óleo equivalente.” http://www.petrobras.com.br/fatos-e-dados/nossa-producao-de-petroleo-no-pre-sal-ultrapassa-1-milhao-de-barris-por-dia.htm “O custo médio de extração… Read more »

SmokingSnake 🐍
Visitante
SmokingSnake 🐍

Esse custo que divulgaram é sem contar o desenvolvimento da produção e perfuração do poço a grande profundidade, está mais para propaganda, se fosse essa maravilha não estavam com uma dívida tão grande e sem contar o preço que vendem combustível no Brasil.

Wellington Góes
Visitante
Wellington Góes

Ok Flanker, te agradeço pela informação, mas o ponto em que quero chegar é que devemos aprender com as oportunidades perdidas no passado, para não deixarmos escapar as que estão para vir. Não podemos esperar chegar nos cento e pouco helicópteros, por exemplo, para daí sim criarmos condições favoráveis para tentar ampliar este número e sim usar essa perspectiva futura, para daí trabalhar melhores condições para serem atendidos e assim angariar melhores dividendos internos. Resumo da ópera, se antecipar. É o que eu penso.
.
Até mais!!! 😉

Gilson Moura
Visitante
Gilson Moura

Ivan BC 1 de agosto de 2017 at 22:16 Apenas um adendo, o setor é parcialmente desregulamentado, mas cabe avaliar que a Petrobrás já se apossou das melhores jazidas, logo fica difícil uma empresa investir neste ramo sabendo que a estatal já detém quase o monopólio do setor. E vale destacar que não apenas esse governo, mas o da Dilma privatizou blocos de petróleo para empresas chinesas e americanas. “O que as pessoas talvez não entendam é que petróleo não é uma commodity. É muito mais que isso, é sinônimo de soberania energética, algo que vai muito além do 2… Read more »