O USS Fitzgerald depois da colisão com porta-conteineres em junho

O USS Fitzgerald depois da colisão com porta-contêineres em junho

Marinheiros com excesso de trabalho, tempo de treinamento reduzido e os cortes nos orçamentos foram citados há muito tempo como problemas

Por Nancy A. Youssef, Ben Kesling e Jake Maxwell Watts

Investigadores do Congresso dos EUA e oficiais militares alertaram repetidamente sobre marinheiros sobrecarregados, redução do tempo de treinamento e os cortes no orçamento nos anos que levaram a duas colisões fatais envolvendo navios da Marinha dos Estados Unidos, disseram auditores do governo, legisladores e funcionários do Pentágono.

As colisões em junho e em meados de agosto, com dois destróieres de mísseis guiados da US Navy que operam no Pacífico, deixaram 17 marinheiros mortos ou desaparecidos.

Três relatórios nos últimos dois anos pelo Government Accountability Office (GAO), uma agência independente de fiscalização, explicam problemas endêmicos. Eles descobriram através de entrevistas e estudos da Marinha que os marinheiros dos EUA no exterior freqüentemente chegam aos navios designados sem habilidades e experiência adequadas. Eles ficam em serviço por uma média de 108 horas por semana, em vez do padrão da Marinha de 80 horas, informam os relatórios.

“Os marinheiros experientes rotineiramente oferecem treinamento no local de trabalho para marinheiros menos experientes, então o tempo que perdem fazendo isso é tirado do sono, tempo pessoal ou outro tempo de trabalho alocado”, de acordo com um relatório do GAO de maio de 2017.

John Pendleton, o funcionário do GAO que escreveu os três relatórios, está programado para testemunhar em 7 de setembro no Capitólio. O Sr. Pendleton e o vice-almirante Thomas Rowden, o comandante das forças de superfície da Marinha, planejam comparecer diante dos subpaineis do Comitê de Serviços Armados da Câmara.

Os assessores do Congresso disseram que há muito sabem sobre o estresse na Marinha que resultou de uma erosão no treinamento e no equipamento.

“Sabemos que a Marinha é menos da metade do tamanho que era na década de 1980, mas as demandas operacionais não diminuíram”, disse um assessor republicano da Câmara.

Os problemas são especialmente agudos no exterior. Um relatório do GAO de setembro de 2016 concluiu que, enquanto a frota da Marinha diminuiu 18% desde 1998, ainda manteve 100 navios no exterior durante esse período.

“Conseqüentemente, cada navio está sendo desdobrado mais tempo para manter o mesmo nível de presença”, de acordo com o relatório, que também observou que a manutenção foi reduzida, adiada ou eliminada.

Um relatório de maio de 2015, que compara as unidades da Marinha com base nos EUA às contrapartes com base no estrangeiro, descobriu que os cruzadores e destróieres baseados nos Estados Unidos gastaram 41% do tempo em missões de treinamento e 22% desdobrados. Suas contrapartes com base no Japão, em comparação, gastaram 67% de seu tempo — cerca de três vezes mais — desdobradas durante aproximadamente o mesmo período.

Os marinheiros dos EUA, com sede no Japão, não tiveram tempo dedicado ao treinamento, dependendo, em vez disso, do treinamento marginal enquanto estavam em atividade no mar, de acordo com oficiais da Marinha entrevistados para o relatório.

A Sétima Frota dos EUA, com base em Yokosuka, no Japão, está entre as mais afetadas pela escassez de pessoal e pela crescente demanda por desdobramentos.

A Sétima é a maior frota desdobrada da Marinha, que abriga entre 50 e 70 navios a qualquer momento. A frota opera em uma região com uma grande porcentagem de transporte marítimo global, vias marítimas perigosamente congestionadas e onde a Coreia do Norte procura ameaçar os EUA com mísseis balísticos de ogiva nuclear. Ambos os destróieres envolvidos nas recentes colisões fatais são navios da Sétima Frota.

As questões levantadas nos relatórios do GAO não foram uma surpresa para a Marinha, que pediu mais recursos para manter sua frota e pessoal e, em 2014, desenvolveu um plano para renovar seus cronogramas operacionais. A Marinha recebeu e respondeu a todos os relatórios de vigilância, concordando com quase todas as conclusões.

Em sua resposta ao relatório bdo GAO de 2015, autoridades da Marinha disseram que a melhor maneira de atender à demanda e as ameaças à segurança do país foi manter um ritmo exagerado.

A Sétima Frota conduz patrulhas regulares de liberdade de navegação em território disputado, como o Mar da China Meridional, onde Pequim reclama e militariza ilhas reivindicadas por outras nações asiáticas. Em tais patrulhas, que irritam Pequim, os navios da Marinha dependem de um marinheiro especializado para navegar perto de áreas disputadas onde a China construiu ilhas artificiais. O USS John S. McCain estava retornando de uma dessas patrulhas quando colidiu com um navio civil em agosto.

A região representa um ninho de problemas, disse Ridzwan Rahmat, analista de defesa do IHS Markit do grupo Jane’s, um fornecedor de informações de defesa. “Estes incluem uma China cada vez mais assertiva no Mar da China Meridional e a beligerância da Coreia do Norte”.

Ele disse que também há indícios de que a Rússia modernizou sua frota no Pacífico, então a Marinha dos EUA pode ter pensado que era necessário colocar seus navios e aeronaves mais avançados na região.

O presidente Donald Trump, um republicano, disse que quer expandir o tamanho da Marinha, construindo mais navios. Oficiais da Marinha sinalizaram que também gostariam de ver melhor manutenção e treinamento para a frota existente.

O destróier USS John McCain avariado depois do choque com um navio mercante, o segundo incidente do tipo em três meses

O McCain colidiu com um petroleiro de bandeira liberiana. Funcionários dos EUA continuavam na sexta-feira uma busca pelos restos de oito dos 10 marinheiros desaparecidos.

O USS Fitzgerald colidiu com um navio mercante em 17 de junho, deixando sete marinheiros mortos. O comandante do Fitzgerald, o oficial executivo (imediato) e o praça mais graduado foram afastados de suas funções, mas nenhuma causa da colisão foi determinada.

Em janeiro, o cruzador de mísseis de USS Antietam encalhou perto do porto base da Sétima Frota.

Um dia após a colisão de McCain, que está atualmente sob investigação, o diretor John Richardson, o principal oficial da Marinha, ordenou uma revisão abrangente das “práticas fundamentais” da Marinha, que poderão ser concluídas nos próximos 60 dias.

Um memorando de 24 de agosto que descreve a revisão, escrito pelo almirante Bill Moran, vice-chefe de operações navais da Marinha, disse: “Acidentes recentes indicam que esses trágicos eventos não são ocorrências limitadas, mas são parte de uma tendência perturbadora de percalços envolvendo navios de guerra dos EUA” no Pacífico.

O vice-almirante Joseph Aucoin, comandante da Sétima Frota, foi afastado do comando na quarta-feira.

Outros ramos dos militares, também sofreram problemas de prontidão. Nos fuzileiros navais, os acidentes de aviação tornaram-se tão frequentes que o comandante do USMC, general Robert Neller, ordenou, no início deste mês, uma pausa de um dia em operações de voo nos fuzileiros navais para “se concentrar nos fundamentos” das operações de voo seguras. Uma queda semelhante ocorreu no ano passado após uma série de acidentes de caças.

“Não só é tão ruim quanto parece, é pior”, disse Amy Schafer, do Center for a New American Security, um “think tank” de Washington, que disse que os acidentes do Corpo de Fuzileiros Navais são os resultados finais de uma degradação de prontidão de um ano.

“No seqüestro de recursos, os orçamentos de aviação foram absolutamente reduzidos”, disse Schafer. “Os parques de manutenção foram um dos primeiros a ser atingidos”.

Os cortes de gastos nos procedimentos federais de “seqüestro de orçamento” em 2013 resultaram em reduções transversais em programas governamentais, incluindo o Departamento de Defesa, desencadeados por um acordo de orçamento dois anos antes.

“É quase uma surpresa que não estamos vendo mais mortes e mais acidentes”, disse Schafer. (Gordon Lubold contribuiu para este artigo)

FONTE: Wall Street Journal

Subscribe
Notify of
guest

28 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ivan BC

Aquilo que já imaginávamos: erro humano

Ozawa

Exceto o “excesso de trabalho” que não se aplica ao nosso caso, pelos outros motivos, na MB só não acontece isso, então, porque ela não tem navios e os poucos que tem mal saem das suas bases…

Na MB é mais fácil alguma colisão em terra, entre seus 85.000 homens e mulheres, sem navios e num vai e vem frenético…

Franz A. Neeracher

Resumindo:

Aquilo que eu escrevi a alguns dias atras em outro topico aqui no forum…..

XO

“Os marinheiros experientes rotineiramente oferecem treinamento no local de trabalho para marinheiros menos experientes, então o tempo que perdem fazendo isso é tirado do sono, tempo pessoal ou outro tempo de trabalho alocado” – estranha essa afirmação… o adestramento pode ser feito antes da comissão, em estabelecimentos de terra, destinados a isso… no mar, é feito o “on job training”, ou seja, um processo de qualificação e aprimoramento profissional durante os quartos de serviço… tudo organizado em um programa de adestramento… no caso deles, não falta organização… o que deve realmente estar acontecendo é a diminuição do tempo necessário ao… Read more »

Renato de Mello Machado

Explica, mas não justifica.

Karl Bonfim

É, depois que acontece algo, sempre tem alguém que…

Caio

Uma das provaveis solucoes para esse problema das falhas humanas na US navy, sera mais automacao, coisa que desconfio, pois os homens ainda podem ser persuadidos a nao apertarem o gatilho, maquinas nao.

Marcelo Andrade

Deve ser terrível trabalhar em uma Marinha que tem o seu orçamento reduzido!!!! É meu irmão, até para a maior potência naval do mundo a conta um dia chega!! Me lembro daqueles livrinhos “Guia de Armas de Guerra – Marinha dos EUA”, os quais ainda tenho em minha estante, que a US Navy planejava ter 600 navios. Hoje parece que são uns 300 e pouco. A Guerra Fria terminou e enganou muita gente pois em todo o mundo os orçamentos foram cortados mas a ameaça só mudou de nome e lado. Ontem era o Golfo Pérsico, hoje é o Mar… Read more »

Gilson Moura

– “Sabemos que a Marinha é menos da metade do tamanho que era na década de 1980, mas as demandas operacionais não diminuíram”, disse um assessor republicano da Câmara. –

Qual era o tamanho aproximado da U.S. Navy no auge da Guerra Fria?

Burgos

Pois e !!!
É o preço que se paga por ser a “Polícia do Mundo”.
Tem que se aumentar a verba, a frota, o contingente em desdobramento, a manutenção e o principal “intensificar o nível de adestramento entre Marinheiros com menos experiência para esse tipo de Missões.
Como diz a matéria que não mente tudo isso se torna humanamente impossível.
Enquanto isso e contar com a sorte que não se pague o preço (perda de vidas humanas e danos materiais).

Salomon Weetabix

Outro dia um meio da MB colidiu. Foi uma Kombi, na Av. Brasil.

Manuel Flávio

XO,

Há cerca de 2 meses atrás vc comentou sobre uma circular na MB à respeito da redução de efetivo (ocorreria paulatinamente atém 2030). Poderia falar sobre o quantitativo da redução?
Obrigado.

Mol

Se somarmos os dias de mar dos comentaristas “experts” daqui não deve chegar a 1/2. Só quem esteve lá balançando na escala 2 x 1 pode emitir algum comentário. O resto é blá, blá, blá!

Alex Barreto Cypriano

Underfunded & overstretched é uma dupla desastrosa pra uma global navy que se esforça em distributed lethality e anti-A2AD nesta era pós-hegemonia com ressurgimento de peer competitors. Sinuca de bico que apenas o isolacionismo trumpiano poderia contornar, se Trump não tivesse sido reduzido à irrelevância pelo inimigo interno e dependência de generais e financistas. Make america great again é apenas coisa do passado.

Marcelo Andrade

“Outro dia um meio da MB colidiu. Foi uma Kombi, na Av. Brasil.”
kkkkkk, sacanagem!! kkkk

Alfredo Araujo

Interessante ninguém ter citado o dreno de recursos q é o programa jsf…
Vários blogs americanos criticam a continuidade do programa, entre outros motivos, pq o mesmo drena recursos q seriam usados em outros programas de aquisição de equipagens e até para custear o dia a dia…

Nonato

Há um equívoco de tradução no início da matéria ao chamar o GAO uma agência de vigilância.
Talvez do original conste watchdog.
Eu traduziria algo como o órgão de controle externo americano, ou órgão de fiscalização governamental americano.

Nonato

Escritório de responsabilidade do governo é outro equívoco.
Chamaria órgão de fiscalização governamental ou chamaria direto GAO.
Ou a entidade de controle externo ou a entidade de fiscalização governamental…
Hoje em dia o termo accountability é muito usado em contabilidade e administração no sentido de prestar contas, especialmente a sociedade.
Mas eu chamaria de fiscalização direto…

Cosmos

Mr. Yankee quer dominar o mundo sem dar cabeçada? Negativo.

Carlos Alberto Soares

Renato de Mello Machado 30 de agosto de 2017 at 15:06
Explica, mas não justifica.
_____________________________________

O Colega cumpriu faina em qual embarcação ?
____________________________________

E “demitiram” um Almte há um mês de colocar o pijama.

Dalton

” Ontem era o Golfo Pérsico, hoje é o Mar da China.” . Quisera fosse assim Marcelo ! Sem dúvida a prioridade é o Pacífico, mas, só para você(s) ter(em) uma ideia…nesse momento a US Navy tem na àrea de atuação da V Frota (Mar Arábico/Golfo Pérsico) o seguinte: . – NAe USS Nimitz e seu grupo; – LHD USS Bataan e seu grupo a serem substituídos pelo LHA USS América e grupo; – Pelo menos um SSN e sempre há um SSGN operando a partir de Diego Garcia; – Pelo menos 2 combatentes de superfície em missões independentes, CG/DDG;… Read more »

XO

Prezado Manuel Flávio, Pessoal não é a minha área, mas consultei o Anuário Estatístico da MB – 2016… posso dizer que já há um viés de redução… desculpe, mas não posso pronunciar-me com mais detalhes… abraço…

Antonio Guidi

Alfredo Araújo, fala baixo! Tecer qualquer comentário negativo acerca do F-35, a mais gloriosa e perfeita máquina já construídas pela espécie humana em toda sua história é praticamente crime por estas bandas! Mesmo que mostre com dados e fatos seus inúmeros defeitos e deficiências e quão surreal são seus custos, dirão que você é comunista, fanboy dos russos, entre outros mil e um xingamentos. Melhor tomar cuidado com o que fala ou patrulha Vader vai te pegar!

HMS TIRELESS

Antonio Guidi 31 de agosto de 2017 at 12:49

O Alfredo fez um comentário muito equilibrado, diferente do seu. Sugiro a você o PlanoBarril (A.K.A Blog do Konner), onde sputinices, antiamericanismo rastaquera e idolatria erótica ao Putin são de lei….

Ze Abelardo

Alfredo,
A US Navy tem vários programas fora da realidade. O F35, além de caro, foi enfiado pela goela.

Antonio Guidi,
O F35 não era o caça que a marinha queria ou precisava. Daí as bobagens que falam por aí há uma distância estratosférica.

HMS TIRELESS

Eu discordo! O F-35 é absolutamente necessário para melhorar as capacidades de ataque das CAWs da USN.

Agora quanto ao LCS, já deveria ter sido há muito cancelado

Antonio Guidi

HMS TIRELESS 1 de setembro de 2017 at 11:22

Eu não sei se percebestes, mas acabastes de confirmar meu comentário anterior (embora este tenha um caráter cômico), atacou minha pessoa sugerindo minha ideologia ou linha de pensamento sem sequer me conhecer, ao invés de discordar do meu comentário. O uso desse tipo de argumento falacioso (atacar o interlocutor e desviar da ideia) infelizmente parece ser o padrão de muitos comentários aqui, e isso só demonstra a falta de conhecimento ou má intenção mesmo.

Renato B.

O War is Boring publicou um artigo sobre os problemas que os americanos tiveram em seus porta-aviões no anos 60. Desastres que aconteceram que quase custaram o USS Enterprise, que estava novo, além de outros navios e levaram a organização US Navy a repensar sua cultura de segurança.