Submarino classe Akula

SSN Project 971 classe “Akula”

A Índia está planejando enviar uma equipe de construção naval a um estaleiro russo para testemunhar o complexo processo de reconversão e modernização de submarinos nucleares de ataque

NEW DELHI – A Índia decidiu prosseguir com seu plano de alugar um terceiro submarino nuclear de ataque da Rússia. Fontes disseram que um SSN Project 971 foi escolhido entre muitas opções e que o submarino seria submetido a grandes reparos e modernização em um estaleiro russo antes de ser entregue à Índia.

A remodelação será realizada no estaleiro russo em Severodvinsk e o navio remodelado será denominado ‘INS Chakra-III’. Todo o processo será concluído durante um prazo estimado de seis anos.

“Adquirir outro submarino de ataque nuclear (SSN) da Rússia não é só prudente, mas também uma exigência para a segurança nacional da Índia. Um SSN é necessário para influenciar eventos em áreas distantes do interesse marítimo do país, onde as forças de superfície e aviação convencional não podem operar por qualquer motivo”, disse ao Sputnik o capitão Gurpreet S Khurana (Diretor Executivo, Fundação Nacional Marítima).

A Índia também está aguardando a entrega de um segundo SSN do Project 971 (classe “Akula”) que foi arrendado da Rússia há um ano. A Marinha Indiana (IN) atualmente opera dois SNNs; o mais antigo é o INS Chakra, anteriormente o K-152 Nerpa da Marinha russa, incorporado pela Marinha em abril de 2012. O segundo SSN da Índia, INS Arihant, é um submarino nuclear de mísseis balísticos, construído localmente, incorporado em agosto de 2016.

No momento, as negociações estão em andamento para acomodar o desejo da Índia de enviar uma delegação de construtores navais para o pátio de Severodvinsk para testemunhar e auxiliar na remodelação e modernização do terceiro SSN que a Índia pretende alugar. A experiência adquirida seria de grande ajuda para os construtores navais indianos que estão sendo encarregados da construção local de pelo menos seis submarinos de propulsão nuclear, com um custo estimado de mais de US$ 12 bilhões.

FONTE: Sputnik

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
diego

Estranho, a India sozinha esta acabando com a esquadra russa (kkk). Não vejo como sensato alugar subs nuclear, podem fazer falta….

Leandro Costa

Vai ver faz mais falta a grana para operar os que sobraram.

Fábio Mayer

Ah? Índia e Rússia não assinaram o Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares?

Walfrido Strobel

Vamos alugar um também para a Índia.
Quando ficar pronto daqui a algumas décadas…..

Bavaria Lion

Estranho. Os indianos devem ter algum plano a partir dessa “operação”…

camargoer

Olá Bavaria. O plano da Índia é simples: vencer uma guerra contra o Paquistão.

Dalton

O primeiro submarino nuclear de ataque “alugado” pela marinha da Índia ocorreu ainda nos
tempos da guerra fria, no fim dela, em 1988 e por apenas 3 anos e o submarino não era o que
os soviéticos tinham de melhor e a experiência não foi muito boa.
.
O segundo submarino “alugado” e que encontra-se em serviço na marinha indiana desde 2012 foi na verdade completado com recursos da Índia pois com o fim da URSS a construção havia sido interrompida e com pouca chance de ser concluído…então ele não fez falta à marinha russa.

Luiz Trindade

O fato da Rússia estar alugando os submarinos Akula para Índia não compromete sua frota atual de submarinos pois são de um modelo antigo e os atuais estão em serviço. Fora que esses que estão sendo alugado tem assinaturas sônicas conhecida pela OTAN sendo muito difícil manter sua invisibilidade para o Pakistão e outras nações, principalmente para a China!

Dalton

Luiz… . não é bem assim:o modelo conhecido no ocidente como “Akula”(971) é a espinha dorsal da frota de submarinos de ataque de propulsão nuclear…são bem mais capazes que os 3 “Victor III” remanescentes (671 RTMK) e os 4 “Sierras”(945/945A) estes últimos não se sabe se será levada adiante a modernização devido a uma série de dificuldades. . O Tipo (971) é o mais numeroso “SSN”…12 unidades , incluindo algumas que estão passando por modernização e um dos 12 o “Kashalot” encontra-se inativo há muitos anos, aguardando modernização e pode ser o alvo da marinha indiana ou mesmo algum outro… Read more »

Carlos Alberto Soares

Os Han dão as mãos aos Pashtuns,
o Urso para os Hindus …. vai entender …. ops ….
grana !
Países não tem amizades, tem intere$$e$.
______________________

Em vez de termos feto esta pagelança toda …. era mais fácil ter ido lá e comprado
5(cinco) sub’s. Sem essa por … de ToT que nunca existiu, é igual a caviar ….

Bavaria Lion

Camargoer

Se a Índia quebrar o pau com o Paquistão, a China deve entrar porque é aliada dos Paquistaneses.

Quem ajuda a Índia? Uma guerra que já começaria perdida…

Aurélio

Não haverá guerra entre Índia e Paquistão. Sabem porquê ??? Por que o arsenal nuclear do Paquistão é um pouco maior que o da Índia. Destruição mútua assegurada. Ocorrerão alguns incidentes de fronteira , com chutes no ” saco ” , dedo no ” olho ” , e só. Nada mais do que isto. Mas apesar do equilíbrio bélico, entre ambos os países, tanto um quanto o outro, continuarão investindo em suas respectivas máquinas de guerra. Coisa de país, que leva defesa a sério.

Jodreski

Acho que os senhores estão esquecendo que a India superará a China em população em um futuro não muito distante. Índia não tem recursos técnicos de qualidade para desenvolver e produzir um submarino nuclear que realmente preste. Então nada mais sensato que alugar alguns dos Russos, bom para ambos os lados. A India ainda é uma bagunça mas estão caminhando lentamente, lógico que poderia ser muito mais poderosa militarmente do que é hoje. Corrupção, desorientação, falta de capacidade técnica e organização levam a Índia ainda ter um poder militar próximo do Paquistão. Mas eu creio que eles vão melhorar com… Read more »

Loyola-Aragāo

Quando estará pronto o nosso primeiro SN?

John Paul Jones

O problema não é o Paquistão mas a China ….

Este é um pais que tem investido para sentar no Conselho de Segurança da ONU.

John Paul Jones

Quanto a ultima pergunta acima, pelo andar da carruagem nunca !!!!