Navio-Escola ‘Brasil’ comemora o 195º Aniversário da Independência do Brasil

9
Navio-Escola Brasil

Navio-Escola Brasil - U27

NE Brasil (U27), construído no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro nos anos 80, empregando o projeto das fragatas classe Niterói

Por ocasião da estadia do Navio-Escola “Brasil” no porto de Barcelona, no dia 7 de setembro, foi realizada a bordo, durante a recepção protocolar, a Cerimônia comemorativa ao 195º Aniversário da Independência do Brasil.

O evento contou com a presença de autoridades civis e militares, como o Deputado Federal Arlindo Chinaglia, a Cônsul-Geral do Brasil em Barcelona Embaixadora Maria Elisa Berenguer, o Adido Naval e Aéreo Coronel Alan Elvis de Lima, o Adido de Defesa Coronel Carlos Eduardo Machado Gouvêa, além de representantes da Armada Espanhola e do governo local. Na ocasião, houve a entrega da condecoração da Ordem do Rio Branco ao Sr. Antoni Traveria Celda, Diretor da Casa América Catalunya. A condecoração é destinada a galardoar os que, por qualquer motivo ou benemerência, se tenham tornado merecedores do reconhecimento do Governo Brasileiro, podendo ser conferida a pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras.

O NE “Brasil” é o terceiro navio da MB a ostentar esse nome em homenagem ao nosso País. Construído pelo Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, passou por diversas fases até ser submetido à mostra de armamento e incorporado à armada em 21 de agosto de 1986. Em 2017, o navio realiza a XXXI Viagem de Instrução de Guardas-Marinha (VIGM).

NE Brasil perfil
NE Brasil perfil

NOTA DO PODER NAVAL: O Navio Escola Brasil – U 27 foi construído pelo Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro – AMRJ e seu projeto foi desenvolvido pela Diretoria de Engenharia Naval – DEN a partir do casco das fragatas Vosper Mk.10, classe Niterói.

Na concepção original, o NE Brasil teria um canhão de 76 mm na proa, mas por medida de economia (sempre ela), este armamento foi eliminado e permaneceram apenas dois canhões de 40 mm e 4 canhões de salva de 47 mm.

NE Brasil pintura
Concepção do NE Brasil ainda com o indicativo visual U30

Conheça mais sobre a história do Navio-Escola Brasil no site Navios de Guerra Brasileiros – NGB, clicando aqui.

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Eneas

Por ser a mais novinha das Niterois, esse navio não poderia ser adaptado para escolta com os armamentos de uma das mais antigas que viessem a dar baixa?

igortepe

Eneas, isso já deveria ter sido feito. Sem prespectiva de comprar qualquer coisa, melhor utilizar esse navio escola para substituir alguma embarcação.
A marinha deve ter armazenado o armamento dos meios que foram desativados, basta instalar no navio escola.
Esse navio deve ter 20% do uso das outras unidades da classe.

Tallguiese

igortepe, e depois qual seria o navio escola da armada? Com o que se formaria os novos oficiais marinheiros? Calma la! Todo mundo ta careca de saber que precisamos de combatentes novos mas precisamos formar os proficionaos para opera los quando eles aparecerem se é que vão.

Carvalho2008

Um garoto assim, com uma disponibilização interna reprojetada ficaria ótimo de NapaOc.
.
um mercantao com cara de fragata por fora
.

Carvalho2008

mestre Igoertepe,
.
Ele só tem aparência de fragata, mas internamente eh quase oco. Não tem as mesmas salas e compartimentos
.
não tem grupo gerador suficiente para estações de combate, arsenal etc.
.
Possui estações simuladoras de combate (escravo) para que alunos possam acessar as telas e ter a familiarização com os equipamentos…. são 200 alunos no total.
.
Mas gosto de utilizá-lo como comparativo do que poderia ser se conceitualmente a exemplo do que fizeram para um Navio escola, fazer um desenhado para NapaOC utilizando a mesma simplicidade e objetividade

Joao Moita Jr

Belo navio. Mas sempre que penso na MB e no que pouco ainda resta dela, me da uma dor no coração.

Carlos Alberto Soares

Sem comentários, quante besteira.
____________________________________

Comitiva brazuca grande heim …..

Carlos Alberto Soares

A partir de 1’00”