Portugal lança quarto OPV classe ‘Viana do Castelo’

38
O futuro NRP Setúbal desloca 1.868 toneladas, tem um comprimento total de 83,1 m, uma boca de 12,95 m e uma velocidade máxima de 21 nós. (Marinha Portuguesa)

O construtor de navios portugueses West Sea-Estaleiros Navais lançou no dia 13 de setembro a quarta nova embarcação de patrulha offshore NPO (Navio de Patrulha Oceânica) da classe “Viana do Castelo” (OPV).

O OPV, batizado Setúbal (P363), é o segundo de dois OPVs adicionais em construção em um contrato no valor de aproximadamente 77 milhões de euros (US$ 84 milhões) concedido a um consórcio composto pelo West Sea e a subsidiária EDISOFT da Thales, em julho de 2015. O Setúbal está programado para ser incorporado em junho de 2018, enquanto o navio irmão Sines (P362), que foi lançado em 3 de maio de 2017, será entregue em setembro de 2018.

Os sistemas instalados no navio incluem um sistema de controle de tiro eletroótico Leonardo Medusa MK4/B; Sistema de navegação inercial iXblue Quadrans; barcos de resgate Palfinger FRSQ 600 e FRSQ 700; sistema de comunicação integrado da EID; Propulsão Wärtsilä; radares de navegação Furuno FAR-3230 F-band e FAR-3220 I-band; uma estação de armas remota Leonardo MARLIN WS de 30 mm; e o sistema integrado de gerenciamento de plataforma EDISOFT/Rolls-Royce.

NRP Viana do Castelo

FONTE: Jane’s

Subscribe
Notify of
guest

38 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Corsario137

Parece um Braunschweig desdentado.

João

São navios que têm prestado excelentes serviços a Portugal nas operações no Mar Mediterrâneo, com custo de operação e aquisição bastante reduzidos e elevada capacidade. Deste modo e com a aquisição de corvetas á Marinha Dinamarquesa e a modernização das fragatas mais antigas, Portugal fica com um poderio naval moderno e actualizado.

diego

Por US$42 milhões… ficou em um bom valor para um barco de quase 2.000 ton. se fosse no brasil??? seria o 5 vezes esse valor e demoraria 2 décadas para entregar…

Ádson

Macaé Português. Acho que são equivalentes.

Nonato

Preço em conta. Mas também não tem nada. Armamento algum… Se fosse só para navegar para lá e para cá poderiam comprar um barco qualquer e colocar uns 10 marinheiros e talvez duas metralhadoras nas laterais… Offtopic: Já tinha ouvido falar do estaleiro Inace. Mas só alguém aqui falar muito por alto. De passagem por fortaleza vi o estaleiro ao longe. Parece interessante a existência de um estaleiro no Brasil e especialmente no Nordeste. Fica exatamente dentro de fortaleza. Só não entendi como e onde eles constroem as embarcações. Trata-se de um bom estaleiro? Pertence a brasileiros? Tem capacidade apenas… Read more »

MO

Estaleiro no Nordeste ? Suape fica onde Jhow ? no Acre ???

EParro

Ádson 22 de setembro de 2017 at 0:11

Olá Ádson, parece-me que OPV é alguma coisa parecida com os nossos NPaOc.
A classe Macaé tem 500t, a classe Viana do Castelo quase 2.000t.
A classe Viana do Castelo está mais próxima em tamanho (é menor) da classe Tamandaré.

Saudações

Helder Lopes

João, na realidade Portugal comprou à Dinamarca navios patrulha da classe Flyvefisken, de aprox. 400 ton, que em Portugal vão servir para patrulha costeira.
Ádson, Amazonas é o equivalente desta classe.
São navios não combatentes, de patrulha oceânica, o armamento é o suficiente e têm sido bastante elogiados nas diversas missões que têm efetuado. Já estiveram diversas vezes no mediterrâneo, na luta contra o trafico de refugiados, na Terra Nova (Canadá) na fiscalização de pescas.

Top Gun Sea

Bonito navio, borda alta. Uma excelente alternativa, como guarda costeira.

José

São navios de desenho Alemão de baixo custo e Baixo armamento, dedicados ao patrulhamento e fiscalização. Tem um excelente comportamento em alto mar mesmo com as condições mais adversas, estão a substituir as velhinhas corvetas.
Para a função que desempenham acho que é uma boa compra, isto de investir em navios carregados de armamento e tecnologia para fiscalizar petroleiros e barcos de pesca, é um erro e um desperdicio de dinheiro que pode ser canalizado para investimento em fragatas e submarinos.

Top Gun Sea

Alguém poderia me dizer que modelo é aquele canhão?

MO

Oto 30 mm

Top Gun Sea

Ok! Estação de armas remota Leonardo MARLIN WS de 30 mm. Interessante!

carl

https://www.youtube.com/watch?v=5l_Jb5JzRHY
https://www.youtube.com/watch?v=zrkNPTenlq0
São NPO 2000 (Navio Patrulha Oceânico e não Ocean Patrol Vessel) construídos em Portugal e tem um equivalente no Brasil, que são os navios da classe Amazonas e têm um canhão de 30 mm tal como os navios da classe Amazonas. Tal como as corvetas portuguesas, apesar de terem sido construídas na Alemanha e em Espanha, são de desenho português e não alemão tal como vi escrito.

Gaineth

MO, Suape só constrói navios ToRtOs! Hehehe……

MO

ah eh … quais ?

Resposta ansiosamente aguardada, pois dependendo dela abre um tremendo leque para continuar o assunto …

Eduardo von tongel

Como assim totalmente desdentados? Não tem um torpedo sequer? Nenhum míssel? Como efetuar algum disparo então? Desculpem minha falta de conhecimento.

Ádson

EParro 22 de setembro de 2017 at 1:52
Helder Lopes 22 de setembro de 2017 at 5:59
Percebi a diferença em ton entre as duas classes, mas pelas dimensões, 83 mts contra 90 dos Amazonas, ele se torna muito sofrível para a tripulação como um NPaOC. Aqui, no nosso Atlântico Sul, ele teria que ser utilizado como NPa.

cfsharm

MO

PelamordeDeus não dá ideia!!! Daqui a pouco, surge um projeto de construção naval fluvial em Rio Branco! RSRSRS.

MO

ja Pensou o White River Alien Monstros S/A shipyard …. kkkkkkk

José

se não estou em erro o desenho destes navios é alemão, corrija.me quem estiver mais dentro do assunto mas na altura uma das contrapartidas para o fornecimento das 3 fragatas meko a Portugal era eviarem os desenhos para construção em Portugal destes navios + o navio de apoio logistico como o nome “Adamastor” que ate agora não foi construido

XPTO

Ajudando a acalmar as especulações e outras confusões: Quanto ao tipo: trata-se de um OPV (Offshore Patrol Vessel), em português “Navio Patrulha Oceânico (NPO). A mesma classe que os OPV classe River (Royal Navy), NaPaOc Amazonas (BR), Knut Rasmussen (DK), etc. Quanto ao projeto: dimensionamento e arranjo geral pela Direção de Construções Navais da Marinha Portuguesa, projeto detalhado desenvolvido por uma firma projetista alemã (por contrato com a Marinha Portuguesa; nada a ver com as FFG classe Vasco da Gama) para ser construído em estaleiros portugueses (ENVC, atualmente WestSea), 8-10 programados/4 construídos e em construção. Quanto às características: plataforma moderna… Read more »

Nonato

Já conhecia fortaleza mas não sabia da existência do estaleiro. Só alguém aqui falar por alto. Trata-se de uma empresa familiar com 50 anos de existência. Não permitem visitas de curiosos. Somente clientes, militares, etc. No site da empresa fala de alguns navios de 500 toneladas para a marinha. É parece que a maioria das embarcações são projetadas por eles mesmo. Quanto a Recife, apesar de também conhecer a cidade, só sabia da existência do estaleiro Atlântico sul (não sei se mudou de nome). Suape é o nome do novo porto de Recife. Sei sobre o Atlântico sul da época… Read more »

MO

os 500 t. são os Mururus

Em Suape tem o Vard, fazendo parte dos Gaseiros da Transpetro (sim só encomenda estatal tbm)

Acabou a serie de Suezmax (10) tem mais 4 Aframax, cancelados os 7 Drilling Ships e ninguem sabe a partir de agora

Dos 10 Suezmax a partir do 4o ou 5o (preguiça de procurar) os cascos vinha da Xina, feito pelos Xinelicos). O problemático foi o primeiro, o João Candido, os outros sairam “melhorzinhos”

Nenhuma navio projetado (tudo sob licensa) e só encomenda estatal … ta ai a nossa grande construção naval

Ivan

Para quem tiver curiosidade, segue abaixo as características ‘wikepedianas’ do OPV português classe Viana do Castelo e do brasileiro classe Amazonas. . NPO classe Viana do Castelo Tipo: Offshore patrol vessel; Deslocamento: 1.700 toneladas standard e 1.850 toneladas; Comprimento: 83,10 metros (272 ft 8 in); Boca: 12,95 m (42 ft 6 in); Calado: 3,69 m (12 ft 1 in); Propulsão: 2 x motores diesel Wärtsilä (3,900 kW (5,200 hp) cada), 2 motores elétricos (200 kW (270 hp) cada) Velocidade: Wikipédia aponta máximo de 20 nós (37 km/h; 23 mph); entretanto outros sites apontam 21 nós (38,9 km/h; 24 mph); Alcance… Read more »

Hernani

Os navios NPO portugueses também têm uma grua com guincho. Não sei que capacidade têm, mas o guincho está na foto.

Nonato

Existe indústria naval na Amazônia?
Pelo menos de barcos menores para satisfazer as necessidades para locomoção nos rios?
Não devem vir da Inglaterra, né?
Essa “indústria” naval conta?

MO

Existe Nonato, Manaus tem estaleiros, os RbAM´s Almirante Guillobel e Guillem foram feitos lá, por exemplo

Ádson

Nonato, em Manaus sei que tem. Fabricam rebocadores, balsas, barcaças, barcos de passageiros, tudo fluvial.

Ádson

Todos filhotes da Marinha da Guanabara. Existe vida longe das margens da Baia da Guanabara.

Ádson

Por exemplo Base Naval de Aratu: https://www.youtube.com/watch?v=ZIiFQ_T3Zzs

Ádson
Ádson

Val-de-Cães em Belém tem um dique de 220 mts e um estaleiro fluvial.

Nunes-Neto

Em Belém tb têm estaleiro, procurem estaleiro Rio Maguari, existem outros. http://www.riomaguari.com.br

MF

Faltou falar no preço da Classe Amazonas que é muito mais cara que a Classe Viana do Castelo. Além de que esta última já vai na quarta unidade (acrescente-se que os navios têm calhas para minas).

Cumprimentos

Francisco Rodrigues

A Classe Viana do Castelo não são navios para fins militares, só para exercer a soberania na ZEE. Por isso não possuir armamento considerável. São baratos e eficazes.

Carlos Alberto Soares

Um:
O MO e eu sempre defendemos um grande Estaleiro Naval em parceria com a Bolívia no ACRE.
_______________________________________

Dois:
NPa, NPO, NDA ou etc …. sou da opinião do MO,
http://www.naval.com.br/blog/2012/09/29/a-bordo-do-rei-dos-mares-%E2%80%93-sua-majestade-o-ahts/

XPTO