Home Marinhas de Guerra Continuam as buscas pelo submarino argentino ARA San Juan

Continuam as buscas pelo submarino argentino ARA San Juan

4461
57
ARA San Juan

O Comando Naval argentino solicitou uma operação de resgate. Não há sinais do navio desde quarta-feira de manhã

O submarino ARA San Juan da classe TR-1700 da Armada Argentina está sendo buscado intensamente, uma vez que não há sinal dele desde quarta-feira passada. O submarino com 44 tripulantes a bordo sofreu uma queda de energia com um incêndio no banco de baterias, de acordo com os primeiros informes que surgiram na noite de quinta-feira.

Portanto, o Comando Naval informou que uma operação de busca e salvamento chamada SARSUB foi ativada para o submarino “ARA San Juan”, que foi incorporado à Marinha em 1985.

De acordo com o site argentino Infobae, seu último contato com a base ocorreu na quarta-feira às 7:30. Naquele momento, estava localizado a 46°44′ de latitude sul e longitude 59°54′ oeste. Estas coordenadas são encontradas em Puerto Madryn, a aproximadamente 300 quilômetros mar adentro.

Durante o início da manhã, uma versão indicava que o navio havia sido encontrado, mas, infelizmente, a informação não foi confirmada e a preocupação cresce com a passagem das horas.

O submarino estava operando junto com outras unidades da frota marítima, em tarefas de controle da zona econômica exclusiva. Neste contexto, um incêndio no banco de baterias complicou a situação e deixou a tripulação incomunicada.

Espera-se que a Marinha publique uma declaração oficial com detalhes do que foi feito durante a operação de resgate até o momento.

57
Deixe um comentário

avatar
57 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
36 Comment authors
MarcilioPossaniIvan BCRodrigobill Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Endel Pereira
Visitante
Endel Pereira

A MB poderia deslocar o Felinto Perry em apoio as buscas e a um provável resgate

Glasquis7
Visitante

Endel Pereira 17 de novembro de 2017 at 14:00 “A MB poderia deslocar o Felinto Perry em apoio as buscas e a um provável resgate” Enquanto a Argentina não solicitar ajuda, a MB nada pode fazer a não ser torcer. Além do mais, não é assim, pegar um navio e sair navegando. Tem que ver em qual situação se encontra o Felinto Perry neste momento. Está pronto pra sair, sua tripulação está completa, está navegando?. Tem também a questão estratégica. Tal vez a ARA não esteja disposta a permitir que aeronaves e navios de sondagem de outros países fiquem basculhando… Read more »

Jr
Visitante
Jr

Li que EUA, Inglaterra e Chile ofereceram satélites e navios para ajudarem nas buscas ao submarino, só basta Buenos Aires dar o ok

AL
Visitante
AL

Pois é Jr, no caso do SSN Kursk (não me lembro se é assim que se escreve) a Rússia, por puro orgulho ficou posando pro mundo que resolveria tudo sozinha, e condenou a morte a tripulação toda. A ARA tá fazendo o mesmo…

Observador
Visitante
Observador

O nosso Presidente, na condição de comandante chefe das forças armadas, poderia ligar para o Macri, e oferecer ajuda à Argentina, nestas condiçoes pois cada hora que passa é vital.

São nossos vizinhos e devemos ajudá-los.

Glasquis7
Visitante

Jr

O Chile acaba de realizar (No mês passado) Um simulacro de resgate submarino junto a EEUU e a Royal Navy tem uma estreita relação com a ARCh. Então seria coerente permitir o acesso de navios chilenos pra se uniremà busca enquanto os navios especializados de EEUU e Inglaterra chegam ao local. O Brasil também está capacitado pra resgate submarino.

wwolf22
Membro
Noble Member
wwolf22

Glasquis7 17 de novembro de 2017 at 14:30
“Além do mais, não é assim, pegar um navio e sair navegando. Tem que ver em qual situação se encontra o Felinto Perry neste momento. Está pronto pra sair, sua tripulação está completa”

a embarcação e sua tripulação tem de estar pronta para agir em qq lugar e horário… acidentes acontecem por isso a embarcacao e sua tripulação tem de estar de prontidão(embarcação de resgate submarino)
se a mesma não estiver de prontidão, isso mostra a total incapacidade da MB no que se trata de resgate submarino…

Glasquis7
Visitante

wwolf22

Sem dúvidas mas estar em prontidão não quer dizer que vão sair correndo na hora do chamado como o fazem os bombeiros. Mandar um navio ao mar, mesmo estando em prontidão toma horas. Além do mais, na draga que anda a MB o Felinto deve estar com as provisões justas. Só se mandar do jeito que está e permitir o abastecimento lá na Argentina.

Joao Moita Jr
Visitante
Joao Moita Jr

Tem sim que partir para a área qualquer navio brasileiro, chileno, uruguaio, americano, mexicano, e seja lá mais quem puder. A vida desses pobres marujos está em jogo, e casa minuto perdido assegura mais a morte da tripulação.
Fico aqui na minha esquina, torcendo e orando por um milagre.

Silva
Visitante
Silva

A ARA realmente perde tempo em não pedir ajuda ao Brasil, que é o único País da região que dispõe de 09 aviões P3 Orion extremamente qualificados para encontrar esse submarino, e ainda é o único com um navio com capacidade de socorrer submarinos em profundidades de 200 m ou mais, que é o Felinto Perry, fora o Brasil, aqui na América, somente os EUA podem fazer melhor, mas a distância é grande para eles chegarem ao local com toda parafernália, e o tempo é curto.

antonio
Visitante
antonio

Sério, to achando que o sub afundou.
Desde quarta de manhã sem nenhum contato ?
Creio que se o sub estivesse na superfície já teria sido encontrado.

Walfrido Strobel
Visitante

Para achar o submarino na superfície os argentinos tem meios, porém para achar se estiver no fundo do mar os P-3AM não terão serventia.

Dodo
Visitante
Dodo

Silva,concordo em genero numero e grau,que se dane orgulho,a vida de 44 marujos esta em jogo,se a ARA nao tem capacidade de resgate,entwo acionem a MB que é a mais preparada da regiao(talvez a unica)para resgate submarino,os eua tbm sao,mas estao mto longe e “time is running”

Alex
Visitante
Alex

Um oficial da Armada Argentina deu uma entrevista agora dizendo que a profundidade aproximada do local de onde veio o ultimo sinal do sub é de 350 m. Tem salvamento no fundo a esta profundidade se for o caso?

Dá para se acompanhar as noticias no canal do Youtube da rede de noticias C5N .

Glasquis7
Visitante

Alexandre, (Não o Galante, o outro) O Felinto tem capacidade de resgate superior a 300 metros de profundidade já que possui câmaras de descompressão, sino atmosféricas. Além disso, tem um ROV que consegue operar até os 600 metros de profundidade. A Arch não tem um navio dedicado mas acaba e certificar ante EEUU o Cabo de Hornos com capacidade de resgate submarino. A certificação foi realizada no mês passado, você tem o Link. Não posso disser qual a capacidade de resgate em profundidade por que isso é informação classificada mas a operação de certificação realizou um resgate a 85 metros… Read more »

Silva
Visitante
Silva

Numa situação dessa, a possibilidade de que tenha ocorrido a destruição do submarino em função das grandes profundidades é grande, se afundou acima de 300 metros é quase certa a destruição. Então os P3 seriam importantes para achar os destroços, parece que a Argentina só está usando 2 aviões , penso que é pouco.

Glasquis7
Visitante

Alex,
“(350 metros) Tem salvamento no fundo a esta profundidade se for o caso?”

Tem sim e os especialistas mais próximos seriam da MB. Mas o Felinto Perry é apenas o Navio de Resgate, não sei se pode realizar a varredura e localização também. Acho que precisa de outros navios especializados em detecção.

Silva
Visitante
Silva

* abaixo de 300 m.

Agnelo
Visitante
Agnelo

Situação realmente muito triste.
Servi com dois argentinos e pude ver como eles nos consideram.
Torcendo por notícias boas, mas a cada hora, a esperança vai embora.

Humberto
Visitante
Humberto

Imagino que o Felinto Perry deva ficar com alguma prontidão caso existam exercícios com submarinos brasileiros, se não tem, só a manutenção do dia a dia. Não existe vergonha ou incapacitação nisto, muito pelo contrário. Creio que o mundo real deva ser bem diferente que a dos filmes americanos que estão prontos para qq coisa em minutos em qualquer parte do mundo. Conta de padeiro, do Rio de Janeiro para Bueno Aires (usei a cidade como referencia) dá uns 2.500 KM, o Felinto navega a 14,5 nós +- 25Km/H então daria quase 100 horas ou 4 dias mais ou menos.… Read more »

Agnelo
Visitante
Agnelo

Quanto tempo o Felinto leva pra chegar lá?
Outra coisa. Acredito q se nossos Subs não estiverem rodando, o Felinto não precisa estar pronto, pois não resgataria ninguém. Ele está pronto?

Carlos Crispim
Visitante
Carlos Crispim

Nessas horas a gente tem que ajudar sim, claro que o governo argentino tem de pedir primeiro, mas se eu fosse ministro da Defesa já estaria colocando todo mundo em prontidão máxima, talvez até já mandasse sairem dos portos para quando a ajuda fosse pedida estarem mais perto da área do sinistro, torço pelos hermanos, tenho fé que eles vão ser encontrados vivos, FORÇA, AMIGOS!!!!

Marcelo Moraes
Visitante
Marcelo Moraes

No Twitter do Ministro Raul Jungmann, ele já autorizou o envio de meios para ajudar…

Agnelo
Visitante
Agnelo

Humberto
Pelo q falou, é essencial, a ajuda dos EUA.
Mais 4 dias, pro nosso chegar lá e começar a procurar e talvez ver q não dá…. Já era…

XO
Visitante
XO

Apenas a título de esclarecimento, a Esquadra e os Distritos Navais ( exceto 7 e 8) mantem navios de sobreaviso para atender SAR… estão abastecidos de gêneros e combustível… pode sair em até 2 hr durante o expediente e até 4h fora de horário de expediente… abraço…

Fernando "Nunão" De Martini
Editor
Famed Member

De fato, Marcelo, por volta das 15h30 de hoje:

Raul Jungmann‏
@Raul_Jungmann
2 hhá 2 horas

Autorizei o Comandate da Marinha, Alte.Eduardo Leal Ferreira, a deslocar os meios necessários para apoiar a busca de um submarino argentino desaparecido.

https://twitter.com/raul_jungmann

Ádson
Visitante
Ádson

A autorização de Julgmann via twiter foi 15:28 de hoje. Autoriza a deslocar os meios necessários para apoiar busca e resgate.

Renan
Visitante
Renan

Se eu fosse o predidente
Como, um bom Amigo
Faria, o seguinte.
Baseado nas informações preliminares. Pediria um plano de ação, aos ministerio de defesa.
Pediria que se deslocassem ao limite das aguas territoriais da argentina com todo aparato necessario. E que as aeronaves se posicionacem na base mais proxima a Argentina.
Ligaria ao presidente Argentino e lhe falaria autorize nossa entrada, pois estamos prontos a ajudar a patria amiga.
Se não deixar a minha parte o fiz.
Meu pesar
Abraços

Ádson
Visitante
Ádson

Enquanto digitava “Dflax Nunão” já postava,

Leandro Costa
Visitante
Leandro Costa

Vi isso agora. Espero que estejam bem e sejam encontrados. Espero que não sejam orgulhosos demais para não pedirem ajuda. Espero que, caso peçam, a MB possa ajudar de alguma forma.

Glasquis7
Visitante

Gente, os primeiros a chegar pra um resgate são os americanos. Eles levam os subs de avião. Não adianta pensar que o Brasil ou o Chile chegem antes. Se forem navegando não chegam antes de Segunda Feira. Se forem por terra no casso do Chile levaria 24 horas desde Talcahuano até Porto Madryn.

Gonçalo Jr.
Visitante
Gonçalo Jr.

Que Deus proteja essa tripulação e espero que sejam encontrados com vida.

Top Gun Sea
Visitante

Não há nenhum submarino nosso próximo águas jurisdicionais da
Argentina que possa se deslocar o mais próximo e talvez captar sinais? Está localização do último contato está em sentido contrário a costa brasileira?

Alejandro Perez
Visitante
Alejandro Perez

Boa tarde…

Moro em Montevidéu, e comento que a Fragata Rademarker que estava em visita oficial pelo aniversário da Armada Uruguaya ja zarpou pra integrar a equipe de busca do submarino. Junto com a fragata brasileira zarpou o ROU Vanguardia, um navio de apoio que possui capacidade de resgate de submarinos.
Toda a fé em que a tripulacao do San Juan esteja viva e será resgatada em breve.

Glasquis7
Visitante

Top Gun Sea “Não há nenhum submarino nosso próximo…?” A distancia desde a fronteira sul do Brasil até os possíveis locais de situação do sub Argentino é de mais de 1000 Km. O resgate, se ainda dá tempo, chegará por ar. Normalmente, e se estiver enganado me corrijam, os procedimentos são uma operação escalonada, os aviões iniciam a busca, logo os navio e submarinos até encontrar a nave sinistrada. Logo os navios de resgate descem com um ROV pra verificar a real situação do submarino e segundo a posição em que se encontra no fundo do mar, pode não ser… Read more »

Agnelo
Visitante
Agnelo

XO
Interessante este esclarecimento sobre SAR.
Mas no caso da tripulação estar presa no fundo, creio q deve ser um SAR bem especializado, não?
Obrigado

XO
Visitante
XO

Excelente notícia, Alejandro… vamos torcer por eles… saludos…

XO
Visitante
XO

Agnelo, sim, os navio de serviço da Esquadra e distritais atendem SAR envolvendo embarcações e aeronaves, em linhas gerais… para o caso de SARSUB é preciso um navio especializado para executar o resgate…no caso, o Felinto… abraço…

theteacher123
Visitante
theteacher123

Boa sorte á armada argentina para achar o submarino espero que seja com todos vivos.

Estaremos em oração por eles.

jagderband#44
Visitante
jagderband#44

descansem em paz

Top Gun Sea
Visitante

jagderband#44 17 de novembro de 2017 at 17:28
descansem em paz

O que é isso cara!
Seu comentário foi desnecessário!

Robson
Visitante

Quanto tempo mais ou menos dura o oxigênio a bordo? Não teria como prender um cabo de aço e puxar todo o submarino pra cima?

Celso
Visitante
Celso

Em sendo correta a informacao de q esse sub esteja nos 300 mts de profundidade e acreditando-se q o mesmo possa estar somente sem os meios necessarios para uma imersao, por qto tempo preve-se o volume de oxigenio para manter essa tripulacao viva. Sei q pra tudo existe um protocolo de emergencia e nesse caso para um sub sem duvida ele existe qto ao tempo de oxigenio sem o seu aparato de forca em funcionamento. Sds

Carlos Alberto Soares
Visitante
Carlos Alberto Soares

Creio que os Sub’s tem um dispositivo via escotilha onde ele “solta” mecanicamente para flutuação e aviso por sinais (SOS ?).
Boa sorte aos Hermanos.

Humberto
Visitante
Humberto

Não Robson, não tem jeito de colocar um cabo de aço e puxar, o submarino pesa mais de 2000 toneladas, não tenho ideia de como puxar todo este peso mas com certeza quem for puxar tem que ser muito grande. Os Gringos já içaram um submarino menor mas bem mais profundo (creio que tem a história aqui na trilogia), Projeto Azorian e o navio que resgatou o submarino pesava mais de 50.000 toneladas, obviamente o navio era grande para esconder a sua tarefa, mas dá para ter ideia que não é para qualquer um. De qualquer forma, é uma operação… Read more »

Glasquis7
Visitante

Robson,

Normalmente os submarinos no fundo do mar são içados através de flutuadores. São operações complexas em que participam diversas empresas em conjunto com as marinhas, elas colocam colchoes similares a bexigas gigantes nas laterais dos corpos a serem içados e logo bombeiam ar pra içar o navio do fundo. Este método se usa também pra corrigir a posição do submarino pra permitir a docagem dos sub de resgate.

sealeopards12
Visitante
sealeopards12

A se confirmar a noticia talvez so os EUA podem ajudar,com os DSRV ,que segundo dizem cabe dentro de um C 117.Os DSRV sao submarinos de resgate,que acoplam na escotilha do sub sinistrado.Posso esta enganado mas talvez so tenha essa soluçao.

bill
Visitante
bill

Tanto a Rademaker ,quanto o ROu VAnguardia não estao se deslocando para o local.
O ROU 26 está no porto ,e a F-49 está retornando ,saiu fez uma volta e esta retornando para o porto

Glasquis7
Visitante

sealeopards12.
“talvez so os EUA podem ajudar,com os DSRV”

Os DSRV já não se usam mais na US Navy. Eles foram aposentados em 2008. Hoje se usam os SRDRS (Submarine Rescue Diving Recompression System)

São submarinos de resgate não tripulados e que possuem um MRP (Modulo de Resgate Pressurizado)